PDA

Ver Versão Completa : Moto-escola



ubiratamuniz
22-05-06, 14:41
Hoje completei as 15 aulas exigidas por lei. Como o exame é sábado, peguei umas aulinhas extras até sexta pra não perder a prática.

Aprendi o básico sobre andar de moto... como fazer ela sair do lugar e como fazer ziguezague em cone, fazer 8, andar em caixa de brita e costela de vaca... e só... :P

Fiquei com uma má impressão, não da auto-escola (já que o trabalho dela é de acordo com o que a lei exige), mas das exigências da lei brasileira. Como todos nós aqui sabemos, motos são veículos muito mais perigosos que automóveis: o condutor está o tempo todo exposto e o pára-choques é a cara do piloto.

Além disso, existe a questão do desrespeito dos motoristas aos motociclistas (não estou generalizando, até mesmo porque estou ciente que o inverso também acontece, e muito), que tornam o motociclista um ser muito mais vulnerável do que se imagina ao trafegar com sua motocicleta em vias públicas.

Ainda assim, itens que são sempre cobrados em exames de direção para automóveis são relegados a segundo plano nas moto-escolas (na verdade nem são cobrados no exame).

O exame, ridiculamente, é feito apenas em primeira marcha. A única coisa que o pretendente a motociclista precisa saber é como engatar a primeira marcha. Nem precisa saber como colocar a moto de volta no neutro, pois isso não é cobrado... que dirá mudanças de marcha em movimento, passando para segunda e terceira?

Outro item de segurança negligenciado pela legislação é a regulagem dos retrovisores. Ora, até pra quem anda de carro é obrigatório no exame... a primeira coisa que o candidato deve fazer antes de dar a partida no carro é ajustar os bancos (não se aplica na moto) e os retrovisores. No exame de moto, sabe-se lá por quê, isso não é cobrado... Detalhe que dirijo há 10 anos, e percebi por conta própria que, devido às menores dimensões (tanto do veículo como dos espelhos), é bem mais difícil achar um ângulo certo de espelho na moto, minimizando os pontos cegos, do que em um carro... sem contar que em um carro, embora não seja prática recomendável, um motorista pode em alguns casos dar uma viradinha na cabeça (e um pouco do tronco) pra olhar pra trás... se o cara faz isso numa moto, é tombo quase na certa, pois desequilibra a moto.

Por fim, um item básico de segurança também negligenciado no exame: uso do freio dianteiro. Os instrutores de moto-escolas falam pra usar só o freio traseiro, sempre. Ora, no dia-a-dia, o motociclista vai passar por situações em que o freio traseiro sozinho não é suficiente e nem recomendável... porém, não são passadas noções sobre o uso do freio dianteiro da moto, em que situações usá-lo e como dosar a força entre os dois freios.

As exigências do DETRAN apenas são: engate a primeira, ande em marcha lenta, faça oito, zigue-zague, dê uma passada na caixa de brita, na costela de vaca e na rampa, e pronto, você é um motociclista exemplar!!!! Se parar a moto depois do final do percurso e deixar ela morrer porque não colocou no neutro, não tem problema! VOCÊ JÁ PASSOU!

Deve ser por isso que tem tanto acidente com "motoqueiro" por aí... as moto-escolas formam motoqueiros, e não motociclistas...

Se não precisa passar marcha no exame nem fazer nada, melhor aplicá-lo com scooters automátifcas logo de uma vez...

é apenas um desabafo...

Lagartixxa
22-05-06, 15:06
tbm passei por essa mesma indignação, eu nunca havia pilotado uma moto antes de tirar cartera, depois q eu peguei ela eu tinha consiencia q eu nao sabia nada, q eu num tinha condicao nem de da um volta no quarteirao ja q eu nem fazia ideia de como passar marche, nem o tempo nem nda! sorte q tenho um primo com moto e tals e me ajudo um poco, aki no bairro depois q vc tira a cartera, vc pode fazer aulas de rua de moto justamente pra aprender a andar de moto

fgaribaldi
22-05-06, 15:08
Também achei isso, Bira, mesmo que tendo feito apenas a primeira aula neste último sábado.

Várias coisas que tu coloca são reais, como essa questão do uso do freio traseiro apenas, retrovisor, apenas 1ª marcha...

Antes da primeira aula, até ficava pensando "por que alguém compra uma moto automática se pra passar no teste o cara tem que saber andar de moto 'normal' (com marchas trocas manualmente)?"

Acabei descobrindo :D (tanto é que até já tô meio dando uma espiada nas burgman...

ubiratamuniz
22-05-06, 15:13
Também achei isso, Bira, mesmo que tendo feito apenas a primeira aula neste último sábado.

