PDA

Ver Versão Completa : Coroas e pinhões p/ Suzuki YES E Intruder !



Jduarte
17-07-06, 15:41
Ei, olá pessoal!... uma ótima pedida:
a VAZ fabrica (é!!! fabrica sim!!!!!!!!) coroas e pinhões diferentes dos originais para as nossas Yes e Intruder.
Com a melhoria que estamos conseguindo com o macete do tubo condutor de ar, vai ficar legal uma relaçãozinha final um pouco mais longa!!!!!!
Onde estão essas peças????... aqui, ó:

http://www.comprevaz.com.br/busca_simples.asp

Segundo a Caroline, da seção de motopeças, eles fabricam pinhões com 13 a 16 dentes, e coroas com 29 a 31, 34, 38, 41 a 43, e 45 dentes!!!!!!!!!!!!!!!!

Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

Para consultar, ou pedir (entregam por sedex), no lado direito da página tem o campo "BUSCA POR CÓDIGO VAZ"

Os códigos são compostos da seguinte maneira:

- pinhão= SB02.2xx (xx é o número de dentes do pinhão) por exemplo, o original é sb02.214

- coroa= SA02.1XXT (idem para o "xx"... e T significa temperada)

tanto faz maiúsculas ou minúsculas no código.

TÔ pirando para encomendar logo uma para mim :))

Abraços.

hedertone
17-07-06, 16:13
muito show!
assim que vc comprar posta os resultado dos testes pragente!!!
nossas potrancas taum melhorando!!!

RafaelCosta
18-07-06, 15:36
Desculpem a ignorancia.... mas qual tipo de melhora com essas modificações?

sot010174
18-07-06, 17:45
Desculpem a ignorancia.... mas qual tipo de melhora com essas modificações?


Na mesma :/

elio_filho
18-07-06, 18:34
Se vc diminui a coroa = acelera mais.

Se vc aumenta a coroa = dá mais final.

Basicamente é isso, com uma preparação leve no motor...

Jduarte
28-07-06, 18:17
Relação nova na minha Yes, turma...

pinhão 14 e coroa 42... muito legal!...

Ficou assim: motor a 8000 rpm, em 5a marcha, lí a velocidade no meu velocímetro como sendo 89 km/h...

cravando o velocimetro nos 90 km/h, o conta-giros ficou em 8100 +-... ficava em 8500 +-

motor a 9000 rpm, velocidade no velocímetro 100, 101 km/h +-

O comportamento geral mudou muito pouca coisa... um retardo de meio segundo +- na reação do motor quando se procura dar um pouco mais de acelerador em subida suave. Para manter a mesma velocidade de antes numa mesma subida, precisei apenas pouca coisa a mais de acelerador. Em baixa velocidade ela ficou mais solta. E o que achei muito gostoso é que eu perdí aquela sensação de cambio curto nas saídas de 1a para 2a marcha...

Troquei agora há pouco, e andei uns 20 kms só... mas acho que amanhã já estarei considerando que essa sempre foi a relação dela, de tão bem ajeitada que ficou.

Ainda não saí com a esposa... vou fazer isso agora, para uma cervejinha.... servidos? hehehehehehe...

João Duarte

hedertone
28-07-06, 21:41
Relação nova na minha Yes, turma...

pinhão 14 e coroa 42... muito legal!...

Ficou assim: motor a 8000 rpm, em 5a marcha, lí a velocidade no meu velocímetro como sendo 89 km/h...

cravando o velocimetro nos 90 km/h, o conta-giros ficou em 8100 +-... ficava em 8500 +-

motor a 9000 rpm, velocidade no velocímetro 100, 101 km/h +-

O comportamento geral mudou muito pouca coisa... um retardo de meio segundo +- na reação do motor quando se procura dar um pouco mais de acelerador em subida suave. Para manter a mesma velocidade de antes numa mesma subida, precisei apenas pouca coisa a mais de acelerador. Em baixa velocidade ela ficou mais solta. E o que achei muito gostoso é que eu perdí aquela sensação de cambio curto nas saídas de 1a para 2a marcha...

Troquei agora há pouco, e andei uns 20 kms só... mas acho que amanhã já estarei considerando que essa sempre foi a relação dela, de tão bem ajeitada que ficou.

Ainda não saí com a esposa... vou fazer isso agora, para uma cervejinha.... servidos? hehehehehehe...

João Duarte




Grande joão!!!
e aê bele?
Depois faz um teste pra ver como eh que ficou a velocidade final ok?
estamos no aguardo!

LuiZão
28-07-06, 22:24
Desculpem a ignorancia.... mas qual tipo de melhora com essas modificações?

Basicamente a moto fica mais manca, e deveras longa.
A quem goste, no geral confio no trabalho de engenharia das fabricas que acertam a moto para uso geral, agora quem pega bastante reta e rodovias pode valer a pena so que sem modificar nada no motor a moto até perde velocidade. Contudo usando a calculadora da para ganhar uns 5km/h de final.

