PDA

Ver Versão Completa : Andei no Burgman 125. Muito legal! (longo)



Piccoli
24-07-06, 12:37
Pois é gurizada, estou pensando faz tempo nisto: depois de várias motos pequenas no curriculum, hoje eu me considero um cara de saco cheio da lambuzeira de corrente/coroa/pinhão, e não aguento mais ficar trocando marchas no trânsito urbano.

Velhice chegando? Preguiça, talvez? Não, se eu me considerasse velho ou preguiçoso, provavelmente não estaria mais andando de moto, coisa que vários colegas e amigos meus já fizeram. Eu apenas quero curtir a pilotagem em duas rodas com mordomias como câmbio automático e ausência de manutenção e limpeza de relação secundária.

Então, fiquei esperando que aparecesse um Burgman 125 na loja Suzuki para testar. E neste sábado eu consegui.
E já posso adiantar: aprovado! Eu diria mais: surpreendente!

Fiz um bom test drive do Burgman 125, em asfalto bom, asfalto ruim, buracos, ruas de paralelepípedo, trânsito movimentado, e até um trechinho curto de estrada. Estava sozinho, o que acho altamente recomendável para um scooter ou moto 125: veículo de transporte individual, com eventuais caronas.

Macio, confortável, silencioso, motor valente, partida elétrica/pedal, freio a disco, bonitos e muito eficientes pneus sem câmara, ótimo acabamento na parafernália plástica (nenhum ruído, bateção, etc.), comandos de punho muito bons, pisca de retorno semi-automático (coisa comum hoje em dia mas que falta na Trudi 125), lampejador de farol, trava muito prática e inteligente do banco, banco confortável, espaçoso e anatômico, e isso tudo num veículo bem estiloso, e que apesar de ser do tipo "Só acelerar", não tira o prazer de pilotar em duas rodas, pelo contrário, o motor/câmbio sem vibrações e o silêncio da tocada firme que ele tem, passam uma agradável sensação de estar de bem com a vida, principalmente se acima do capacete tiver sol e céu azul.

O tamanho da rodinha dele (10 pol.) pode assustar só de olhar, mas andando, o Burgman tem tanta estabilidade que a primeira coisa que a gente esquece é que está num veículo com rodas pequenas. Fiz um trajeto que faço quase diariamente a caminho do centro da cidade, fiquei impressionado com a valentia e o conforto com que o Burg enfrentou a mesma buraqueira por onde passo com a minha Intruder 125. E isso que eu fazia pontaria justamente nos buracos, só para testar o dito cujo. }-) Pensei comigo mesmo: vou tocar esse trumbico direto nos buracos, tenho que ter certeza se ele é bom nisso ou não.

E como é bom!, as suspensões absorvem muito bem, a dianteira é fantástica, a traseira pode pular um pouquinho, mas não chega a incomodar, e o Burg fica sempre sob controle.
Motor absurdamente silencioso, e praticamente inexiste vibração. Com essa sensação de pilotar um veículo que simplesmente desliza no asfalto, a gente vai acelerando, vai gostando, continua acelerando, e quando percebe, os carros começam a atrapalhar. Ao conferir o velocímetro, eu estava em velocidade maior do que aquela que imaginei. E maior do que a permitida para a grande avenida em que eu estava. Era só o que faltava, correr o risco de ser multado por excesso de velocidade! Eu! Logo eu, um dos maiores roda-pressa que já apareceu em Foruns de moto, 80 Km/h para mim já é velocidade da luz! :lol:

Sempre pensando que se trata de um veículo pequeno de apenas 125 cc e potência razoável, fiquei impressionado com a arrancada estúpida que o Burgman tem. Numa saída de sinal, pode-se tranquilamente pular na frente de qualquer viatura de 4 ou mais patas, e só se perde para motoboys alucinados lá pelos 50 Km/h em diante.
Na retomada ele também é muito bom, mas é como em qualquer veículo automático: abre o punho e espera um segundito, em seguida ele "se dá conta", e sái em disparada. :D
Muito divertido socar a mão com o Burgman e perceber que ele fica "pensando" um pouquinho e trabalhando as polias de transmissão, para em seguida sair feito um buscapé!
Até hoje eu só tinha andado em Vespa e Jog, nunca tinha pilotado um scooter 4 tempos com tecnologia superior à era scooter 2T. Como tudo evoluiu no segmento dos scooters! Talvez por causa da paixão que o mercado europeu tem por esse veículo, a concorrência acabou puxando a tecnologia, a diversidade de modelos, e também o preço para baixo. Eu lembro que em 1994 a Honda trouxe o Spacy 125 para testar o mercado, e na época esse scooter custava uma graninha preta. Hoje o Burgman aqui em POA está com preço ao nível de Titan 150 KS!

Freios: impecáveis! Nunca pilotei um veículo de pequeno porte com freios tão eficientes. Pode-se quase alicatar os freios, e o Burgman gruda, permanece em linha reta, afunda a frente muito pouco, e pára em espaços limitadíssimos. Fez lembrar os excelentes freios que equipam a Falcon 400.