Várias coisas que tu coloca são reais, como essa questão do uso do freio traseiro apenas, retrovisor, apenas 1ª marcha...

Antes da primeira aula, até ficava pensando "por que alguém compra uma moto automática se pra passar no teste o cara tem que saber andar de moto 'normal' (com marchas trocas manualmente)?"

Acabei descobrindo :D (tanto é que até já tô meio dando uma espiada nas burgman...

huahuahuahua mas isso tem uma explicação... o cara compra a moto automática pelo conforto... pra tirar carteira de carro também se tira em carro mecânico... apesar disso dez anos depois comprei um carro automático pra mim.

o que eu não entendo é: se no exame o cara não precisa aprender a passar marcha, porque usar motos comuns? não era melhor usar logo scooters de uma vez?

mas a burgman é show... ainda tô em dúvida entre ela e a intruder 125 (são dois estilos completamente diferentes). Pena que não tem prata e azul... não gosto de moto preta (é muito invisível no trânsito, apesar de bonitinha) e a amarela é meio cheguei (achei bonita na concessionária e até quis uma, mas depois que vi um cara do meu tamanho andando em uma amarelinha achei ridículo, a amarelinha parece brinquedo e reforça a impressão do "urso de circo andando de moto"), só sobra a vermelha... Aliás show mesmo é a "hamburger man" (é a burg 400, quem deu esse nome foi um brother meu, que disse que a deu esse nome de hamburger man porque é scooter pra gordo, huauhauhahu... e que seria a ideal pra mim.. ah se eu tivesse essa grana toda pra botar numa moto viu...)

Serifa
22-05-06, 15:21
esse exame do Detran é uma piada!

fgaribaldi
22-05-06, 16:07
Também achei isso, Bira, mesmo que tendo feito apenas a primeira aula neste último sábado.

Várias coisas que tu coloca são reais, como essa questão do uso do freio traseiro apenas, retrovisor, apenas 1ª marcha...

Antes da primeira aula, até ficava pensando "por que alguém compra uma moto automática se pra passar no teste o cara tem que saber andar de moto 'normal' (com marchas trocas manualmente)?"

Acabei descobrindo :D (tanto é que até já tô meio dando uma espiada nas burgman...

huahuahuahua mas isso tem uma explicação... o cara compra a moto automática pelo conforto... pra tirar carteira de carro também se tira em carro mecânico... apesar disso dez anos depois comprei um carro automático pra mim.

o que eu não entendo é: se no exame o cara não precisa aprender a passar marcha, porque usar motos comuns? não era melhor usar logo scooters de uma vez?

mas a burgman é show... ainda tô em dúvida entre ela e a intruder 125 (são dois estilos completamente diferentes). Pena que não tem prata e azul... não gosto de moto preta (é muito invisível no trânsito, apesar de bonitinha) e a amarela é meio cheguei (achei bonita na concessionária e até quis uma, mas depois que vi um cara do meu tamanho andando em uma amarelinha achei ridículo, a amarelinha parece brinquedo e reforça a impressão do "urso de circo andando de moto"), só sobra a vermelha... Aliás show mesmo é a "hamburger man" (é a burg 400, quem deu esse nome foi um brother meu, que disse que a deu esse nome de hamburger man porque é scooter pra gordo, huauhauhahu... e que seria a ideal pra mim.. ah se eu tivesse essa grana toda pra botar numa moto viu...)


Pior que tô na mesma dúvida que tu quanto às motos, Bira... Tu chegou a subir nela? O que achou quanto à posição de dirigir? Tu é um cara grande também, por isso que te questiono sobre isso...

ubiratamuniz
22-05-06, 16:29
cara... subir na moto parada não tem muito como saber se é confortável... só andando mesmo... mas assim.. são diferentes...

cada uma ganha por um lado... eu acho o assento da intruder mais cômodo, principalmente para andar com garupa. Em contrapartida, as pernas ficam melhor posicionadas na burgman (posição sentada mais natural, na intruder e na yes você tem que ficar com a perna meio "pra trás" principalmente se tier 1,80 ou mais (eu tenho 1,80 e 120kg), sem contar que não precisa passar marcha (eu acho ideal pra quem tá começando).

Outras scooters, sentei na Sundown Future... achei o assento dela bem mais confortável que os das outras duas (scooter burgman 125 e moto intruder) e tem rodas maiores que as da burgman (13" contra 10"), mas o motor dela é fraquinho (não andei, mas em números é bem mais fraco) e não boto muita fé na assistência técnica da sundown. Ela tem acabamento piorzinho também. Também vi uma da garini e detestei, achei o assento terrivelmente duro... é como se estivesse sentando em um banco de plástico duro de ônibus, e também achei ela feia pra cacete (é ideal para aborrecente que gosta de empetecar moto com acessório xuning, não precisa fazer nada, já vem até com rodinha vermelho-brega e escape-barulhento-coyote).

