PDA

Ver Versão Completa : Bateria Alternativa (de no-break)



Bruno FMF
03-10-06, 14:49
Aí, galera, decobri que tem muita gente adaptando bateria de no-break em moto. A bateria dura o mesmo tempo, é selada e o preço nem se fala: na faixa de 40-50 reais. Encontrei 2 tópicos com tutorial de como instalar:

http://www.falcononline.com.br/index.php?option=com_smf&Itemid=27&topic=330.0
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&grupo=221645&topico=2305714&pag=6

Obs: Na hora da compra da bateria, não falem que é prá moto, porque se os fabricantes descobrirem isto, o mercado começa a inflacionar!!!
Comentem...

heffestto
03-10-06, 15:03
eu ja tinha visto esse lance no tw on line... minha duvida só é se ela cabe na strada

barbeirorp
03-10-06, 22:00
funciona sim

e vc pode por as baterias em paralelo tb... qdo por exemplo uma moto for de amperagem muito alta ( virago 535 12 amperes , cb 400 10 amperes)

Rubinho
03-10-06, 23:18
Realmente funciona até melhor q as originais.

barbeirorp
04-10-06, 08:50
bacana....

soh num pode falar que eh pra moto etc e tal, senão inflaciona

viva aos RTA

hedertone
04-10-06, 09:05
além de ser mais barata tem a vantagem da recarga!

carnachion
04-10-06, 09:27
Queria colocar essa aqui, dai não ia ter problema meter farol auxiliar hehehe, só de desligar quando passam os carros no sentido contrário carrega a bateria!
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BATPM1218

sot010174
04-10-06, 09:55
Queria colocar essa aqui, dai não ia ter problema meter farol auxiliar hehehe, só de desligar quando passam os carros no sentido contrário carrega a bateria!
http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=BATPM1218


Cabe essa na yes??? gostei da ideia!!!

Luigi
04-10-06, 10:28
A moto não consegue recarregar essa bateria!

heffestto
04-10-06, 11:55
A moto não consegue recarregar essa bateria!



Não consegue?mas tem gente que diz que usa a mais de um ano e nao teve problemas...

Luigi
04-10-06, 11:56
Essa eu quis dizer essa de 18Ah, as de no-break de 7,2Ah é tranquilo!

jecastro
04-10-06, 12:07
A bateria pode ser maior que a original sem problema, só que vai demorar mais para carregar, se você colocar os farois auxiliares não vai adiantar por uma bateria maior, pois o alternador não vai dar conta do mesmo geito e quando a bateria acabar a luz vai ficar fraca.

carnachion
04-10-06, 16:57
A bateria pode ser maior que a original sem problema, só que vai demorar mais para carregar, se você colocar os farois auxiliares não vai adiantar por uma bateria maior, pois o alternador não vai dar conta do mesmo geito e quando a bateria acabar a luz vai ficar fraca.


Mas tem que ver que tu não anda o tempo inteiro com eles acessos, quando passam carros no sentido contrário tem que desligar pra não ofuscar, pelo menos deveria desligar, então nesses intervalos de tempo desligados carregaria um pouco a bateria.
Pelo menos imagino isso, e bem carregada esta bateria demora pra descarregar, imagino que mais de uma hora com os farois auxiliares ligados, se forem dois de 35W por exemplo, porque do resto o alternador daria conta!

carnachion
04-10-06, 16:58
Pelo pdf do fabricante ( http://www.efirstpower.com/PDF/FP12180.pdf ) demora 1 hora pra descarregar com 114W a 10,8V e 3h com 50,3W a 10,8V então deve ficar entre 1h a 3h pra descarregar com uso contínuo. Digamos que descarregue em 1h e meia, levando em conta que se desliga a luz as vezes imagino que dure umas 2 horas pelo menos de uso contínuo, isso daria uma bom tempo pra viajem, pra mim seria o suficiente!

Edit:
O problema é arranjar espaço pra bateria, já que a original tem 11,1cm 10,4cm 6,6cm e esta tem 18,1cm 16,7cm 7,7cm, teria que tirar o filtro de ar e colcoar um daqueles menores ou inventar alguma magica, dai é brabo ter que ficar cortando a moto!

jecastro
04-10-06, 17:07
Você esqueceu que não é só o farol que consome energia, tem que somar, painel, CDI, farol traseiro, perdas no chicote, na prática vai gastar sempre mais doque carrega e vai ficar sem bateria, além disto se a bateria ficar muito gasta e se ela for de uma amperagem muito alta em comparação com a original pode queimar o alternador.

carnachion
04-10-06, 17:16
Você esqueceu que não é só o farol que consome energia, tem que somar, painel, CDI, farol traseiro, perdas no chicote, na prática vai gastar sempre mais doque carrega e vai ficar sem bateria, além disto se a bateria ficar muito gasta e se ela for de uma amperagem muito alta em comparação com a original pode queimar o alternador.


Sim mas normalmente não tem uma sobra de potencia no alternador justamente pra carregar a bateria ou manter ela carregada? me referia a esta sobra para dar pequenas recargas na bateria, claro sem farois auxiliares acessos, dai a moto ficaria gastando uma quantidade que daria sobra pro alternador.
Mas esta de queimar o alternador não sabia, isto sim é um grande problema, pois alternador nao é barato.

