PDA

Ver Versão Completa : Empréstimo Consignado em Folha X Financiamento CDC



ubiratamuniz
22-05-06, 10:20
Outro dia, comentei sobre as taxas dos empréstimos consignados em folha para servidores públicos, e me fizeram umas perguntinhas. Resolvi fazer umas simulações para efeito de comparação com os valores que já tenho:

1 - Sundown Hunter Se 125cc

Preço à vista: R$ 4.250,00
Financiada na loja (36x s/ entrada,não sei o banco): 36xR$ 181 e alguns centavos
Crédito consignado em folha (Banco do Brasil): 36xR$166,63

2 - Suzuki Intruder 125cc

Preço à vista: R$ 5.400,00
Financiada na loja (36x s/ entrada, banco BV): 36xR$237,90
Crédito consignado em folha (Banco do Brasil): 36xR$211,71


3 - Suzuki Yes 125cc

Preço à vista: R$ 5.900,00
Financiada na loja (36x s/ entrada, banco BV): 36xR$257,00
Crédito consignado em folha (Banco do Brasil): 36xR$231,32

4 - Suzuki AN125 Burgman

Preço à vista: R$ 6.190,00
Financiada na loja (36x s/ entrada, banco BV): 36xR$267,00
Crédito consignado em folha (Banco do Brasil): 36xR$242,69

5 - Yamaha YBR 125 com partida elétrica e freio a tambor

Preço à vista: R$ 6.190,00 (mesmo da burgman)
Financiada na loja (36x s/ entrada, não sei o banco): 36xR$279,00 (note a diferença de taxa, pra vc ver que a do banco BV que é o oficial da suzuki ainda é mais baixa)
Crédito consignado em folha (Banco do Brasil): 36xR$242,69

6 - Sundown Future 125cc

Preço à vista: R$ 6.990,00
Financiada na loja (36x s/ entrada, taxa estimada a partir do valor aproxmado de prestação da Hunter): 36xR$299,00
Crédito consignado em folha (Banco do Brasil): 36xR$274,05

Questões a considerar:

1 - Você pegando a grana do empréstimo consignado no banco, pode tentar negociar na loja um preço com desconto à vista ANTES de pegar o empréstimo. Dessa forma, a parcela baixa ainda mais;
2 - A moto não fica alienada ao banco... então, se aparecer um aperto, você pode vender sem a burocracia de transferir financiamento (afinal o empréstimo vai continuar sendo descontado no seu contracheque, ele é a garantia de pagamento e não a moto);
3 - a burocracia da compra também é bem reduzida... quando você financia moto é obrigado a levar ela emplacada e pagar despachante, isso gera despesas extras... você pegando o consignado e pagando á vista pode ir por conta própria no detran e economizar uns trocados (se bem que eu não faria isso, acho melhor pagar o despachante do que ter que ir no detran - mas para quem é unha de fome mesmo vale à pena economizar essa graninha);
4 - Fiz a simulação com o Banco do Brasil, que é o único que oferece simulação via Internet. Existem bancos com taxas para empréstimos consignados (bem) mais baixas que o BB, devo citar três: Alfa, Santander e Cruzeiro do Sul;
5 - Essas taxas de consignado levam em consideração que o cliente que pega o empréstimo é servidor público (tem vantagens, estabilidade no emprego, que dão mais garantia ao banco). Não sei se para pensionistas do INSS e empregados de empresa privada as taxas são tão boas. Parece que para os militares existem taxas tão boas quanto às dos servidores públicos.


espero que essas informações podem ser úteis para vocês!

ATENÇÃO: Não sou agente de banco, estou apenas compartilhando uma informação útil com vocês já que provavelmente vou utilizar essa forma para comprar minha moto.

quem tiver alguma dúvida, entre em contato aqui no tópico, que se eu souber responder, responderei... :)

grande abraço,

Bira

igortde
22-05-06, 10:35
Esse Tópico apareceu na hora certa ....

Estou pensando em trocar de moto, e dai iria fazer um financiamento, esse do Banco do Brasil, tem de ter conta lá ou qualquer um pode fazer ??
desculpe da ignorancia, mas servidor publico seria pessoas concursadas q trabalham na prefeitura ???

depois dessas tenhos mais perguntas mas deixe pra depois ..... :lol:

ubiratamuniz
22-05-06, 10:43
Esse Tópico apareceu na hora certa ....

Estou pensando em trocar de moto, e dai iria fazer um financiamento, esse do Banco do Brasil, tem de ter conta lá ou qualquer um pode fazer ??
desculpe da ignorancia, mas servidor publico seria pessoas concursadas q trabalham na prefeitura ???

depois dessas tenhos mais perguntas mas deixe pra depois ..... :lol:

fala brow...

olha, o específico do BB não sei se tem que ter conta... acredito que sim, pois ele ao contrário dos outros não é descontado direto no contracheque, e sim no dia que entra o salário na conta. Os dos outros bancos eu sei que não precisa ter conta neles. De qualquer forma, o empréstimo consignado pelo BB tem taxas mais altas que os outros bancos de empréstimos, em média... e só vale à pena a meu ver se for para refinanciar dívidas com o próprio BB.