Pesa contra a burgman o preço (R$ 1000,00 a mais que a intruder, se bem que no meu caso 1000 reais de diferença não é tanto assim, graças a Deus eu ganho bem e sou chefe aqui na minha seção, hehe) e as rodas menores (tem gente que diz que é lenda esse negócio de roda pequena e buraco: mas o carinha que me ofereceu a Majesty falou que sentiu bem a diferença de pancada quando trocou a kawasaki custom dele na majesty com rodinhas 13" - e é um cara que dirige motos desde antes de eu mesmo nascer... confio na experiência dele - apesar disso ele ficou fã dos scooters e comprou uma burg400).

Pelo menos hoje as scooters estão começando a perder o estigma de "moto de menininha" ou de "moto de adolescente" e o pessoal tá começando a perder o preconceito... isso é bom... tô vendo bastante burg's e future's nas ruas aqui em brasília (400 eu nunca vi na rua, mas pelo menos agora conheço um cara que tem uma, hehe). Talvez quando eu resolver trocar a minha (que ainda nem comprei) nem vá ter tanta dificuldade pra vender. Não vou dizer que uma scooter é só vantagens (tem suas desvantagens), mas mesmo assim as vantagens das scooters são bem atraentes.

Não tem jeito, o melhor é com a carteira na mão ir na loja e fazer o test-drive pra ver qual você gosta mais.

[s]

Bira

Salles
22-05-06, 16:31
O freio dianteiro usa-se em conjunto com o trazeiro apertando na mesma itensidade.

fgaribaldi
22-05-06, 16:36
É, o melhor acaba sendo isso mesmo. Ainda bem que a minha fase de querer comprar a moto a todo custo antes de ter a carteira passou. Sei lá, hoje vejo que poderia ter feito uma cagada por ser apressado e perder tempo de avaliar bem todos esses pontos, uma vez que, mesmo sendo mais barato que um carro, é um investimento.

Abraço,

brfisher
22-05-06, 16:38
pelo que to vendo, o exame é diferente nos estados.
Aqui tem que usar a segunda sim.

Tem os cones, o OITO,, e um labirinto depois.
Tem que fazer o oito na segunda, e labirinto na primeira, tem que colocar seta e tudo.
logo testa a passagem pra segunda, e a redução pra primeira.

Da maneira que é hj, ja tem muita gente perdendo imagine de fosse mais rigoroso, concordo que nao dá pra deixar um piloto pronto de maneira nenhuma, mas é o basico do basico mesmo.
eu nao sabia andar nada nada , peguei a auto escola, passei de primeira, comprei uma fazer e to rodando na boa, mas manhas. Acho que com minah moto hj eu nao passaria no teste. Ela é maior, a ybr é miudinha.

ubiratamuniz
22-05-06, 16:38
O freio dianteiro usa-se em conjunto com o trazeiro apertando na mesma itensidade.

sim, mas por que não ensinam isso nas moto-escolas? é fundamental!!!

Salles
22-05-06, 17:12
sim, mas por que não ensinam isso nas moto-escolas? é fundamental!!!


Isso é falta de profissionalismo de alguns instrutores mesmo. O exame é uma bosta mesmo, mas nada que se faça será igual ao dia a dia, pasar marcha não quer dizer muita coisa na minha opinião.

digarne
22-05-06, 19:39
não, TAH TUDO ERRADO...

no caso aih, os instrutores ensinam os alunos a andar de moto, ensinam como troca de marcha e freia na primeira aula. na segunda aula jah leva o aluno para o percurso.... e aih, eles ensinam somente o basico para o aluno passar no exame, a pratica de pilotagem a pessoa vai adquirindo aos poucos no seu dia a dia... eh impossivel o instrutor ensinar tudo o que se pode acontecer na pilotagem de uma moto.....

casali
22-05-06, 20:43
no meu tempo não tinha moto-escola

tinha que passar marcha (não lenbro até qual era) na frente do inspetor(isso mesmo era inspetor de polícia)

tinha que acelerar até uns 40 ou 50 km e depois frear até arrastar pneu ficar freando até moto quase parar, não podia deixar a moto derrapar nem por o pé no chão

tinha que fazer um zigue-zague sem cone, mas o inspetor dizia como ele queria

tem mais algumas coisas mas o mais importante era isso

Carlos_Biker
23-05-06, 03:02
Parece que de estadopara estado o exame é um pouco diferente. Aquí em São Paulo, o examinador marca na papeleta os seguintes ítens:

