PDA

Ver Versão Completa : Turuna 83 Fotos 2º pagina



turuna83
15-10-06, 23:23
Olaaa...
Meu primeiro post no forumm... = D
Eu to com uma grande duvidaaa...Meu vo tinha uma turuna 83 ..mas ele morreu ja faz uns 7 anoss...e a moto fikou parada la na casa dele...eu queria sabe se vale a pena eu pega ela e qnto vcs acham q eu gastaria + - pra dexa ela boa*....

*So pra anda na cidade msm...jah q soh tenhu 17 anos e nem tenhu cartaa..heheh

Vleww

LuiZão
15-10-06, 23:31
Amigo bem vindo!
Se a moto estava rodando normal acredito que com menos de 100 reais você deixe ela aceitavel.
Para começar antes de qualquer coisa trocar e revisar
Oleo de Motor
Vela
Filtro de Oleo
Limpeza do Carburador
Regulagem de Valvula
Bateria nova
Freios
Lubrificação geral.

Cyber
15-10-06, 23:53
Seja bem vindo cara!

Bom uma moto dessa merece ser reformada pois já faz par da historia de sua familia então é um prazer mecher com algo assim. Começa aos poucos bota ela primeiro pra rodar faz uma revisãozinha geral nela, assim como nosso irmão Luizão citou, claro que pra saber quanto vc vai gastar precisariamos ver uma foto pra ter uma noção basica, tem moto que bem quardada não recebe quaze nenhuma ação do tempo outras infelizmente ficam quaze imprestáveis, mais uma turuninha tem altas peças e da pra fazer um negocio bem bacana com ela, uma moto reformadinha dessas deixa qualquer um babando...

Vê se consegue tirar umas fotos dela ae e posta no fotos das motocas lah pra gente ver a motoquinha.

valeu!

turuna83
16-10-06, 00:06
Entaoo....
eu acredito q ela tava andando normal com meu vo...
os cabos da bateria estao oxidados...
o foda eh q eu nao manjo mexe em moto...
vo ter q leva numa oficinaa...ae os cara enfia a faca..
sera q 100 reais da???
Eu liguei numa ofi aki perto e o cara flo q ia ter q faze a parte de cima do motor..( soh ae 290 reais)
abraçoo...
vlew pela ajuda...

entaoo...a moto ta na casa da minha voh..la em sao paulo..eu moro em campinas...ae eu vo pra la daki umas 2 semanas..ae eu tiro umas fotos...
mas ela tem varias partes bem enfurrujadas...

Ivan RJ
16-10-06, 00:09
Benvido, de fato o que o Luizão colocou é o 1º passo e também o mais importante, tanto para a recuperação da moto quanto para sua segurança. Diga em que localidade está, cidade, bairro e etc... para que algum irmão do forum possa lhe indicar um mecanico de confiança para realizar esta revisão em sua moto. Abraços e mais uma vez SEJA BENVINDO. :clap:

Ivan RJ
16-10-06, 00:13
parte de cima de um motor só porque estava parada? é melhor vc esperar algum amigo de campinas entrar em contato ou que conheça algum mecanico de lá para de dar as dicas. abraços.

turuna83
16-10-06, 00:17
Brigado pelas boas vindas...
Eu moro em campinas no bairro Guanabara..

Isso ae Ivan...so pq ela tava parada...

Lagartixxa
16-10-06, 12:02
acho q vc ja sabe um mecanico onde nao deva ir! rsrs

arruma outro mecanico pra dar uma olhada nela!

casali
16-10-06, 13:27
fazer o motor sóporaue estava parada é comédia

só para comparar, tinha um motor de passar erbiçida que tava parado a 18 anos, desmontamos, limpamos lubrificamos, montamos e ele pegou na segunda puxada de corda, heheheh

da uma geralsinha que essa TURUNINHA vai te dar muitas alegrias

turuna83
16-10-06, 16:37
Entao Casali...este é o problema...eu nao manjo mexe em motoo....o maximo q eu sei eh monta bicicleta..= D
Eh facil lubrificar ela inteira...alguem poderia fala os passos q eu deveria fazzer plz..
Abraço

Gringo
16-10-06, 22:32
Cara, se nem sabe, eu é que queria ter uma tu 83 (dava um talento na bixinha) apareceu uma mas tava muito quebrada.
minha opinião é a seguinte: se ela estiver boa de pntura(tanque chassi tampas laterais) principalmente motor bom e acessórios todos bons voce deve fazer uma revizão completa e isso talvez não chegue aos cenzão por isso cuidado com o mecânico que leva.

jrvalmir
16-10-06, 23:01
Amigos vcs esqueceram dos documentos.
Tudo bem que ela é 83, entao nao paga IPVA.

