PDA

Ver Versão Completa : queria a opinião de vcs colegas sobre abrir uma oficina de mecanica em motos



barbeirorp
06-08-06, 20:20
salve galera



O mecanico que mexe em minhas motos , o davi, eh beem enrolado, mas trabalha bem. meche com motos grandes e pequenas... pois bem. o cara de-leve me deu uma indireta sobre abrir uma oficina mecanica de motos....

como todo mundo aqui, sabe que sou fuçanico e que gosto de mais de motos.. pensei em de-repente por essa ideia em pratica a partir do ano que vem...

tipo alugar um ponto e comprar o ferramental.. e contratar o cara e pagar um fixo para ele e mais uma % em cima do que entrar ( tipo 10% das mãos de obra executadas sei lá)

como não tenho noção... e talvez alguem aqui do forum tenha.. o que eu preciso de capital para comprar ferramental e montar a estrutura. os custos de abrir firma e ponto etc etc , a burocracia.. eu jah sei ... apenas penso o que eu precisaria para comprar ferramental..

tipo elevador pneumatico, chaves, equalizador etc etc etc

e por o cara para trabalhar... e futuramente passaria a mecher em modificações e restauração ( eu entraria nessa parte)

minha esposa no começo ficaria comandando todo mundo ( eu continuaria com informatica até embalar)

o que vcs acham?

é rentavel?
os erros de portugues eu edito depois :P

Celso Pin
06-08-06, 21:00
só um conselho... se o cara é enrolado, é impossível que ele trabalhe bem...

mecânica é uma ciência (apesar de muitos aqui duvidarem disso...) de ordem precisão!

quanto a comprar os esquipamentos para a oficina, a caixa economica federal tem linhas de crédito para pequenos negócios com juros mais baixos e prazo longo para pagar.

evite cometer os mesmos erros que muitos cometem... não ter capital de giro! esteja ciente que nos primeiros anos (tem que calcular, mas eu chutaria uns 2 ou 3 anos) vc não vai ver a cor do dinheiro. Se vc depender de retiradas do negócio para pagar suas contas, melhor nem começar!

se é rentável, difícil dizer... mas moto para consertar vai existir enquanto a honda do brasil não mudar... cobrando um preço justo e fazendo um bom serviço, sempre terá clientela (que por sinal é difícil de formar.)

comece com um trabalho de formiguinha, mapeando as oficinas que já existem na área onde vc quer abrir a sua, verificando o tipo de serviço que fazem e os preços.

barbeirorp
06-08-06, 21:35
olah celso

e ai? apareceu a burg??




seguinte cara ,


o mecanico eh enrolado com a minha moto.. com as outras ele solta rapido ( a minha eh restauro então jah viu neh)


a minha ideia inicial era de montar uma mecanica voltada as pequenas.. tipo voltada a cg, ybr, yes, moto pequena... e depois ir pegando as grandes


não sei se eh ilusão.. mas ele me disse que o custo de peças de fazer a parte de cima de um motor incluindo retifica fica na ordem de 220 reais de peças/serviços e o valor cobrado por ae gira em torno de 600 reais em 4 x ....


eu tinha em mente de focar serviços de giro rapido como a troca de oleo, a limpesa de carburação ( penso em comprar uma maquina de ultrasom e montar uma maquina de banho decapante.. algo assim) para deixar bem automatizado a coisa..


vc diz a parte de capital por causa de peças de reposição neh, afinal eh um saco ter que buscar itens de consumo "direto" ( relação de cg, bateria, manete, cabos , reparos de carburador)


mas tipo vc tem uma ideia do capital inicial?


o mecanico disse que precisa de uns 6 mil para ferramental, serah que tudo isso ou menos?


aqui em rio preto tem muita mecanica de moto... mas muito pouca mecanica boa!!!


eu estou estudando essa ideia, para ano que vem, pois a informatica eh um ramo que estah muito estagnado. logico que montaria e no começo tipo 2 anos eu num iria retirar nada mesmo.. ia deixar tudo na empresa.. somente as contas mesmo e funcionario, imposto essas coisas.. o resto ficaria comprando peças e etc




e futuramente.... compra e venda de motos. eh um sonho por enquanto...

eu gosto de informatica e trampo com isso a mais de 12 anos.. mas eu gosto mais de motos! vamos ver

windowsnt
07-08-06, 23:46
Amigo vá fundo e realize seu sonho. Continue acreditando mesmo com os desafios que vierem. Ta 6 mil pra ter uma oficina profissional. Pra começar poderia fazer um fundo de quintal depois que formou a clientela vc vai aumentado e fazendo promoçoes. O negócio é mexer bem com 4 tempos de baixa cc. Atender bem e entender do que falar. A pior coisa é um mecanico vacilar ou se enrolar ao explicar os serviços. O preço pratique um acessível e deixe a oficina limpa e com uma moto impecável chamando a atençao. No mais sucesso!

barbeirorp
08-08-06, 00:12
Amigo vá fundo e realize seu sonho. Continue acreditando mesmo com os desafios que vierem. Ta 6 mil pra ter uma oficina profissional. Pra começar poderia fazer um fundo de quintal depois que formou a clientela vc vai aumentado e fazendo promoçoes. O negócio é mexer bem com 4 tempos de baixa cc. Atender bem e entender do que falar. A pior coisa é um mecanico vacilar ou se enrolar ao explicar os serviços. O preço pratique um acessível e deixe a oficina limpa e com uma moto impecável chamando a atençao. No mais sucesso!




