PDA

Ver Versão Completa : Pneu Traseiro da Suzuki YES 125



Fernando Oliveira
02-08-06, 09:13
É possível colocar um pneu traseiro mais largo na YES 125 sem trocar o aro ? Obs. O original é um MT 65 Pirelli (Sem câmara).

r.gapski
02-08-06, 10:10
Isso muito me interessa... Mas creio que de pra colocar um pneu pouca coisa maior nela...

Fernando Oliveira
02-08-06, 10:13
Será que cabe o pneu da Twister, que é um MT 75 Pirelli. Já tive uma e o pneu é excelente, apesar do da YES também ser muito bom, mas acho que ela merece um mais largo, ficará mais bonita ainda.

fabinho_rs
02-08-06, 15:21
eu coloquei o 100/90 mt 65 pirelli, mas parece que da para por até o 110/90.
ficou show.

Ramiro
02-08-06, 15:34
Parece que existe o 100/90 Pilot Sporty... soh tem que achar..

Furious VIPER
02-08-06, 16:24
medida 100/90 tenho certeza q cabe... e não pesa mta coisa não, só na aceleração q vc estranha NO COMEÇO... de repente um 110/90 atrás fike mto desproporcional com o pneu dianteiro... tanto q eu nem procurei pelo 110/90!!

dleves
09-10-06, 12:22
aproveitando o topico... vai vendo, ontem voltando da casa da minha mina, era umas 11hrs da noite, tava ralando, fui para p passa em uma valeta, reduzi e freei ao mesmo tempo, cara a traseira deu uma jogada, mais uma rabiada forte e ñ foi uma travada q eu dei, ela escorregou mesmo, sorte, ou malicia minha queimei embragem e acelerei consegui volta ela mais parei logo em seguida p ver se nao tinha melado o banco rsrsrsS eu ja tinha sentido, percebido q ela dah uma escapada as vezes... eu colocando um pneu mais largo vai resolver isso???? ah e tipo a rua nao era lisa nao viu e nem foi burrice minha ela escorregou na reta, p mim quase q impossivel, mais escorregou......

Lagartixxa
09-10-06, 13:10
vai ver tinha oleo na pista e vc nao viu pq tava anoite e tals!

Jduarte
09-10-06, 15:33
e a pressão do seu pneu, Dleves? tava certa??

Fernando, eu estou com o Michelin 100/90-18 na minha. A largura é a mesma do Pirelli 90/90, mas a altura é um pouquinho maior. Alongou um pouquinho a relação final.

Sei que tem o pessoal que coloca o 100/90-18 da Strada, que é realmente mais encorpado...


(nome corrigido!)

Ivan RJ
09-10-06, 23:00
vamos lá. já expliquei em vários tópicos sobre pneus, mas vamos lá novamente. podem colocar o pneu que quizerem, o mais largo que caiba na balança. NÃO VAI ADIANTAR NADA. talvez um efeito placebo ou melhor psicológico que te levará pro chão mais cedo. MOTO NÃO É CARRO. no caso das yes os pneus sobram em estabilidade basta ver o teste no motonline. quanto mais largo o pneu traseiro maior será a torção na balança. PNEU MAIS LARGO = DESGASTE DESNECESSÁRIO, MAIOR CONSUMO E PRINCIPALMENTE FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA. desculpem pelas letras maiúsculas mas já é tempo de todos nós entendermos que quem as projetou estudou muito para colocar em nossas mãos um bom produto que visa, principalmente na moto, SEGURANÇA. Jduarte, porfavor me explique como dois pneus de medidas diferentes tem a mesma largura. 100mm é largura 90mm altura 18 aro, logo vc colocou um pneu 1cm mais largo na traseira. a altura é a mesma do original da yes, ou seja 90mm. abraços a todos os amigos.

destbr
10-10-06, 00:28
eu nao iria nessa de q estudaram dezenas de anos pra colocar um pneu na sua moto nao... agora digo o pq:

ja reparou na cg e na cg sport? elas tem pneus diferentes, correto? a moto continua sendo a mesma, logo conclui-se q pode por sim um pneu mais largo na moto, ja q estudaram anos pra colocar um pneu mais largo na sport...

e o consumo a mais deve ser irrelevante...

agora, na pilotagem eu nao sei o q muda... creio eu q nao mude mutio nao....

