PDA

Ver Versão Completa : Para o pessoal se conscientizar mais



fabiofazer
11-09-06, 19:39
Ja tinha postado em outros foruns mas aqui e bom o pessoal ler tb, abraços

Motocicleta é veículo amputador;
o motoqueiro cavalga a moto

“no Brasil existem dois códigos de trânsito: um para o indivíduo que se locomove sobre quatro rodas e outro para quem se locomove sobre duas rodas. Este não obedece à maioria das regras impostas para os que andam sobre quatro rodas. Dirigem entre os veículos em velocidade superior à permitida, ficam ziquezagueando no meio dos carros, não respeitam a sinalização. Cometem tais infrações ao nosso lado e na nossa frente e nós aceitamos tudo mais ou menos passivamente”.

Essa constatação foi registrada em programa televisivo de Dráuzio Varella, o autor de “Carandiru”. Marco Guedes, ortopedista que dirige o Centro Marian Weiss em São Paulo, também foi questionado por Dráuzio, sobre as outras causas que levam a amputações dos membros inferiores, além do diabetes, quando destacou: “no nosso meio, o trânsito é um fator importantíssimo. Não existem estatísticas confiáveis, mas falava-se que tínhamos um Vietnã por ano no trânsito de São Paulo. Não sei se ainda é assim ou se já temos dois Vietnãs por ano em acidentes com mutilações e mortes. A motocicleta é o veículo amputador por princípio. O motoqueiro cavalga a moto. Qualquer choque atinge primeiro as pernas do condutor. Seus membros inferiores são os pára-choques da motocicleta.”Weiss disse ainda que “segundo nossa estatística pessoal, a única a que posso me referir, 70% das amputações por trauma são provocados por acidentes de moto. Os 30% restantes envolvem acidentes do trabalho, com trens, elevadores e tudo o mais que se possa imaginar.

Esse índice altíssimo de acidentes com motos parece não ser motivo de preocupação. O motoqueiro passar entre os carros, em velocidade, quase que é permitido por lei”.


Indicadores de Acidentes de Trânsito para países selecionados - 2000
País
Taxa de Mortes por 10 mil habitantes
veículos
Japão 1,32
Alemanha 1,46
Estados Unidos 1,93
França 2,35
Turquia 5,36
Brasil 6,80

Perigo sobre duas rodas.


A economia e a praticidade contrastam com o risco que as motocicletas trazem aos motoristas nas principais rodovias do país. Em 2004, foram 3.767 acidentes nas rodovias concedidas de São Paulo. O crescente número de ocorrências envolvendo motociclistas nas estradas chama atenção das autoridades de trânsito, que estudam meios de conter as estatísticas.

O grande número de motociclistas circulando diariamente pelas ruas das principais cidades do Brasil se tornou um problema também para as autoridades responsáveis pela administração das rodovias do país.

De acordo com levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) do mês de março de 2005, são 6.264.051 motos circulando pelo Brasil. Só a região sudeste concentra 2.711.774 desses veículos, 1.582.101 apenas em São Paulo.

“A circulação de motos nas rodovias cresceu muito em todo o país nos últimos anos”, afirma o diretor de operações da Artesp, Sebastião Ricardo. “A motocicleta é um veículo leve e útil. Além disso, tem sido usado por muitas pessoas como uma alternativa ao carro, já que é muito mais barato”, completou.

“Hoje, 70% das pessoas que compram motos o fazem para substituir os carros e o transporte público. São pessoas que estão chegando agora e que ainda não têm tanta malícia na condução das motos”, alertou o presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), Lucas Pimentel.

E a inexperiência de alguns condutores, somada ao grande número de motociclistas circulando pelas rodovias, é um dos principais fatores que tem deixado a Artesp com o sinal amarelo acesso: os acidentes envolvendo motos têm crescido a cada ano.

“No ano de 2002 e 2003 o número de acidentes com moto cresceu muito e nos assustou. Desde então, começamos a trabalhar as motocicletas como um fator separado”, confirmou Sebastião Ricardo.

E a preocupação da Artesp faz sentido. Nos 3,9 mil quilômetros de rodovias administradas por 12 concessionárias no estado de São Paulo foram registrados 2.260 acidentes envolvendo motos em 2001. No ano seguinte, o número saltou para 2.718.

“Em 2004, nós registramos 3.767 acidentes e, até maio deste ano, já foram 1.697. Proporcionalmente, devemos estourar a casa dos 4 mil acidentes até dezembro de 2005. Estamos com um aumento de praticamente 100%”, adiantou o diretor da Artesp.

Não bastasse o aumento de acidentes, os registros de mortes também assustam. Em 2004, 112 pessoas morreram em ocorrências envolvendo motocicletas nas rodovias concedidas de São Paulo.

