PDA

Ver Versão Completa : Titan 150 / Freio a Tambor ou a Disco??



Motorhead
07-07-06, 15:25
Fala aee galera.. tdo in ordi? espero q sim! :OK: estou com uma duvida.. tenhu uma Titan 125 ES e vou trocala por uma Titan 150 no Caso Gostaria de Saber qual a diferença do freio entre a 150 ES e a ESD ou seja freio a disco ou a tambor..

Agradesso deis de Já
Vlww a todss!!
Abraços
fuii

jecastro
07-07-06, 16:22
É bém diferente, o freio a disco você consegue dosar a freanagem e ainda faz menos força, no tambor se tem menos controle e as vezes a roda trava de vez.

EvandroMM
07-07-06, 16:24
Ou seja, freio a disco = segurança, estabilidade, conforto, tudo de bom, tambor = lixo

Furious VIPER
07-07-06, 16:27
Cara.. vc pode ter certeza q cada centavo a mais pago pelo freio a disco, vale a pena! Qdo vc dá akela freada furiosa e não sabe como conseguiu evitar o acidente.. o mérito é do disco...!!! Não economize nisso...

Coltz
07-07-06, 16:28
freio a disco tem mais modulação, você tem um controle bem maior do começo da frenagem até o ponto que você trava a roda....no tambor esse espaço já é bem menor.....é quase a mesma comparação de v brake - disco numa bike

cacamba
07-07-06, 17:36
Nem precisa pensar, tendo a grana da diferença vai de disco.

Guilherme Rabelo
07-07-06, 17:39
A MINHA É FREIO TAMBOR ANDEI NUMA FREIO A DISCO E ME ARREPENDI DE COMPRAR A KS
FREIO A DISCO É MUITO MELHOR VC TEM MAIS CONTROLE NA FRENAGEM

BrunoDias
07-07-06, 17:47
Ou seja, freio a disco = segurança, estabilidade, conforto, tudo de bom, tambor = lixo

fora que deixa a moto muito mais bunita :D

Luigi
07-07-06, 17:49
Ainda mais se for um discão como o da Fazer xD

Bronislaw
07-07-06, 18:56
Bom o pessoal já falou tudo, mas só para contar mais uma opinião...

Freio a disco ;)

Rubinho
07-07-06, 19:45
Disco é fundamental, acho um absurdo essas motos ainda sairem com freio a tambor.

destbr
07-07-06, 21:50
eu aposto q o custo de um freio a disco nao deve ser muito diferente de um a tambor para a montadora, pois o sistema eh ridiculo de simples.

nunca tive moto e pensando justamente na segurança (ja q muitos colegas aki do forum me ajudaram) resolvi pegar uma com freio a disco, porem, nunca pilotei uma com tambor.

mas alem da opiniao dos nossos colegas q ja foram bem claras, meu amigo de trabalho q pegou uma com tambor, disse q eh mais seco o freio dele, depois de experimentar a minha.

sem contar q o freio a tambor, tende a esquentar muuuito mais q o disco, perdendo sua eficiecia. o disco nao esquenta nada nada... fica levemente morno e trabalha muito bem em condições de chuva.

conclusao, va de disco! :tchau:

f3rn4nd0
07-07-06, 21:57
Olá Pessoal...

Nossa, pelo visto o pessoal aqui nao gosta nem um pouco do "tambor" hein?! ... Minha moto sai amanha, e ela vai vir com tambor sim, o modelo YBR K esta cerca de 6.500,00 , jah o modelo E custa 7.200,00 e o modelo ED, esta perto dos 7.600,00, o que signfica que eu teria que pagar quase 1.100,00 a mais para conforto na hora de dar a partida, e freio melhor....

Alguem que tenha os preços das YBR 06/06 poderia confirmar pra mim ae?

De qualquer forma, como sou iniciante, não pretendo "enrolar o cabo" tão cedo...maximo 3ª marcha...bem na manha mesmo, andando acompanhado pra caso aconteça alguma coisa...

