PDA

Ver Versão Completa : Contra-Esterço



brfisher
04-05-06, 20:10
Seguinte, colega meu veio com essa de ao fazer curva pra um lado, virar o guidão para o outro. Chamei de maluco, falei que ele tava querendo me ver no chao, etc, etc, etc...
Ele mandou eu procurar na internet, procurei, achei.
Nao posso falar que tentei fazer, mas meio que iniciei, vi o perigo e desisti.

Alguem aih usa esta "tecnica", tem segredo ?
Queria saber detalhes sobre isso, Alguem poderia me ajudar ?

Ramiro
04-05-06, 20:15
Cara.. naum tem muito segredo naum.. é só virar devagarinho que tu jah vai sentir a moto caindo pro outro lado.. ai eh soh manter.. quando quiser voltar gira pro lado contrário de novo.. eu faço assim e nunca fui pro chão.
Depois que tu domina isso.. ai pode se dizer que tu realmente sabe pilotar uma moto.. hehe pq ela te tira de cada fria..

brfisher
04-05-06, 20:24
Cara.. naum tem muito segredo naum.. é só virar devagarinho que tu jah vai sentir a moto caindo pro outro lado.. ai eh soh manter.. quando quiser voltar gira pro lado contrário de novo.. eu faço assim e nunca fui pro chão.
Depois que tu domina isso.. ai pode se dizer que tu realmente sabe pilotar uma moto.. hehe pq ela te tira de cada fria..


mas eu faço isso e ela ta virando pro mesmo lado.
nao é tao simples assim como sua resposta, ja que vc fala que quando souber fazer isso, ja se pode falar que sabe pilotar. :-/

Ramiro
04-05-06, 20:56
huauhahua... naum esquenta não brfisher, esqueci de te falar um detalhe.. tu tem que estar rápido... menos de 60km/h é mais difícil... vai a 100km/h que rola.. e treina numa faxa de pouco movimento. Não é uma coisa que se treine no quinta de casa.. hehe

brfisher
04-05-06, 21:17
huauhahua... naum esquenta não brfisher, esqueci de te falar um detalhe.. tu tem que estar rápido... menos de 60km/h é mais difícil... vai a 100km/h que rola.. e treina numa faxa de pouco movimento. Não é uma coisa que se treine no quinta de casa.. hehe


pô, aih eu to lenhado, a 100, se eu cair, tô lenhado. andei lendo sobre hj, e a maioria fala que acima de 35 ja dá. 40 pra cima, ideal.

Cara, to novato ainda, tenho nem um mes de moto, com pouquinssimas saidas, devo ter rodado uns 350 km de moto, apenas. Passar de 100, nem rolou ainda, hj cheguei com o ponteiro pertinho do 100. Mas nao bateu nele nao.

Pesquisei aqui no PN, e encontrei um toppico sobre, inclusive vc escreve la, e nem sabia fazer, tentou depois. E era novato com moto tb. Qt tempo vc ta com a moto ?

É complicado, eu sou teimoso, mas ja que tanta gente fala que existe isso, eu tento acreditar. Mas lendo o outro topico, uns falam que nao é virar o guidão pro lado contrario, e sim fazer força.

Afinal, vira mesmo ? Se tirar uma foto da moto, e "medir", ele realmente estará virado para o outro lado, ou o fato de se estar fazendo força pro outro lado, se tem a impressão de que está virando ?

Tem uns videos no outro topico, que nao funcionaram. Sabe de algum link pra video desse assunto, que funcione ?

Vistuba
04-05-06, 21:29
Cara,
Vai a uns 40-50 Km/h, numa reta, sem movimento, e faça uma pequena força pra um dos lados...
Force o guidão pra frente, e vc vai notar a moto se inclinar pra o lado oposto.
Não faça com muita força, comece com calma.
Se vc alternar, a moto vai fazer zigue-zague...

Não tem segredo!
Ainda acho difícil fazer isso na cidade, já que não dá pra virar a esquina a mais de 40km/h...
E como ainda não peguei estrada...
Espero ter ajudado!

