PDA

Ver Versão Completa : Moto movida a gas sera que fica bom



rapha
31-08-06, 13:14
depois de algumas gambi consegui ligar o motor da minha bros 125 com glp (gas de cozinha) so não testei andando por que o butjão é muito grande então vou comprar aquele de 2kg para testar já li a respeito que esses combustíveis gasosos aguentam até uma taxa de 18:1 se guenta mesmo acho que o motor vai ficar bem fortinho que vcs acham?

sot010174
31-08-06, 13:33
Olha cara, eu n sei muita mecanica... mas o problema do gas natural veicular (eu acho que eh bem parecido ao GLP) é que ele precisa de muito ar para queimar eficientemente. A octanagem do GNV é muito maior do que da gasola... agora haja ar pra queimar akilo tudo. Só não sei pq ainda nao enfiaram um turbo num carro à gas... ia resolver o problema.

rapha
31-08-06, 13:45
realmente so consegui ligar o motor sem filtro de ar sem gicleur de lenta e de alta sem cuba sem boia so com a parte de cima do carbura com a mangueira direto nas entradas dos gicleur mas depois disso tudo a moto acelerou perfeito pelo menos parada por que ainda não deu pra andar como ja disse

ubiratamuniz
31-08-06, 13:54
gás de cozinha? tá maluco? isso é ilegal, não pode usar glp como combustível no BR.

Ah, e nem pense em colocar GNV no bujão de GLP. Ele não aguenta a pressão e explode.

Sinceramente, não vejo motivo em converter uma moto para GNV. O gasto é muito grande para pouco benefício... moto já é econômica, continue usando gasolina sem enjambra e seja feliz.

Falker
31-08-06, 15:02
veio o auto esporte ja fez uma reportagem sobre isso, os caras botaram 2 cilindros pequenos um de cada lado, e chegaram a conclusão que não vale a pena, apesar de rodar 150km com 2 a 3 reais com o gas, tu perde em conforto, maneabilidade, peso a mais... vale não fazer isso

hedertone
31-08-06, 15:10
cara...150km com 3 conto.. ta bom demais.. se for assim achu que fica bom..
em relação perder em conforto, maneabilidade, peso a mais. como assim!?!?! conforto?, maneabilidade e peso??? pq?

rapha
31-08-06, 15:47
o projeto é colocar glp mesmo não to nem ai se é proibido no brasil o butijão de 2k ou 3,6m3 é bem pequeno então vou esconder no lugar da caixa de ar da bros e a instalação é barata é so comprar um butjão as mangueiras o resto eu ja to fazendo o glp é melhor que o gnv pelo maior poder calorifico que é o dobro otra o glp tem o preço estabilizado já o do gnv pode mudar como já ocorreu com o alcool nos anos 80

hedertone
31-08-06, 15:59
eh....tipo asim....

DEIXA TUA SENHA E UM RECADO COM ALGUÉM DA TUA COFIANÇA OK!!! dai se vc explodir ele poderá postar a noticia e as fotos aehuaheuaheau

zueiraaaaaaa

Falker
31-08-06, 16:00
conforto é por que vai ter 2 cilindros em meio as duas rodas de tras, maneabilidade por que 2 cilindros pesa, e 2 de cada lado entre as rodas traseiras a suspensão trabalha pior, quando for costurar no trânsito os cilindros podem pegar nos carros, fazer curva o peso dos 2 vai para o lado da curva, o centro gravitacional de uma moto e central e baixa, com mais peso atras, curvas inclinadas serão mais dificeis... peso é 2 cilindros com ar dentro
fora que isso teria que ser feito com nota fiscal e inspecionado pelo detran e tal, o ganho seria andar 150 com 2 a 3 conto mesmo

agm2112
31-08-06, 16:01
Esqueca GLP numa moto ... além de ser totalmente ilegal, corre o risco de ocorrer o mesmo q acontece com lampiões ... se vc tombar ele incendeia, pq sai gás na forma líguida, extremamente inflamável. Já o gas natural está sempre na forma gasosa, por mais que seja comprimido (a temperatura ambiente).

