PDA

Ver Versão Completa : Acelerador assassino



AMBN
13-10-06, 13:51
Pessoal,

Minha YES acabou de sair do 1o estágio de amaciamento, os famosos primeiros 800km durante os quais vc n pode passar de 5000RPM. Agora, já posso a 7500RPM. Nessa rotacao, de 5a marcha, a moto está um pouco acima dos 80km/h. Além de alcançar essa veloc final, tenho esticado as marchas até essa rotacao pra poder acelerar mais rápido. Assim que o semáforo abre, eu acelero forte e disparo na frente dos carros.

De uns tempos pra cá, a moto vem morrendo sempre que eu tento arrancar do zero. Sempre é exagero, vamos dizer que é 1 vez a cada 50km rodados. É mais ou menos assim que acontece: o sinal abre, eu acelero pra arrancar e ela morre. Tento religar a motinha, ela pega, mas se eu tentar dar uma aceleradinha, ela morre de novo. Dá pra imaginar a situacao q eu fico né, com todos os carros querendo passar por cima de mim. :NOOK:

Na segunda passada, levei ela pra revisao achando q iam resolver o problema. Qual n foi a minha surpresa quando ao tirá-la da revisão, as "morridas" ficaram mais frequentes! Era só eu tentar sair mais rápido que a moto morria! Fiquei revoltado, pensando em voltar com a moto na concessionária pra reclamar!

Mas ai aconteceu uma coisa interessante. Peguei a YES do meu irmão emprestada (usuário SOT010174) e percebi que com ela acontecia a mesma coisa! Com o giro perto do zero, era só eu rodar o punho com força pra moto engasgar e morrer na hora! Simples assim! Só que o meu irmao n estava reclamando de nada, pra ele a moto estava boa! Ou seja, o problema está em mim!

Notem que sou novato no mundo das duas rodas. Como alguns de vcs já sabem, essa YES é a minha primeira moto e ela está apenas com 1050km rodados.

EIS ENTAO A PERGUNTA:

Mas afinal, pq quando eu acelero a moto parada ela morre? Vc n pode acelerar a moto rápido quando ela está parada? Dar uma enrolada rápida no cabo? Se eu acelerar rápido a minha moto parada ela afoga, é isso? Todas as motos são assim ou tem algo errado na minha moto e na do meu irmão? O mecanico das duas é o mesmo!

N consigo entender pq minhas aceleradas andam matando a minha moto! :0_0: :0_0: :0_0:! E isso me deixa furioso! |:( A galera fica buzinando, querendo passar por cima de mim quando isso acontece!

Valew!!

Luigi
13-10-06, 13:58
É normal em motos CARBURADAS, se tu enrolar o cabo MUITO RAPIDO, com ela em "giro zero" ela "afoga e apaga" tem que levantar um pouco o giro (dar umas bombadas) e depois emrolar o cabo!

Essa é uma vantagem da IE, pode guelar no máximo que a moto sai cantando de lado auhsuiahs nas carburadas tem que dar uma queimadinha se quer sair assim forte!

AMBN
13-10-06, 14:02
Pois é, foi o que eu imaginei! Uma injecao eletronica deve corrigir esse problema. O processador da injecao deve receber o comando errado do piloto inexperiente e libera gasolina na medida certa pra moto nao afogar!! Carburador é burro, repassa qualquer comando errado que o piloto passar pra ele!

Po, só uma Fazer resolve o meu problema!!

carnachion
13-10-06, 14:16
Exato, minha Fan também é assim, mas a regulagem boa do carburador ameniza.
Tem outra, se tua moto foi regulada com uma gasolina e tu poe outra a moto fica bem estranha, afoga mais facil, dá umas falhada de leve, dai tem que regular de novo, o ideal é sempre abastecer no mesmo posto ou sempre na mesma bandeira, dai tua moto fica mais previsivel.

Carlos Roberto
13-10-06, 14:23
Com aminha primeira Twister tinha esse mesmo problema, tanto que uma vez, quando nem tinha habilitação, a moto apagou eu num sinal, afogou, e não pegava de jeito nenhum. Tive que empurra-la até a academia onde eu ia. Um micão...Mas depois de um tempo ela pegou normal.

sot010174
13-10-06, 15:01
Era o que eu imaginava... eu nunca tive esse problema, sempre enrolo devagar... depois que a moto comeca a subir de giro, aí libero a mão. Nunca morri com a moto no sinal por causa do acelerador.

