PDA

Ver Versão Completa : consumo irregular de combustível.



destbr
03-09-06, 03:01
Olá pessoal,

há 3 tanques atras resolvi medir o consumo da minha moto e os resultados foram o seguintes:

36,6km/l - rodando algumas vezes com garupa e dando umas esticadas, quase sempre saindo levemente forçado no semaforo e mantendo entre 90 e 100 km/h na estrada q pego todos os dias pra ir pr faculdade.

33,91km/l - como fiquei contente em ver q ela era economica, sem querer eu acabei forçando um pouco mais a moto na cidade e na estrada mantive a mesma media de velocidade.

31,66 km/l - andando numa boa, saindo normalmente em semaforos, mantendo entre 80 e 90 km/h na estrada e nao levei nenhum garupa.

tem explicação uma coisa dessas? no segundo consumo eu ja estava esperando fazer menos mesmo, mas olha só o q aconteceu com o último! :NOOK:

sempre usando combustivel comum (agora coloquei aditivada pra ver se muda algo).

é normal isso? acho q andei em rotacao muito baixa e a moto acabou consumindo mais por estar abaixo da faixa de torque ideal. confere isso? é a unica explicação q eu acho cabível.

com vcs ja aconteceu algo parecido?

abraços galera! :lol:

uedaa
03-09-06, 03:50
talvez o combustivel estava sorteado ou o frentista não encheu completamente o tanque.Tenta fazer outra media andando do ultimo jeito...

windowsnt
03-09-06, 10:55
Amigo aditivada nao trará economia de combustível. Andando de leve e nao forçando muito as marchas vc consegue economizar, veja a pressao dos PNEUS. Abraço

destbr
03-09-06, 13:30
sempre q vou ao posto (uma vez por semana) eu aproveito pra calibrar o pneu.
na verdade a aditivada eu coloquei soh pra testar mesmo, mas imagino q nao va trazer nenhuma economia, mesmo pq sao só detergentes q ela tem, certo?

em todas as vezes, o frentista encheu até a boca sim.

fica dificil achar o problema... espero q nao continue aumentando o consumo assim.. hehe

Furious VIPER
03-09-06, 13:37
Teoricamente.. andando mais forte vc economiza mais cobustível... aproveita pô... anda forte q vc gasta menos...
se te perguntarem pq vc anda forte, solta akela "é pra economizar gasolina"!!hehehe

destbr
03-09-06, 16:52
haha... vou falar isso pro pessoal mesmo!! :)

ontem q coloquei aditivada, a moto ficou dando uns pipocos pelo escapamento, logo q sai do posto, mas hj fui andar com ela e ta normal...

mas vamos ver no q vai dar esse proximo tanque!

Jduarte
03-09-06, 17:45
Pegou ventos? se pegou, isso conta muuito!

Fui a Curitiba ontem. Peguei muito vento, o trajeto todo... procurando manter os 90 km/h, com picos de 100, em uma das subidas tive que colocar a 4a marcha, caiu para 70km/h, com 4/5 de acelerador, por conta do vento!!! Fui sozinho, com mochila. Gasolina V-power. Quando abastecí lá, tinha rodado 442,2 kms, e entrou 12,195 litros... média de 36,26 km/l.

Abastecí com BR Supra, e voltei para São Paulo. Enchí novamente com Supra (funcionou melhor que a V-power... e eu só abastecia com esta, desde o começo, atá ontem!). Rodei 431,2 kms, e levou 10,95 litros... média 39,37
Na volta, vim a maior parte do tempo a 90 / 95 km/h, não tinha vento contra...

destbr
03-09-06, 18:10
Pegou ventos? se pegou, isso conta muuito!

Fui a Curitiba ontem. Peguei muito vento, o trajeto todo... procurando manter os 90 km/h, com picos de 100, em uma das subidas tive que colocar a 4a marcha, caiu para 70km/h, com 4/5 de acelerador, por conta do vento!!! Fui sozinho, com mochila. Gasolina V-power. Quando abastecí lá, tinha rodado 442,2 kms, e entrou 12,195 litros... média de 36,26 km/l.

Abastecí com BR Supra, e voltei para São Paulo. Enchí novamente com Supra (funcionou melhor que a V-power... e eu só abastecia com esta, desde o começo, atá ontem!). Rodei 431,2 kms, e levou 10,95 litros... média 39,37
Na volta, vim a maior parte do tempo a 90 / 95 km/h, não tinha vento contra...


olha, teve uns 3 dias q eu peguei vento q dava até medo, parecia q ele ia me derrubar da moto... e pego umas duas subidas bem fortes e longas tb na estrada...

mas será q esses dias ja afetaram tanto o consumo geral?

Furious VIPER
03-09-06, 18:44
Certamente!! vc tb nota qdo tá batendo velô final... se não tem vento... ou tá a favor.. a gente vai a quase 140.. no marcador, claro!! já em dias de vento forte.. mas vento mesmo, akeles de assustar.. não bate nem 100!!