Mas eu to falando de botar bateria maior porque já vi isso, em uma Intruder 250, o cara colocou 2 farois auxiliares e a bateria original se foi, dai ele colocou a bateria de uam 450 (não disse de qual 450, mas nao perguntei também) dai ele cortou um pedaço do suporte da bateria e entrou a tal bateria, dai ele não teve mais problemas.

francescotorres
11-10-06, 04:48
Gostei, da idéia quando for trocar a minha vou fazer isso...

Bronislaw
30-10-06, 23:39
mas colocar bateria de no-break é só porque é mais barata ou dura mais, tem mais energia, tem algum outro beneficio?

E quanto tempo dura a bateria da moto, pois se acabar não é só dar carga nela novamente?


E por falar nisso qual a diferença de carga lenta, media e rapida?

Bruno FMF
31-10-06, 09:56
Bronislaw, é durabilidade é a mesma ou até mais. Depende da qualidade dela. A diferença de preço é só porque uma é prá moto e a outra é para nobraek. Por isso que é interessante a gente não fazer propaganda na hora de comprar a de nobraek dizendo que é prá moto, se não eles começam a subir o preço dela também.

carnachion
31-10-06, 19:17
Tem algumas diferenças sim, a temperatura de operação por exemplo, as de moto tem uma tolerância maior, mas o pessoal que coloca essas baterias de nobreak na moto normalmente faz um tipo de isolamento térmico, falando melhor, enrolam a parte de baixo dela com papel alumínio e prendem com fita.

Bruno FMF
01-11-06, 10:16
Tem algumas diferenças sim, a temperatura de operação por exemplo, as de moto tem uma tolerância maior, mas o pessoal que coloca essas baterias de nobreak na moto normalmente faz um tipo de isolamento térmico, falando melhor, enrolam a parte de baixo dela com papel alumínio e prendem com fita.

Não tem nada a ver, carnachion. Esse isolamento que fazem é na falcon, porque é preciso cortar a base do suporte da bateria. Com isso a bateria de nobraek, que é maior, fica muito próxima do cano de descarga. Fazem isso por precaução e não por ser uma regra. Bateria é tudo igual, não existe isso de "temperatura de operação", não. A diferença é que algumas tem, por exempo, liga de prata, que melhora a qualidade da mesma. Mas essas coisas existem tanto na bateria de carro, moto, nobraek ou qualquer outra.

carnachion
01-11-06, 13:41
Não tem nada a ver, carnachion. Esse isolamento que fazem é na falcon, porque é preciso cortar a base do suporte da bateria. Com isso a bateria de nobraek, que é maior, fica muito próxima do cano de descarga. Fazem isso por precaução e não por ser uma regra. Bateria é tudo igual, não existe isso de "temperatura de operação", não. A diferença é que algumas tem, por exempo, liga de prata, que melhora a qualidade da mesma. Mas essas coisas existem tanto na bateria de carro, moto, nobraek ou qualquer outra.


Tem diferença sim, e a temperatura afeta bastante uma bateria!
Olhe o seguinte:

Modelo FP1270 para nobreak
12V 7Ah
Temperatura de operação: -15°C a 50°C
Mais detalhes: http://www.efirstpower.com/PDF/FP1270.pdf

Modelo FP1270T para altas temps
12V 7Ah
Temperatura de operação: -15°C a 70°C
Mais detalhes: http://www.efirstpower.com/PDF/FP1270T.pdf

Não consegui achar as especificações das baterias de moto, mas como você pode ver existe diferença sim de uma bateria para outra quanto a temperatura!
Coloque um termometro onde está sua bateria, derrepente não passe de 50°C, mas num dia que faça 35°C + o calor do motor a margem fica bem pequena provavelmente!

Mas apesar disso eu acho que não tem problema nenhum colocar essas baterias na moto, se você mora em um lugar muito quente pode diminuir a vida útil, mas o custo compensa de qualquer jeito!

Bruno FMF
01-11-06, 16:36
Valeu pelo esclarecimento. Mas de qualquer forma, tem muita gente usando essa aí de nobreak e não tem dado problema nenhum. Acho que se couber certinho na CG, sem precisar cortar o suporte, acho que vale à pena.

carnachion
01-11-06, 16:42
Valeu pelo esclarecimento. Mas de qualquer forma, tem muita gente usando essa aí de nobreak e não tem dado problema nenhum. Acho que se couber certinho na CG, sem precisar cortar o suporte, acho que vale à pena.


Sim, eu mesmo quero colocar uma na minha, uma com maior amperagem, mas dai não tem jeito, só cortando!
Agora se pegar uma da mesma amperagem é capaz de caber na boa!

Bruno FMF
01-11-06, 17:49
Sim, eu mesmo quero colocar uma na minha, uma com maior amperagem, mas dai não tem jeito, só cortando!
Agora se pegar uma da mesma amperagem é capaz de caber na boa!

Se você colocar, posta as fotos aí prá gente e diz se deu certo!