hedertone
10-10-06, 07:59
vamos lá. já expliquei em vários tópicos sobre pneus, mas vamos lá novamente. podem colocar o pneu que quizerem, o mais largo que caiba na balança. NÃO VAI ADIANTAR NADA. talvez um efeito placebo ou melhor psicológico que te levará pro chão mais cedo. MOTO NÃO É CARRO. no caso das yes os pneus sobram em estabilidade basta ver o teste no motonline. quanto mais largo o pneu traseiro maior será a torção na balança. PNEU MAIS LARGO = DESGASTE DESNECESSÁRIO, MAIOR CONSUMO E PRINCIPALMENTE FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA. desculpem pelas letras maiúsculas mas já é tempo de todos nós entendermos que quem as projetou estudou muito para colocar em nossas mãos um bom produto que visa, principalmente na moto, SEGURANÇA. Jduarte, porfavor me explique como dois pneus de medidas diferentes tem a mesma largura. 100mm é largura 90mm altura 18 aro, logo vc colocou um pneu 1cm mais largo na traseira. a altura é a mesma do original da yes, ou seja 90mm. abraços a todos os amigos.
Me desculpe meu amigo mas acho que esse papo de "eles estudaram e projetaram um produto para nos oferecer segurança..." pra mim é bla bla bla....se eles estudassem tanto a moto não teria os problemas que encontramos, e quem duvida dos mesmos que faça as alterações e passe a mim e ao joão o resultado, logo verão melhora no desempenho e na economia.

abraço...

Jduarte
10-10-06, 21:11
Ivan, essa situação é realmente curiosa, no mínimo.

O primeiro Michelin que comprei tinha a medida informada de 90/90-18... tecnicamente significa 90 mm de largura, 90 % (dessa largura) de altura, e aro 18. As medidas seriam as mesmas do Pirelli original da Yes.

Mas ao montar o pneu, ele ficou "pequeno" na roda. Sim!, pequeno... ficou mais fino que o Pirelli e, o pior, bem mais baixo. Eu fiz medições com um paquímetro, estão anotadas lá em casa (estou no trampo agora). Medí, e ainda comparei com outra Yes que tem no condomínio.
Bom, então, partindo dessa experiência, deduzí que o próximo pneu, em medida, da Michelin, seria praticamente igual ao Pirelli. E dito e feito!... medindo com o paquímetro, ambos têm exatamente a mesma largura, montados e calibrados! Só a altura é que é diferente. E, observando-os, *o raio da curvatura da banda de rodagem* do Michelin é menor que o do Pirelli, ou seja, o Michelin tem uma banda de rodagem bem arredondada, enquanto o Pirelli tem menos (é como se a banda do Pirelli fosse como um "parenteses", entende?)
Quanto ao que os engenheiros fazem, eu considero que eles realmente testam (ou já testaram há tempos, e isso é usado até hoje em dia) as melhores configurações para o propósito normal do produto. É para ser econômico, seguro, durável e proporcionar estabilidade? Então eles chegaram a isso.
Se queremos dar outro propósito ao produto, aí é cada um assumir os riscos disso. E em se tratando de pneus, eu me considero satisfeito com as medidas originais.

Agora, que muitas coisas inadequadas ainda passam batido, isso acontece frequentemente. Basta ver os diversos "recall" que acontecem...

Ivan RJ
11-10-06, 00:32
caro destbr não conheço a honda porém se estiver errado que me perdoem, acho viável se o motivo for a diferença de ciclística entre as duas motos, como não conheço honda nunca tive uma para desmontar e examinar o quadro e comparar tipo de chassi angulos e etc... pode ser que jduarte possa te dar explicação mais abalizada. concordo hedertone, muitas motos vão para recall, porém em 36 anos de moto, tenho 48anos, é tô velhinho, nunca vi ou ouvi falar de recall de pneus, desculpe-me se eu estiver errado, mas melhorar a performance da moto, como o tuto que me enviou e eu vou fazer, existe a séculos muitas coisas passam batidas até mesmo na linha de montagem e controle de qualidade e aí vem recall da fábrica ou o nosso como foi o caso de jduarte que li 1º no motonline e depois aqui. jduarte se os pneus com a mesma medida na banda de rodagem após serem montados apresentam diferenças de altura, largura e etc... sugiro um tópico em nosso forum inclusive pedindo explicações aos fabricantes no caso pirelli e michelan. lembro-me de um artigo ou comentário do geraldo no motonline " os motociclistas, antigamente esvaziavam um pouco os pneus quando chovia" se não me engano era mais ou menos isso,porfavor jduarte nunca esvazie uma libra de ar se chover, vc é muito precioso para nós todos. o pensamento de aumentar a área de contato com o solo é totalmente perdida pois os sulcos responsáveis por sugar a água e evitar a aquaplanagem diminuem de largura e perdem a eficiência, procure pelo tal comentário do tite que citei acima. é claro que cada um de nós tem modo e maneira de pensar diferente, é isso que nos une em torno de um assunto tão fascinante que são o motociclismo e nossas pequenas notáveis. um dia, se tivermos oportunidade conversaremos sobre passeios e viagens feitas nos anos 70, anos da ditadura era muito engraçado, é claro os passeios. abraços a todos e sempre pela nossa segurança.