Meu carro a GNV gasta menos que minha moto, acredite se quiser !

Sabe o que acontece com quem faz gambiarra com combustível ?

isto:

http://www.rodasdaliberdade.com.br/mecanica/gas_1.jpg

ou isto...
http://www.ct.unicamp.br/img/gnv001.jpg


Nem vou botar as outras imagens, mas vou te descrever .... tinha pedaço do cara pelo posto inteiro ... o primeiro botou um botijão de GLP pra abastecer com GNV e o outro um cilindro de acetileno pintado de rosa pra enganar o frentista.... malandragem com combustível termina em morte, cedo ou tarde.

Falker
31-08-06, 16:04
problema de uma moto é " carburador" se fosse injetada seria uns 45 km de economia ou 50km/l

jecastro
31-08-06, 16:07
Este da foto usou um bojão de gás comum para aumentar a capacidade de GNV, olho o bujão pela metade em frente ao carro, o GNV tem uma pressão centenas de vez maior que o gáz de cozinha.

cabra de brasilia
31-08-06, 16:09
gás de cozinha? tá maluco? isso é ilegal, não pode usar glp como combustível no BR.

Ah, e nem pense em colocar GNV no bujão de GLP. Ele não aguenta a pressão e explode.

Sinceramente, não vejo motivo em converter uma moto para GNV. O gasto é muito grande para pouco benefício... moto já é econômica, continue usando gasolina sem enjambra e seja feliz.



Lembra a alguns bons anos atrás que lá em Caldas Novas tinha bastente movimento mas ainda era aquela cidade de típica do interior......o que não faltava era lata velha rodando na base do botijão de gás......o que eu já vi de Corcel....Caminhonete seis cilindros......tudo na cara dura.....nas caminhonetes o botijão ficava de fora.........

agm2112
31-08-06, 16:17
Outro dia vi uma caravan 6 cilindros a venda ... e o cara dizendo q era a gás ... quando fui olhar... era a gás mesmo ! Tinha um botijão na mala e uma gambiarra nojenta no motor. Sempre existiram essas gambis com gás, desde 1800 e lá vai porrada ... durante a segunda guerra vários países usaram carros a GLP em emergências. Não vejo problema algum em adaptações bem-feitas. O maior problema é a malandragem, como os gersons das fotos. O do Gol respondeu processo e o seguro nao pagou o carro... o do Santana se arrependeu mais, afinal está morto.

rapha
31-08-06, 16:51
se butijão deitado encendeia ou explode então como é que as empilhadeiras a gas não explodem não encendeiam e não tem nenhum problema?

f3rn4nd0
31-08-06, 16:59
se butijão deitado encendeia ou explode então como é que as empilhadeiras a gas não explodem não encendeiam e não tem nenhum problema?


Ai que tah...
As empilhadeiras foram fabricadas com o fim já de usar Gás...por isso que aquele cilindro já vem de fabrica...
Os cilindros nao foram colocados depois, em adaptações...

Essa que é a diferença...

Machado
31-08-06, 17:00
Cara, isto é coisa de lcoo... vc bota 5,00 nessas motinho e anda até dizer chega,.. Sem contar que o P2 que é o botijão de 2kg |:( |:(sendo assim o mesmo sofre aquecimento e vem a explodir, e vc ainda via por ele perto do motor? ta loco, bem como o amigo ali disse deixa tua senha com um cara de confiança pra nos contar... heheehhe :NOOK: :NOOK: :NOOK:

rapha
31-08-06, 17:07
o que nao entendo é que antigamente tinha tanta gente que passava o carro para glp com o p13 e não tinha problema algum não aqucia aucontrario dizem que o butijão chegava a congelar será que o problema é com o p2

Roberval2005
31-08-06, 19:50
O do Gol respondeu processo e o seguro nao pagou o carro... o do Santana se arrependeu mais, afinal está morto.


pior q é verdade perde o carro e ainda tem q pagar estrago do posto, se somente o motorista saisse prejudicado e morresse td bem mas o problema é q acaba envolvendo outros tbem