I - FALTAS ELIMINATÓRIAS
a - iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente fixado na cabeça
b - deixar de completar o percurso pré-estabelecido desviando-se ou alterando o percurso
c - interromper o funcionamento do motor ou colocar um dos pés no chão com o veículo em movimento
d - derrubar cones de balizamento durante a prova
e - cair do veículo durante a prova
f - não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma
g - fazer o percurso com o farol apagado

II - FALTAS GRAVES (3 pontos)
a - não colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo, quando em uso de motocicleta
b - abalroar os cones de balizamento sem derrubá-los
c - invadir qualquer faixa durante o percurso, inclusive a faixa de sinalização Pare

III - FALTAS MÉDIAS (2 pontos)
a - utilizar marchas inadequadas durante o percurso quando em uso de motociclista
b - utilizar incorretamente os equipamentos do veículo
c - não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo antes de iniciar o percurso

IV - FALTAS LEVES (1 ponto)
a - colocar o motor em funcionamento quando já engrenado
b - dirigir o veículo provocando movimento anormal do mesmo
c - engrenar as marchas incorretamente quando em uso de motocicleta
d - deixar de regular os espelhos retrovisores

O candidato para ser aprovado pode perder até 3 pontos.
O meu instrutor era motociclista de um MC daquí, mais de 20 anos de estrada, por isso me deu boas dicas, bem diferente de outros instrutores que existem por aí.

ubiratamuniz
23-05-06, 07:50
Parece que de estadopara estado o exame é um pouco diferente. Aquí em São Paulo, o examinador marca na papeleta os seguintes ítens:

I - FALTAS ELIMINATÓRIAS
a - iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente fixado na cabeça
b - deixar de completar o percurso pré-estabelecido desviando-se ou alterando o percurso
c - interromper o funcionamento do motor ou colocar um dos pés no chão com o veículo em movimento
d - derrubar cones de balizamento durante a prova
e - cair do veículo durante a prova
f - não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma


ok, aqui se cobra exatamente isso...



g - fazer o percurso com o farol apagado


esse já não sei se cobram aqui... até agora o instrutor não comentou nada sobre farol (e uma vez que fiz a aula de farol aceso ele foi lá e apagou), sendo que agora estou nas aulas extras (as 15 "oficiais" terminaram ontem).



II - FALTAS GRAVES (3 pontos)
a - não colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo, quando em uso de motocicleta
b - abalroar os cones de balizamento sem derrubá-los
c - invadir qualquer faixa durante o percurso, inclusive a faixa de sinalização Pare


pela informação que eu tenho, aqui no DF essas também são consideradas eliminatórias.



III - FALTAS MÉDIAS (2 pontos)
a - utilizar marchas inadequadas durante o percurso quando em uso de motociclista


ou seja, marcha diferente da primeira... rs.



b - utilizar incorretamente os equipamentos do veículo


o que se chama de equipamentos do veículo? Luzes (já não cai no anterior?) ? Buzina ?



c - não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo antes de iniciar o percurso


Outra diferença. Aqui o próprio candidato guia a moto até a largada do percurso, so então ele começa a ser avaliado. Ou seja, se ele não sobe o descanso, já toma tombo antes... rs.



IV - FALTAS LEVES (1 ponto)
a - colocar o motor em funcionamento quando já engrenado


dúvida: colocar o motor em funcionamento com motor engrenado significa:
a) ligar a moto com a marcha engatada e esquecer de apertar a embreagem (tranco)
b) ligar a moto na primeira, mesmo apertando a embreagem



b - dirigir o veículo provocando movimento anormal do mesmo


ok, trancos e movimentos bruscos, é o mínimo né...rs



c - engrenar as marchas incorretamente quando em uso de motocicleta


ou seja, ponha em primeira e deixa em primeira...



d - deixar de regular os espelhos retrovisores


isso não cobram aqui!



O candidato para ser aprovado pode perder até 3 pontos.


essa é outra diferença aqui. Pelo que sei, no DF qualquer falha é eliminatória no exame de motocicletas.