Bem, minha opnião =]
[ ]'s

Furious VIPER
07-07-06, 22:04
ô Fernando... tá caríssima essa YBR meu.. eu paguei a minha 05/05 R$6800.. a ED, completinha. Já axei caro! **** merda.. tá subindo demais os preços das motos...
E sobre andar devagar... vai axando q é fácil assim se aguentar, vai!!! hahahaha enrolar o cabo é "bão dimais sô" by Alexandre Catani!!!

f3rn4nd0
07-07-06, 22:12
ô Fernando... tá caríssima essa YBR meu.. eu paguei a minha 05/05 R$6800.. a ED, completinha. Já axei caro! **** merda.. tá subindo demais os preços das motos...
E sobre andar devagar... vai axando q é fácil assim se aguentar, vai!!! hahahaha enrolar o cabo é "bão dimais sô" by Alexandre Catani!!!



Heheheh...isso eh verdade, todo mundo fala que no 1º dia, jah vou querer pegar "Cem na Zelina" ... Av. Zelina eh a avenida principal que corta o Bairro aki na Zona Leste...ahuishaius...num eh bem assim, sou mto cabaço...o medo fala mais alto que a coragem....medo prevalece..."e se eu cair?" "e se eu bater?" "e se eu me matar?" ... por isso, na minha sã consciencia, irei ser um motociclista responsavel ^^ digo isso pq semana passada terminei meu CFC, e lá assisti um video de acidentes de carro/moto ...aquilo impressionou...

Mas, quanto ao preço da YBR, eu tambem achei absurdamente caro...mas amanha na concessionaria vou tirar todas essas duvidas a limpo...até agora, o contato que eu tive lá foi apenas via telefone/e-mail...

[ ]'s aew!

Bronislaw
07-07-06, 22:44
O problema Fernando, é que no começo a gente fica com medo mesmo, comigo foi a mesma coisa, mas depois de 3 meses, vc digamos se acostuma com a velocidade, dae 60 que no inicio era super rapido e vc ja ficava cabreiro, vai parecer 20, e 100 vai parecer 60, quando vc ve já ta a 120 na bichinha como se tivesse andando a 40, creio que esse seja o ponto mais perigoso... Quando se perde o medo...

f3rn4nd0
07-07-06, 22:52
Concordo com vc cara... Tomara que eu fique com medo por um bom tempo... =]
Se depender de mim, prometo nao passar dos 80 =P

[ ]'s

nerjan
09-07-06, 16:55
Dia desses precisei usar o freio violentamente em uma colisão prestes a acontecer....nao fosse o freio a disco, acho que nem tava aqui teclando... vai de disco que é uma boa

Igor_DH
09-07-06, 21:27
eu acho que freio a tambor na dianteira deveria ser proibido por lei....

FabricioFabuloso
09-07-06, 23:54
Se vc tem grana nem pense duas vezes... freio a disco eh mt melhor... naum tem comparação... mt mais seguro.. e com segurança naum se brinca, nem se economiza... se puder de preferencia a uma com freio a disco...

Abraços e boa sorte....

Toin
10-07-06, 10:55
Cara, gasta um pouquinho mais e pega a disco, muito melhor de frenagem e sem falar q tambor é ultrapassado demais..

elio_filho
10-07-06, 11:10
Amigão, tambor é do tempo dos índios! ;-)

Estamos em 2006, o ideal em TODAS as motos é freio a disco ventilado nas DUAS rodas, usando pistão duplo na dianteira e pistão simples na traseira (p/ não travar fácil).

Marvila
19-01-08, 13:33
Tópico antigo...
Achei desnecessário criar um tópico novo para este assunto já que as informações neste aqui podem ter prosseguimento e são muito úteis.

Em matéria de freio a tambor chamou atenção o comentário sobre a eficiência dele em dias de chuva ou mesmo quando molhado...alguém já teve alguma experiência ruim nesta condição (chuva ou molhado) ?