Semanas atras foi uma Ranger oq salvou o cara é q ele foi no banheiro e o frentista q foi atender outro cliente. Disse q tinha pedaço da Ranger a mais de 300 metros dde distancia..

rapha
31-08-06, 20:13
então ta bom galera entendi não da mesmo para uzar glp é muito perigoso então vou usar gnv mesmo agora vo falar um pouquinho do projeto
o maior problema da converssão de motor a gasolina para gnv é que a taxa de compressão ideal para o gnv é em torno de 18:1 já a da gasolina é de 10:1 no maximo então quando se converte esse motor para gnv ele trabalha com muita pou taxa (10:1) o que faz com que o gas queime de maeira irregular por precisar de 18:1 mesmo assim ele é ainda muito economico então eu pensei em fazer um motor com taxa de 18:1 para rodar só com gas eliminando a gasolina totalmente imagina agora a economia de combustível que vai dar é quase o dobro de taxa e a potencia e torque deve aumentar muito o motor vai ficar forte mesmo que vcs acham

Celso Pin
31-08-06, 20:34
não é que antigamente não tinha problema nas gambiarras com gás de cozinha... explodia carro (especialmente taxis) toda semana... e os taxis, com passageiros dentro!

os cilindros de GNV são feitos para aguentar 220 bar (6.500libras) de pressão...
os de GLP não aguentam 100!

ou seja:

se o seu projeto de GNV não envolver bujões de GLP, OK,

senão, é melhor comprar 200 litros de superbonder para juntar os pedaços...

Jordano
31-08-06, 20:55
kra
se tu fizer uma coisa bem feita (com GNV e cilindros de GNV apropriados) tudo bem
até dou força
mas n seja burru de colocar um bujão de cozinha
a nao ser q tu queira partes de ti por cima da tua moto

rapha
31-08-06, 21:16
ai galera queria dicas para o projeto pela parte tecnica tipo taxa e tals é claro que eu não vou coloca gnv num bujão de gas de cozinha se eu usar gnv vai ser com cilindro de gnv e se eu usar glp vai ser com o de glp entederam agoraaaaaaaa eu queria troca ideia ref esta possibilidade de motor super taxado no gas por achar que vai ficar bem forte com bastante torque e potencia igual os motores super fuçados com 17:1 no metanol para arrancada

EddyMaxx
31-08-06, 23:20
Cara...nada contra seu projeto, acho até legal a galera colocar a criatividade à prova e talz....

Mas que botar a moto pra rodar à gás é o cumulo do mão de vaca...ahh é sim!!
ahueahaueaehuae

Pow...compra uma Biz, bota 5 reais de gazosa e roda 50 km!

Quer mais economia?? anda de bicilceta!

Abraiz

Falker
01-09-06, 00:06
só sei que não quero estar perto para ver seu teste... manda um email pra globo auto esporte, pede para mandarem o video da moto com gas veicular

windowsnt
01-09-06, 00:19
Amigo falei com um homem que usa GNV na moto. 170 KM ao custo de R$ 5,00 na região. Detalhe: É proibido converter moto pra GNV hoje em dia. Quem fez ja foi. Motivo, qdo cai de moto o cilindro sofre com a batida e daí os custos. Perigo de explodir mínimo. Mas mto economica de fé. é uma cg 125. Esqueça GLP. Eu tb queria por em carro. Pesquisei e descobri o quao maravilhoso é, e ao mesmo tempo uma bomba relógio. Ë mto fácil vazar, e o botijao de gas nao é mto seguro. Nao foi projetado pra isso. Terias q ter algo profissional mesmo. Olha regula a sua moto e anda na boa q vc será feliz! abraços

agm2112
01-09-06, 08:50
então ta bom galera entendi não da mesmo para uzar glp é muito perigoso então vou usar gnv mesmo agora vo falar um pouquinho do projeto
o maior problema da converssão de motor a gasolina para gnv é que a taxa de compressão ideal para o gnv é em torno de 18:1 já a da gasolina é de 10:1 no maximo então quando se converte esse motor para gnv ele trabalha com muita pou taxa (10:1) o que faz com que o gas queime de maeira irregular por precisar de 18:1 mesmo assim ele é ainda muito economico então eu pensei em fazer um motor com taxa de 18:1 para rodar só com gas eliminando a gasolina totalmente imagina agora a economia de combustível que vai dar é quase o dobro de taxa e a potencia e torque deve aumentar muito o motor vai ficar forte mesmo que vcs acham