Abraço

Furious VIPER
04-05-06, 21:32
Cara, aí vai uma fotinho da moto inclinada.. e com o guidon levemente virado pro lado contrário...
Pra provar q é virando o guidon mesmo... qdo vc vira ele prum lado, a moto teoricamente cai pro outro lado... então vc usa esse "truque" e faz a moto se inclinar pro lado q qr apenas virando o guidon, o movimento do corpo, q acompanha na curva é natural, depois q se pega o jeito, dependendo da curva, velocidade, peso da moto...

Celso Pin
04-05-06, 22:21
Precisa de bastante prática mesmo... e dá medo no começo...
eu queria tirar uma foto aérea como essa de uma curva a 110, com a motoneta raspando o cavalete... aí sim vc ficaria com medo só de olhar...

Bronislaw
04-05-06, 22:25
Alguem pode me passar o link do topico sobre o assunto e insinando a fazer, gostei da ideia, mas com esse topico não entendi nada.... |:(

Mas parece interessante... :G

uedaa
05-05-06, 01:45
pode fazer mas devagar uns 30 km mas vc tem de inclinar mas a moto para o lado da curva e virar um pouco só para o lado oposto, vá com calma pois no começo fica meio sem noção de angulo.

carnachion
05-05-06, 01:58
Eu quase sempre faço curva assim, quando eu viajo é só assim, na cidade onde tem curva leve também, só no centrão mesmo que tem que virar esquina muito devagar que não dá! Mas se tiver mais rapidinho só deitar e virar a esquina hehe

Eu viro o guidom pro lado contrário, mas muito pouco é um leve toque e a moto já começa a deitar, é estranho no inicio mas depois se torna melhor que fazer a curva dobrando o guidom pro lado "certo"!!!

Carlos_Biker
05-05-06, 05:01
Um dos tópicos antigos sobre contra-esterço foi este:
http://pequenasnotaveis.com.br/viewtopic.php?t=1469&postdays=0&postorder=asc&start=0&sid=b6379b355974b7ef7f36d26bf3dddf55

Um artigo do Motonline (Tite) sobre contra-esterço:
http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=6709&categoria=6&show=1

Dicas de pilotagem do Fred (Motoesporte):
http://www.motoesporte.com.br/supermoto/artigo/03.htm

Dicas do Cassola:
http://www.accassola.com.br/pilotagem/

Drifiting é quando fazemos o contra-esterço, a roda traseira vai saindo de lado e controlamos a frente.
No contra-esterço a roda traseira mantém seu curso normal.
Algumas fotos exacerbando um pouco esse tipo de manobra:
http://br.geocities.com/daninean/contraesterco.jpg
http://www.lidermotos.com.br/fotos/forum/flattrack07.jpg

Observe a roda traseira saindo de lado:
http://www.lidermotos.com.br/fotos/forum/flattrack03.jpg

brfisher
05-05-06, 07:36
Eu quase sempre faço curva assim, quando eu viajo é só assim, na cidade onde tem curva leve também, só no centrão mesmo que tem que virar esquina muito devagar que não dá! Mas se tiver mais rapidinho só deitar e virar a esquina hehe

Eu viro o guidom pro lado contrário, mas muito pouco é um leve toque e a moto já começa a deitar, é estranho no inicio mas depois se torna melhor que fazer a curva dobrando o guidom pro lado "certo"!!!

Sabe o que é dificil entender ?
Quando voce fala que: "Eu viro o guidom pro lado contrário, mas muito pouco é um leve toque e a moto já começa a deitar," Vira para o lado direito, ela deita e vai pro lado esquerdo, certo ?

Aih logo abaixo, voce diz: "melhor que fazer a curva dobrando o guidão pro lado "certo"". Aih atrapalha tudo, porque se for seguir a teoria, (voce quer ir para a esquerda), se virar pro lado "certo", que é a esquerda, ela nao deitaria pra direita ?

casali
05-05-06, 08:13
com o tempo se vc observar direito vai ver que vai estar fazendo inconciente
por exemplo na hora que tu fizer uma curva bem fechada e no meio dela ela fica mais suave para corrigir vc automaticamente faz essa manobra, de maneira suave mas faz, é só observar e depois perder o medo de fazer mais forte

Bronislaw
05-05-06, 08:14
Gostei disso, quando chegar em casa (da volta do trabalho), vou ler tudo e tentar fazer e ver se aprendo essa tecnica, achei muito interessante, apesar de a aprincipio parecer sem logica ehehhehe :0_o:

