PDA

Ver Versão Completa : informacao segura sobre ciclomotor



marciops
08-07-06, 18:49
sou menor i tenhu interesse em comprar uma scooter(ciclomotor) gostaria di saber uq diz a lei brasileira sobre esse asssunto...obrigadooo

Furious VIPER
08-07-06, 19:09
Carinha.. pelo q eu sei... independente do veículo... se é motorizado, vc tem q ter habilitação pra conduzir sim!!

Celso Pin
08-07-06, 19:15
Comprar vc pode;
registrar em seu nome, também.

o que vc não pode é dirigir em vias públicas, pois para isso, é necessária a carteira A (e consequentemente vc tem que ter 18 anos).

o código brasileiro de trânsito é claríssimo sobre isso. se tem motoe e duas ou três rodas, precisa da carteira A (ou a famosa ACC - autorização para condução de ciclomotor) mas de qualquer modo, precisa ter 18 anos.

AMBN
09-07-06, 22:20
Taí uma novidade pra mim. Ganhei minha Mobylette Caloi (ou ciclomotor, como preferirem) quando eu tinha 13 anos, rodei à beça com ela (dos 13 aos 16 anos), sem placa, sem pagar IPVA e sem carteira e a polícia nunca me torrou o saco. Tmb eu só rodava numa cidade aqui do interior do RJ chamada Araruama, pequena à época.

Pois é, até IPVA proprietário de ciclomotor tem que pagar! Isso é levar a norma de incidência do imposto ao extremo pra mim. Quem tem mobilette não deveria pagar IPVA, fala sério. Mas a cilindrada é muito baixa, é quase uma bicicleta com motor. Só falta o Estado querer cobrar IPVA de quem tem walk-machine tmb! hahaha walk machine é um brinquedo, enquadrá-lo com um veiculo automotor é um absurdo teratológico!

Celso Pin
09-07-06, 22:48
eu acho que ciclomotores (até 50 cc que não passem de 50 km/h) deveriam ser dirigidos por maiores de 16 anos sem necessidade de carteira nenhuma... conforme diz na convenção de viena (que tratou sobre trânsito e que o brasil é signatário...).

Mas infelizmente, o mesmo burro que vetou a proibição de trafegar em corredores e que não incluiu a lei do farol (obrigando os carros a trafegarem 24 horas com os faróis acesos), também eliminou essa possibilidade...