Pra usar GNV o ideal é converter o motor pra alcool primeiro ... faça o motor funcionar no alcool com uma boa taxa, tipo 13:1 ou 14:1. Assim ele já ficaria ótimo no gás. Já converti o meu carro pra alcool. Agora ainda vou tirar mais 0.5mm do cabeçote.

Colocar 17:1 num motor de rua que não seja diesel acho um exagero ... vc está reduzindo muito sua margem de segurança, e será impossível andar com alcool (pq gasolina é fora de cogitação) numa emergência. Viajo muito com meu carro e nem sempre encontro postos de GNV pelo caminho. Quando necessário, posso andar perfeitamente no alcool. E repito ... meu carro gasta menos que minha moto 250cc !

rapha
01-09-06, 11:16
na minha cidade tem posto gnv e eu so uso a moto pro trampo então não teria problema com abastecimento e eu não quero usar gnv e alcool eu só quero usar gnv mesmo por isso a taxa de 17:1 ou 18:1 não seria problema para o motor na verdade eu acho que seria benéfico entendeu

agm2112
01-09-06, 11:29
Vc já viu se é possível rebaixar tanto seu cabeçote sem bater as válvulas ?

Onde vc vai encontrar um redutor de GNV pra motos, já que desistiram de usa-lo ? Mesmo um dos menores possíveis pra carro ainda é um trambolho. Existe um da marca Metan que é dividido em duas partes. Acho que ficaria melhor pra instalar. E os cilindros de 3 m3 ? onde encontra-los ? Já que não se homologam mais motos a GNV, ela não passaria na inspeção do inmetro. Existem postos que só abastecem carros que tenham o selo do inmetro. Pode ser que eles impliquem em abastecer uma moto tão irregular.

rapha
01-09-06, 11:40
para chegar a uma taxa de compressão de 18:1 pretendo aumentar a cilindra de 125cc para uns 220cc e depois se não ficar com a taxa de 18:1 então rebaixo um pouco o cabeçote se não nem vo rebaixar nada eu já fui ver um kit numa oficina especializada eles me diceram que ta tudo ok

agm2112
01-09-06, 11:48
para chegar a uma taxa de compressão de 18:1 pretendo aumentar a cilindra de 125cc para uns 220cc e depois se não ficar com a taxa de 18:1 então rebaixo um pouco o cabeçote se não nem vo rebaixar nada eu já fui ver um kit numa oficina especializada eles me diceram que ta tudo ok


Bom ... aqui no rio os postos abastecem até camelo com GNV ... mas pode ser que aí não ... pergunte no posto também ..

Como vc vai aumentar tanto essa cilindrada ? O fato de aumentar a cilindrada não implica aumento de taxa ... um motor AP 1.8 com pistões de 2.0 passa pra 1.9 com a taxa menor por exemplo ... (ideal pra turbo !)

jecastro
01-09-06, 11:51
Se a taxa ficar em 18:1 o motor não vai aguentar, a biela vai ser forçada ao extremo na compressão. Já tem moto-boi, moto-taxa agora moto-bomba.

f3rn4nd0
01-09-06, 11:52
Bem... a respeito desses Cilindros de Ar ao lado da moto... tenho uma sugestão, que pode ser meio maluca: e se a pessoa resolver colocar os 2 cilindros de Gás dentro de um Baú de Motoboy, por exemplo? nao iria perder muito espaço, a moto ficaria mais pesada, mas os cilindros estariam bem guardados... sem contar que o risco na queda de o tubo trincar, e explodir seria menor...