O meu instrutor era motociclista de um MC daquí, mais de 20 anos de estrada, por isso me deu boas dicas, bem diferente de outros instrutores que existem por aí.

que beleza heim... o mais legal é que um cara desses, além de dar boas dicas do exame, também dá dicas decorrentes da sua vivência...

abraços,

Fusquero
23-05-06, 09:50
eu fiquei indignado ao quadrado...

tinha a carteira C e precisava colocar a A...
Custo -> R$ 400,00 pra fazer uma semana de aula (um saco pra quem já sabe andar) e chegar no dia da prova, o "avalidador" nem ver minha volta porque eu arranquei sem deixar morrer, então já sabia andar de moto. Uma voltinha numa circuito com umas curvsa, um zig zag e só. Levei menos de 3 minutos. Isso que a moto da auto escola tá com a lenta um pouco mais alta, que ajuda na arrancada pros menos experientes...

aí depois disso tudo, um infeliz deixou a moto morrer e se esborrachou na primeira curva, e também passou.... ]:(

foda

ubiratamuniz
23-05-06, 10:14
hoje eu confirmei algumas informações sobre o exame aqui em brasólha:

1 - qualquer falta é eliminatória ;
2 - o farol deve ir ligado sim, o instrutor disse que não usa na aula para evitar de arriar a bateria com as partidas (como se eu deixasse a moto morrer toda hora...) - mas que entrega a moto pro candidato na hora do exame já acesa ;
3 - ajuste de retrovisores realmente não é cobrado em brasília ;
4 - essa é nova: a viseira do capacete deve estar abaixada para o exame, nada de viseira aberta.

é impressionante que mesmo a legislação de trânsito sendo nacional, nem os exames são padronizados entre os estados...

no mais, é o de sempre: oito seguido de slalom (ziguezague), algumas curvas, um "minitrevo" para a esquerda com preferencial, mais três curvas, mais três cones, mais umas curvinhas e outros três cones, caixa de brita, algumas curvas leves, duas lombadas, costela de vaca, prancha (que aqui chamam de rampa), cones e fim!

Salles
23-05-06, 10:22
4 - essa é nova: a viseira do capacete deve estar abaixada para o exame, nada de viseira aberta.


viseira aberta só é permitido pra quem estiver utilizando óculos, seja ele de grau ou apenas de proteção mesmo.

aqui quem sair com a moto com a viseira levantada ou o capacete sem estar travado na cabeça, perde o exame na hora.

Roberval2005
23-05-06, 10:28
Mas essas falhas nas leis tbem tem suas vantagens.

Com a mesma carteira vc pilota desde uma Hunter 90 a uma Hayabusa 1300 ou de uma JOG 50 a uma Goldwing 1800, KKKKKKKKKKKK

Seu_madruga
23-05-06, 10:37
Não acho todo esse lixo não, se não aprendeu, pega mais aulas, essa é uma opção que todo condutor pode ter. E outra, as provas são meio babas e não tem muito a ver com a realidade mas não se pode passar todos os desafios do mundo real para a auto escola, senão os cursos para habilitação seriam bem mais estensos e é aquela coisa que eu sempre falo, auto-escola ensina vc a passar no exame e não a dirigir. Aprendi a andar de moto e de carro na auto-escola e toda a experiência que aprendi foi fora dela e na verdade nem uso o que aprendi. Como no famoso exemplo de parar o carro num semáforo com o freio de mão, depois acelerar e soltar o freio de mão devagar, fala sério, **** cabaçice isso hehe

ubiratamuniz
23-05-06, 12:02
Mas essas falhas nas leis tbem tem suas vantagens.

Com a mesma carteira vc pilota desde uma Hunter 90 a uma Hayabusa 1300 ou de uma JOG 50 a uma Goldwing 1800, KKKKKKKKKKKK

lembrando que antigamente não era assim... havia duas categorias, A1 e A2... a A1 se não me engano era até 150cc, e a A2 era acima de 150cc... por isso que na época era normal você ver motos de 200cc nas moto-escolas... com a carteira a2 você dirigia qualquer tipo de moto, quase ninguém tirava a1

Seu_madruga
23-05-06, 15:01
Mas esse negóco de A1 e A2 tbém é uma besteira. Moto é tudo igual, só precisa ter mais braço pra segurar uma moto maior. A certo mesmo é uma carta mesmo. Imagina se fosse com carro tbém. B1 para carros até 1000cc, B2 até 2000cc, ... Se bem que tem as cartas Internacionais mas aí já é uma outra história.

ubiratamuniz
23-05-06, 15:37
Mas esse negóco de A1 e A2 tbém é uma besteira. Moto é tudo igual, só precisa ter mais braço pra segurar uma moto maior. A certo mesmo é uma carta mesmo. Imagina se fosse com carro tbém. B1 para carros até 1000cc, B2 até 2000cc, ... Se bem que tem as cartas Internacionais mas aí já é uma outra história.

não tô dizendo que as cartas separadas são certas, apenas tô citando o fato de que antigamente era assim...

