PDA

Ver Versão Completa : Pilotagem na chuva ou mau tempo



windowsnt
13-07-06, 23:18
Saudações! Podemos discutir sobre pilotagem na chuva e com mau tempo? Minha primeira experiência com chuva foi quando comprei minha moto. Viajando na BR101 começou a chover, sorte que foi uma chuva fraca, mas começou a dificultar minha visão aqueles pingos. Ainda por cima eu uso óculos, nao podia deixar a viseira aberta senão ia continuar igual. Eu acabei limpando com a mao mesmo e segui viagem daquele jeito. Pergunto pros mais experientes, como conduzir uma moto de pequeno porte na BR e se tem diferença de conduzir em mau tempo na cidade? Se quiserem comentar sobre moto maior aproveitem. Alguém tem uma experiência com mau tempo? Abraços!
:P :P :P :P

Rubinho
14-07-06, 10:30
Brother acho que não tem muito o que fazer, o lance é reduzir a velocidade e ir no sapatinho mesmo, principalmente se a situação do pneu não for muito boa...Outra dica que eu posso te dar é seguir sempre pela direita da pista e com o pisca ligado para que os carros e caminhões que venham de trás vejam melhor você.
Chuva é um saco!!!!!!!

elio_filho
14-07-06, 11:16
Na verdade, David e Rubinho, seguir viagem com chuva forte e vento somente quando não tiver jeito, pq a melhor coisa a se fazer é parar em algum lugar coberto e esperar...

Agora quanto à garoa fina ou mesmo neblina, que ficam aborrecendo por molhar a viseira por fora e embaçar por dentro, posso dar uma dica: eu uso cera de carro na viseira, tanto por dentro como por fora, daí quando molha escorre rapidinho sem incomodar muito e reduz bastante o embaçar.

Fica a dica...

windowsnt
14-07-06, 13:23
Muito interessante... Gostei da dica. Aqueles capacetes abertos sao melhores na chuva? Obrigado :OK:

carnachion
14-07-06, 14:37
Bah tem uns produtos que tu passa que ajuda, eu passei cera mesmo na viseira ajuda um pouco, o brabo mesmo é neblina, não tem muito o que fazer as vezes tem que andar com a viseira aberta mesmo

destbr
14-07-06, 23:03
em relacação a viseira, se eu passar a cera, ja ajuda a nao embaçar mesmo qdo nao ta chovendo?

pe me incomoda muito de manhã ou no frio, onde quero ficar com a viseira fechada e ela fica embaçando... um saco isso!

CG150_Ctba
15-07-06, 20:55
Putz...essas coisas que na moto pesa né..rs, minha mãe dizia pra mim "vc vai comprar a moto mas sabe que vai chover, que vai esfriar e coisa e tal"...aí pensava pronto qdo acontecer isso vou de onibus...rsrs.....mas como vivo numa cidade com o melhor clima do país (4 estações num dia só) to anotando essas dicas sim...mas meu maior medo é freio qdo se tá chovendo..

Furious VIPER
15-07-06, 21:20
Eu tomo uns cuidados básicos.... nda de pânico não:
-aumentar a distância entre eu e os carros
-antecipar a frenagem
sempre q possível passar o mãozão na viseira pra limpar, pq o spray q o carro da frente joga sempre suja... se for só água da chuva tá ótimo, mas akele spray q é uma merda.
-deitar menos nas curvas
-procuro andar a menos de 180km/h!!!hehehehe

Joshua
15-07-06, 23:49
Hoje pela manhã voltava trankilo da empresa, sozinho na biz tomando a maior chuva, quando entro de sopetão num buraco na estrada - um buraco "natural", o calçamento porco está completo, mas com um leve desnivel não sinalizado - e a moto inveredou pra contra mão, isso numa big curva de calçamento. Fiquei de frente com um carro que vinha morro abaixo, uns 10 mts, tentei trazer de volta pra pista e.... chão pra ele!
Pelo barulho e pela visão que tive deitado na rua do carro praticamente em cima da roda da frente pensei ter detonado a frente da moto e do carro, vidro quebrado ... :stop:
Mas graças a Deus, o saldo foi apenas uma calça (+) rasgada, um espelho estrachinado, o pedal de apoio do pé esquerdo entortado para trás e o manete do freio riscou toda a ponta. Nem vi o carro quando levantei, o cara não parou nem pra ver se eu tinha me matado :lol: Tô cas perna dura, cotovelo e joelho inchado, mas FOI SÓ ISSO EHEHEH graças a Deus pq eu "me vi" embaixo do carro. Nunca mais ando nessa rua nem com sol, nem na chuva.
E pensar que ontem estive definindo a troca da motoca por uma YES, que pretendo pegar sexta que vem!!

Marvila
28-08-07, 22:27
Tá, o tópico é antigo...mas o tema não, ok ? Sem chorumelo, please...
O tempo, aqui em Salvador, tem estado muito instável...saio de casa no maior sol e meio-dia tenho de pedir carona para ir almoçar...mó toró...

Lendo o relato do Joshua, digo que consegui a façanha de estacionar a moto (já tinha arriado o descanso lateral) e quando estava com o pé direito dando "o voador" por cima do banco não é que meu pé esquerdo (de apoio), sem quê nem porquê, escorregou na direção da roda traseira (minha bota tem solado de borracha de pneu de carro)...

Que dúvida cruel ! Não sabia se segurava no guidão (com a mão esquerda) ou se a usava para amortecer a queda...quando vi que a moto não iria suportar meu desequilibrio (e cairia em cima de mim) soltei a manopla e aí, mais próximo do chão, cai de lado e de mal jeito, sem poder apoiar a mão...por pouco não quebrei o braço e arrebentei o joelho (que suportou meu peso).

Moral da história: na chuva e mal tempo a motocicleta derruba a gente até parado...quanto mais rodando...e uma quedinha, aparentemente besta, pode trazer consequências desastrosas...

Hunter 123
28-08-07, 23:27
Tá, o tópico é antigo...mas o tema não, ok ? Sem chorumelo, please...

Taí uma coisa que concordo. Po, se o tópico for bom, deixa quieto, não tem que ficar reclamando à toa....É melhor puxar um tópico mais velho sobre o mesmo tema que criar um que vá render poucas respostas e tal...

Diego.fcs
29-08-07, 13:16
Taí uma coisa que concordo. Po, se o tópico for bom, deixa quieto, não tem que ficar reclamando à toa....É melhor puxar um tópico mais velho sobre o mesmo tema que criar um que vá render poucas respostas e tal...

Exato...

Nesses casos de escorregar mesmo parado tem que ficar de olho nas faixas de sinalização pintadas na pavimentação do piso. Elas na chuva viram um sabão, já quase caí a pé numa faixa de pedestres de tão escorregadia que fica, então quando parar a moto para estacionar ou no semáforo por exemplo, cuidado ao apoiar o pé e escorregá-lo fazendo a moto cair encima de vc...

Abraço!

oldskullo
29-08-07, 14:03
quanto ao negócio de levantar tópicos velhos, tem que tomar cuidado porque as vezes pode ter um mais completo sobre o assunto.
Ta aqui um exemplo
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=575.0 (http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=575.0)

abraço e vai na manha quando estiver chovendo! :OK: