PDA

Ver Versão Completa : barbeirorp aprontando outras.... m24 supercharger na cb 400 haha



barbeirorp
20-07-06, 00:02
:drool:

tah baum, eu sou doido mesmo eu sei...



seguinte....


tem um m24 na bandeja para mim, estou pensando em adapta-lo na cb 400 galera
jah que ela tah naquela fase de reforma, montagem, cromação de tudo... soh faltou eu cromar a roupa dela eheheheh ... e eu tive umas idieas



seguinte... no exterior existe sim, motos sobrealimentadas utilizando compressores centrifugos..

em geral são motos de grande porte como as v-max e hds e motos custom de 1000cc pra cima

bom galera.. tem muitas empresas que fabricam esses equipamentos e graças as pesquizadas na internet.. googladas... e orkutadas jah me municiei de informações para começar um projeto paralelo ao da reforma.... a sobrealimentação da cb 400

http://img135.imageshack.us/img135/4029/dsmithmp3.th.jpg (http://img135.imageshack.us/my.php?image=dsmithmp3.jpg)


turbo em moto eh algo inviavel... pois não temos turbinas pequenas no mercado... e mesmo que tivesse.. o lag em cima de 4 rodas eh uma coisa.. mas em cima de 2 rodas hehehehehe o assunto muda completamente. ultra mega perigoso!


mas vamos lah


o compressor eleito por mim eh o m24 da heaton que equipa os fiestas supercharges... ele dah 1 bar em carro 1.0
na moto .. deve dar até mais pressão.. mas não eh o objetivo

assim como o turbo... o blower aumenta os regimes de torque e potencia nos mesmos regimes de rotação do motor original... ou seja.. um motor de cb que tem 39 cavalos e 3,5 kgf de torque em 7500 e 4500rpm respectivamente.. com 0,6 bar de um blower daria 54,5 e 4,9 nas mesmas rotações... isso jah descontando o que ele rouba. como sabemos que o motor da cb eh bem robusto e duravel.. creio eu que deh pra meter 1 bar tranquilo atingindo uns 67 hps que na minha opinião numa moto eh potencia pra caramba....

mas o bacana da historia num eh ter algo potente.. eh ter algo exclusivo.. pq senao eu comprava uma hornet neh... ou uma galo.. qe tem 80 cavalos e pouco..




primeiramente... eu iria confecionar um dispositivo multiplicador de rpm ... para ser colocado diretamente no eixo junto ao estator do motor.. como a cb tem estator seco.. ou seja ao contrario da cb, e outras motos ele num fica "dentro " do motor.. eh soh tirar a tampa lateral e ter acesso a ele.

como tem uma porção de tampa no mercado.. eu iria comprar uma e fazer um orificio para passar uma correio que seria conectada ao mecanismo multiplicador e depois passaria para a correio do blower..

acho que o bura da cb naum dah pra ser pressurizado.. eu iria tirar a caixa de filtro de ar ( e assim abrir um belo espaço e iria montar uma tubagem e colcoar algum carburador de carro 1.0 no mercado... com os gicles ajustados como se ele fosse 800cc.. 1 carburador somente... e depois do compressor... naum quero o carburador antes apesar de ser perfeitamente possivel ( e assim aproveitaria os 2 carburadores originais ( jah pensou montados de lado com 2 cornetas ? )


bom eu aceito sugestões e naum me venham falar que sou louco e que num eh viavel.... eu jah torrei 2500 reais na reforma de uma moto velha.. sem valor... e sem comercio.... então eu quero exclusividade...


a cb é pra mecher... a virago eh pra andar heheheheheehhehehe

barbeirorp
20-07-06, 00:03
:drool:

LuiZão
20-07-06, 00:06
Nem li tudo por que vou dormir, mais acredito que se o motor estiver 100% zeradinho aguenta e se for planejado vai ficar com bastante saude.

barbeirorp
20-07-06, 00:22
Nem li tudo por que vou dormir, mais acredito que se o motor estiver 100% zeradinho aguenta e se for planejado vai ficar com bastante saude.



com certeza cara, vai ser bem planejado



um dos itens que naum sitei no topico eh que a moto deverah possuir alguns itens....

bomba eletrica ........... para suprir as a vazão do novo motor.. como aspira mais combustivel/ ou empurra dependendo da montagem eh necessário pois as cubas ficariam vazias e iria dar falta

manometro de pressão da linha de pressurização

hallmeter ( esse eu iria montar junto com o painel de velocimentro dentro do copo )



o blower.. ajusta a pressão pelas polias.. entaum eh tipo assim...

com 1000 giros... 0,3 bar, com 2mil giros 0,6... com 3 mil 0,9 até atingir a sua maxima vazão...... ele num entra de uma vez como o turbo. por isso tem que ajustar na polia

vou ter que fazer inumeros calculas para naum ter que ficar fazendo mil e humas polias de acionamento

estou aberto a sugestoes..

ah vou por scap 2x1

cacamba
20-07-06, 08:20
Jeito tem, acho que o mais difícil vai ser a regulagem. Lembro que li uma vez algo parecido em uma revista e os cara apanharam para a moto dar marcha lenta e com a potência adquirida ela ficou com muito torque e rapidinho a embreagem esquentava e patinava, ficou mais uma moto para apresentação.

rilliver
20-07-06, 08:43
Creio que tera que usar carburadores de borboletas, pois o carburador de pistonete a vácuo ou puxado por cabo tende a travar sob pressão, alem de dar passagem falsa de ar, pois são carburadores para motos aspiradas, estou turbinando um moto e vou usar o carburador da harley. Qualquer outra informação pergunte.

barbeirorp
20-07-06, 10:05
Creio que tera que usar carburadores de borboletas, pois o carburador de pistonete a vácuo ou puxado por cabo tende a travar sob pressão, alem de dar passagem falsa de ar, pois são carburadores para motos aspiradas, estou turbinando um moto e vou usar o carburador da harley. Qualquer outra informação pergunte.



o carburador de borboleta sem ser a pistonete eh necessario se for instalado apos o superchager....... se for antes naum precisa

FaBrIcIo A.
20-07-06, 11:01
..deve ficar bem interessante ! eu mesmo jah viajei nesse tipo de assunto, porem falta $$...

...acho q vale a pena taxar o cabeçote e passar pra alcool, utilizando um caburador de fusca 1.600 ou um TLDZ, utilizado em carros 1.0 a 1.6..., fica legal, pois vc direciona uma tubagem soh no caburador, e do carburador distribui pros 2 cilindros...

..jah consultou o Rodofim ai de Ribeirão, que meche com turbo...,eu, pessoalmente, acho o turbo bem mais gostoso, pois qdo começa encher é uma baita sensação, alem do famoso
" espirro " e do barulho gostoso da turbina enchendo...aff...

..existe turbos bem pequenos, acho q tem um bem pequeninho, ICHI, utilizado em carros originais, tipo eclipse..... é bem menor q a T2, utilizada nos gol´s turbo, parati...

..de qualquer forma, ficará muito forte e legal...

Rubinho
20-07-06, 11:06
Só sei que quero um test-drive na criança depois que ficar pronta!!!!

barbeirorp
20-07-06, 11:30
..deve ficar bem interessante ! eu mesmo jah viajei nesse tipo de assunto, porem falta $$...

...acho q vale a pena taxar o cabeçote e passar pra alcool, utilizando um caburador de fusca 1.600 ou um TLDZ, utilizado em carros 1.0 a 1.6..., fica legal, pois vc direciona uma tubagem soh no caburador, e do carburador distribui pros 2 cilindros...

..jah consultou o Rodofim ai de Ribeirão, que meche com turbo...,eu, pessoalmente, acho o turbo bem mais gostoso, pois qdo começa encher é uma baita sensação, alem do famoso
" espirro " e do barulho gostoso da turbina enchendo...aff...

