PDA

Ver Versão Completa : Minha moto não consegue utilizar toda a gasolina do tanque?



Sam_2006
15-05-06, 18:16
O tanque da Cruise tem 14,5 litros no total, sendo cerca de 1,8 litros para a reserva. Eu sempre deixo o registro de combustível apontado para a posição "reserva", de modo que a moto utilize até a última gota de gasolina do tanque.
Quando eu saí do trabalho para voltar pra casa, eu sabia que meu combustível estava acabando, tinha menos de 1 litro no tanque, por isso eu já pretendia parar no primeiro posto que encontrasse e abastecer. Tinha pouca, mas ainda tinha gasolina, porque você balançava a moto e escutava aquele barulho típico de um líquido agitando-se.
Acontece que, por algum motivo, o motor não estava conseguindo usar direito esse resto de gasolina.
No final da tarde desta segunda, em plena ameaça de ataque do PCC, passei um sufoco com a Cruise na rua ! Era só eu parar que ela morria. E pra pegar era um sacrifício, tanto na chave quanto no pedal. Logo pensei na gasolina e balancei a moto pra ouvir o barulho. Ainda Tinha gasolina! Mas, no trajeto do trabalho até o posto, ela morreu umas 10 vezes. Demorei mais de meia hora pra percorrer um trecho de menos de 1 Kilometro.
O curioso é que, enquanto eu estava acerando forte, a moto não morria, mas quando eu tinha que parar (e eu tinha que parar toda hora, pois o trânsito estava infernal), quando eu acelerava pra sair, ela morria. Até na descida ela morria!
Consegui chegar no posto, coloquei 4 litros de gasolina e os problemas acabaram.
Será que isso é normal, será que fica um pouco de gasolina inutilizável no tanque, mesmo com o registro na posição reserva?
E por que o motor não morria enquanto eu estava acelerando, só morria nas retomadas?

LuiZão
15-05-06, 18:27
Sim, por isso no manuel diz abasteça o mais rapido possivel no momento em que a reserva for acionada, fora que as sujeiras que ficam boiando no tanque vai tudo para o motor.

Sam_2006
15-05-06, 18:40
Pôxa, motocliclista novo é fogo...
Até a gente pegar todos os macetes, passa por cada sufoco! |:(
E o pior é que no manual da Cruise não diz que tem que abastecer logo assim que entra na reserva.
Pensei que eu podia rodar até a última gota...

LuiZão
15-05-06, 18:50
Dependendo da moto da para rodar até a ultima gota mais como disse não é bom fazer isso por causa da sujeira, fora que você pode ficar sem gasolina em um momento ruim, por exemplo em uma emergencia.

Costumo fazer o seguinte sempre que viro reserva se estou meio sem grana calculo uns 30 km como limite maximo para rodar, se estou com grana ja encho o tanque, valhe lembra se a moto fica muito parada não compensa colocar gasolina aditivada pois é mais facil virar borra, mais convem sempre encher o tanque para não ter problema de ferrugem na parte superior do tanque.

Celso Pin
15-05-06, 19:22
quando vc acelera ela não morre porque ela talvez ela tenha uma bomba de vácuo... quanto mais aceleração mais ela puxa gasolina!

a burgminha tem! e roda até a última gota (por sinal, sábado aconteceu... tive que empurrar 1 km...)

Serifa
15-05-06, 19:25
cara eu nao deixo NUNCA até a ultima gota
como ja disseram vai mta sujeira pro motor...

agm2112
15-05-06, 20:08
No final da reserva pode ir ar junto com a gasolina ...