FabricioFabuloso
03-09-06, 18:48
o destbr vc eh de sorocaba naum eh ??? q facul vc faz ?? Uniso ?? Bom quanto as medias... so 3 naum eh o ideal pelas inumeras variaveis envolvidar... faça umas 10 medias pra ter uma boa base.. e eh akilo neh... andando de boa, sem esticar mt as motoca são mt economicas... esticando marcha e esguelando na reta as bichinhas bebem um poko mais mesmo...

Abraços

Jduarte
03-09-06, 19:05
Uma das maneiras de saber se a moto está gastando mais, ou não, é fazer uma marca de referência na manopla do acelerador. Com ela, vc sabe onde é o zero e onde é o "todo aberto". Se vc estiver numa reta, querendo se manter a 90 km/h por exemplo, sem vento a marca vai ficar provavelmente lá pelo 1/3 do acelerador. Mas com vento, seguramente ela vai passar do 1/2 acelerador. Aí vc já sabe que ela vai gastar mais.

Roberval2005
03-09-06, 20:21
meu tbem varia 21, 24 , 26

destbr
03-09-06, 22:52
Certamente!! vc tb nota qdo tá batendo velô final... se não tem vento... ou tá a favor.. a gente vai a quase 140.. no marcador, claro!! já em dias de vento forte.. mas vento mesmo, akeles de assustar.. não bate nem 100!!


isso é verdade mesmo, pois tem dias q subo "numa boa" a uns 80km/h e tem dias q tenho q por 4a e manter 70km/h...

vou fazer mais medias pra ver :)



o destbr vc eh de sorocaba naum eh ??? q facul vc faz ?? Uniso ?? Bom quanto as medias... so 3 naum eh o ideal pelas inumeras variaveis envolvidar... faça umas 10 medias pra ter uma boa base.. e eh akilo neh... andando de boa, sem esticar mt as motoca são mt economicas... esticando marcha e esguelando na reta as bichinhas bebem um poko mais mesmo...

Abraços


fala fabricio, sou de sorocaba mesmo e faço uniso sim, vc estuda la tb?
isso é verdade, teve bastante variavel envolvida, mas achei estranho eu a primeira gastar menos q a ultima, ja q eu tava esperando fazer mais de 36 na ultima.
mas vou fazer mais medidas!



Uma das maneiras de saber se a moto está gastando mais, ou não, é fazer uma marca de referência na manopla do acelerador. Com ela, vc sabe onde é o zero e onde é o "todo aberto". Se vc estiver numa reta, querendo se manter a 90 km/h por exemplo, sem vento a marca vai ficar provavelmente lá pelo 1/3 do acelerador. Mas com vento, seguramente ela vai passar do 1/2 acelerador. Aí vc já sabe que ela vai gastar mais.


gostei da ideia! vou ver se faço essas marcas! mas veja bem, se estou a X km/h e preciso abrir mais o acelerador por algum fator, como vento por exemplo, e eu mantiver os mesmos X km/h, significa q eu to gastando mais por ter aberto mais o acelerador, mas mantendo a mesma velocidade?


abraços pessoal e obrigado pelas ajudas :)

Jduarte
04-09-06, 02:36
é isso mesmo, Destbr... a resistência do ar aumenta junto com o aumento de velocidade. Se o ar estiver parado, vc o vence com menos potência no motor (ou menos acelerador, ok?). Mas se ele estiver correndo contra vc, terá que usar mais potência (mais abertura do acelerador) para continuar vencendo-o.
Nessa condição, para se manter na mesma velocidade, vc vai abrir mais o acelerador... o motor vai puxar mais mistura ar/combustível, e o consumo sobe bem!
Basicamente a mesma coisa numa subida : no plano, vc anda a 100 km/h, digamos com 2/3 de acelerador. Numa subida, mesmo que suave, vc vai ter que usar mais acelerador do que isso, para se manter nessa velocidade, confere?

Machado
04-09-06, 10:12
A minha tb varia bastante,.. quando faço viajens longas noto isto.. uma prova foi quando fomos a Bento Gonçalves. senti muita diferença no consumo pois, pegamos um vento muito for4te, e a moto gastou pra caramba, isto sem contar as subidas tinha que andar com a mao sempre colada pra moto da 90 100 por hora..

destbr
05-09-06, 00:40
muito legal as explicações :)

vamos ver, vou medir mais vezes mesmo entao e tirar uma media geral. nao gosto muito de encher até a boca, mas se nao fizer isso, fica dificil medir o consumo exato.

assim q eu tiver uma boa noção, nao vou mais encher o tanque até a boca!

mas brigadao pela ajuda pessoal, nao imaginei q pudesse variar tanto assim o consumo! tava contente em fazer mais de 36 por litro.. daí depois foi embora minha alegria.. hahaha

francescotorres
06-09-06, 16:04
A variação é normal...


Se você quiser acompanhar os gastos com sua moto entre no site MOTO.2
http://www.francescotorres.com.br/motos