Lagartixxa
13-10-06, 15:52
a minha ta afogando que eu acelro com o afogador puxado! ai é so baxar ele q ela num morre mais

Furious VIPER
13-10-06, 17:19
Clássico acontecer isso... é só acelerar mto rápido mesmo q ela morre! Mas não é sempre não!!
É q no carburador a aceleração é falhada... com umas leve engasgadas.. mesmo qdo bem regulado! na injeção eletrônica não tem dessas, a aceleração é suave, linear!!
Mas ou vc dá umas bombadas qdo o sinal for abrir ou faz akela.. o sinal abriu.. dá uma aceleradinha de leve, qdo notar q subiu giro, aí sim acelera forte e solta a embreagem! Não tem erro...

Jduarte
13-10-06, 18:53
Em primeiro lugar, tá me parecendo que a marcha-lenta das duas motos está baixa demais. Caras!: é 1500 rpm com o motor quente e farol ligado!... não caiam na besteira de querer esse motor girando a menos de 1300, só porque os motores das cg's fazem isso... o próprio sistema de carga não dá conta de carregar corretamente a bateria se ficar abaixo dos 1500 rpm (com o farol ligado...)

Ao começar a acelerar, há um pequeno momento de "excesso"... tentando explicar: na marcha-lenta quem fornece mistura para o funcionamento regular do motor é o orifício onde está aquele famoso parafuso da mistura! (carburador da Yes, o Mikuni VM22)... ao levantar um pouquinho o pistonete, o giclê piloto (giclê da baixa/média) também entra em ação, liberando mistura, e diminuindo a atuação do parafuso da mistura... depois, vem a agulha do pistonete, e o giclê variável que ela compõe. Ao abrir rápido o acelerador, toda a dinâmica da pulverização do combustível nesses circuitos se perde... vc acaba provocando "golfadas" de mistura mal feita... nessa situação, a proporção de ar/combustível fica saturada, e a vela não consegue produzir a queima disso, momentâneamente...

AMBN
13-10-06, 19:12
Pois é, a marcha lenta pode estar devagar demais. Se eu aumentar entao o giro da marcha lenta ela para de morrer?

Ramiro
13-10-06, 20:47
A marcha lenta tem que tar em mil rotações

elio_filho
13-10-06, 21:29
Não, Ramiro. A lenta da YES é a mesma da Intruder e está no manual: 1500rpm.

Abraço,

sot010174
13-10-06, 21:38
Pois é, a marcha lenta pode estar devagar demais. Se eu aumentar entao o giro da marcha lenta ela para de morrer?


não. A minha está perto dos 1500 e n adianta. Mas eu n entendi pq vc quer tanto enrolar o cabo...

Jduarte
13-10-06, 22:05
Pois é, a marcha lenta pode estar devagar demais. Se eu aumentar entao o giro da marcha lenta ela para de morrer?


não é que ela pare de morrer... (para garantir isso, a regulagem bem feita resolve), mas deixar a rotação no giro certo é melhor que deixar mais baixo... quanto mais baixa a rotação, mais fácil para o motor parar (morrer)...

Ramiro
13-10-06, 22:35
Eu deixo a minha em mil rotações e não mato ela toda hora.. acho que a única coisa que falta é tu pegar a manha... não da pra sair acelerando feito loco.. tem que deixar ela aumentar um pouco o giro antes de sair enrolando o cabo...

jrvalmir
14-10-06, 13:21
Afinal de contas, pra que vc precisa levantar o giro rapidamente.
Bombar o acelerador danifica o propulsor.

carnachion
14-10-06, 13:47
Tenta larga com o giro alto já, só cuidado pra não empinar!

AcidGaucho
14-10-06, 13:56
carburador da yes tem ecco?

AMBN
14-10-06, 14:04
Tenta larga com o giro alto já, só cuidado pra não empinar!


Mas pra mandar wheeling vc n tem que acelerar forte, saindo do zero?

AcidGaucho
14-10-06, 14:14
Mas pra mandar wheeling vc n tem que acelerar forte, saindo do zero?

não...tem q ter força no braço pra empinar ela em segunda marcha ;)

thiago proton.
14-10-06, 21:12
Sei muito bem o que vc esta querendo dizer,assim q peguei a moto ela sempre me dava este problema e uma vez tbm foi no sinal,acontece q ao acelerar antes mesmo de soltar a embreagem ela morre creio q (afogue a moto )ficando com muita gasolina no carburador,e depois ela num pega nem fudendo,mas comecei a perceber q ela so fazia isso quando eu a ligava sem usar o afogador ou nao esperava ela esquentar direito ,tente usar o afogador e deixar a rotaçao ficar nos 1500 assim vc pode sair tranquilo q num vai dar nada,agora minha moto nem liga mais sem afogador q saco,mas pelo menos parou de dar isso,e isso num tem nada a ver de enrrolar o cabo na largada por que eu saio com a minha sempre acelerando forte