“O acidente é, sem dúvida, o nosso maior desafio quando o assunto é motocicleta. Ainda mais porque, em rodovias, esse tipo de acidente é fatal”, considerou Lucas Pimentel.

Apesar de desenvolver trabalhos ao longo de toda estrada, a principal preocupação das autoridades de trânsito está no perímetro urbano das rodovias. “O maior número de acidentes é registrado no perímetro urbano. Em média, são 30 por dia em São Paulo e infelizmente dois deles são fatais”, afirmou o presidente da Abram.

“As regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas apresentam um movimento muito grande de motociclistas e, conseqüentemente, concentram a maior parte dos acidentes”, completou o diretor da Artesp, Sebastião Ricardo.

Para conter o crescimento dos números, a Artesp estuda um trabalho específico de prevenção de acidentes. “Estamos preparando com as concessionárias uma campanha preventiva. Mas essa campanha tem de ser bem feita para atingir toda a categoria. Só outdoor não basta”, finalizou Ricardo.

brunohcs
11-09-06, 20:39
é isso ai.. cuidado no transito né.. + eh fd nao faze nd de errado qdo se ta de moto

mas.. eu cada vez procuro faze menas merda hehe! :)

windowsnt
11-09-06, 23:43
essas campanhas nao surtem efeito. só muda com algumas leis novas. talvez assim mude isso.

Celso Pin
12-09-06, 00:33
a lei que precisava, que era a proibição de tráfego no corredor, o FHC vetou (por má assessoria...)

agora, é sentar no chão e chorar os mortos... que se os números acima estão corretos, só na cidade de sp, anualmente, são 3 vezes mais do que nas estradas do estado inteiro...

p.s. tomei duas fechadas na estrada nesse final de semana... quase mifu... todas as fechadas foram dadas por motoqueiros...

PimEdu
12-09-06, 11:00
A solução não é vetar os corredores e sim legaliza-loes e demarca-los em posições boas, como por exemplo entre a faixa de onibos e a do carro na rebouças (só ir la, pintar e sinalizar, cabe tranquilo), com isso os carros não fechariam motoqueiros e os acidentes cairiam bastante. Em São Paulo é inviavel não querer que usem os corredores, sem eles o que um motoqueiro leva 20 min para fazer levaria mais de 30 min sem transito, com transito vai de pelo menos 40 min (transito bem leve) a mais de uma hora e meia em dias de caos.
Eu comecei a usar moto para ter agilidade no transito e grande parte dos que usam tbm, um dos grandes pontos positivos da moto é não enfrentar tanto transito (esse é um dos grandes motivos de termos tanta moto em sampa). E querer tirar os corredores além de tirar essa agilidade apenas iriam deixa de vez o transito parado (imagina mais um milhão de veiculos circulando em uma cidade onde o transito já está caótico)
O fato é q faltam pessoas competentes no poder para lidar com essa situação, em sampa um maluco tentou criar uma faixa preferencial para motos, deixando apenas uma para carros, quem anda por la sabe q isso é inviavel, nem tanto q ja faz mais de mes q tem essa faixa e ela nunca foi respeitada. Tem q criar corredores nas grandes cidades (e estradas, ja q o texto fala disso) nas vias principais de modo a proteger o motociclista de fechadas sem tirar sua agilidade, não consigo ver uma solução boa para todos além desta.

jecastro
12-09-06, 11:13
Eu penso que antes de proibir qualquer coisa os governos deveriam investir em transporte público, mais metrôs e passagens mais baratas, isto tirararia muitos carros e motos do trânsito, hoje sai mais barato andar 30km de moto do que uma passagem de metrô.

agm2112
12-09-06, 11:13
Não podemos privilegiar a agilidade de uma moto em detrimento da segurança. Se fôr necessário proibir os corredores (eu sou totalmente a favor), proíbam. Melhor chegar 10 minutos mais tarde do que não chegar.

ps: Também acho que transporte público decente é a prioridade. Assim poderíamos até pensar em pedágio urbano ao inves dos rodízios. Centro de grandes cidades é lugar pra ônibus, metrô, taxi e veículos oficiais ... mais nada.

dilson
12-09-06, 11:50
Eu penso que antes de proibir qualquer coisa os governos deveriam investir em transporte público, mais metrôs e passagens mais baratas, isto tirararia muitos carros e motos do trânsito, hoje sai mais barato andar 30km de moto do que uma passagem de metrô.


Acredito que aumentando os corredores, e/ou delimitando mais a pista dos 4 rodas, diminuiriam em muito os aceidentes por "fechadas".

Acho que proibir não é caminho para nada...
Tem que ser aberto um caminho e entre os carros.

Tenho uma moto para ganhar agilidade, mesmo não trabalhando com ela...

mas pegar metrô+onibus lotado é fodis...
além de demorar 1 hora a mais para chegar em casa...

