PDA

Ver Versão Completa : Paralama Esportivo me salvou de multa



Luigi
06-06-06, 09:10
Bom hoje eu vindo pro trabalho, fui parado num bliz "pega tudo"
O guarda que me "atendeu" foi super gente boa, pediu os documentos, olhou a moto, nada "anormal" e já ia devolvendo os documentos quando chegou um colega "pitybicha" metido a fodão dele, já assobiando pro guincho, e berrando, "Cadê o paralama dessa moto", eu num puro instinto, apontei pro paralama esportivo e falei "Aqui oh", o cara ficou meio verlmelho abaixou a cabeça e voltou, fazendo sinal de "não" pro guincho.

Hehaehaueha não passava um a agulha nas minahs partes baixas

alexandrecatani
06-06-06, 09:13
mas se for ver, o esportivo num faz a funcao do original nao (impedi q a agua espirre no carro de tras)

kao
06-06-06, 09:14
... putz... esse "guardinhas" tem q se ***** mesmo... tem uns q são mto gente boa... mas tem uns q abusam da autoridade q dah vontade de manda tomar no copo... >:[

Luigi
06-06-06, 09:16
alexandrecatani, E desde quando o original impede de jogar agua no carro de tras ?

Tava andando atrás de uma bros dos policias de transito esses dias (unica menaeira de eu ficar atrásde uma bros) e aquela merda jogava agua até na minha viseira! :-/

alexandrecatani
06-06-06, 10:05
huuhauauha eu sei q num impede mas ta na lei

Luigi
06-06-06, 10:09
Pior que não tá!
Paralama NÃO É item de segurança origatório

O que eles podem multar seria por descaracterização
MAS, descaracterização é retirar um item sem colocar um novo ou "genérico" no lugar
Se o cara tira paralama e coloca o esportivo, ele não tá descaracterizando sacou ?

É a mesma coisa com o escape! (colega meu PM me explicou isso hoje depois eu falar do ocorrido pra ele)

Fusquero
06-06-06, 10:19
levou sorte...

pq se levar o código de trânsito ao pé da letra, vc tirou uma peça original e colocou uma diferente, que tem o mesmo objetivo, mas não é original...

Willian_M
06-06-06, 10:26
mais a fazer naum vem de fabrica com paralama esportivo

Joshua
06-06-06, 10:28
Se o cara corta a rabeta, leva multa tbm?

kao
06-06-06, 10:33
Aki pelo menos leva... :d

Luigi
06-06-06, 10:33
Fusquero,
Mas o proprio codigo diz que se pode substituir a peça original por uma generica
Willian_M,
Vem sim

Toin
06-06-06, 10:42
hehehe. se deu bem!!! :lol:

Aqui os caras já implicaram até com meus piscas... :-/

jecastro
06-06-06, 10:42
Realmente a Legislação não fala em para-lama, o cara pode citar esta lei como recurso de multa.

RESOLUÇÃO Nº 14/98

Estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências.

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o inciso I, do art.12 ,da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e conforme o Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito;

CONSIDERANDO o art. 105, do Código de Trânsito Brasileiro;

CONSIDERANDO a necessidade de proporcionar às autoridades fiscalizadoras, as condições precisas para o exercício do ato de fiscalização;

CONSIDERANDO que os veículos automotores, em circulação no território nacional, pertencem a diferentes épocas de produção, necessitando, portanto, de prazos para a completa adequação aos requisitos de segurança exigidos pela legislação; resolve:

Art. 1º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento

IV) para as motonetas, motocicletas e triciclos:

1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha
5) iluminação da placa traseira;
6) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro;
7) velocímetro;
8) buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10)dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

Guilherme Rabelo
06-06-06, 17:52
eu cortei o paralama da minha 150 e coloquei um de cbr 400 fica muito loco

danilo-japa
07-06-06, 11:33
na boa... o da cbr fica mto grande.. extremamente desproporcional..

na minha singela opiniao nao fica bao... mas nao vem ao caso.. ;p

quando custa um paralamas? pq as fabricas continuam fabricando com essa bendita peça? podia ser opcional jah que nao eh item obrigatório...

any ideas?

Coltz
07-06-06, 15:33
o da frente é IMPOSSIVEL andar sem...tente andar na chuva sem o dianteiro

e o traseiro acredito que na maioria dos países de origem ou nos países em que foram desenvovidas as motos existem leis que exigem o paralama traseiro

Guilherme Rabelo
07-06-06, 16:33
danilo-japa, da uma ideia de qual paralama posso por la

heltonbigua
07-06-06, 17:57
o meu e o da cbr so que cortei igual o da fazer fico muito loko

Dj Serginho Sag
08-06-06, 01:49
Quando comprei a CB ela veio com um paralama traseiro de CBR...eu ranquei fora pois estava muito feio...aqui os caras usam piscas embutidos na lanterna...tanto nas Twisters quanto nas CGs

Guilherme Rabelo
08-06-06, 15:52
heltonbigua, POSTA UMA FOTO PRA EU VER COMO FICOU E COMO VC CORTOU? DEPOIS QUE COLOQUEI NA MINHA TEM VARIAS AQUI RODANDO COM ESSE PARALAMA QUERIA DIFERENCIAR UM POUCO

EddyMaxx
08-06-06, 23:27
Como o Luigi falou ae, se tiver o paralama esportivo, NÃO DÁ MULTA!

Sem falar tambem que não é item de segurança.

Se, mesmo assim, alguem vier questionar sobre o paralama, na lei nao diz se é esportivo, se é redondo, quadrado, triânculo ou uma estrela! É paralama do mesmo jeito (mesmo que não pare merd@ nenhuma! rsrs)

Já perguntei pra um amigo que é PM. Se alguem te parar, é só conversar na boa, argumentar direitinho q nao pega nada.

---------------x-----------------

Agora mesmo, tava voltando da facul, passei numa lan house..e eu mto deslgadão, qdo tava parando a moto, só aí pecebi q tinha uma viatura parada mais a frente, :-/ e 2 PM's na calçada "conversando" com uma mulecada lá...rs...dae o cara ficou pagando pau pra minha moto....olhando pra traseira sem paralama... Mas nem pegou nada nao. cumprimentei os homi, e boa. B)

Abraiz

[]'s
Eddy

thiago proton.
09-06-06, 11:48
o paralama é sim item obrigatorio de uma moto,estou fazendo auto escola e la no livrinho he he he consta item obrigatorio e diz ser um protetor de roda traseira,mas para nao enbaçar vc pode pedir uma vistoria junto ao detran e se for aprovado blz.

EddyMaxx
09-06-06, 23:54
Pode ate ser obrigatório, pois ela vem de fábrica com paralama.

Mas no código, não é especificado como é o paralama, se é esportivo, se é redondo, etc, etc, etc.....

Portanto, é subjetivo! Vai da interpretação. Se eu disser que minha moto TEM PARALAMA eu to certo. E assim, nao posso levar multa.

É obvio que tudo isso vai depender do tom da conversa com o "seu guarda!" hehehehe...

Abraizz

[]'s
Eddy