mas um pouquinho de melhor preparação (ainda que puramente psicológica) para a "vida nas ruas" não faria mal a ninguém... nem que fosse na forma de aula teórica vendo slide para explicar coisas básicas como a física envolvida ao fazer curva com uma moto, dicas de utilização dos freios, de pilotagem em situações adversas... etc esse tipo de conteúdo poderia ser ministrado em um único turno (uma manhã, uma tarde ou uma noite) e não geraria taaaaaaaaanto custo assim para o candidato. Não precisa ser uma aula aprofundada, bastaria uma aula de noções... que teria de ser obrigatória mesmo para quem já tem carta de carro e quer acrescentar a categoria (afinal dirigir uma moto é bem diferente de dirigir um carro).

Celso Pin
23-05-06, 20:08
na inglaterra, vc tira uma habilitação para 125 e só depois de 1 ano vc pode se habilitar para motos maiores.

Rafael Backes
24-05-06, 02:11
Eu nunca tinha dirigido moto, ai tirei a maldita carteira. Mesmo sem saber pilotar direito após 1 semana de moto notei que precisava de adrenalina na veia... peguei 60km de BR a uns 110 km/h, é show de bola, vc não sabe nada não tem noção, cada buraco acha que vai morrer é mto bom (a adrenalina)...
Tenhu um amigo que dirige a 1 ano e agora que ele descobriu que eles ensinam errado a parada do freio... Ele não usava o dianteiro até eu explicar pro mané :-/
A carteira p/ moto é uma piada!

Fusquero
24-05-06, 09:57
aí em Brasília o trajeto é mais difícil...

quando eu passar pela local das provas, vou tirar umas fotos do trajeto para vocês verem...

fgaribaldi
20-06-06, 09:56
Aqui em Porto Alegre o circuito é assim: arrancada, curva à direita, curva à esquerda, nova curva à esquerda, curva à direita pra entrar no "oito" (essas curvas são todas de 90º); feito o "oito" duas vezes, sai dele, faz uma curva aberta à direita até chegar na próxima parada; após isso, arrancar e fazer o slalom entre os 4 cones e passar pela prancha, passando para a segunda marcha em cima dela.

Após isso, pra mim ocorreu o seguinte: em vez de seguir em segunda pela curva à direita aberta final, até chegar na parada final, fui orientado a reduzir para primeira antes da curva e ir até o final do circuito assim, desligando a moto enfim.

Isso ocorreu porque acabei ficando num limbo entre a prova antiga e a prova nova. Como encaminhei a papelada antes das mudanças, pra mim ficou valendo a prova antiga, apenas com a modificação de eu ter que dar essa reduzida antes da curva para ser avaliado que eu sei subir e descer as marchas. Dois outros parceiros que aguardavam pelo teste já teriam que fazer a nova prova, com 3 voltas, sendo a primeira e a terceira como eu fiz e a segunda, aumentando as marchas até a 3ª (entretanto não fazendo os cones e a prancha nesta volta).

Abraço,
Franco

SKID OI!
20-06-06, 10:09
Sabemos que falta muita coisa pro cara sair guiandu por ai ! mas este e o lance em uma auto escola tantu de carro como de moto tu num tem issu , eles apenas te ensinam o basico o resto tu aprende na mara! e quem diz ao contrario nossa soh se fez auto escola em marte! pois tu aprende mesmo e no dia a dia e o mesmo vir falar que a escola e tudo , acho que a vida ea escola de tudo! no dia a dia que tu aprende passando pelos sufocos sabendo teus limites eu fui assim e to aki

Carlos Roberto
20-06-06, 13:01
Eu nunca subi numa moto na minha vida, e pilotei uma na minha primeira aula na auto-escola. Isso foi ano passado e hoje só venho pro trabalho de moto. Mas só aprendi mesmo a andar de moto pegando a minha, uma Twister, mesmo enquando ainda estava fazendo as aulas de pilotagem. Foi quando aprendi a passar marchas, freiar e andar no trãnsito direiro. Foi arriscado, mas sabia que a CNH não adiantaria nada se não fizesse isso, pois a aulas e a prova não ensinam muita coisa.

brunohcs
20-06-06, 14:06
bom nao sei se alguem falou sobre isso!!..

mas aki ein ctba tem que trocar marcha no teste sim.. tem uma reta que vc tem que ir até a tercera e voltar para a 1° depois!!

aki nao tem brita nem esse negocio de vaca ai haha flwee!