Paz e Sáude!

agm2112
12-09-06, 12:02
Acredito que aumentando os corredores, e/ou delimitando mais a pista dos 4 rodas, diminuiriam em muito os aceidentes por "fechadas".

Acho que proibir não é caminho para nada...
Tem que ser aberto um caminho e entre os carros.

Tenho uma moto para ganhar agilidade, mesmo não trabalhando com ela...

mas pegar metrô+onibus lotado é fodis...
além de demorar 1 hora a mais para chegar em casa...

Paz e Sáude!


Aí da mesma forma os usuários dos carros podem dizer ... "q saco, quero andar e fica esse monte de moto na minha frente ... quero um corredor só pra carros" ...

Transporte público é a solução !

leochristo
12-09-06, 14:09
Parece que quando alguem compra uma moto,e isso aconteceu comigo agora, entra na mente a cultura da velocidade e da impaciência,a pessoa senta na moto e incosncientemente começa acelerar sem pensar. Com a revolução industrial nos tornamos escravos da pressa, alta produtividade, horários que nos engessam,e assim vai. É necessario usar o poder da escolha, e não se deixar levar uma comportamento e maneira de pensar pré- determinada por uma sociedade programada por interesses de poucos. sugiro que leiam "A TERCEIRA ONDA" de Alvim Tofler. Um abraço! :G

fabiofazer
12-09-06, 15:10
eu fiz um treino de andar atras de carro e tou me acostumando, meu stress reduziu pacas, uma dica boa, so corte corredor com os carros parados no sinaleiro, é uma boa, falow

Lagartixxa
12-09-06, 15:22
cada um tem o q merece, motoquero faz, motoquero leva! so acho paia o cara faze cagada e leva alguem pro buraco com ele. aki na minha cidade (belo horizonte) semana passada tava mostrando dois amigos de moto e com garupa subiram num viaduto, perderam o controle das motos, bateram na mureta de protecao e cairam la embaixo no viado, uma altura de 10metros por sorte um garupa, q era mulher sobreviveu, os outros 3 morreram na hr

dilson
12-09-06, 15:24
eu fiz um treino de andar atras de carro e tou me acostumando, meu stress reduziu pacas, uma dica boa, so corte corredor com os carros parados no sinaleiro, é uma boa, falow


Bem, é mais ou menos o que eu faço...
mas quando está muito lento o transito eu corto pelo corredor...

:P

PimEdu
12-09-06, 17:03
posso ser maluco, mas eu prefiro correr o risco q for do q levar o dobro do tempo no transito, e isso não quer dizer pressa, apenas q odeio transito e não gosto de perder meu tempo nele. Eu não acredito q nenhuma solução q tire a agilidade de uma moto tera sucesso, na pior das hipoteses vai virar mais uma lei de gaveta...
Acho q a galera q não mora em sampa (talvez o rio tbm seja assim, nunca fui) não sabe o q quer dizer transito, tem avenida aqui (vitais) q tem transito mais de 12h por dia, transito aqui é parado, tipo, para e anda a 5km/h a avenida inteira, se eu começasse a andar atras de carro ia fica é mais estressado do q tudo..., é inimaginavel levar uma hora para andar 10km, pelo menos para mim.
Acho q podemos ter boas soluções q privilegiem a agilidade das motos e a sua segurança, incluindo incentivo a trocar carro por moto (em sampa pelo menos a maioria dos carros são usados como transporte individual) oq diminuiria o transito e o perigo.

agm2112
12-09-06, 17:11
Aqui no Rio não deve ser tão crítico como SP, mas posso perder muitas horas no trânsito tb ... a melhor solução é o metrô ! Este é o melhor investimento em transporte nas grandes cidades. Pena que custa uma fortuna, e os políticos não se interessam, afinal as obras duram mais q um mandato, e não aparecem, pois ficam no suterrâneo. Pra político nada como um bom e velho viatudo pra encher de placas e virar propaganda.

PimEdu
12-09-06, 17:47
isso concordo, metro é bom mesmo, pena q isso quase q inexiste no brasil (sampa q é a maior cidade num tem mais do q uns 40km)

rato
12-09-06, 19:21
putz, nego coloca uma reportagem falando de conscientização, mas descendo o pau nos motoqueiros.
axo q a maioria dos acidentes são causados por imprudência, não por motoqueiros.
E mais, os mais imprudentes são motoristas de carro e onibus.
aki em BH o que mais acontece é neguinho fecvhando moto, pq tá falando no celular ou pq nao sabe guiar mesmo, principalmente mulheres e idosos. é triste viu...
sem contar os taxistas e motoristas de onibus que NAO TAO NEM AÍ.
e nego ainda vem falar dops motoqueiros. ave maria
vai durmi