Ha obrigado pelos topicos e sites com o assunto Carlos_Biker,

Coltz
05-05-06, 08:53
eu tenho medo de fazer isso :#

mas já que a maioria aqui faz w dá pra fazer em baixas velocidades já me sinto mais tranquilo pra fazer....achei que só dava pra fazê de cano cheio por isso tinha medo ]:)

AcidGaucho
05-05-06, 11:05
vo tenta...gostei :D
ess tecnica eh MUITO usada em corridas SuperMotard... ;)

carnachion
05-05-06, 11:55
Eu quase sempre faço curva assim, quando eu viajo é só assim, na cidade onde tem curva leve também, só no centrão mesmo que tem que virar esquina muito devagar que não dá! Mas se tiver mais rapidinho só deitar e virar a esquina hehe

Eu viro o guidom pro lado contrário, mas muito pouco é um leve toque e a moto já começa a deitar, é estranho no inicio mas depois se torna melhor que fazer a curva dobrando o guidom pro lado "certo"!!!

Sabe o que é dificil entender ?
Quando voce fala que: "Eu viro o guidom pro lado contrário, mas muito pouco é um leve toque e a moto já começa a deitar," Vira para o lado direito, ela deita e vai pro lado esquerdo, certo ?

Aih logo abaixo, voce diz: "melhor que fazer a curva dobrando o guidão pro lado "certo"". Aih atrapalha tudo, porque se for seguir a teoria, (voce quer ir para a esquerda), se virar pro lado "certo", que é a esquerda, ela nao deitaria pra direita ?

Seguinte se tu tá na estrada a 100km/h e for fazer uma curva fechada para a esquerda, se dobrar o guidom para a esquerda, tu vai ter que diminuir um monte a velocidade e dobrar um monte o guidom, além de jogar o corpo para esquerda junto. Se tu dobrar ele levemente para a direita, na hora a moto começa a deitar para esquerda e vai dobrando, sem tu jogar o corpo, agora se a curva for muito fechada tu tem que jogar um pouco o corpo pra moto deitar mais!
Eu viajo com freqüência pra casa da minha namorada que é a 45km da minha casa e pego só rodovia, nos dias que vou rapido faço todas as curvas a 100km/h ou mais tranquilamente, inclusive tem uma parte do trajeto que tem muita curva, os carro ficam freiando pra entrar nas curvas e eu vo do jeito que to, tem uma curva só que tenho que tirar a mão do acelerador antes de entrar, mas na curva é importante ficar acelerando, para moto não deitar demais.

Antes de aprenter a contra-esterçar eu fazia as curvas a 80-60 e as vezes passava aperto ainda!

Dilim
05-05-06, 12:26
jah fiz isso ae com moto de trilha... em estrada de chão...
mas no asfalto... com minha cgzinha pneu "linguiça" hehe
não to afim de tentar não.... rs*

Coltz
05-05-06, 14:36
depois do almoço dei uma lavada na magrela, a primeira :e :e :e :e

e peguei um pouco de asfalto pra secar o bichinho e tentei a técnica....me abri na risada quando virei o guidão pra fora e a moto começou a deitar sozinha, é bem estranha a sensação mas muito melhor de fazer a curva a moto faz a curva praticamente sozinha :D gostei valeu ae galera pelas explicações

Ramiro
05-05-06, 14:58
depois do almoço dei uma lavada na magrela, a primeira :e :e :e :e

e peguei um pouco de asfalto pra secar o bichinho e tentei a técnica....me abri na risada quando virei o guidão pra fora e a moto começou a deitar sozinha, é bem estranha a sensação mas muito melhor de fazer a curva a moto faz a curva praticamente sozinha :D gostei valeu ae galera pelas explicações
uhauhauhauha.. essa é a primeira reação do cara, RIR.. Afinal temos dúvidas até ver que realmente da certo..
Mas vai praticando que depois se torna uma coisa automática.. o esquema é não esquecer que abaixo de 40 naum funciona.. uhauha

Luigi
05-05-06, 15:10
Vo testar hoje! ]:)

morcego666
05-05-06, 15:22
parece complicado mas eh simples, como eu sou curioso foi uma das primeras coisas q tentei fazer com a motoca, e pra virar em velocidade melhor, ou esquivar de veiculos que te fecham não tem nada melhor !
[]'s