Carlos Roberto
20-06-06, 14:53
Estou cansado de ouvir que moto é perigosa. Cansado de ver motoqueiro no chão. Cansado de ver inresponsável na moto achando que pode tudo. Cansado de ver motorista forçando passagem quando uma moto tá certinha na faixa. O problema é que os legisladores são preguiçosos ou não estão nem aí mesmo. Enquando educação no trânsito dor somente cobra multas e a formação apenas outro meio de arrecadação e enriquecimento de clínicas e de auto-escolas a gente vai continuar nesta situação. O trânsito é perigoso, pra moto, pra carro e pra pedestre, mas quando percebemos como a formação dos condutores é realizada, sem preguiça de pensar nisso, concluimos que tudo continurá da mesma forma. Nós, que gostamos de moto, ainda aceitamos esse tipo de formação (digo que aceitamos porque nunca vi nenhum tipo de organização de motociclistas pra discutir, condenar e cobra do Estado as mudanças necessárias, mas posso estar errado).

brunohcs
20-06-06, 14:59
ta a cobrançã de moto pode até ser fraca... mas a de carro já é ridicula pq eu reprovei por q nao coloquei o maldito Cinto

sendo que.. fiz a baliza com cinto beleza.. dai foi otros neguinho faze baliza se fuderam tal.. dai qdo voltei esqueci de por o cinto de nvo e sai sem.. ai o filho da mae me reprovo por isso.. ele nao podia me leva pra pista e ver se eu estava indo bem e apenas dar um alerta do sinto?

o fato de eu esquecer de por um cinto quando estou nervoso num teste nao quer dizer que eu nao sei dirigir.. agora nao sei mais memo


mas fika ai a reclamação o problema nao eh teste de moto.. o problema eh q soh querem dinherooo.. com essas ***** de aula obrigatoria.. esses teste ridiculos e esses absurdos de taxas para conseguir tirar a cartera!!

sai um poko da historia mas beleza!.

rilliver
20-06-06, 15:06
O pior não é isto!!! Que aumentar ou reduzir uma marcha depende de veículo para veículo até que passa. O pior e não dar orientação quando uma viatura ou ambulância se aproxima com as sirenes ligadas, e é comum muita gente não desobistruir o transito para dar passagem para estes veiculos ou ficar com medo de tomar uma multa de radar estatico no sinaleiro. E depois falam que só entrar com recurso se der passagem para uma viatura desta que a multa e eliminada. Vocês acreditam nisso!!! Você já viu juiz de futebol e policial voltar atrás. Desse jeito não dá!!!!

Carlos Roberto
20-06-06, 15:22
Depois que tirei minha carteira de motorista também não sabia dirigir direito, pois é uma questão de treino, mas sabia passar as marchas, estacionar, olhar nos retrovisores e colocar o cinto de segurança, mesmo estando nervoso ou não. No trânsito, com o instrutor, vivi todas as situações de risco, como dar passagem para veículos com sirenes, fazer ultrapassagens, parar em sinais de trânsito, observar pedestres, respeitar motos. E nunca achei que tavam exigindo demais, mesmo porque vejo muito motorista ruim nas estradas. O problema que discutimos aqui é a habilitação pra moto e os descuidos dos legisladores e departamentos de trânsito com o que é cobrado para habilitar alguém. Sendo casos mais graves as primeiras habilitações. Imagino de forma pessimista um cara tirando a primeira habilitação de moto, sem noção nenhuma de trafegar no trânsito e, num caso mais grave, ser um jovem afoito e viciado em adrenalina. Acho aí o motivo de muito motoqueiro no chão.

Celso Pin
26-06-06, 19:39
mas raramente um novato sifu de moto... os que sifu são os mais experientes, que se acham Valentinos...

eu não sei em outras cidades, mas em são paulo, mais de 80% dos acidentes tem uma causa só: corredor... e até o macaco do circo anda de moto em linha reta...

Bruno FMF
27-06-06, 09:56
Eu não acho que o exame, aqui em BSB seja ridículo não. Tá certo que tem suas deficiências, a principal delas sendo a falta de troca de marchas, que na minha opinião de leigo e recém-habilitado, é o mais fácil. Tirei a pouco tempo minha habilitação e achei o teste relativamente difícil. A gente aprende bem o equilíbrio na moto, que é muito importante. Vi vários motoboys metidos a Valentino reprovarem no dia em que eu fiz a prova. Enfim, todo teste de habilitação não capacita o indivíduo 100%. Só com a prática é que a gente aprende mesmo.
É isso aí, abraços.