Eu matei completamente o preconceito que eu tinha sobre scooters com rodas de aro 10. Eu nunca entendi o porquê da Suzuki trazer para o nosso Brasil esburacado um scooter desse tipo. Simples: o conjunto de suspensões e freios do Burg é tão bom e os pneus com "grip" tão bom, que roda maior é apenas detalhe. Óbvio que a eficiência do Burgman 125 aumentaria em muito com rodas de aro 13, mas aí é aquela velha história, seria outro modelo de custo mais alto, preço final maior, etc. Para o porte pequeno e preço acessível do Burg 125, não precisa mais que esse tipo de roda. A única possibilidade de um tombo feio é cair numa "cratera asfáltica" e desgovernar. E esse risco a gente corre com qualquer moto pequena e leve.

Eu diria que dá para ser feliz com rodas aro 10 até mesmo na buraqueira, é só seguir aquele conselho que a mamãe sempre nos dava quando a gente tropeçava e caía, chorando e humilhado: "Olha pra frente!" :P
Ou seja, se você ficar esperto quanto ao piso à frente do Burgman, dificilmente ficará em situações sinistras por causa das rodas pequenas. É tarefa fácil, conduzir o Burgman como uma motoca de passeio, sem loucuras ou pretensões de "pegas" (rachas) com motoboys e Titanzeiros.

Cheguei à conclusão que o Burgman 125 é tão guerreiro e prático quanto qualquer outra moto de 125 cc, com algumas vantagens: transmissão automática firme e progressiva com bom torque, sem preocupação com corrente/coroa/pinhão melequentos que sujam tudo, aumentam a vibração na moto e duram menos do que a gente imagina. Eu não suporto mais corrente e meleca de corrente, rezo diariamente para que um dia Deus me dê uma moto com correia dentada ou eixo cardã.

No trecho em estrada foi possível manter a velocidade que acho ideal para qualquer moto 125 cc: 80 Km/h, com direito a esticada tranquila até 90 Km/h, onde já se entra numa faixa pintada de vermelho no velocímetro, alertando o piloto que a prudência recomenda não ficar muito tempo ali. Boa estabilidade, sem pular, sem balançar.
Com o Burgman 125, eu poderia ter o mesmo ritmo que mantenho com a Intruder 125, de 70 a 90 Km/h em estradas secundárias, evitando as estradas de alta velocidade.

Eu diria que o Burgman 125 é tão bom, que eu gostaria de ter um Burgman 400! :)
Como o Burg 400 tem preço inatingível para mim na atual conjuntura, coloquei o Burgman 125 na lista de prováveis. E ele sairia da loja com o tradicional pára-brisa.
Já existe um pequeno e estiloso pára-brisa original Suzuki que pode deixar o Burgman mais bonito e confortável do que já é, é só procurar nas autorizadas ou em lojas de acessórios. Ele é preso por dois pequenos parafusos que devem atravessar a carenagem do guidão, e fica um visual muito bonito, sem ficar com aparência brega. Só é bom escolher quem vai instalar, tem que furar a carenagem original do Burgman, e isso não é para qualquer mechânico.

Tá, e aí, só coisa boa? Não tem nada que pegue, não? Sim, tem alguns detalhes de acabamento, como os retrovisores que poderiam ter uma área de visão maior, e ficarem quietos no lugar deles, porque no Burg que testei eles perdiam a regulagem pela ação do vento contra.
A abertura do banco é pela chave de ignição, genial, só que sofri para pegar o jeitinho de virar a chave e abrir.
Os manetes de freio poderiam ser levemente mais compridos, achei muito curtos, e nesse caso, manetes com boa pegada é fundamental, afinal de contas, é ali que a mora a nossa segurança, pelos comandos de freio, né?
O painel merecia um design melhor, talvez alguma coisa digital bem forte na luminosidade para facilitar a leitura, porque quem está acostumado com moto, tem que baixar demais a cabeça para ler o painel. Até é completo para um scooter, mas confuso principalmente no velocímetro, existe um excesso de graduações pintadas que indicam as velocidades, e acima de 80 Km/h as graduações são pintadas em vermelho, e aquilo deixa a gente na dúvida: o vermelho é recomendação de prudência na velocidade, ou é para dizer que o motor está entrando na faixa vermelha de giros? Acho que é mais um alerta de velocidade, porque acredito que o Burg tenha corte de giros.
A meu ver, muito pouca coisa de ruim no scooter, tudo poderia ser resolvido numa revisão geral desses detalhes de acabamento, e que certamente não alterariam o preço final do Burg.

Quem está pensando em conforto sem abrir mão da felicidade de pilotar em duas rodas, pode abraçar o Burgman 125 que tenho certeza de que não haverá frustração ou arrependimento. Mas sempre com aquela visão: é apenas 125 cc, é pequeno, e é destinado de preferência a transporte individual. Infelizmente não é estradeiro por causa da limitação de potência, porque pela valentia, ele é capaz de tudo. :clap:

Para quem quer um scooter estradeiro, e tem bala na agulha para isso, existe o Burgman 400.
E já me falaram na revenda que a J. Toledo tem previsão de trazer o Burgman 650.
Podem imaginar a "nave" que deve ser um Burgman 650?

Abraço. Até.

Morcego Vermelho
24-07-06, 13:02
Eu ja cheguei a essa conclusao faz tempo,e como vc disse,nao eh a idade que chegou nao,encheu o saco corrente,lambuzeira,regulagens...hehehe...ja tive varias e varias motos mas quando comprei minha automatica(Neo),cheguei a conclusao que nao vale mais a pena moto nao...a praticidade do scooter ou motoneta eh incomparavel...inclusive to de olho numa yamaha majesty250 que apareceu para mim...acho que vou trocar minha Neo por ela...

cabra de brasilia
24-07-06, 16:17
Esses dias atrás eu andei numa falcon....acho que não foi uma boa idéia eu ter feito isso.....porque depois que você anda numa moto superior como no caso da Falcon.....putz para mim agora virou um sacrifício montar na Biz/Fan..........