..existe turbos bem pequenos, acho q tem um bem pequeninho, ICHI, utilizado em carros originais, tipo eclipse..... é bem menor q a T2, utilizada nos gol´s turbo, parati...

..de qualquer forma, ficará muito forte e legal...




turbo naum meu caro.. tem que ser compressor centrifugo supercharger heeheheheheh


pq custam barato, se acha em desmanche na ordem de 300 reais

bura de fusca? poucos recursos.. num vira. o lance eh peger um bura de 1000 nacional ae..

FaBrIcIo A.
20-07-06, 11:41
..de fiesta em desmanche..? acho meio complicado... e acho q a eaton não tem nada paralelo...

..tb acho do fusca meio improprio, um bom seria um TLDZ, utilizado no uno, ou nos gols motor cht 1.6... e um soh fica mais facil pra equalizar...

...vc ja viu videos e materias sobre motos " turbo " ? o q q é aquilo... R1, suzuki... vixi... é de dar medo...

bem, boa sorte nessa empreitada...

barbeirorp
20-07-06, 12:52
deem uma olhada

FaBrIcIo A.
20-07-06, 14:07
..trampo muito bem feito !

..da até gostio de ve !!!

barbeirorp
20-07-06, 14:17
..trampo muito bem feito !

..da até gostio de ve !!!



eu quero chegar proximo a isso

Mr5ouL
20-07-06, 15:29
Doido heim mano!
Depois tu já compra o cachão e a vaga blz?
Pq primeira viagemzinha, ou até antes disso tu já leva ele num reboque!
:-)

barbeirorp
20-07-06, 15:34
Doido heim mano!
Depois tu já compra o cachão e a vaga blz?
Pq primeira viagemzinha, ou até antes disso tu já leva ele num reboque!
:-)



oloco cara.. entaum quem tiver ninja, r1 tem que andar de caixão entaum

rilliver
20-07-06, 16:07
Caro barbeiro o carbura que aparece nas fotos do topico é o da harley, ó que mais vai dar certo na adaptação, pois o carbura de fusca e outros são em pé, vai necessitar de um carburador deitado, estilo 40 da webber

FaBrIcIo A.
20-07-06, 16:13
..comentario infeliz !!

tem gente q anda de bike e se mata sozinho.... e uns que andam de R1 a 300 KM/H e blz...

..cada uma...

barbeirorp
20-07-06, 16:14
Caro barbeiro o carbura que aparece nas fotos do topico é o da harley, ó que mais vai dar certo na adaptação, pois o carbura de fusca e outros são em pé, vai necessitar de um carburador deitado, estilo 40 da webber


oi colega ....

sim, os carburadores horizontais são harlley.. mas são muito onerosos.... eu irei engenhar algo barato... os meus lances são bacanas e economicos.

FaBrIcIo A.
20-07-06, 16:20
..a propria Weber deitada é meio carinha...

barbeirorp
20-07-06, 17:19
..a propria Weber deitada é meio carinha...



sim, talvez a solução seja mesmo pegar e colocar 1 carburador apenas.. antes do supercharges ( igual a foto postada)

eu penso em por o carburador no antigo local da caixa de do filtro de ar... saindo a corneta de lado ( as laterais eu eliminaria) e o supercharger ocupando o antigo local dos carburadores

BrunoDias
20-07-06, 17:41
nao sei de nada que tao falndo ae ahusuahsa, mas desejo boa sorte na empreitada ae, ja to doido pra ver arte final hehe

elio_filho
20-07-06, 20:40
Falaí, Barbeirão.

Dá uma olhada nos esquemas das motos que vinham turbo de fábrica, quem sabe vc consegue pescar mais informações sobre como elas funcionavam e aproveita p/ adaptar a idéia na sua CB400.

A idéia é boa, mas usar um compressor de Fiesta me parece meio estranho, deve ter coisa menor. Se precisar de ajuda, será um prazer, até por curiosidade.