Cyber
16-10-06, 23:20
Amigos vcs esqueceram dos documentos.
Tudo bem que ela é 83, entao nao paga IPVA.





É verdade já é um gasto enorme, a menos! hehe

Pitbull
17-10-06, 01:31
Ai mano, da uma revisada nela. Leva num outro mecanico, esse ai, ta so querendo te tirar dinheiro. Nao precisa fazer a parte de cima so pq tava parada, tem q ver 1º.

E a questao dos documentos é froids. Mas como vc nao tem carteira, c te pegarem vao levar a moto igual, a nao ser q alguem venha buscar. Mas como vai ta tudo atrasado dxa eles levarem ai. Dpois vc acerta c kiser.

turuna83
17-10-06, 14:29
hhheeheh...
o problema eh q eu nao sei onde tem oficina boa...
Na questao de documento...oq sera q eu preciso faze???
Sera q eu nao preciso paga os IPVAs q tao atrasados....pq meu avo morreu e a moto naoo tinha 20 anos ainda
Eu tava vendo na fazenda.gov q o ipva de uma moto 1986 ( a mais velha possivel) de 125cc era R$ 13,00...ta certo isso?

casali
17-10-06, 15:32
tenho uma dt 1991 e não pago IPVA, pago só seguro obrigatório e taxa de expedição do documento

turuna83
17-10-06, 23:18
hehehe
semana q vem to indo pra casa da minha vó...nao vejo a hora de pega e começa a fuça nela (tenta pelo menos)..
Sera q eu consigo colok ela dentro de um FIESTA???
Se nao...numa saveiro cabe?

Pitbull
18-10-06, 02:29
Ihhh, dentro de um Fiesta acho muitooooooooooo dificil.
Mas numa saveiro, bem amarradinha, vai sussa!!!
Abrss!!!!!

Gringo
18-10-06, 12:17
heim amigo, me diz uma coisa. O motor é OHC certo? Se for vc está prestes a subir numa supermaquina.

danilo-japa
18-10-06, 15:33
ela é de 83, entao em 2003 acabou o IPVA dela.

contudo, se for ver, a fazenda pode cobrar os últimos 5 anos.
Ou seja, se informe antes na CIRETRAN, DETRAN, ou mesmo na Procuradoria da Fazenda sobre débitos existentes dessa motoca.

e outra, se a moto estiver no nome dele, voce vai precisar de um alvará judicial pra transferir pro teu nome, caso a familia ainda nao tenha feito inventário.

nao esqueça do ITCMD (imposto de transmissao causa mortis e doações), que só há isenção em algumas hipóteses.
Abraçoss

turuna83
20-10-06, 19:47
hummm..vlew pelas respostas...
entaoo gringo...parece q eh OHC sim....mai c pa eu vo dexa ela originalzinha...
Soh queria dar um toque mais atual pq ela eh mto "quadradona"..
Abraçoss

turuna83
05-11-06, 01:42
Tao ae algumas fotos da turuninha

http://img208.imageshack.us/img208/7991/0411061601pqgc2.jpg

http://img187.imageshack.us/my.php?image=0411061602pqhu0.jpg

http://img227.imageshack.us/my.php?image=0411061604pqsu1.jpg

http://img220.imageshack.us/my.php?image=0411061605pqnj5.jpg

http://img205.imageshack.us/my.php?image=0411061604lj6.jpg

rocksul
05-11-06, 11:38
A primeira coisa que tu tem que fazer é tua carta.
Depois, arruma a moto.

Jduarte
05-11-06, 11:44
putz... eu tive duas, uma 1980 e uma 1983 (s enão me engano... era azul)

Curiosidade para os mais novos: observem o freio a disco na dianteira: acionado por cabo...

Dj Serginho Sag
05-11-06, 11:50
Parece que é OHC mesmo...lokura

Jduarte
05-11-06, 11:59
Parece que é OHC mesmo...lokura


é OHC... a potência informada na época, em HP ainda, era  14... não sei qual seria a conversão para a medida atual, o CV...

Dj Serginho Sag
05-11-06, 12:13
HP e CV é a mesma coisa...

HP = Horse Power (Cavalos de potencia)
CV = Cavalos de potencia

Capitsche ?

BrunoDias
05-11-06, 12:51
CV = Cavalos de "V"otencia??????