FabricioFabuloso
24-07-06, 16:56
Nossa... texto longo mas bem legal... uma bela análise, parabéns... ta aí mais um futuro e espero que feliz proprietário da Burgman...

Abraços

Piccoli
24-07-06, 17:33
Nossa... texto longo mas bem legal... uma bela análise, parabéns... ta aí mais um futuro e espero que feliz proprietário da Burgman...

Abraços
Obrigado, Fabrício. Pode ser, se minha próxima for de novo 125 cc, o Burgman está no topo da lista. Eu gosto de moto confortável e estilosa, já tive várias CG, duas ML 125, motos Yamaha 125 também, trails 125, mas agora gostaria de mudar radicalmente o estilo, e um scooter 4T com câmbio CVT me parece uma boa. Melhor ainda se já tivesse injeção eletrônica.
Cabra, a Falcon é uma moto muito boa, eu recomendo, vendi a minha para levantar uma graninha, senão teria ficado com ela. Excelente posição de pilotagem, ótimo torque, freios excelentes também, uma grande moto, até mesmo no tamanho! :)
Morcego, o Majesty 250 é muito show! Inclusive um dos papéis de parede do meu micro é um casal passeando num Majesty 400. O único problema que vejo é a pequena quantidade que a Yamaha importou, e aí talvez seja também difícil levantar peças para o Majesty 250. Mas acho que uma boa concessionária Yamaha consegue importar junto à fábrica muita coisa. Boa sorte na troca!
Abraço. Até.

Celso Pin
24-07-06, 20:17
corretíssimo sobre tudo, inclusive sobre o mito de rodas pequenas e buracos...

a B650 eles trouxeram 4... venderam 3 (a outra ficou para o sr. J.toledo) na mesma semana... 55 paus cada e vendeu como pão quente...

se a 400 é uma poltrona (com mesinha para por os pés) na estrada a 120 por hora, a B650 é o sofá inteiro....

windowsnt
24-07-06, 23:07
Amigo gostei de todo o relato mas sobre os motores 2 tempos não. Sei que na europa ainda sao feitos scooters 2 tempos e também sao ótimos. Nao desmereço o 4 tempos e até os acho melhor pra economizar agora pra rodar forte tem que ser o motorzinho 2 tempos amigo. Abraços

LuiZão
24-07-06, 23:53
È uma otima moto, tenho visto algumas rodando pela cidade gostei da amarela.

geocida
25-07-06, 01:25
Ah, Piccoli!

Pow, adorei teu relato mas ao mesmo tempo eu fiquei triste.... A minha ainda está em algum lugar, num canto escuro esperando ser emplacada.... E eu sem ela... :d

Estou vendo mais burginhas nas ruas, quem sabe agora nós donos de scooters não ganhamos mais respeito por nossas rodas 10´?

Abraços!

Piccoli
25-07-06, 09:40
Amigo gostei de todo o relato mas sobre os motores 2 tempos não. Sei que na europa ainda sao feitos scooters 2 tempos e também sao ótimos. Nao desmereço o 4 tempos e até os acho melhor pra economizar agora pra rodar forte tem que ser o motorzinho 2 tempos amigo. Abraços
Prezado, eu tive algumas motos 2T e admito as qualidades delas. O problema é que apesar de toda a evolução desse tipo de motor, principalmente pelo trabalho da Piaggio, a pressão dos ambientalistas é muito grande, e acredito que motor 2T daqui dez anos existirá somente em motos de competição não homologadas para andar nas ruas.

Pelo menos no Brasil, a possibilidade de um retorno de motores 2T é simplesmente zero. Basta ver que a maior defensora de motores 2T aqui no Brasil, a dona Yamaha, teve que desistir da idéia, sob risco de encerrar suas atividades no país. Se a Yamaha não tivesse lançado a YBR 125 com motor 4T, acho que hoje só teríamos Yamaha através de importadores independentes. Além disso, sabemos que as motos aqui são sempre um reflexo do que existe no exterior, e moto pequena hoje em dia, é tudo 4T.

A J.Toledo/Suzuki tem uma grande chance de chamar a atenção do consumidor para os scooters. Acho que estão conseguindo, não é por acaso que tem scooter Sundown, Vento, Garini, e não é por acaso que a revista Duas Rodas se interessou por avaliar vários scooters. Isso é um claro sinal de que essas motoquinhas de rodas pequenas estão prometendo ser um novo segmento de mercado. Se for assim, imagino que a Yamaha volte a tentar a sorte nessa área. A Honda não, eles não acreditam em scooters e custom pequenos, o negócio deles é vender Titan. A Honda despreza qualquer moto pequena que não venda milhares de unidades mensais.

Abraço. Até.

ubiratamuniz
25-07-06, 13:42
sobre o câmbio automático: não é preguiça, é necessidade...

minha moto não é automática (porque desisti da burgman, a concessionária aqui não libera pra test-drive, e sundown tô fora, acabei optando pela 250 usada), mas meu carro é.

falando de scooter, aquela majesty que eu citei quando ainda tava procurando a minha moto, ainda tá à venda. É uma pena que a manutenção dela seja difícil, porque é uma moto bonita e confortável.

blackman
25-07-06, 16:35
Belo texto.