Celso Pin
27-06-06, 21:01
para quem quer realmente aprender a andar de moto, recomendo assistir o filme "Grease 2"

CG150_Ctba
27-06-06, 22:09
Nossa..tô fugindo de moto escola..auhauha...bom isso é muito complicado né, vou ter por base minha auto escola, entaum penso o que, claro que naum se aprende e nem sai um bom motorista qdo se sai de uma CFC, eu qdo tirei minha carta aprendi antes e isso me ajudou muito (detalhe que quero fazer qdo tiver a moto tbm aprender antes) entaum qdo tive as aulas eu tirei mais proveito delas tanto que aprendi mais coisas do que o básico pra passar pq aqui vc aprende dirigir apenas pra "efeito de Detran" até decorado é o teste praticamente, entaum aprendi coisas a mais conversando com meu instrutor onde ele me dizia tais coisas me colocava em certas situações de "risco", ou seja tudo que vc SÓ APRENDE COM O TEMPO E A PRÁTICA obviamente, tive uma base, pouca coisa mesmo, entaum o resto fui aprendendo no dia a dia....entaum na moto acredito ser a mesma coisa vc vai infelizmente aprender o basico pra passar em teste..aí que entra o esquema..mudar um pouco o teste..mas aí tm que mudar CFC...mas enfim aqui em ctba acho o teste proveitoso de carro, só acho errado a maneira de reprovaçao..como ocorreu com vc bruno que reprovou pelo cinto..enquanto muitos passaram sabendo se duvidar nem metade e sendo um perigo ate no transito, acho isso sim errado chegar a reprovar e sim advertido...mas é isso to com medo do teste da moto.por isso quero so fazer ela qdo tiver um bom tempinho com a moto...to errada mas hj dirijo bem por ter aprendido antes...é a pratica mesmo..

ubiratamuniz
27-06-06, 23:46
CG150CTBA,

De certa forma até concordo que seria interessante se TODOS pudessem aprender antes de ir pra moto-escola, mas infelizmente nem todos tem acesso a essa possibilidade. Eu não tinha ninguém com moto disposto a me ensinar, e não ia botar uma grana absurda em uma moto pra se não gostasse vender depois. Nesse ponto, apesar das aulas terem me ensinado o básico do básico (leia-se: fazer a moto sair do lugar), o nível de cobrança do exame (que poderia, sim, levar um pouco pro lado mais "prático" da coisa) é baixo demais para formar motociclistas que vão provavelmente encarar o trânsito todo dia.

Em contrapartida, entrar na moto-escola já sabendo andar de moto tem um fator negativo: se pegar vícios, fica difícil de tirá-los. Quando tirei a carta de carro há 11 anos, eu já sabia dirigir, e foi dureza pro instrutor da auto-escola conseguir tirar meus vícios ao volante que poderiam me causar reprovação.

[s]

Bira

Rafael Backes
28-06-06, 08:38
Aqui em Bombinhas SC, o teste tem os cones 4 no total, troca de marcha até a 2ª, um retorno e estacionar e só. Fiz apenas 7 das 15 aulas exigidas (nunca tinha andado de moto), quando comprei a moto morria de medo de sair na rua, mas 3 dias depois peguei a BR 101 e foi só alegria.

As aulas de moto são só para arrancar dinheiro mesmo. Acho que eles deveriam fazer a prova diferente, tipo com uma mini pista de rua, com semáforos e tal.

ubiratamuniz
28-06-06, 09:11
Aqui em Bombinhas SC, o teste tem os cones 4 no total, troca de marcha até a 2ª, um retorno e estacionar e só. Fiz apenas 7 das 15 aulas exigidas (nunca tinha andado de moto), quando comprei a moto morria de medo de sair na rua, mas 3 dias depois peguei a BR 101 e foi só alegria.

As aulas de moto são só para arrancar dinheiro mesmo. Acho que eles deveriam fazer a prova diferente, tipo com uma mini pista de rua, com semáforos e tal.


putz, se eu soubesse tinha feito a prova nas minhas férias aí em bombinhas, hahahahahaha :)

Rubinho
28-06-06, 10:31
Nem me lembre dessa época....ô peleja!!!!

Carlos Roberto
28-06-06, 11:29
Depois da minha primeira aula na moto, fui pra casa e saí na minha. Nunca tinha subido numa moto pra pilota-la e como na aula já fui saindo, não resisti em dar umas voltinhas na quadra. A Twister é um pouquinho maior que a CG 150 e deve ser porisso que eu levei meu primeiro tombo. Ainda tenho a marca na canela...rsrsrsrs...Mas depois, durantes as aulas fui tomando mais coragem e comecei a sair pras ruas, com medo de britz, claro, mas quando recebi a CNH peguei a moto em fui pro trabalho...uns 35km de trânsito parecido com de BR.