AMBN
15-10-06, 08:29
Sei muito bem o que vc esta querendo dizer,assim q peguei a moto ela sempre me dava este problema e uma vez tbm foi no sinal,acontece q ao acelerar antes mesmo de soltar a embreagem ela morre creio q (afogue a moto )ficando com muita gasolina no carburador,e depois ela num pega nem fudendo,mas comecei a perceber q ela so fazia isso quando eu a ligava sem usar o afogador ou nao esperava ela esquentar direito ,tente usar o afogador e deixar a rotaçao ficar nos 1500 assim vc pode sair tranquilo q num vai dar nada,agora minha moto nem liga mais sem afogador q saco,mas pelo menos parou de dar isso,e isso num tem nada a ver de enrrolar o cabo na largada por que eu saio com a minha sempre acelerando forte


Ai é que tá o problema, a minha marcha lenta na chega nos 1500 nunca, nem com o motor quente. Ela fica ali entre os 980-1100 RPM... Deve ser por isso que ela fica morrendo. Alguém sabe qual é o parafuso que eu tenho que mexer pra regular a marcha lenta?

Esse lance de morrer ao acelerar é muito chato. Se eu n sair acelerando forte e rápido, os carros me atropelam no sinal!

AcidGaucho
15-10-06, 10:57
AMBN, consegue uma foto do teu carburador que a gente ja te diz qual q eh o parafuzinho...
geralmente em carburadores sem ecco fica do lado direito da moto (seguindo a orientação rabeta-guidon)....
agora,se for com ecco, o mais certo eh do lado esquerdo...
mas bom, tenta consegui a foto dos 2 lados ;)

Jduarte
15-10-06, 15:36
Ai é que tá o problema, a minha marcha lenta na chega nos 1500 nunca, nem com o motor quente. Ela fica ali entre os 980-1100 RPM... Deve ser por isso que ela fica morrendo. Alguém sabe qual é o parafuso que eu tenho que mexer pra regular a marcha lenta?

Esse lance de morrer ao acelerar é muito chato. Se eu n sair acelerando forte e rápido, os carros me atropelam no sinal!




e isso está num tutorial... !!!

Carlos Roberto
15-10-06, 18:31
Além da Twister, tenho uma Intruder 125cc, e sindo a maior dificuldade em dar arrancadas nela. Quase sempre me atrapalho e solto muito rápido a embreagem, o que faz ela dar uns trancos. E, vez enquando, ela empina um pouco.

AMBN
15-10-06, 19:32
e isso está num tutorial... !!!




Tirar foto do carburador n rola... N tenho máquina digital!
Jduarte, onde estão os seus tutoriais? Perdi o endereço do site! Valeu!

Wilson Filho
16-10-06, 06:08
Ola rapaziada minha yes estava com este problema aumentei a marcha lenta para 1500 rpm, com isso parou de morrer no farol.
E um parafuso no lado direito da moto.
Nao tem erro so tem ele por ali.

Gringo
16-10-06, 12:31
abre mais que o normal o ar da lenta que melhora sem precizar desmontar

Joshua
16-10-06, 12:42
A minha, depois de uma viagem de 190km, ficou com a lenta em 1000 à menos, e apagava assim tbm, inclusive quando reduziapara parar num sinal. Fui num mecânico e mudamos para 1500rpm, que é que tinha antes da viagem, e ficou bom. Aliás, é um saco essa rotação da motoka, uma hora fica nos 1500 na lenta, outra, vai a 2000, ou então abaixa, que acontece será?

sot010174
16-10-06, 13:43
maravilhas do carburador... se Deus quiser a minha proxima motoca será com injecao.

dleves
16-10-06, 15:57
eu uso desse artefado as vezes p desligar a motoca qnd to no role, vc chega acelerando e dah uma carcada ai ela morre, fica ate meio q um charme rsrsrsS

Jr
16-10-06, 21:52
Me esclareçam uma coisa... qual a diferença prática do carburador com pistonete e o a vácuo ? pq segundo um amigo me disse o com pistonete manda a gasolina q tu enrroalr o cabo... e o a vácuo ? (SAHARA) pq não consigo um santo pra acertar o meu, ja to tentando é em ksa mesmo !!!

Jduarte
16-10-06, 22:20
Me esclareçam uma coisa... qual a diferença prática do carburador com pistonete e o a vácuo ? pq segundo um amigo me disse o com pistonete manda a gasolina q tu enrroalr o cabo... e o a vácuo ? (SAHARA) pq não consigo um santo pra acertar o meu, ja to tentando é em ksa mesmo !!!