Não tenho grande experiência com motos mas sempre fui apaixonado pela coisa. Já tive algumas motos, desde a pequena mini-moto TANY (alguém se lembra?) quando criança até uma Elefantre 30.0 (por volta dos 17 anos).

Depois de muito andar a pé e ficar no trânsito, resovi retomar a vida em duas rodas e comprei um burgman 125 recentemente. Ainda não fiz grandes passeios nele pela ausência da habilitação (que está sendo providenciada).

Minhas impressões do scooter são ótimas mas agradeço a análise feita por alguém com mais experiência. Vou transmitindo minhas impressões aqui assim que a carta sair! :)

geocida
25-07-06, 16:51
Ae blackman!
Show de bola saber que tem bastante gente comprando a burgman 125! Essas scooters são o bixo... Desse jeito os caras importam a 250. eu compro ela e deixo a minha pra minha mãe ir no mercado! heheheheh

Piccoli
25-07-06, 17:27
Depois do test drive do Burg, atucanei o dono da revenda para saber se tinha coisa nova para vir, e falei do Burgman 250. Ele disse que nada feito, o problema é o preço (sempre esse tal de "preço" atrapalhando :)). É o mesmo argumento que a J. Toledo usa para não trazer mais a Intruder 250, o preço dela seria mais que Twister/Fazer, e aí a moto empacaria nas lojas.

Em compensação, ele confirmou a chegada de uma trail para o ano que vem, mas o motor virá com 160 cc. Pode ser real essa, esse modelo trail está prometido faz tempo, a idéia é completar a linha de pequenas da Suzuki, fazendo frente contra Bros 150 e XTZ 125.

Abraço. Até.

m4teus
25-07-06, 19:54
Em compensação, ele confirmou a chegada de uma trail para o ano que vem, mas o motor virá com 160 cc. Pode ser real essa, esse modelo trail está prometido faz tempo, a idéia é completar a linha de pequenas da Suzuki, fazendo frente contra Bros 150 e XTZ 125.

Abraço. Até.


Isso seria ótimo! E pelo marketing da Suzuki, de oferecer motos completas para competir com os modelos de marcas mais famosas, espero ver a primeira trail de baixa cilindrada com painel completo. Pena esperar ainda para o próximo ano.. espero que a Suzuki adiante o lançamento da linha 2008 como fez com a 2007 :D

ubiratamuniz
27-07-06, 17:50
Falando de trail, saiu na MotoMax desse mês um excelente comparativo (na verdade um guia de compra) com as trail nacionais: XTZ125, Bros 150, Tornado 250, Falcon 400 e XT660. A XT225 (que saiu de linha) já não tá no guia.

[s]

Bira

windowsnt
27-07-06, 22:41
Legal amigo sua análise. É o futuro é do 4 tempos mesmo. A honda é conservadora assim que começar a perder mercado pra scooter eles verão. Eu também acho muito mais moderno e mais confortáveis que motos normais. Voce tem bagageiros e os pés fica do jeito que quiser. Só alegria. Forte abraço

Luigi
28-07-06, 08:28
Se eu não tivesse 1.90 eu pensanria em quando quitar a fazer vender, pegar uma burguinha e uma RD350!

kao
28-07-06, 08:41
Sinceramente... se aparecer por aki um Scooter 250... com valor "suave"... axo q vou de scooter...

destbr
28-07-06, 10:28
eu queria muito andar numa burgman pra ver como eh.. deve ser gostoso e mais pratica q minha cg, mas fazendo uma comparação com carro, eu acho o cambio automatico uma maravilha, mas o manual tb eh legal pra ter total controle do veiculo...

quero ver se um dia passo na concessionaria e eles deixam fazer... se nao deixar, pior pra eles, continuo mais tempo com a minha cg (q gosto muito) :)

kao
28-07-06, 11:29
eu queria muito andar numa burgman pra ver como eh.. deve ser gostoso e mais pratica q minha cg, mas fazendo uma comparação com carro, eu acho o cambio automatico uma maravilha, mas o manual tb eh legal pra ter total controle do veiculo...

quero ver se um dia passo na concessionaria e eles deixam fazer... se nao deixar, pior pra eles, continuo mais tempo com a minha cg (q gosto muito) :)


Meu... câmbio automático em carro perde toda a graça de dirigir...

Piccoli
28-07-06, 11:52
Na comparação de desempenho com a minha atual Intruder 125, o Burgman arranca bem mais rápido, e tem retomadas mais firmes e rápidas também. Isso é fundamental no trânsito urbano, as arrancadas e retomadas.