dleves
11-10-06, 00:55
Jduarte, olha rapaz, eu ñ sei t falar se tava certa a pressao do pneu viu, cheio d+ eu sei q ñ tava, pq no meu entender se ele tah mais murcho q o adequado vai aderir mais ao solo, certo ou nao? bom pelo menos na minha FUCA eu dexava mais murcho p ela ñ escorregar tanto rsrsrsS
agora vamos falar a verdade, olhando a YES de traz, affff parece pneu de bicicleta gente.... fininhuuuuu... p mim se ñ vai mudar na segurança, aderencia, estabilidade... pelo menos na estetica ela vai ficar bem mais loka!!!!!! bom na minha ipiniao neh rapaziada!!!!

Jduarte
11-10-06, 01:02
Dleves, pneu com menos pressão que o indicado para as situações do dia-a-dia, só é bom nos casos de terra e de piso molhado, onde com um pouco menos de pressão (pouca coisa, no piso molhado) a área de contato aumenta. Mas como isso amoleçe o pneu, no seco ele perde aderência. E perde firmeza também...

dleves
11-10-06, 04:17
Dleves, pneu com menos pressão que o indicado para as situações do dia-a-dia, só é bom nos casos de terra e de piso molhado, onde com um pouco menos de pressão (pouca coisa, no piso molhado) a área de contato aumenta. Mas como isso amoleçe o pneu, no seco ele perde aderência. E perde firmeza também...

hum sei... mais entao o q q eu posso fazer p ela fica mais firme?? ela rabeia d+, qnd to com garupa fica zera, agora qnd tah so eu...

Joshua
11-10-06, 05:27
A minha moto rabeava até +-1000 km rodados. Quase abri um tópico aqui. Depois não fez mais, acho que o pneu tava precisando conhecer o chão huehauheuahu

Fernando Oliveira
11-10-06, 08:58
Com relação a "rabeada" do amigo, uma única vez aconteceu comigo e não sei explicar.

Estava com minha esposa na garupa a uns 40 km/h, entrando em uma curva suave e então a moto sambou...só esta vez...

No mais sempre elogiei a estabilidade da YES em baixa ou alta velocidade, mesmo na curva com garupa ele não balança, a moto tem uma **** ciclística.

Já tive uma TWISTER que também tinha uma excelente estabilidade e digo que a YES, mesmo com pneu mais fino não deve nada a TW,

dleves
11-10-06, 09:52
galera, será q o meu proble entao eh por eu ser mto leve???? apenas 56kg rsrsrsS

Fernando Oliveira
11-10-06, 10:04
galera, será q o meu proble entao eh por eu ser mto leve???? apenas 56kg rsrsrsS


Realmente você é peso pena... no dia em que a moto sambou comigo... eu e minha esposa pesamos juntos "apenas" 208 kg !!!!!!!!!!

acho que o problema não está no seu peso...

dleves
11-10-06, 10:14
pes pena kkkkkk ja to acostuma com a zuera ja kkkkkk eh chassi de frango p ka, file de borboleta p lah, raio X de grilo rsrsrsS
bom falaram q poderia ter sido oleo na pista, tah aquele dia q eu quase cai ate pode ter sido pq foi forte a rabiada, mais eh frequente q acontece isso comigo, a regulagem da altura da suspensao traseira interfere nisso neh?