AcidGaucho
05-05-06, 15:25
aiueaiuehiaue fiz tb hoje
a primeira reação minha foi ficar rindo sozinho
aieuhaoiuehoaiehoaiuehoau
muito massa!
vo praticar +...aqui tem "balões", e eu geralmente faço eles a 60km/h....vo ve se consigo fazer + rapido ]:)

Ramiro
05-05-06, 15:37
aiueaiuehiaue fiz tb hoje
a primeira reação minha foi ficar rindo sozinho
aieuhaoiuehoaiehoaiuehoau
muito massa!
vo praticar +...aqui tem "balões", e eu geralmente faço eles a 60km/h....vo ve se consigo fazer + rapido ]:)

Hey! Cuida pra não arrastar a pedaleira e beijar o chão! :o

AcidGaucho
05-05-06, 16:09
aiueaiuehiaue fiz tb hoje
a primeira reação minha foi ficar rindo sozinho
aieuhaoiuehoaiehoaiuehoau
muito massa!
vo praticar +...aqui tem "balões", e eu geralmente faço eles a 60km/h....vo ve se consigo fazer + rapido ]:)

Hey! Cuida pra não arrastar a pedaleira e beijar o chão! :o

tem perigo? vixi...eu sempre tento da uma encostadinha...mas soh encosta a ponta do meu sapato :P

Bronislaw
05-05-06, 17:01
Eu ffui tantando fazer isso para o serviço e voltei tentando, e realmente é muito engraçado vc vira para um lado ela deita para o outro, só que fiquei meio com de fazer curva, ela deixa e o treco virado para o outro lado da a empresão que vai cair e nao consegui voltar, consegui testar isso na reta a 60, 70 por hora, mas não deu coragem de tentar fazer a curva assim, da medo de não consegui fazer e beijar o chão... |:(


E se tiver na estrada, na br com garupa a tecnica também funciona?


Agora a noite vou ler todo os topicos e materias, e vou ver se consigo aprender mais, hoje tentei fazer pelo que li superficialmente B)

Ramiro
05-05-06, 17:07
Eu ffui tantando fazer isso para o serviço e voltei tentando, e realmente é muito engraçado vc vira para um lado ela deita para o outro, só que fiquei meio com de fazer curva, ela deixa e o treco virado para o outro lado da a empresão que vai cair e nao consegui voltar, consegui testar isso na reta a 60, 70 por hora, mas não deu coragem de tentar fazer a curva assim, da medo de não consegui fazer e beijar o chão... |:(


E se tiver na estrada, na br com garupa a tecnica também funciona?


Agora a noite vou ler todo os topicos e materias, e vou ver se consigo aprender mais, hoje tentei fazer pelo que li superficialmente B)

Funciona sim.. difícil eh treinar o garupa a deitar junto.. pq como o contra-esterço faz com que o cara deite rápido.. vamos dizer que quase num susto.. o garupa tem que tar ligado e confiar em ti.. se não ele (ele, o garupa, mas espero que tu leve mulher e não macho nas costas neh..) pode se assustar e não deitar junto. Se não deita junto, vai reto!

AcidGaucho
05-05-06, 18:46
Eu ffui tantando fazer isso para o serviço e voltei tentando, e realmente é muito engraçado vc vira para um lado ela deita para o outro, só que fiquei meio com de fazer curva, ela deixa e o treco virado para o outro lado da a empresão que vai cair e nao consegui voltar, consegui testar isso na reta a 60, 70 por hora, mas não deu coragem de tentar fazer a curva assim, da medo de não consegui fazer e beijar o chão... |:(


E se tiver na estrada, na br com garupa a tecnica também funciona?