Pode ser que a velocidade final numa estrada seja maior na Intruder 125, mas considerando que desde o início do ano eu rodei apenas 300 Km de estrada e em vias secundárias, velocidade final para mim não tem muito valor, passando um pouquinho de 100 Km/h, está legal. :)

Mas algumas soluções de tecnologia me levam a pensar seriamente em pegar um Burgman quando trocar minha Trudi:
- câmbio automático - uma coisa a menos para estressar no trânsito urbano, e além disso, preserva os sapatos. É acelerar e deixar que a tecnologia do CVT faça o resto
- transmissão final direta - eita que se há uma coisa que eu não suporto mais é vibração e lambuzeira de corrente/coroa/pinhão :stop: - além da manutenção dessa tralha toda, no caso do Burgman não existe :clap:
- pneus sem câmara - todas as motos deveriam ter isso, sem exceção :OK:

Além disso, há o conforto que esse scooter proporciona no conjunto da transmissão CVT que o próprio nome diz, é contínua e sem trancos, no banco largo e confortável, na posição de pilotagem, estranha de início, mas depois revela-se ótima.
Porque uma moto para trânsito urbano tem que ser confortável, a pessoa precisa se sentir bem andando o dia todo num veículo desses. Não é à toa que a Titan tem banco macio e suspensões macias, e a partir da Titan 2000 o guidão ficou alto e largo, tudo é favorável ao conforto do piloto, fundamental para quem roda muito na cidade. A Honda sempre menciona a palavra "conforto" em suas releases de motos street.

Porque se eu quisesse uma moto pequena priorizando desempenho e não conforto, seria muito fácil: comprava uma RD 135!

Para o Burgman 125 ficar completo, não precisaria mais potência, bastaria receber injeção eletrônica, aí sim, o motor valente dele seria totalmente aproveitado.

Abraço. Até.

elio_filho
28-07-06, 12:57
Para o Burgman 125 ficar completo, não precisaria mais potência, bastaria receber injeção eletrônica, aí sim, o motor valente dele seria totalmente aproveitado.

Já andei muito de Burgman e acho que o único defeito são as rodinhas de aro 10. Recomendo testar a rodinha moedinha pegando uma das paralelas das Marginais em SP, qualquer uma delas, e passear naquela buraqueira a 80km/h. ]:)

Abração,

Morcego Vermelho
28-07-06, 13:22
Meu... câmbio automático em carro perde toda a graça de dirigir...


Meu...sinceramente vc nao sabe o que ta dizendo...

blackman
28-07-06, 16:21
Meu...sinceramente vc nao sabe o que ta dizendo...


CAmbio automático... câmbio manual... isso é questão de gosto pessoal, não dá para defender um lado ou outro. Uns preferem a esportividade da tocada, um controle - talvez maior - do cambio manual, outros preferem a eficiência e tranquilidade do cambio automático.

Vale apena lembrar que diferente dos cambios automáticos de automóveis mais antigos, o câmbio CVT não rouba potência do motor, pelo contrário. E teoria vc tem em todos os momentos a melhor relação de marcha para torque e rotação do motor.´

O que eu acho interessante neste debate todo são as diferenças. É engraçado como a cabeça de cada um pensa e chega em conclusões totalmente opostas. Acho que a única coisa que temos em comum aqui é gostar de andar em duas rodas, fora isso cada um tem preferências bastante peculiares.

[]´s

Celso Pin
29-07-06, 22:35
CAmbio automático... câmbio manual... isso é questão de gosto pessoal, não dá para defender um lado ou outro. Uns preferem a esportividade da tocada, um controle - talvez maior - do cambio manual, outros preferem a eficiência e tranquilidade do cambio automático.

Vale apena lembrar que diferente dos cambios automáticos de automóveis mais antigos, o câmbio CVT não rouba potência do motor, pelo contrário. E teoria vc tem em todos os momentos a melhor relação de marcha para torque e rotação do motor.´

O que eu acho interessante neste debate todo são as diferenças. É engraçado como a cabeça de cada um pensa e chega em conclusões totalmente opostas. Acho que a única coisa que temos em comum aqui é gostar de andar em duas rodas, fora isso cada um tem preferências bastante peculiares.

[]´s


o que um câmbio manual faz que um que um automático (sem nem falar no cvt que até agora, é insuperável) não faz melhor???

p.s. meu carro é automático e a minha ex-burgminha nem preciso falar...

LuiZão
29-07-06, 22:53
Com o transito que ta na cidade se existisse uma moto que andasse sozinha ia ser a mais vendida ehehe, rodo 90km por dia no transito pesado e tem horas que a mão começa a doer de tanto trocar de marcha a todo o tempo, olha que rodo pouco perto de um moto boy e a embreagem da cg é uma ceda.

Cambio automatico aprovadissimo para o transito caotico.

Roberval2005
30-07-06, 06:25
CAmbio automático... câmbio manual... isso é questão de gosto pessoal, não dá para defender um lado ou outro. Uns preferem a esportividade da tocada, um controle - talvez maior - do cambio manual, outros preferem a eficiência e tranquilidade do cambio automático.

Vale apena lembrar que diferente dos cambios automáticos de automóveis mais antigos, o câmbio CVT não rouba potência do motor, pelo contrário. E teoria vc tem em todos os momentos a melhor relação de marcha para torque e rotação do motor.´

O que eu acho interessante neste debate todo são as diferenças. É engraçado como a cabeça de cada um pensa e chega em conclusões totalmente opostas. Acho que a única coisa que temos em comum aqui é gostar de andar em duas rodas, fora isso cada um tem preferências bastante peculiares.

[]´s


concordo 100% é gosto pessoal mesmo, é como discutir qual melhor: azul ou prata?

Roberval2005
30-07-06, 06:29
q venha logo a Burgman 250

m4teus
12-08-06, 19:29
...
Hoje o Burgman aqui em POA está com preço ao nível de Titan 150 KS!
...