Carburador à vácuo também tem pistonete... hehehehehehe

No carburador mecânico, o cabo puxa o pistonete diretamente. No carburador vácuo, o cabo abre uma borboleta, como nos carros. À medida que o vácuo aumenta por causa da abertura da borboleta, ele vai fazendo um diafragma puxar o pistonete para cima. Através de orifícios de comunicação, esse vácuo chega na parte de cima do carburador, onde está esse diafragma.

É um excelente sistema, pq o pistonete só sobe o tanto que o motor estiver produzindo de depressão naquele ponto dos orifícios.
Pensem assim: em baixa rotação, o vácuo é menor do que em média, ou alta rotação. Nesse caso, o pistonete do "vácuo" sobe menos do que se fosse o pistonede do mecânico, se ambos os aceleradores fossem puxados rapidamente... acaba não dando o excesso que o mecânico pode causar.

Kratos
16-10-06, 23:36
A minha yes veio em mil rotações.. mas com o tempo a rotação ia diminuindo e isso acontecia... dai passei uns 3 dias fazendo pequenas regulagens com o motor quente... deixei ela em mil rotações e agora ela está mantendo.... nunca mais aconteceu e na minha opinião está show... sem contar que posso sair forçando que ela não morre.... agora ela foi pra revisão dos mil.. vamos vewr quando voltar

AMBN
17-10-06, 12:54
A minha yes veio em mil rotações.. mas com o tempo a rotação ia diminuindo e isso acontecia... dai passei uns 3 dias fazendo pequenas regulagens com o motor quente... deixei ela em mil rotações e agora ela está mantendo.... nunca mais aconteceu e na minha opinião está show... sem contar que posso sair forçando que ela não morre.... agora ela foi pra revisão dos mil.. vamos vewr quando voltar


Já era Kratos, o pessoal da Suzuki vai detonar a tua regulagem!! hehehe

pppocos
19-10-06, 18:03
a minha strada eu deixava em 1400 rpm como no manual e ela funcionava legal frio era 1100 rpm, a twister era 1500 rpm , com o motor frio ela ficava em 900 rpm ficava economica só na banguela

Kratos
19-10-06, 18:05
Ae AMBN.. até agora "parece" que ela está normal kkkkkk
só achei estranho o freio traseiro pois regularam..... agora mal encosto nele e a moto já quer travar! Mexeram tbm na altura da embreagem, mas até ai é tranquilo.... pode ser cisma, mas parece que ouço uma espécie de chiado dentro do motor, mas a moto está com um bom nível de óle... .acredito que seja somente cimsa mesmo.

Jduarte
19-10-06, 20:41
Carlos, regule vc mesmo o seu freio trazeiro. Deixá-lo assim "arisco" não é muito bom.

Rubinho
19-10-06, 21:52
Manda a moto prum padre porque ela ta possuída!!!

Kratos
21-10-06, 22:21
Puxa AMBN.... vc está certo rs...
Minha Suzy está mal..... ela agora começou a morrer quando acelero rápido... e perdeu muito a força.. acredito que esteja trabalhando com muito excesso rs... vou fazer as alterações do tuto... mas só não sei quando pq to muito corrido de tempo =(
J.D. vc acredita que seja excesso mesmo?
Abraços

Jduarte
21-10-06, 23:29
Puxa AMBN.... vc está certo rs...
Minha Suzy está mal..... ela agora começou a morrer quando acelero rápido... e perdeu muito a força.. acredito que esteja trabalhando com muito excesso rs... vou fazer as alterações do tuto... mas só não sei quando pq to muito corrido de tempo =(
J.D. vc acredita que seja excesso mesmo?
Abraços


é só acompanhar pelo consumo... está elevado sem motivo aparente?... então está com excesso, e uma das consequências é essa apagadas...

AMBN
22-10-06, 08:11
Puxa AMBN.... vc está certo rs...
Minha Suzy está mal..... ela agora começou a morrer quando acelero rápido... e perdeu muito a força.. acredito que esteja trabalhando com muito excesso rs... vou fazer as alterações do tuto... mas só não sei quando pq to muito corrido de tempo =(
J.D. vc acredita que seja excesso mesmo?
Abraços


Pois é, eutive de reaprender a acelerar minha moto. Já consigo sair rápido sem deixar ela morrer, mesmo a marcha lenta estando abaixo do previsto no manual! Será que a informaçao do manual sobre a marcha lenta é correta? É 1500 ou é 1000RPM? Tem tenta coisa errada ali...