Ideia meio maluca? ou até que viavel?

agm2112
01-09-06, 11:57
Bem... a respeito desses Cilindros de Ar ao lado da moto... tenho uma sugestão, que pode ser meio maluca: e se a pessoa resolver colocar os 2 cilindros de Gás dentro de um Baú de Motoboy, por exemplo? nao iria perder muito espaço, a moto ficaria mais pesada, mas os cilindros estariam bem guardados... sem contar que o risco na queda de o tubo trincar, e explodir seria menor...

Ideia meio maluca? ou até que viavel?


O problema é que estes cilindros são estupidamente pesados... eles sao colocados nas laterais provavelmente pra ficar o mais proximo possivel do chão. Acho que numa posição tão alta e atras do eixo traseiro a moto ia ficar horrivel pra dirigir.

Quanto a queda, nao vejo grandes problemas ... esses cilindros são de aço ultra-resistentes, aguentam até tiro, incendios, etc. Caso a tubulação rompa, existe uma válvula na cabeça do cilindro que trava a saída de gas imediatamente.

Não existe explosão de cilindros de GNV. O que aconteceu naquelas fotos foi uma "descompressão explosiva". O estrago é causado apenas pela deslocamento de ar e gas, sem fogo ou explosão (imagina se explodisse !). Eles suportam pressões de até 600bar. Os postos abastecem com 220bar. Há uma grande margem de segurança. Todos os acidentes foram com cilindros não projetados para GNV, botijões de GLP, etc. Mesmo que um cilindro cheio de GNV fique exposto ao fogo por horas, a válvula da cabeça do cilindro libera gás aos poucos quando a pressão ultrapassa os 350bar, criando umas labadedas de fogo, mas sem romper o cilindro.

Tudo é muito bem pensado e calculado para todas as situações de emergência. Muitas normas de segurança são atendidas no projeto, operação e instalação. Por isto devemos correr das instalações caseiras.

sucupira
01-09-06, 12:22
se butijão deitado encendeia ou explode então como é que as empilhadeiras a gas não explodem não encendeiam e não tem nenhum problema?


Meu na boa, vende essa moto e compra uma bike. Se não guenta com a gasolina, não coloca a vida dos outros em risco. Além do que você é um dos alimentadores da fama de que moto não presta.

FabricioFabuloso
01-09-06, 14:01
Olha jah fizeram esse projeto, bem feito... e naum compensa.. a grana q se gasta na instalação vc teria q rodar uns mil Km por dia pra recuperar a grana em 2/3 anos ou seja, naum vale a pena... agora se for como experiencia, meio professor pardal hehehehe dai dou apoio.. so tome muito cuidado e naum exagere nas gambi... no mais desejo boa sorte pra vc...

Abraços

cabra de brasilia
01-09-06, 14:17
Cara a maior burrice que existe é você ter um carro ou moto e não ter pelo o menos um capital mínimo para manter.....de rocha eu já passei por isso e cheguei a conclusão que é melhor ficar no vale transporte do que com o c* na mão para manter uma moto......no final das contas se fica quebrado e sem moto.......a não ser que o veículo seja de extrema necessidade como por exemplo ganha pão......ao contrário quem só usa para se locomover do ponto a ao b e vice versa e está arrochado no momento eu aconselho a andar de ônibus porque lá na frente se vai ficar mais quebrado ainda e sem a moto........e cada vez mais o veículo tanto carro quanto moto se tornará um veículo de luxo.....eu moro a 4 km da Esplanada dos Ministérios e como trabalho lá essa semana eu já passei em algumas lojas especializadas em bike para ver uma....como no serviço se tem banheiro completo eu chego lá e tomo um banho e boto a roupa de trabalho.......tava olhando uma bike muito louca com apenas 13 kg por 1200 Reais........sem ipva....sem trânsito louco.....blá blá blá.....fora que com a bike eu não tenho despesa.........

rapha
01-09-06, 20:13
eu uso a moto pra trampo msm e não sou pão duro não cara eu só acho que se existe maneira mais barata e menos poluente de se andar de moto é com ela que vo andar e outra eu quero ve msm é como vai ficar com toda essa taxa vai ficar forte pra caraio ahahahahahahahah

windowsnt
01-09-06, 20:49
se butijão deitado encendeia ou explode então como é que as empilhadeiras a gas não explodem não encendeiam e não tem nenhum problema?