Aqui a Burgman está com o mesmo preço de uma Yes: R$5.950 mais IPVA/capacete/garantia extendida de 2 anos (1 ano pela fábrica e outro pela loja) e com possibilidade de negociação. :OK:

Ontém visitei uma concessionária da Suzuki, Yamaha e só passei pela frente de uma Honda. Fiquei notando a Yes que acho a mais bonita representante da categoria street 125cc, e depois comecei a olhar para a Burgman 125 preta. Muito bonita a "preto ninja", estilosinha, bunduda e com um farol que aparenta ser muito eficiente.

E Piccoli, a burguinha que você testou já estava amaciada? Talvez com uma boa amaciada, a burg ganhe um pouco mais de fôlego e autonomia (o que é muito importante para um estagiário fudid*) :lol:
E como essa scooter se comportou nas curvas?

Abraço.. :)

Piccoli
12-08-06, 22:10
M4teus, a Burgman que eu andei estava com quase 3,5 mil Km. Bem amaciado, é moto de uso da loja e de test drive. Mesmo que eu tenha testado um Burgman que deve tomar laço o dia inteiro, inclusive estava com carenagem arranhada e guidão torto por causa de um tombo com um cliente, eu achei realmente o scooter muito macio, silencioso, e muitíssimo esperto nas arrancadas e manobras.
Eu imagino que um scooter desses nas minhas cuidadosas mãos desde zero Km deve ser bem melhor do que esse que eu testei e aprovei.
Não deitei muito em curvas, é difícil de acostumar em poucos Km rodados a fazer curvas numa posição sentada e não montada. Mas o pouco que inclinei, já percebi que os pneus agarram muito bem, e o Burgman vai inclinar legal como qualquer moto, só depende de quem está pilotando.
Na Europa existem corridas de velocidade com scooters, os caras são capazes de raspar a orelha no chão com scooters que só ganham alterações no motor e transmissão, o resto é original. O segredo é a tocada de um scooter automático que é bem diferente da tocada de moto.
Abraço. Até.

m4teus
12-08-06, 22:43
Pois é Piccoli, eu como ainda não tive nenhuma experiencia com motos (apenas algumas corridas com moto-taxi) e nem fiz ainda a carteira de moto (de carro já tenho), dou atenção a qualquer modelo.

O seu review me chamou atenção para a possibilidade de ter uma motoquinha automática, parece ser muito boa e ainda não encontrei nenhuma a venda nos classificados, então interpreto que ela deve ser muito boa, sendo que ninguém quis se desfazer dela ainda. Tenho uma forte inclinação para a categoria trail, por ter um sítio, mas pensando bem, eu iria para esse sítio apenas 1 ou 2 vezes por mês, focalizando o uso da moto 95% do tempo na cidade. E como você diz já ter experiencia em todos os tipos de moto e ficou muito satisfeito com a Burgman, estou dando uma atenção para ela nas minhas pesquisas a uns 2 dias. Contando também que o preço que ela está sendo vendida (na região de Florianópolis) e as facilidades oferecidas.

Porém eu andaria uns 60km por dia, sendo que 40 em uma via expressa de alta velocidade, e isso que está me deixando preocupado quanto a burgman, por ela não aparecer ter uma boa performance entre os 90-100km/h ou mais comparado a uma Yes/YBR/XTZ...
O que você acha quanto a isso? Como você ja deu uma pegada nela, você acha que ela aguentaria os 40km diários de uma via expressa?

Abraço!

Piccoli
13-08-06, 15:48
Prezado, dificilmente você acha Burgman no mercado de usados. Ele foi lançado no ano passado, o Burg tem um ano de mercado, e como tem pouco volume de vendas comparado a outros modelos 125, vai demorar um pouco para aparecer Burgman usado.
Mas eu aconselho comprar novo, se possível. A moto usada maior é sempre melhor que a moto zero menor, mas isso vale para quem já tem conhecimento e alguma experiência em mecânica, para não cair em compras mal feitas. Comprar um carro usado é fácil, e sempre tem um mecânico amigo por perto para avaliar, mas moto tem muitos detalhes que na hora a gente não percebe, depois começam a estourar coisas que o primeiro dono descuidou, e os gastos aparecem. Não é uma situação boa para quem está estreando no mundo das motos. Uma zero Km pequena e de preço acessível seria o ideal.
Então, como um Burgman completinho está mais barato que uma Titan 150 KS, gastar uma graninha num zero Km não vai ser dinheiro posto fora, com a praticidade de uso e a economia de gasolina, ele se paga em dois ou três anos.

Eu acho que qualquer moto 125 cc que suporte manter ritmo de 80 Km/h por várias horas, vai aguentar tranquilamente uma via expressa e trocentos Km rodados ao dia. De tudo que eu conheço, garanto que YBR, XTZ, FAN, Titan, Yes, Intruder, Burgman, todos podem ir do Oiapoque ao Chuí sem parar, se estiverem com a manutenção em dia e se forem pilotados com bom senso. O problema é manter um ritmo forte por longo tempo (90/100 Km/h), é ruim para você que vai se sentir inseguro e cansar logo e ruim para a moto que estará rodando perto do limite.

Tem amigos aqui do Forum que já passaram de 100 Km/h com Burgman, sem problemas. Eu pilotei um trecho nos 80 Km/h e achei mais estável, mais silencioso e mais esperto que a minha Intruder 125 na mesma velocidade. Só tem que ficar atento ao piso para não levar sustos, porque tombo mesmo, acho difícil, só uma fatalidade que poderia levar ao chão até se eu estivesse de moto, e não de scooter.