é com certeza, o dono tendo uma cb 400 82 impecavel modificada para café racer e uma virago 535 já seria um cartão de visita não? ehehe

vamos ver, mas fundo de quintal chega o meu escritorio de informatica. o lance eh qdo for abrir.. abrir ao publico mesmo que seja simples

Roberval2005
08-08-06, 06:40
Ja tinha abrido um topico desse tipo tempo atras, tbem tenho vontade de montar oficina.

Axo q da certo sim,noto q as oficinas daki da cidade sempre tão lotadas e são todas pequenas tipo uma porta só. Nao só oficina mas loja de moto peças tbem. Mercado cresceu de 68mil motos por ano pra quase 1milhão, acho q tem bom mercado. Mais preocupante mesmo é segurança, investir uma grana com alarme é obrigatorio, aki tem um caso q os caras jogaram uma moto por cima do muro da oficina.

cacamba
08-08-06, 07:23
Olha, Somos do Tamanho de nossos SONHOS....

Rafael Backes
08-08-06, 09:11
outra coisa, estoque de peças, a coisa que mais me irrita é escutar "só encomendando", "não temos em estoque"...

barbeirorp
08-08-06, 09:25
outra coisa, estoque de peças, a coisa que mais me irrita é escutar "só encomendando", "não temos em estoque"...



é , tipo o mais corrido, cabos, relação bateria, lampada.. o corriqueiro tem que ter

muriloloco
08-08-06, 11:01
é ce for abrir boa sorte+ só 10%pro mecanico????é muito pouco...é oque eu gaho na ofiina em que eu trabalho uahauhuahahua um da quase nada...

barbeirorp
08-08-06, 11:21
é ce for abrir boa sorte+ só 10%pro mecanico????é muito pouco...é oque eu gaho na ofiina em que eu trabalho uahauhuahahua um da quase nada...



eh? isso seria uma suposição, o que vc acharia bom % em termos de a pessoa trabalhar motivada

GPeace
08-08-06, 14:42
Jah pensou em oferecer 50% da mão de obra, mas sem o salário fixo???


Irá incentiva-lo a trabalhar cada vez mais pra aumentar seu capital...

Saúde e paz...

barbeirorp
08-08-06, 16:18
Jah pensou em oferecer 50% da mão de obra, mas sem o salário fixo???


Irá incentiva-lo a trabalhar cada vez mais pra aumentar seu capital...

Saúde e paz...



já pensei nisso... fazer um contrato de prestação de serviços do cara... como se ele fosse meu socio, porem não dono da oficina e sim dono da metade do lucro de "serviços"

windowsnt
08-08-06, 23:36
Sim faça isso se esse homem for de confiança. Investigue o cara. E diga que juntos poderão crescer e depois vc só vai bem no futuro ser um administrador da oficina. Algo profissional mesmo. E faça umas brincadeiras do tipo "Faça a revisao, preencha o cumpom e concorra a uma Tv 29 polegadas", ou algo como "Ganhe pneus XXX". Ninguem faz isso, e seria uma maravilha vc fazer. Claro que teria q ter a tv mas dando um prazo legal vc compra com o dinheiro dos cupons. E cuidado com cheques, é roubada começar negociando com cheques direto. Pelo menos por 1 ano segura a onda dos cheques. Abraços

barbeirorp
09-08-06, 08:29
Sim faça isso se esse homem for de confiança. Investigue o cara. E diga que juntos poderão crescer e depois vc só vai bem no futuro ser um administrador da oficina. Algo profissional mesmo. E faça umas brincadeiras do tipo "Faça a revisao, preencha o cumpom e concorra a uma Tv 29 polegadas", ou algo como "Ganhe pneus XXX". Ninguem faz isso, e seria uma maravilha vc fazer. Claro que teria q ter a tv mas dando um prazo legal vc compra com o dinheiro dos cupons. E cuidado com cheques, é roubada começar negociando com cheques direto. Pelo menos por 1 ano segura a onda dos cheques. Abraços



na realidade... eu queria fazer convenio com alguma financeira

danilo-japa
09-08-06, 10:35
as concessionárias aki da cidade estão revolucionando!

a Yamaha inaugurou mes passado, a oficina é impecável, toda loja em branco e no fundo uma bela organizacao.

a honda está construindo um lugar que parece um palácio... aff kero nem ve qndo ficá pronto.. :P

windowsnt
09-08-06, 23:36
Uma boa idéia é customizar a oficina como se fosse um lugar pra cultuar as tendências e cheio de novidades. Os acessórios chamam muitos clientes. se caprichar nessa área conseguirá destaques........