É importante, no caso do BB, não confundir o "BB Empréstimo Consignado em Folha" com os CDC´s como "CDC Salário", "CDC Benefício" e outros, que tem taxas de juros altíssimas. Os CDC´s são aqueles que você pega direto no caixa eletrônico ou via internet. O empréstimo consignado você tem que ir na agência e falar com teu gerente para ele liberar depois que você contrata via internet ou caixa rápido. O CDC o dinheiro cai na hora, e o consignado geralmente leva 2 dias pra cair na conta.

Outra coisa é que eu não sei se servidores de prefeituras e estados têm convênio com os bancos. Os federais (meu caso) eu sei que têm. Estaduais, distritais e municipais, depende. Os do Distrito Federal (GDF) têm convênio exclusivo com o BRB. Geralmente os servidores públicos estaduais têm convênio para empréstimo consignado em folha com os bancos oficiais dos estados.

Sim, por servidor público entende-se os concursados... seja federal, estadual, distrital (DF) ou municipal mas aqueles que ocupam cargo em comissão (entraram sem concurso mas fazem parte do quadro do órgão, leia-se "peixada") também se enquadram como servidores públicos. Só não vale se o cara for terceirizado (trabalha na prefeitura pela empresa de serviços gerais xyz ltda.). Mas como eu te disse, tem que ver qual banco tem convênio com a prefeitura que tu trabalhas.

O mais importante é fazer um levantamento das taxas e valores de parcelas para condições idênticas entre os bancos (comparando igual valor de empréstimo com igual quantidade de parcelas) para ver qual banco escolher pro empréstimo.

[s]

Lagartixxa
22-05-06, 12:33
ae bira bem legal a comparacao, eu ja olhei isso tbm, mas eu trabalho em empresa privada, nem tem como ]:(

Celso Pin
22-05-06, 19:36
tem sim... tem crédito consignado para empresa privada sim!
verifique no banco que vc recebe salário...

ubiratamuniz
22-05-06, 22:54
tem sim... tem crédito consignado para empresa privada sim!
verifique no banco que vc recebe salário...

mesmo que tenha, tem que ver se a taxa compensa. Mas é uma idéia pro cara.

m4teus
22-05-06, 23:29
ubiratamuniz, pelo o que pesquisei na internet sobre essa forma de empréstimo consignado em folha, você fica preso ao banco no qual a sua instituição (orgão, etc...) tem convênio.

No caso do meu pai, que é professor universitário federal, ele só conseguiria fazer esse empréstimo pelo BB.

Mas os juros valem a pena sim.. ja da um baita desconto (média de 20-30 reais).
Pra mim, esses 20-30 reais a menos ja me renderia uma XTZ E (partida elétrica) pelo preço de uma XTZ K (pedal) financiada pela loja :D

Obrigado pelas dicas ubira!

ubiratamuniz
23-05-06, 01:25
ubiratamuniz, pelo o que pesquisei na internet sobre essa forma de empréstimo consignado em folha, você fica preso ao banco no qual a sua instituição (orgão, etc...) tem convênio.

No caso do meu pai, que é professor universitário federal, ele só conseguiria fazer esse empréstimo pelo BB.

Mas os juros valem a pena sim.. ja da um baita desconto (média de 20-30 reais).
Pra mim, esses 20-30 reais a menos ja me renderia uma XTZ E (partida elétrica) pelo preço de uma XTZ K (pedal) financiada pela loja :D

Obrigado pelas dicas ubira!

opa, amigo, só uma informação. A instituição precisa ter convênio, mas não necessariamente é o banco que é utilizado para o pagamento do salário. Só para citar uns exemplos, sou servidor público do judiciário federal (trabalho no STM) e cito alguns bancos que têm convênio com o poder judiciário federal:

BB (normal, já que a maioria absoluta dos servidores recebe por ele)
Real
Unibanco
Bradesco
Santander
Alfa
Cruzeiro do Sul
Sudameris
...

só para citar alguns...

o melhor jeito de se informar é na seção de pessoal do seu órgão. Geralmente o pessoal tá bem informado.

de qq forma, a economia realmente vale à pena como você citou! sem contar que só de a moto não ficar alienada ao banco é uma chateação a menos.

m4teus
23-05-06, 02:42
ubiratamuniz, pelo o que pesquisei na internet sobre essa forma de empréstimo consignado em folha, você fica preso ao banco no qual a sua instituição (orgão, etc...) tem convênio.

No caso do meu pai, que é professor universitário federal, ele só conseguiria fazer esse empréstimo pelo BB.