Se você pretende andar a 90/100 Km/h todos os dias e quer uma moto zero Km, aconselho comprar no mínimo uma Titan 150, ou até mesmo a CG Sport que é mais esperta e com vocação estradeira, tem ótimos pneus sem câmara, postura do piloto mais para velocidade, e um pouquinho mais de HP que numa moto pequena faz muita diferença.
Claro que pelo preço de uma CG Sport nova, você compra uma Twister usada. Mas aí é o que falei, se você não se sentir seguro ao comprar uma usada, saia fora, pode ser que você acabe gastando mais que imagina depois em oficinas, fora a dor de cabeça.

Pense num Burgman se o trecho que você rodar permite ficar nos 80 Km/h na faixa da direita da estrada, sem stress, e com eventuais aceleradas para ultrapassagens. Caso contrário, compre a moto pequena mais potente que o seu dinheiro conseguir, não tente andar sob pressão de carros e caminhões em trechos de alta velocidade com um Burgman 125, porque nesse caso só o Burgman 400 resolve a parada.

Abraço. Até.

Falker
13-08-06, 18:43
sobre 2 tempos, culpa do Brasil e de empresas que não seguiram em frente com os 2 tempos, hoje em dia não polui tanto quanto a RD, na Europa só se usa 2 tempos em scooters, é só melhorar o óleo tipo biodegradavel ou algo que poluisse menos, agora lá desenvolvem uma coisa chamada "addon" que faz com que a gasolina não queimada volte para dentro do motor, para ser feito a queima certa, tambem melhorar com a injeção eletrônica e por ai vai... mas há muito interesse de fabricas a não seguir com esse, mesma coisa com os motores Wenkel, mesma coisa com as suspensões eletrônicas, da qual nunca se quebra, se não quebra, as fábricas não lucram com revendas de peças e ai...
a uns 7 anos só ando de scooter, atualmente tenho uma Future 125 4t e uma Peugeot 2 t essa de 99 que anda muito bem!
fazer o que né, o que resta é sonhar com as scooters da Europa =)

THÉO
14-08-06, 12:38
Cara, me falem da Future da Sundown...

Falker
14-08-06, 13:24
dps eu abro um tópico falando sobre a future blz? flw

leuzinhaviana
17-12-06, 14:07
:OK:Fiquei muito satisfeita com seus comentários em relação a Burgman 125. Estava indecisa, entre a Neo e ela. Vendi minha Garine 49cc neste mes e em Fevereiro irei compra-la na cor amarela. Graças a Deus a revenda Suzuki da minha cidade é ótima. Sei que ficarei satisfeita com essa scooter. Agradeço pela descrição de seu pensamento em relação a referida scooter. Abçs e um Feliz Natal

Ivan RJ
17-12-06, 16:39
Aí, galera
Piccoli, parabéns pelo artigo, muito bem escrito e descrito. Eu já havia falado no PN em alguns tópicos, sobre a Burg. Essa scooter é sensacional, quando comprei a yes andei na burg achei espetacular. Só quem dirige um carro com câmbio cvt, como os Hondas, sabe exatamente avaliar. Nunca mais eu quero carro com câmbio manual, seja de que marca for. Vc tem a mesma tocada que eu tenho, sem pressa, se a Suziki não lançar uma 250 injetada é provável que eu compre uma burg 125 ou 400, conforme as condições do momento. Mais uma vez parabéns, um grande abraço a todos os irmãos. :clap: :clap: :clap:

Piccoli
17-12-06, 18:51
Olha, não sei se já é tarde, mas nesse fim de semana a Suzuki fez o Feirão Suzuki, preços muito bons.

Tinha uma revenda daqui de Porto Alegre que estava fazendo Burgman 2007 a 5.590,00, para pagamento à vista. O preço dela é no mínimo 5.990,00.

Eu sugiro aos que vão comprar Suzuki que insistam num preço menor que acho que vão levar.

A Intruder 2007 estava 4.990,00 nesse findi, a FAN aqui em POA custa mais que isso.

Não comprem Suzuki sem antes chorar, bater pé, até vale chantagem do tipo: olhei uma YBR e gostei! :G :lol:

Abraço. Até.

Piccoli
17-12-06, 18:58
Ivan RJ,
eu tenho Intruder, andei de Yes, e de Burgman.
Eu só acho que falta um detalhe para o Burgman ficar perfeito para uso urbano e viagens de tiro curto/médio: um pouco mais de tamanho.
Eu me senti um urso de circo numa lambretinha, mesmo com minha altura apenas mediana de 1,72 m.
Fora isso, Burgman, sem dúvida, com rodas pequenas e tudo mais! :OK:
Abraço. Até.

m4teus
17-12-06, 23:00
:OK: Fiquei muito satisfeita com seus comentários em relação a Burgman 125. Estava indecisa, entre a Neo e ela. Vendi minha Garine 49cc neste mes e em Fevereiro irei compra-la na cor amarela. Graças a Deus a revenda Suzuki da minha cidade é ótima. Sei que ficarei satisfeita com essa scooter. Agradeço pela descrição de seu pensamento em relação a referida scooter. Abçs e um Feliz Natal

a suzuki adiantou o lançamento da linha 2007 e apresentou os modelos em março (agora não lembro ao certo, mas é entre março e maio). Quando chegar perto da época de vc querer comprar a sua burgman amarela, pesquise aqui no PN se há chance da suzuki adiar a linha 2008 também. Assim você não se arrependeria de comprar a moto num dia, e duas semanas depois aparecerem cores novas.
Fica a idéia.