rapha tem um pequeno detalhe no q vc disse. esses botijoes pra empilhadeiras sao diferentes, tem um kit caríssimo ou nao muito barato para deixar seguro esse combustível. Colocar o gas em moto pode ser possível lógico. Agora suponha um acidente em q isso venha a explodir, vc irá ser penalizado por essa falta. Sem falar que em uma blitz poderia ficar com a moto apreendida, se nao fosse muito bem disfarçado. Ou seja é possível mas nao vale a pena. Maneira mais barata tem, hidrogênio, alcool, bio-diesel, moto elétrica, e assim vai. Fique tranquilo que eles vao liberar isso ainda.

Serifa
01-09-06, 21:47
Cara...'serio mesmo
GNV é uma coisa..
Gas de cozinha ...aff ....não faz isso nunca cara

Mas eu concordo com o Ubira...não tem motivo pra fazer isso na moto
O ganho não compensa

cledsonfan125
05-05-11, 00:13
aee fii belo topico ta dando a maior discusão mas é o seguinte sera teria como vc posta a fotos pra gente ver como ficou seu progeto?
fiquei muito curioso com esse asunto ja pensso se der certo
o tanto de motoca a gnv séria uma revolução
parabéns cara vc pensso primeiro do q todos..

cledsonfan125
05-05-11, 00:16
ja ouviu falar de moto hibrida?
hidrogenio tem um cara aqui esplicando pra carro
CONVERTA SEU CARRO PARA HÍBRIDO DE HIDROGÊNIO HOJE - (http://www.youtube.com/watch?v=Xr-sPBX6SJE#)

Yuri_RN
05-05-11, 00:33
caraca!!! New Record! desenterrou um topico de 5 anos atrás kkkkkkkkkkkkkkkkk

Grande Premio!

http://i1181.photobucket.com/albums/x421/fcarj/PaDeOuro.jpg

Paulinhoo
05-05-11, 08:23
Carambaaaaa.. Tópico de 2006 =D
Nemm Pensava em ter Moto nessa èpocaaa asuahsuahsausa... Sério Mesmo Viu !
kkkkkkkk !
Troféu Pá para Ele ... =D :0_0:

lordbrill
05-05-11, 16:55
Os topicos estao sendo desenterrados desenfreadamente :o
Daqui a pouco vai faltar trofeu pra tanto escavador.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Esquadrão Marte
05-05-11, 22:46
Arqueólogo do PN, Mas é assim mesmo .....o importante é adquirir o conhecimento .......

cledsonfan125
05-05-11, 23:39
vlw abrigado nunca ganhei nada rsrs..
risos..

chiccoli
06-05-11, 00:21
era loko pra fazer uma adaptação dessas ^^

andando só no hidrogênio..,
num so eu q pago a gua mesmo..

jf k1
06-05-11, 08:28
das de nitromatano ]:) ]:)

marcelofreitas
09-04-12, 19:53
alguem sabe oq findou esse projeto? deu certo ou errado? alguem aqui ja usou? vi um video do auto esporte no youtbe no qual o piloto de teste reclamou do peso na traseira causado pelos bujões, mas e se os bujões fossem usados no lugar do tanque de combustivel?
tai o video:
Moto GNV Brasilera rodando en San Pablo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=uan7kkWBEx4)

FRANGOPUNK
09-04-12, 20:33
cumulo da economia, não é mais um uno mille com kit gas, agora é a bros que funciona com glp KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

magrao tk
09-04-12, 21:12
Conheci um cara que teve Chevettes, Caravans e Opalas, até um Dorge Darti teve. Em todos ele adaptou gás... bujão de cozinha dentro mesmo, hehehe Lembro que tinha um tipo de válvula enorme, pareciam tampas de panelas. Pior que já andei com um amigo num desses carros, nem dava bola pro risco que corria, e era tudo na gambi mesmo, eram carros velhos com motorzão só pra rodar no interior. Hoje em dia o cara já é morto, mas não morreu nos seus carros.