Mas os juros valem a pena sim.. ja da um baita desconto (média de 20-30 reais).
Pra mim, esses 20-30 reais a menos ja me renderia uma XTZ E (partida elétrica) pelo preço de uma XTZ K (pedal) financiada pela loja :D

Obrigado pelas dicas ubira!

opa, amigo, só uma informação. A instituição precisa ter convênio, mas não necessariamente é o banco que é utilizado para o pagamento do salário. Só para citar uns exemplos, sou servidor público do judiciário federal (trabalho no STM) e cito alguns bancos que têm convênio com o poder judiciário federal:

BB (normal, já que a maioria absoluta dos servidores recebe por ele)
Real
Unibanco
Bradesco
Santander
Alfa
Cruzeiro do Sul
Sudameris
...

só para citar alguns...

o melhor jeito de se informar é na seção de pessoal do seu órgão. Geralmente o pessoal tá bem informado.

de qq forma, a economia realmente vale à pena como você citou! sem contar que só de a moto não ficar alienada ao banco é uma chateação a menos.

Valeu ubira!
Só mais uma dúvida básica: caso eu faça um emprestimo com consignação em folha desses (por intermédio do meu pai) para a moto, eu só poderia realizar outro empréstimo desses depois de quitar a dívida com o banco?
Pergunto isso pois no final desse ano, meu pai planeja trocar de carro.. dar o atual como entrada e financiar o restante. Então seria uma boa ele fazer mais um empréstimo desses consignado em folha doque utilizar as financiadoras das concessionárias... pagando assim um juros menor no banco.
Se for possível, será ótimo!

Abraço :)

ubiratamuniz
23-05-06, 07:43
ubiratamuniz, pelo o que pesquisei na internet sobre essa forma de empréstimo consignado em folha, você fica preso ao banco no qual a sua instituição (orgão, etc...) tem convênio.

No caso do meu pai, que é professor universitário federal, ele só conseguiria fazer esse empréstimo pelo BB.

Mas os juros valem a pena sim.. ja da um baita desconto (média de 20-30 reais).
Pra mim, esses 20-30 reais a menos ja me renderia uma XTZ E (partida elétrica) pelo preço de uma XTZ K (pedal) financiada pela loja :D

Obrigado pelas dicas ubira!

opa, amigo, só uma informação. A instituição precisa ter convênio, mas não necessariamente é o banco que é utilizado para o pagamento do salário. Só para citar uns exemplos, sou servidor público do judiciário federal (trabalho no STM) e cito alguns bancos que têm convênio com o poder judiciário federal:

BB (normal, já que a maioria absoluta dos servidores recebe por ele)
Real
Unibanco
Bradesco
Santander
Alfa
Cruzeiro do Sul
Sudameris
...

só para citar alguns...

o melhor jeito de se informar é na seção de pessoal do seu órgão. Geralmente o pessoal tá bem informado.

de qq forma, a economia realmente vale à pena como você citou! sem contar que só de a moto não ficar alienada ao banco é uma chateação a menos.

Valeu ubira!
Só mais uma dúvida básica: caso eu faça um emprestimo com consignação em folha desses (por intermédio do meu pai) para a moto, eu só poderia realizar outro empréstimo desses depois de quitar a dívida com o banco?
Pergunto isso pois no final desse ano, meu pai planeja trocar de carro.. dar o atual como entrada e financiar o restante. Então seria uma boa ele fazer mais um empréstimo desses consignado em folha doque utilizar as financiadoras das concessionárias... pagando assim um juros menor no banco.
Se for possível, será ótimo!

Abraço :)

fala brow...

sobre sua pergunta, isso depende de vários fatores. O principal deles é a margem consignável. O que é isso? A margem consignável é a parcela "comprometível" do salário, que serve para evitar que um descontrolado utilize todo o seu salário para parcela de empréstimo. Se não me falha a memória, a margem consignável para servidores federais é de aproximadamente 30% do salário líquido. Exemplo: se seu pai ganha 3000 reais por mês, ele pode comprometer até 900 mangos (aproximados) em parcelas. Se ele pegar um empréstimo pra pagar sua moto, e você ficar com parcelas em torno de 200 reais, sobram 700 reais da margem. Ou seja, ele tem duas alternativas: quitar o empréstimo da moto para pegar outro de parcela de 900 reais (nesse caso o banco é obrigado a amortizar a dívida de acordo da taxa de juros e o montante restante, o chamado "desconto"), ou pegar um de parcela de 700. Uma terceira alternativa (aí não compensa muito pois rola juro sobre juro) é refinanciar o empréstimo da moto para transformar suas parcelas em parcelas menores, para aumentar a margem livre (no meu caso eu fiz isso, para liberar margem para poder pegar a grana da moto). Outra coisa interessante é a flexibilidade, ele pode pegar um consignado de 3 parcelas ou um de 36, tem bancos que trabalham até com 60 e 72 meses (ou seja, dependendo do valor dos imóveis na sua cidade e da margem consignável do servidor dá até pra comprar um apartamento com parcelas realmente fixas, livre daqueles reajustes anuais de parcela do financiamento da caixa que são a meu ver o maior problema do SFH).

Espero que as informações ajudem :)

grande abraço e boa sorte!