T+

destbr
18-12-06, 01:12
mudou alguma coisa do modelo 2007? ou é só na documentação mesmo q aparece q eh 2007? hehe

qq dia ainda preciso andar em uma pra ver, uma pena q o garupa nao fique confortavel, mas na cg tb nao fica muito, pq o pedal do garupa vibra demais e o pé fica com aquela sensação de formigamento, horrivel!
depois vou ver se coloco uma borrachinha pra resolver isso.

outra pergunta, o sistema de transmissao cvt não precisa nunca de nenhuma manutenção? se sim, o q deve ser feito? da pra fazer em casa como nas correntes q agente passa graxa?

obrigado.

sot010174
18-12-06, 22:59
Se bobear dia 1o de janeiro a suzuki ja anuncia a linha 2008... eAWHeUEAUWEAUEAUEAHUEAWUea

To esperando a 250cc... mas afinal soh vai ser custom? senao ja to de Fazer/lander.

hedertone
18-12-06, 23:15
Ivan RJ,
eu tenho Intruder, andei de Yes, e de Burgman.
Eu só acho que falta um detalhe para o Burgman ficar perfeito para uso urbano e viagens de tiro curto/médio: um pouco mais de tamanho.
Eu me senti um urso de circo numa lambretinha, mesmo com minha altura apenas mediana de 1,72 m.
Fora isso, Burgman, sem dúvida, com rodas pequenas e tudo mais! :OK:
Abraço. Até.

pow.... concordo.. tenho a mesma altura que vc, me sinto muito desconfortavel em motos desse tipo... como minha yes ta na oficina hj peguei a biz do sogrão... caraca.. fiquei todo sem jeito eaheuhaueaehuae

Ivan RJ
19-12-06, 00:39
Piccoli, irmãozinho tenho 1,82m, sem problema tb me senti um pouco alto para ela como me sintia um pouco alto para a minha yes, mas depois acostumei e nem penso mais nisso. Essa motos dão prazer de pilotar, é a diferença da Suzuki para as concorrentes. Estilo, acabamento, qualidade e PREÇO. Uma lembrança sobre viagem:
Teve um grupo que veio de Salvador para São Paulo e voltaram de Burman 125. É um tremendo teste. Danilo tem razão se bobiar eles anunciam a linha 2008 no início de 2007. Eu comprei a minha yes em janeiro de 2006 e tive que correr para achar o modelo 2005/2006 com os grafismos que eu queria como o nome Suzuki escrito no tanque visto que não há diferença entre elas tirando o malfadado sistema PAIR , :OK: os grafismos e aquela arruela branca no carburador, pois já estavam chegando nas lojas o modelo 2006/2007. Da Suzuki pode se esperar tudo. Abraços a todos os irmãos.

Wanderson
19-12-06, 07:17
cara eu nao curto scooter, tenho um medo de andar nessas motos
sei la
parece q a dirigibilidade dela eh horrivel, eu nao curto moto com o painel tudo grudado, como a maioria sao
mas eu vi uma suzuki esses dias q ela no minimo devia ser 200cc
nao sei se eh uma scooter mas tem todos os traços
meu a moto deu uma esticada q eu fiquei bobo aquela andava muito
mas era feinha
se fosse pra eu ter uma moto assim, mudando do "topico" entre todas elas eu prefiro uma vespa
aquelas antigonas loka

Piccoli
19-12-06, 09:37
IvanRJ, que arruela branca de carburador é essa? Seria um "macete de tubo" original da Suzuki?

Destbr, que eu saiba, o Burgman 2007 é igual ao 2006 até nas cores. Mas sabe como é, é comum as montadoras trocarem componentes de um ano para outro e não divulgarem.
A correia do CVT do Burgman não exige manutenção, mas tem que ser trocada após uma quilometragem que eu não sei quanto é, os donos de Burg podem responder para nós, deve estar escrito na manual do motoca.
É como correia dentada de carro, tem uma vida útil medida em quilometragem percorrida.

Abraço. Até.

Falker
19-12-06, 13:31
eu estou com uma burgman 400 =D
deve ter ser essa que tu viu esticando

leonoronha
19-12-06, 15:52
Acho louka scooter essas motos sao muito confortaveis o banco pareçe parece uma poutrona uma burg 400 e topissima motoka muito legal tenho vontade de ter uma dessas.

Celso Pin
19-12-06, 22:54
IvanRJ, que arruela branca de carburador é essa? Seria um "macete de tubo" original da Suzuki?

Destbr, que eu saiba, o Burgman 2007 é igual ao 2006 até nas cores. Mas sabe como é, é comum as montadoras trocarem componentes de um ano para outro e não divulgarem.

Não trocaram nada; está tudo na mesma!



A correia do CVT do Burgman não exige manutenção, mas tem que ser trocada após uma quilometragem que eu não sei quanto é, os donos de Burg podem responder para nós, deve estar escrito na manual do motoca.
É como correia dentada de carro, tem uma vida útil medida em quilometragem percorrida.


pode por pelo menos uns 25 mil aí!