Mas pra q vc está fazendo isto ? A reserva serve justamente para sto não acontecer !

destbr
15-05-06, 20:34
Mas pra q vc está fazendo isto ? A reserva serve justamente para sto não acontecer !

tb me perguntei isso. o problema nem eh tanto se preocupar com a sujeira, mas sim q parar a noite por exemplo, pode ser um tanto qdo perigoso...

eu praticamente nem uso reserva, qdo o ponteiro ja eta no zero (abaixo do vermelho), ainda demora um pouco pra pra reserva realmente entrar.
entao assim q o ponteirao desce do vermelho, ja passo no posto na proxima saida.
justamente pra q se aconteca algum imprevisto, eu ainda tenho gasolina pra rodar bastante.

mas acho q eh justamente pelo vacuo. no comeco eu esquecia de abrir a torneirinha pra dar a partida, e no acelerador a moto mantinha, mas era soh soltar q ela morria.

um exemplo seria vc em uma rodovia, entrar na reserva em alta velocidade. nao se pode cortar totalmente o combustivel, seria muito perigoso para o piloto e para o motor, entao, no vacuo o motor ainda consegue puxar combustivel.
acho q eh isso q acontece com sua moto, nao acaba totalmente pra nao prejudicar o motor/piloto, mesmo sendo as ultimas gotas do tanque!

web100
15-05-06, 20:35
A minha bebe até a última gota.

Acreditar que alguma sujeira vai para o sistema ao utilizar até esgotar não faz sentido. Se existe alguma sujeira no tanque, ela será sugada de qualquer forma, pois com o balanço do veículo qualquer sujeira estará em suspensão.

Outra coisa, não tem nenhum problema ir ar junto com a gasolina. Se isso fosse verdade não poderíamos andar com pouca gasolina no tanque, pois com o movimento, em alguns momentos o pescador aspira ar puro.

Sam_2006
15-05-06, 20:36
É puro desleixo mesmo. Aprendi a lição, não vou deixar mais acontecer.
Celso Pin, empurrar a burgminha deve ser moleza. Agora, imagine impurrar a Cruise, com seus mais de 130 Kg.:k
Pior que eu tive que empurrá-la até em subida...
Ainda bem que as aulas de Swásthya Yôga deixaram meus músculos bem firmes! Bem, nem tanto, mas deu pro gasto...

Celso Pin
15-05-06, 23:25
a burgminha tem 112...
fora minha jaqueta que deve pesar uns 5...

Sam_2006
16-05-06, 13:22
Poxa, ela é bem pesadinha pra uma Scooter (ou motoneta).
Esse é o peso de uma CG!

Falker
17-05-06, 22:39
se a burgman tem 115 a future deve ter uns 130 kilos

LuiZão
20-05-06, 22:55
"Testei" hoje "acabou" a gasolina ainda tinha 1 litro no tanque.

fernanet
21-05-06, 01:08
A minha web jah zerou 3 vezes, sorte q todas aki perto d casa. O problema dela eh o seguinte: o marcador fica mto tempo parado lah em cima, derrepente ele desce d uma vez soh e fica lah no vermelho, no começo tomei susto e fui abastecer e tinha meio tanke lah. Como fica lah em baixo mto tempo vc eskece de abastecer e qndo menos espera acaba. A sorte eh q tem o filtro d gasolina q segura uns 10 ml q podem te ajudar a xegar (500 m).
Tem um truque q meu amigo me ensinou, abra o tanque e assopre forte q a ultima gota desce (o ruim q vc fica fedendo) mas dah pra andar um cadinho.
To pensando em catar um vidrinho de acetona da minha irmã por gasolina e deixar d baixo do banco, afinal 100 ml dah pra andar ateh uns 5 km num momento dificil.

brakerpepi
21-05-06, 20:00
entao, quando a moto acaba e morre tem o esquema de virar a moto pro lado da torneira, bem deitada mesmo e dar uma balançadas nela, desce gasolina pra encher a cuba e andar mais 1 km +/- e chegar no posto, essa ai salva qualquer destraido :)

Sam_2006
22-05-06, 13:32
Pelas minhas contas, ainda restavam 700 ml de combustível na minha moto, mas ela só conseguia puxar essa gasolina nas altas rotações. Deve ser aquele esquema do "vácuo" mesmo.
O carburador das motos modernas não são todos a vácuo?