Roberval2005
10-08-06, 06:39
abri uma revenda sundown de uma vez

barbeirorp
10-08-06, 09:00
abri uma revenda sundown de uma vez



kkkkkk tem 3 aqui em rio preto senão me engano

bodo
10-08-06, 17:04
Pense muito bem antes de encarar esta empreeitada,como dono de uma pequena oficina ,vc tera de ter pleno conhecimento de mecânica ,para não ser enganado pelos seus mecânicos,lembre-se que para o empregado,o patrão é um filho da **** explorador que só vê o lado dele ,mas se esquece dos impostos que como empresário tu teras de pagar .

Abri um negocio em 2002 e ja tinha uma clientela de 10 anos que me sustentava muito bem, só que trabalhava em casa na informalidade (clandestino), hoje depois de muitos tropeços ,dirijo minha firma sozinho livre de sócios,tenho 3 empregados e todo dia para ganhar meu dimdim é um parto de cócoras,pra tu ter uma idéia pra min tirar 2k por mes,tenho uma despeza de 150,00 reais por dia ,sem falar que nos 2 primeiros anos tive de completar as despezas da oficina todo mês ,ou seja lucro estimado como o Sebrae divulga em suas palestras só a partir do 5 º ano,mas se tua vontade é esta vá em frente.

Escolha um ponto bom ,de facil acesso ,evite centros de cidade,evite sociedades,tenha em mente que voce depende muito mais de seus empregados do que eles de voce,contrate uma boa contadora e pague todos os direiots de seus empregados,se fizer hora extra pague e faça os preencher recibos,nunca faça um trato de boca,jamais confie na palavra empenhada,quando se trata de questoões financeiras.
Prepare-se muitos amigos ,ira perder por conta dos fiados,tente trabalhar com uma tabela de mão de obra.
Lembre-se o horario do expediente termina ás 18:00,para os seus funcionários, não para voce,espero que tenha ajudado.

Bôdo

barbeirorp
10-08-06, 18:10
Pense muito bem antes de encarar esta empreeitada,como dono de uma pequena oficina ,vc tera de ter pleno conhecimento de mecânica ,para não ser enganado pelos seus mecânicos,lembre-se que para o empregado,o patrão é um filho da **** explorador que só vê o lado dele ,mas se esquece dos impostos que como empresário tu teras de pagar .

Abri um negocio em 2002 e ja tinha uma clientela de 10 anos que me sustentava muito bem, só que trabalhava em casa na informalidade (clandestino), hoje depois de muitos tropeços ,dirijo minha firma sozinho livre de sócios,tenho 3 empregados e todo dia para ganhar meu dimdim é um parto de cócoras,pra tu ter uma idéia pra min tirar 2k por mes,tenho uma despeza de 150,00 reais por dia ,sem falar que nos 2 primeiros anos tive de completar as despezas da oficina todo mês ,ou seja lucro estimado como o Sebrae divulga em suas palestras só a partir do 5 º ano,mas se tua vontade é esta vá em frente.

Escolha um ponto bom ,de facil acesso ,evite centros de cidade,evite sociedades,tenha em mente que voce depende muito mais de seus empregados do que eles de voce,contrate uma boa contadora e pague todos os direiots de seus empregados,se fizer hora extra pague e faça os preencher recibos,nunca faça um trato de boca,jamais confie na palavra empenhada,quando se trata de questoões financeiras.
Prepare-se muitos amigos ,ira perder por conta dos fiados,tente trabalhar com uma tabela de mão de obra.
Lembre-se o horario do expediente termina ás 18:00,para os seus funcionários, não para voce,espero que tenha ajudado.

Bôdo



muito obrigado pelas dicas, todas são bem vindas

Fumig4
10-08-06, 22:00
é isso ae abri meu negocio em outro ramo a 1 ano e meio e somente agora estou pagando minhas contas e conseguindo fazer um caixa para despesas, cara como dito no inicio do topico analize bem e escreva tudo o que vc tem duvidas em um papel para não esquecer depois pois depois que vc monta acha que po ja gastei tantos mil acho que agora vai andar aparecem mais despesas para melhorar o andamento de serviços então abra sim mas continue com a sua outra profissão conjunta, e sobre funcionarios faça por meio de porcentagem mesmo ou produção pois assim eles trabalham mais e melhor ...

ms viva seu sonho ... mas com o pé no chão hehehe abraços!

windowsnt
10-08-06, 22:01
Amigo é como esse outro amigo disse que o lucro nao virá do dia pra noite. Mesmo assim no início vc dependerá de funcionários de confiança. Queira ou nao. Mas quem depende da empresa é o funcionário ou seja nunca dependa totalmente de um mecânico pois assim que ele ter uma chance boa ele te abandona. Evitar os fiados, rejeitar cheques. Como eu disse saber o que está fazendo e atender muito bem o cliente, nao que nem um bundão atrás do balcão. Sugerindo e dizendo diferencas entre os produtos... Abraços