Agora a noite vou ler todo os topicos e materias, e vou ver se consigo aprender mais, hoje tentei fazer pelo que li superficialmente B)

Funciona sim.. difícil eh treinar o garupa a deitar junto.. pq como o contra-esterço faz com que o cara deite rápido.. vamos dizer que quase num susto.. o garupa tem que tar ligado e confiar em ti.. se não ele (ele, o garupa, mas espero que tu leve mulher e não macho nas costas neh..) pode se assustar e não deitar junto. Se não deita junto, vai reto!


pior eh qdo o garupa tb eh motoqueiro...ele tenta fazer as curvas sozinho...aiuehiuaeh

henrique
05-05-06, 20:12
é tranquilo.. é só ir com calma q vc acostuma.. eu comecei fazendo isso de Biz heheheh

Furious VIPER
05-05-06, 21:38
Proooonto, a gurizada tá testando e tá vendo q dá certo, q é barbada, simples de fazer e q realmente funciona!
Pra qm tá com medo... um detalhe: vc não vai virar bruscamente o guidon pro pado contrário... vai ser apenas uma viradinha de leve.. e pra ficar ninja, teste em retas, sem movimento... acelere normal e vire muuuito de leve o guidon, a moto vai começar a deitar muito de leve tb, pro lado contrário. Assim vc se acostuma e depois faz uma curva q outra assim até pegar coragem de vez. comecem sempre em retas... pra ver a reação da moto e a sua... testar iso numa curva pode ter final infeliz, afinal curva é sempre curva.. numa reta qqr imprevisto é só segurar firme o guidon reto q a moto volta sozinha!!
Cuidado galera, mta segurança, so pra prevenir mesmo, pq essa técnica é tranquila, não dá problema não!!

Bronislaw
05-05-06, 22:50
Eu ffui tantando fazer isso para o serviço e voltei tentando, e realmente é muito engraçado vc vira para um lado ela deita para o outro, só que fiquei meio com de fazer curva, ela deixa e o treco virado para o outro lado da a empresão que vai cair e nao consegui voltar, consegui testar isso na reta a 60, 70 por hora, mas não deu coragem de tentar fazer a curva assim, da medo de não consegui fazer e beijar o chão... |:(


E se tiver na estrada, na br com garupa a tecnica também funciona?


Agora a noite vou ler todo os topicos e materias, e vou ver se consigo aprender mais, hoje tentei fazer pelo que li superficialmente B)

Funciona sim.. difícil eh treinar o garupa a deitar junto.. pq como o contra-esterço faz com que o cara deite rápido.. vamos dizer que quase num susto.. o garupa tem que tar ligado e confiar em ti.. se não ele (ele, o garupa, mas espero que tu leve mulher e não macho nas costas neh..) pode se assustar e não deitar junto. Se não deita junto, vai reto!

O homem que levo nas minhas costas muito raramente é o meu aqui pelo bairro, mas o velho é foda, vc deita a moto um pouquinho, normal para fazer a curva o velho joga o corpo pro outro lado e ainda acha ruim de deitar a moto para fazer a curva.... ]:( é cada uma viu... :stop:

Jordano
06-05-06, 01:05
essa técnica é usada em qualquer corrida de motos que seja no asfalto e tenha curvas, pq se tu deitar a moto o máximo, como eu faço hehe, e virar o guidon pro mesmo lado que tu deitou, a roda perde o centro, o ponto do pneu que encosta no chao fica a frente do angulo da bengala, aí a moto ricocheteia e te joga no chao.

e, sim, essá tecnica pode ser usada em quase qualquer velocidade, mas se usar em velocidade mt baixa, toma cuidado pra não beijar o chão, de vez enquando acontece com um ou outro, nunca ouvi falar de alguem cair pq tava correndo e usou contra-esterço, mas já ouvi dizer que uns cairam pq tentaram fazer mt devagar mesmo

mas, na real mesmo
pode fazer sem medo, é só respeitar os teus limites, e isso que é o mais importante no andar de moto, só ir se aperfeiçoando que tu não cai

Nordk
06-05-06, 16:35
Eu testei essa técnica aqui numa praia com o nome de Cabeçudas em itajaí-SC e lá tem umas curvinhas SHOW!

Peguei a Bizoca e mantive a velocidade uma média de 40-60, quando a curva era muito fechada eu dava uma reduzida, abria para fazer a curva e entrava fundo esterçando pro lado oposto e acelerando ao mesmo tempo.