Fiquei refletindo e não consegui entender se o tambor é bem mais ineficaz porque não nos deparamos com um maior número de FAN acidentadas pelo motivo do freio a tambor ? mais exigida do que uma FAN no dia-a-dia é impossível, não ?

Não estou querendo defender o freio a tambor apenas formar opinião sobre sua eficiência ou não...tanto assim que minha CG150 Titan é ESD...

TorteX
19-01-08, 14:01
Veio...to na minha segunda moto com freio tambor...tenho moto há quase 3 anos....
Nunca tive problema algum com o tambor...LOGICO que o freio a disco é muito melhor...mais NUNCA tive problema algum!!

Christian
19-01-08, 14:09
Cara já tive uma moto com freio a tambor e agora a XTZ com freio a disco e posso dizer que nunca mais quero ver tambor na minha frente. :D

Até o freio da traseira da XTZ tá me dando nos nervos já, parece que está ali só de enfeite. :NOOK:

Pra mim a diferença de preços na hora de escolher a moto pelo tambor ou disco vai valer muito depois que estiver com a moto em casa e sei que não vou ficar arrependido por ter deixado de pegar uma moto com um sistema de freio melhor. :OK:

Volverine MF
19-01-08, 15:31
Acho o sistema de freio a tambor um tanto instavel. Se vc lava a moto ou toma chuva, enfim, molha a moto, parece que a qlqr apertadinha no freio ele ja trava. Sem falar que vc tem sempre que ficar regulando. E a manutenção é um pouco mais trabalhosa.

Já o freio a disco não tem esses problemas, pq ele expulsa a agua e a sujeira mais rapido e não necessita de regulagem. E a manutenção é mais facil e mais rápida.

Uma informação curiosa: O sistema de freio a disco foi inventado na aeronautica, pq precisavam de um sistema de freios mais eficiente para parar os grandes aviões.

Outra informação, mas essa é duvidosa: Já ouvi falar de casos, principalmente com Twisters, de que o freio dianteiro, que é a disco, simplesmeste travar do nada, na estrada. Alguém já ouviu algo do tipo?

TorteX
19-01-08, 16:54
Ja sim....
Um amigo do pai do meu amigo, tinha uma falcon....travo do nada na estrada.... :0_0:
Ele mando um rl gigante e foi ralando a 120km/h....perdeu o dedinho da mão que arrasto no chão...

Volverine MF
19-01-08, 16:59
Ja sim....
Um amigo do pai do meu amigo, tinha uma falcon....travo do nada na estrada.... :0_0:
Ele mando um rl gigante e foi ralando a 120km/h....perdeu o dedinho da mão que arrasto no chão...
:0_0: Era o que eu temia @_@ O_O

oldskullo
19-01-08, 23:55
E a manutenção é um pouco mais trabalhosa.



Trabalhoso? Pelo contrário, freio a tambor é só tirar a roda, a lona e pronto. Freio a disco tem o lance do fluido de freio, de não deixar ar dentro e tal...
Se o freio a tambor fosse mais trabalhoso todas as motos viriam com freio a disco de série :lol:

Volverine MF
20-01-08, 00:59
Trabalhoso? Pelo contrário, freio a tambor é só tirar a roda, a lona e pronto. Freio a disco tem o lance do fluido de freio, de não deixar ar dentro e tal...
Se o freio a tambor fosse mais trabalhoso todas as motos viriam com freio a disco de série :lol:
Como vc msm disse pra trocar o material de atrito, ou seja, as lonas, no freio a tambor vc tem que desmontar as rodas. No freio a disco vc tira a pinça do lugar, tira as pastilhas velhas fora, coloca as novas no lugar e recoloca a pinça. Qto ao fluido de freio, vc só mexe com ele quando tem que dar manutenção na pinça ou no cilindro mestre ou na tubulação, ou qdo vai trocar o fluido. Só que isso é bem mais dificil de ter que ser feito do que trocar a material de atrito. Era disso que eu estava falando.