P/ moto o blower precisa ter pouca capacidade de deslocamento e suportar muita rpm do motor, pq as pás internas já giram muito rápido em condições normais, vc vai cabar fritando o compressor de Fiesta...

Abraço,

barbeirorp
20-07-06, 22:54
Falaí, Barbeirão.

Dá uma olhada nos esquemas das motos que vinham turbo de fábrica, quem sabe vc consegue pescar mais informações sobre como elas funcionavam e aproveita p/ adaptar a idéia na sua CB400.

A idéia é boa, mas usar um compressor de Fiesta me parece meio estranho, deve ter coisa menor. Se precisar de ajuda, será um prazer, até por curiosidade.

P/ moto o blower precisa ter pouca capacidade de deslocamento e suportar muita rpm do motor, pq as pás internas já giram muito rápido em condições normais, vc vai cabar fritando o compressor de Fiesta...

Abraço,



nem colega... ele aguenta.. por desmultiplicação... ele gira nos mesmos regimes do fiesta.. mas na moto ele precisa girar ateh menos para dar pressão

FabricioFabuloso
21-07-06, 00:23
Quando eu crescer kero ser igual o barbeirorp !!!

Tecnicamente entendi mt pouco... mas na teoria a idéia eh otima...Se funcionar (acredite, to torcendo mt pra q funcione) vai ficar fantástico... super exclusivo e vai andar mt a CB... Desejo-lhe toda a sorte do mundo.. gostaria de poder ajudar mais, mas meus conhecimentos ainda limitados naum me permitem... no mais boa sorte e vá nos passando tudo o que esta fazendo e que resultado estão dando...

Parabéns barbeirorp, boa sorte pra vc...

Abraços

PS: EU as vezes tenho idéias "malucas" tb... infelizmente a maioria eu ainda naum colokei em pratica, mais algumas estão saindo... Parabéns pra todo mundo q se aventura a fazer as coisas diferentes, a pensar e bolar soluções...

barbeirorp
21-07-06, 00:26
Quando eu crescer kero ser igual o barbeirorp !!!

Tecnicamente entendi mt pouco... mas na teoria a idéia eh otima...Se funcionar (acredite, to torcendo mt pra q funcione) vai ficar fantástico... super exclusivo e vai andar mt a CB... Desejo-lhe toda a sorte do mundo.. gostaria de poder ajudar mais, mas meus conhecimentos ainda limitados naum em permitem... no mais boa sorte e vá nos passando tudo o que esta fazendo e que resultado estão dando...

Parabéns barbeirorp, boa sorte pra vc...

Abraços



obrigado meu caro....

vcs vaum acompanhando os topicos da cb que vou apresentando essas novidades ( cb 400 modificações e esse topico que vai ser paralelo .... e o mais complexo de toda a transformação da moto

A.Dablio
21-07-06, 07:36
ola td bem
sou novo aki no forum, mas acompanho a tempo......
karaka q projeto hein amigo
eu ja li muito a respeito desse compressor, o limite de potencia por ele gerada é em torno de 120cv's.......baum neh?
no orkut, tem uma comunidade q lida muito com esse compressor, ele instalar em kalker carro ,esse comp-ressor e outros.......
xereta lá, troka uma ideia....
o nome da comu. é
blower company

abraços........

Ps.: meu pai AMA essa moto, ja teve tres, 1 infelizmente foi roubada, a mais zero de todas, mas emfim.,,,,,,boa sorte ae

AcidGaucho
27-07-06, 11:00
e ai como anda o projeto?

barbeirorp
27-07-06, 11:32
e ai como anda o projeto?



o supercharger eh meio grande para caber no vao entre o motor e chassis...teria que mecher


eu vou primeiro montar a moto e passar ela para meu nome pq ainda não transferi graças aos gastos com a reforma ( tah no nome de um amigo meu)

qdo terminar e passar para meu nome ae que vou ver como vou encaixar.. mas naum desisti naum, vou fazer a cb sobre alimentada hehe