UAHUAHAUHA SHOW SHOW SHOW! Muito bom kkkk

Mas teve um momento q eu Gelei! :0_0: :<0>: , esqueci que a Biz é baixinha e dei uma ralada no pedal q chego a arrancar pedaço da borracha.. kkkk mas foi no final da curva e eu consegui controlar a motoca :-/ :!:

Muito bom de fazer isso, tó só esperando minha XT 250cc esse ano pra transformar em SM e fazer umas brincadeirinhas dessas. kkk

valeu!

brfisher
06-05-06, 21:51
"Tentei" fazer isso ontem, mas nao achei simples nao, nao vi logica no virar o guidão para o outro lado, e nao consegui virar.
Fiz algumas curvas, dando a "quebrada de asa", que eu empurrava o guidao na direita, para virar pra direita, aih a moto deita rapido, mas ao olhar o centro do guidão, no meio da curva, ou logo após deitar, ele estava levemente virado para a ESQUERDA. O guidão fica virado pro lado contrario durante toda a curva ?

fernanet
06-05-06, 23:32
to kerendo manjar isso mas naum entendi direito ainda

Bronislaw
07-05-06, 02:04
Eu viro para o outro lado a moto deita para o lado contrario na hora, mas não estou conseguindo deixar o guidão virado, eu viro ele e faço a curva deitado normalmente, não é assim né?

Tem que continuar com ele virado para o outro lado?


No caso estou usando o contra-esteço só para deitar, to um pouco perdido também.... :-/

destbr
07-05-06, 03:29
No caso estou usando o contra-esteço só para deitar, to um pouco perdido também.... :-/

eu tb faço assim, preciso pegar mais pratica. pq parece q se vc continuar a tentar deixar o guidao o mais proximo de reto, vc continua deitando demais e deita mais do q necessario pra fazer a curva, dai eu acabo corrigindo pra nao deitar muito.

mas pra desviar de buraco nao tem coisa melhor, pq como no motooline falou, eu sempre vejo q tem algum buraco e acabo passando por cima dele, q raiva q da! pq sem fazer isso vc nao desvia rapidamente.

mas tem q ir treinando pra ficar automatico, pq se nao, vc esquece e acaba nao usando numa emergencia, por exemplo.

brfisher
07-05-06, 10:39
Eu viro para o outro lado a moto deita para o lado contrario na hora, mas não estou conseguindo deixar o guidão virado, eu viro ele e faço a curva deitado normalmente, não é assim né?

Tem que continuar com ele virado para o outro lado?


No caso estou usando o contra-esteço só para deitar, to um pouco perdido também.... :-/


Pois é, exatamente isso, quem acha que ta fazendo com o guidão virado ao contrario o "tempo inteiro", olha pro centro dele no periodo da curva pra ver, mas cuidado pra nao cair !!! Eu apenas coloquei o peso no lado contrario, que seria empurrar ela pra baixo do lado da curva.

mariachirs
08-05-06, 12:40
cara li... li e reli, mas nao to tendo muita confiança nisto nao hehehehe, um dia eu tento B)

Stone
08-05-06, 12:49
eu tento faze isso, mais parece que uma mão quer virar o guidom e a outra segura, num tem jeito

Dilim
08-05-06, 13:20
ou o povo vira piloto
ou vão levar um chaozinhooo... hehe

cuidado ae galera...
como diria um amigo meu...
"sem afobamento" rs***

Crypton
08-05-06, 14:10
hehe, ja ouvi falar bastante desse contra esterço, basicamente vc ja faz isso involuntariamente, mas eh froid msm quando vc tenta puxa, eh bom fazer isso pra raspar a pedaleira.. ;), ja vi tbm em uns videos de super mostard, as motos sai de lado lindas d+ ;) :<0>:

Furious VIPER
08-05-06, 21:42
Pessoal... experimentem de outra maneira... deixar o peso mais no centro da moto, não tão agressivo na posição de pilotagem... então não puxe o guidon pro lado contrário da curva.. mas empurre o outro lado a frente... qr fazer uma curva pra direita, forçe de leve o punho direito a frente... o guidon vai virr de leve pra esquerda, e a moto começa tb de leve a deitar pra direita, não tem erro!!
Já disse q repito... façam isso em retas 1°, com bom asfalto, pra vcs verem q é muito fácil... depois sim experimentem em curvas beeeeeeeeeeeem abertas, pra ficarem tranquilos... vamos aos poucos. segurança sempre.
E só pra avisr, não comparem tão diretamente com supermotard onde a roda traseira perde de leve a aderência... iso é apenas o jogo de guidon, as rodas continuam andando normalmente... nada de derrapar... não é isso não!!