Jduarte
28-07-06, 23:28
opa, LuiZão... tranquí?...
é que o caso da Suzuki Yes é diferente por causa do problema do tubo condutor de ar, que roubava uma boa potência do motor. A Intruder 125 já tinha uma coroa 42, já havia sido projetado isso para ela... tudo bem que o pneu trazeiro dela é diferente (não sei o perímetro dele)...
Eu já estou considerando que esta relação (42/14) é a certa para a Yes. Perder alguma coisinha em subida, isso ela até já fazia... mas no restante, compensa... e a relação não ficou tão longa assim... nos meus 90 km/h em que costumo andar, o motor perdeu apenas 300 a 400 giros por minuto. Tá mais tranquilo...

hedertone
29-07-06, 15:09
AÊ JOÃO!!!
DA UMA PUXADA DOIDA NO ACELERADOR!!! HHEHEHE
E CONFERI PRAGENTE A VELOCIDADE FINAL DA POTRRANQUINHA!!!

LuiZão
29-07-06, 16:19
Acredito que as fabricas deveriam fazer todas as motos com 6 marchas, na cg 150 por exemplo a 90km/h ja ta pedindo uma 6 marcha, como nos carros tem a 5 marchas mais a 4 marcha é a que da mais velocidade final.. ( alguns carros, no astra do meu pai é assim esqueci o nome que se da pra isso )

Luigi
29-07-06, 16:24
A fazer também deveria ter uma 6 só pra deixar a rotação baixa!

Jduarte
30-07-06, 11:08
pô, Tone!... eu num sô piloto de teste nãaaao.... heheheheh...

Olha, eu só vou descobrir a velocidade máxima da minha moto no dia em que eu precisar disso... não gosto de forçar não... a intenção básica de trocar a coroa foi dar um conforto à mais na minha velocidade cruzeiro, que é 90 a 95 km/h...

Abraço, primeirão!...

hedertone
30-07-06, 18:28
pô, Tone!... eu num sô piloto de teste nãaaao.... heheheheh...

Olha, eu só vou descobrir a velocidade máxima da minha moto no dia em que eu precisar disso... não gosto de forçar não... a intenção básica de trocar a coroa foi dar um conforto à mais na minha velocidade cruzeiro, que é 90 a 95 km/h...

Abraço, primeirão!...


Pow... foi maus...:?

Piccoli
31-07-06, 12:17
O Luizão mandou bem, a engenharia das fábricas projeta uma relação secundária para uso geral, ou seja, sua moto não terá aquela velocidade final que você gostaria, mas vai subir uma lomba (ladeira), sem resfolegar tanto :)
Eles consideram não só peso da moto, potência, torque, etc. Uma ocasião numa carta perguntei sobre relação alongada para a Honda, eles responderam que a engenharia de fábrica considera até fatores como funcionamento da bomba de óleo, refrigeração do motor pela massa de ar, etc. E por sinal não recomendavam alterar a relação original. Normal, claro, eles querem se eximir de qualquer problema decorrente de testes que os consumidores façam por conta própria.
Ou seja, tem muita cabeça fazendo fumacinha nas montadoras até chegarem à conclusão da melhor relação de marchas e melhor relação secundária para nossas motocas.

Mas é possível fazer adaptações sim, ninguém precisa ficar preso à engenharia de fábrica, senão não existiria preparação de motores nesse mundo.

O que precisa é usar o bom senso, ou seja, alongar ou encurtar a relação o mínimo possível para se obter um resultado satisfatório, sem forçar o motor. Porque não haverá o milagre do ganho de potência, se o motor da YES tem 13 CV na bancada, assim será sempre, seja qual for a relação secundária. O que ele pode é alterar o torque que nada mais é que uma força medida na roda, relação curta, mais torque e moto mais esperta, relação longa, menos torque e moto mais xoxa.

No caso da relação 14 X 42, segundo nosso amigo JDuarte, acabou aquela sensação de primeira e segunda marcha curtas, o que já acho de bom tamanho. Coisa chata é a gente arrancar, e a moto já berrar pedindo segunda marcha. E um dente a menos na coroa não vai forçar tanto o motor. Apenas perdeu um pouco de torque.

Porém alongar a relação não significa melhoria para todo mundo. Pode até dar certo para quem pega muita estrada sozinho, ou para quem mora no Plano Piloto em Brasília, por exemplo. Lá praticamente não existem aclives, e o piloto pode ter sorte de pegar um trânsito livre, aí é engatar a quinta marcha e ser feliz fazendo longos trechos no plano.
Já quem mora em Ouro Preto em Minas Gerais, outro exemplo, talvez seja melhor até colocar uma coroa de 47 dentes que a VAZ fabrica para as motos Hyosung 125 (são iguais às da Suzuki 125 nas dimensões e encaixes). A moto terá bem mais torque para enfrentar todas as ladeiras que existem naquela cidade.

Como o Brasil é um país de dimensões continentais, e um relevo bem variado, pode ser que aquela moto alongada não sirva para mim que moro numa capital de trânsito travado, com muitos aclives, sinais que exigem muitas vezes arrancadas fortes, e seguidamente levo mulher ou filhas na carona.
Mas certamente a relação alongada poderá ser boa para o cara que pega muita estrada plana, regiões de pouco vento, anda muito em longas avendias de trânsito que flui bem, e anda quase sempre sozinho.

O melhor é investir uma graninha e fazer um teste, com um pinhão ou uma coroa diferente do original. Quem sabe a pequena notável não ficará melhor ainda? ;)

Abraço. Até.