E as motos não vem de fabrica com freio a disco porque ele é mais caro. Montadora não pensa no mecânico na hora de lançar um veiculo. Pensa em quem vai utiliza-lo.

cabra de brasilia
20-01-08, 14:27
Uma vez arrochei 80km/h de 2º em uma CG com tambor.....e o quebra molas logo na frente........putz pensei que ia literalmente voar...arrochei tudo.....putz fiquei com o c* na mão.....enfim.....freio a disco não tem nem como comparar......

oldskullo
21-01-08, 00:13
E as motos não vem de fabrica com freio a disco porque ele é mais caro. Montadora não pensa no mecânico na hora de lançar um veiculo. Pensa em quem vai utiliza-lo.



Se pensasse todas as motos viriam com freio a disco :P :P :P

Vc acha que as montadoras realmente pensam na gente? Elas pensam no dinheiro de quem vai utiliza-la.

DADSC
21-01-08, 03:40
Vc acha que as montadoras realmente pensam na gente? Elas pensam no dinheiro de quem vai utiliza-la.



Nessa eu concordo com você, as montadoras só pensam em como faturar mais $$$$$$$$

agm2112
21-01-08, 08:58
Essa história rende ....

Já dirigi algumas motos com freio a disco tão ruim que não chegava perto do tambor da XLX ... uma porcaria de freio borrachudo. Outro dia um cavalo atravessou a estrada a poucos metros de mim ... com os dois freios a tambor, parei a moto em poucos metros. Aqueles caminhões de 45 toneladas que descem a serra de 40km, tem freios a tambor em todas as 18 rodas, salvo raros modelos. A maioria dos trens de carga, freia com auxilio de freios a tambor, e até onde eu sei, alguns aviões também. Não tenho certeza, mas acho que vi no motonline, um teste de várias 125cc, e uma delas (não lembro qual), com freio a tambor, parava numa distância menor que outra com freio a disco.

O que realmente importa num freio é a manutenção. Um freio em mal estado, pode ter disco duplo de fibra de carbono, que vai parar depois do fusquinha de 1968.

Se eu fosse comprar uma moto nova, tenho absoluta certeza de que ela teria freios a disco na dianteira e traseira, o que não significa simplesmente que "freio a tambor é um lixo". É apenas um sistema obsoleto e barato, que cumpre sua função, afinal, a imensa maioria dos carros e motos ainda o utilizam nas rodas traseiras, onde ele atende perfeitamente a sua função.

Praticamente todas as motos (e alguns carros "velhos")que dirigi até hoje (exceto uma CB500 - essa era "idosa" mas tinha freios "âncora") tinham freios tenebrosos, sejam a disco ou tambor, por pura falta de manutenção. As grandes vantagem do disco são a excelente dissipação de calor e menor força aplicada na frenagem. Toda hora eu desco a serra de Cunha, onde já vi muitos carros soltando fumaça das rodas no final da descida, mas mesmo com garupa e muita bagagem, desco sem problemas ... o que realmente me incomoda no freio a tambor é a dor na mão direita depois que chego no "térreo".

Ivan RJ
21-01-08, 10:02
Quando os freios estão bem regulados, tambor ou disco, eles não travam as rodas em pista seca. A evolução natural da tecnologia tende para os discos nas duas rodas, isso é natural até mesmo como sistema de padronização. Para as montadoras o custo é ridículo. Penso que em pleno século 21 é inadmissível uma moto sair de fabrica sem freios a disco, e vou mais além, nas duas rodas. Vou prosseguir, gostaria muito de vê-las com ABS de verdade, pois hoje o sistema mecânico moderno não permite o travamento das rodas, mas somente se os freios estiverem muito bem regulados. Eu mantenho os da minha moto dessa forma, em pista seca não trava. Um grande abraço a todos os irmãos.