Fernando Oliveira
11-10-06, 10:36
Interfere sim, se vc alterou a regulagem dos amortecedores para deixar mais alto, pode influenciar negativamente, visto que és levinho...

a propósito, só ando com o pneu devidamente calibrado, já me disseram que se o pneu da YEs estiver com pouca calibragem ele pode apresentar "rabeadas" em curva. Se é verdade não sei, mas já ouvi este papo...

dleves
11-10-06, 10:54
hum deve ser isso, ela tah no talo p fica com a traseira mais alta... fica bonitona assim.... mais eh preferivel segurança neh rsrsS
o Jduarte falou disso p mim.... o pneu fica mole e perde aderencia no seco...

Ivan RJ
12-10-06, 11:15
quanto a moto perder a traseira já aconteceu comigo, e na garupa estava minha esposa, foi quando ela saiu da revisão na " autorrizada " . parei no posto e a calibragem dos pneus estavam : frente 42 libras traseiro 22 libras. está explicado minha calibragem é 29 frente e 36 traseiro por sempre andar com minha esposa na garupa. e a regulagem dos amortecedores é a terceira. a moto tem uma p¨¨¨¨ estabilidade. nunca mais ocorreu o problema. quando a moto vier da próxima revisão a 1ª coisa será verificar a calibragem.

carnachion
12-10-06, 16:06
Os engenheiros estudam muito sim para decidir que pneu colocar em uma moto, mas não pensem que escolhem o melhor pneu que existe na terra pra sua moto, tem um ponto de grande importância que também é levado em conta O CUSTO de fabricação e manutenção da moto. Colocar um pneu 100/90 aumentaria com certeza os custos! Mas uma vez escolhido o pneu 90/90 eles projetam a moto para usar este pneu, outra medida vai mudar o comportamento dela, provavelmente para pior, mas derrepente oferece alguma vantagem pra quem o coloca, estética, conforto, duração...

Nordk
13-10-06, 08:58
Esse negócio de ficar colocando pneu mais largo na moto pelo que eu sei acaba prejudicando a estabilidade da moto em vez de ajudar.

Furious VIPER
13-10-06, 09:22
Pneu mais largo pra mim só ajudou! Não sou de fazer curvas deitando mto não... so o necessário mesmo, e senti mais segurança com a moto pra deitar, é muito confortável... em momento algum falta pneu, sabe... qto mais vc deita, mais qr deitar pq tem estabilidade pra isso!
Perde em arrancada e velô final sim.. em arrancada perde considerável... em velô final não sei se xega a dar 5km pra menos... axo até q sim... mas vale a pena sim!! Como último detalhe... uma moto com pneuzão mais largo é muito bala! Parece q o 100/90 calça direitinho a ybr! Qqr dúvida qto a aparência, tópico da minha moto... divirtam-se!!hehe

AMBN
15-10-06, 08:36
Esse negócio de ficar colocando pneu mais largo na moto pelo que eu sei acaba prejudicando a estabilidade da moto em vez de ajudar.



Puxa, logo agora que estava pensando em meter um Pirelli P-ZERO 205/35-18R de Porsche no aro da minha Suzy!! hahahah Já tinha até negociado o preço do pneu (800 pila a unidade) hahahha

Fernando Oliveira
16-10-06, 10:23
Ia ser a primeira YES Dragster do Brasil :lol: :lol:

Bronislaw
16-10-06, 10:30
Só uma duvida, é verdade que o pneu trazeiro da Yes é menor que o da frente e é também menor que do da Titan, da Ybr, da Sundow?

Ou é tudo historia é tudo do mesmo tamanho?


E esse aro e pneu original da Yes são bons?

Tava pensando em por eles na minha titan, tanto aro quanto pneu, igualzinho da Yes...

Fernando Oliveira
16-10-06, 10:34
Só uma duvida, é verdade que o pneu trazeiro da Yes é menor que o da frente e é também menor que do da Titan, da Ybr, da Sundow?

Ou é tudo historia é tudo do mesmo tamanho?


E esse aro e pneu original da Yes são bons?

Tava pensando em por eles na minha titan, tanto aro quanto pneu, igualzinho da Yes...


O pneu traseiro da YES é um Pirelli 90/90 R18, sem câmara. É muito bom e resistente como qq pneu pirelli, além da praticidade de ser sem câmara que vc só nota na hora que tem um prego... demora muito para esvaziar. Dá para chegar fácil em um borracheiro.
é de série, junto com a roda de liga leve...