PDA

Ver Versão Completa : Incômodo na Pastilha de Freio Dianteiro da YES 125



Fernando Oliveira
10-08-06, 09:01
Desde a revisão de 1.000 km minha moto faz um "assovio" quando freia. Quando o clima está quente (raro em CTBA) ou o freio é um pouco mais exigido, aí é que aquece ainda mais e o som é insuportável!!!

Levei na concessionaria (Rigon/Curitiba) e me disseram que é "normal", pois a causa é o material utilizado na mesma... :NOOK:

Já cansei desta concessionária, na próxima revisão de 6.000 km não vou levar lá, mesmo estando no período de garantia, vou levar em um mecânico qualquer...

Alguém tem o mesmo problema ? Como Solucionou ? Valeu galera !!

hedertone
10-08-06, 09:17
eu tb fico pirado com esse assobio fila da p$%$$#@

Racer143
10-08-06, 09:39
Isso acontece com motos q pegam muita umidade! As pastilhas ficam vitrificadas!! A solução é bem simples! Retirar as pastilhas e passar uma lixa pra retirar a camada vitrificada!!
E nunca se esqueça: qdo lavar a moto, de uma volta acionando o freio pra q ele aqueça um pouco e seque o sistema! Mas não aqueça muito!!! :OK: :OK:

Luigi
10-08-06, 09:43
Freio traseiro é "normal" vitrificar e assobiar, mas dianteiro nunca vi!

hedertone
10-08-06, 09:48
que tipo de lixa posso passar?? 1200??

casali
10-08-06, 12:48
vitrifica o as pastilhas mesmo isso acontece quando elas são novas ou como disse o RACER quando pega muita umidade e depois aquecem rapidamente, mas o problema maior é quando são novas

Ramiro
10-08-06, 14:26
Na minha moto só aconteceu isso com o traseiro.. o dianteiro nunca assoviou!
Troca de concessionária.. ta loco..

Braz
10-08-06, 17:15
Olá..vi este tópico e achei interessante, estou com o mesmo problema. Quando aciono o freio dianteiro um pouco mais forte tenho a sensação de que tem "areia" entre a pastilha e o disco pois ele faz um barulho muito caracteristico. A solução seria lixar a pastilha ??

FaBrIcIo A.
10-08-06, 17:26
..desmonta e passa graxa no cubo ou no disco de freio, fica muito bom assim !

Luigi
10-08-06, 17:51
É freio a disco fabricio
Tem que limapr o disco e as pastilhas com oleo 140 !

Ramiro
10-08-06, 18:32
Vocês tão de sacanagem né? Passar óleo no disco?? O freio vai funcionar que é uma beleza depois..

Furious VIPER
10-08-06, 19:09
Hey.. só pode ser papo essa de passar graxa ou óleo no disco!! eu qdo lavo a moto uso diesel pra limpar as sujeiradas de óleo da corrente... e qdo passo no disco tb pra limpar ele não freia nada no começo!!
O freio vive de atrito... se vc diminuir o atrito, diminiu a capacidade de frenagem!!
Esse tipo de dica não se dá.. isso é sacanagem pessoal!!

Racer143
10-08-06, 19:12
que tipo de lixa posso passar?? 1200??

Pode ser uma lixa grossa tipo 150!! :OK:

Racer143
10-08-06, 19:13
Olá..vi este tópico e achei interessante, estou com o mesmo problema. Quando aciono o freio dianteiro um pouco mais forte tenho a sensação de que tem "areia" entre a pastilha e o disco pois ele faz um barulho muito caracteristico. A solução seria lixar a pastilha ??


Pode ser q as pastilhas já se acabaram! Passa numa oficina e pede pra ver se a pastilha ianda tem material!!

agm2112
10-08-06, 19:37
Passar óleo e graxa no freio ? Tá todo mundo doido ?
Lixe as pastilhas com lixa 80 ou até menos, ou troque por outra marca mais macia.

Um macete bem tosco é arredondar os cantos da pastilha com a lixa. O barulho acaba, mas eu não recomendo.

hedertone
10-08-06, 22:37
na boa.... vai que tem um desajuizado e passa mesmo o oleo.... ehauheau

AÊ!! PASSA OLEO NÃO VIU!!!!

Fernando Oliveira
14-08-06, 10:03
Galera,

Obrigado pelas dicas, vou lixar a pastilha e ver no que dá, depois posto o resultado. :OK:

Quanto trocar de concessionária, infelizmente em Curitiba só tem a RIGON, por isso ela cobra R$ 25.00 por um filtro de óleo !!!!

Vi que em São Paulo sai por +- R$ 15,00 nas concessionárias Suzuki.

É f*@$ ser explorado e ainda por cima prestarem aquele serviço de privada, mas vamos levando. :stop:

Grato.

hedertone
14-08-06, 10:11
pode lixar com lixa 80 sem precisar tirar o disco..???

Luigi
14-08-06, 10:20
Lixa com sixa dagua!

Luigi
14-08-06, 10:21
Claro que o pessoal tava brincando em colocar oleo ou graxa no freio né hauisha!

Mas que o barulho somo, a deve sumir mesmo!

agm2112
14-08-06, 12:21
pode lixar com lixa 80 sem precisar tirar o disco..???


Tem que lixar as pastilhas, não o disco ... Sem remover a pinça do freio acho q é impossível lixar. Mas o disco vai continuar no lugar.

Fernando Oliveira
22-08-06, 09:01
Aí galera, respondendo as dicas !!! :clap: :clap:


Meu mecânico lixou a pastilha de freio dianteiro e disse que estava bastante "vitrificada", pois a da YES segundo ele é muito grossa e de material muito duro, o que propicia a vitrificação, porém dura muito mais...

A moto ficou ótima e a chiadeira não aconteceu mais !! :OK:

Obrigado a todos que deram a dica.

Grato.

Joshua
24-08-06, 08:27
Desde a revisão de 1.000 km minha moto faz um "assovio" quando freia. Quando o clima está quente (raro em CTBA) ou o freio é um pouco mais exigido, aí é que aquece ainda mais e o som é insuportável!!!

A minha tá fazendo um barulho no disco tipo "piu de passarinho novo", e não precisa nem frear, ela faz só no empurrar a moto msm, oq é isso??

hedertone
24-08-06, 08:35
A minha tá fazendo um barulho no disco tipo "piu de passarinho novo", e não precisa nem frear, ela faz só no empurrar a moto msm, oq é isso??

como a galera tinha dito antes...Vitrificação, lixa a pastilha de freio com lixa d'agua...
ta acontecendo o mesmo comigo, vou lixar ainda essa semana

Joshua
24-08-06, 08:43
como a galera tinha dito antes...Vitrificação, lixa a pastilha de freio com lixa d'agua...
ta acontecendo o mesmo comigo, vou lixar ainda essa semana

Prá ti tbm dá o barulho só empurrando a moto?

hedertone
24-08-06, 08:53
Prá ti tbm dá o barulho só empurrando a moto?

quando tiro ela de casa pela manhã, vou empurrando de ré e ela fica piuuuu piuuuuu me da vontade de chutar aheuaheuheuah
se tiver um tempo hj vou fazer isso