Jduarte
05-11-06, 13:14
HP, sim, horse power... conhecido como "cavalo de força"

CV é "cavalo vapor".


encontrei isto agora, numa tabela na internet:

multiplicar hp (horse power) por 1,01387 para achar cv (cavalo vapor)

FabricioFabuloso
05-11-06, 15:17
Eh "quase" a mesma coisa coisa mas tem essa conversão mesmo de "pentelhésimos"... o Jduarte como eh q funciona esse disco com cabo ai... o reservatorio fica na pinça ?!?! ou eh so cabo mesmo pra acionar o disco ?!?

Abraços

Alan
05-11-06, 15:18
Eh "quase" a mesma coisa coisa mas tem essa conversão mesmo de "pentelhésimos"... o Jduarte como eh q funciona esse disco com cabo ai... o reservatorio fica na pinça ?!?! ou eh so cabo mesmo pra acionar o disco ?!?

Abraços


É no cabo mesmo...

Jduarte
05-11-06, 19:21
Eh "quase" a mesma coisa coisa mas tem essa conversão mesmo de "pentelhésimos"... o Jduarte como eh q funciona esse disco com cabo ai...  o reservatorio fica na pinça ?!?! ou eh so cabo mesmo pra acionar o disco ?!?

Abraços


como disse o Alan, é só cabo mesmo. Não me lembro exatamente como era, mas há um mecanismo dentro da pinça acionado pelo cabo, que faz a pinça pressionar o disco do mesmo jeito da hidráulica.
Cara, é um cabo grossinho, mas que dava um medo de um dia ele arrebentar, dava!... hahahaha...

Sobre a medida de potência, antes se usava o HP, padrão americano. Depois foi normatizado o CV, que acho que é europeu.
Eu nem sabia que com o uso da unidade CV, a potência fica maior numericamente  que com o HP!... achava que era ao contrário.

Carlos Roberto
05-11-06, 20:26
Caso eu ganhasse uma moto assim iria reforma-la toda e deixa-la original. Seria sensação jundo aos outros motociclistas.

turuna83
06-11-06, 15:10
E qnto sera q eu gasto pra reforma-la...+ -???
deem opinioes q eu so mto novato nessa area..

Vlew..

Jduarte
07-11-06, 00:20
Eu acredito que vc vai gastar mais é na parte estética... recuperar os cromados, a pintura do motor e geral, aros , etc... aqui eu chuto uns 300 a 500 reais...

De motor, eu acho importante abrir a parte superior, para se certificar que a superfície do came (ressalto) do comando não esteja oxidada, pq se estiver, ao girar novamente vai se desgastar rapidamente. Como o motor está parado há muito tempo, é possível que isso tenha acontecido.
O tensor da corrente do comando também deve ser verificado (o parafuso fica no bloco)
Tem o platinado também... éééééé, pessoal, tem platinado!... hehehehehe.
A não ser algum retentor, ou ainda, alguma engrenagem do câmbio que também tenha ficado seca e por último os discos de embreagem , acho que no motor vai ser mais é valor de mão-de obra mesmo (aqui é um palpite)... acho que uns 100 a 200 reais...
Essa é a minha noção de valores, hein!... não sei muito dos preços não, eu estou "estimando".

Stone
07-11-06, 07:00
só com o motor pra abri ele todo vc vai gastar uns 35, 40 reais de juntas e retentores e uns 80 de mão-de-obra, e mais o óleo
e as peças se precisar
se vc conhecer um ferro velho, encontra tudo bem mais barato, mas num vá comprar de desmanche e alimentar o roubo de motos

Carlos Roberto
07-11-06, 12:05
E qnto sera q eu gasto pra reforma-la...+ -???
deem opinioes q eu so mto novato nessa area..

Vlew..


Vale a pena gastar na moto...Ela bem reformada vai ser uma moto rara...

Machado
07-11-06, 13:36
a moto é muito boa,.. e com certeza, vale a pena arrumar,.. acho que com uns 350,00 arruma tudo e deixa ok.

turuna83
10-11-06, 13:51
Obrigado por todas respostas...x D

Eu estava pensando em manda-la numa concessionaria Honda...oq vcs acham?
Andei pesquisando e uma media de preço eh 300 reais, uma revisao "completa"...com alguma peças inclusas jah...mas ae eu preciso trok a bateria e o oleo tbm achu...
Eu moro em campinas e eu nao conheço nenhuma oficina de confiança...se alguem souber me indique por favor...
abraço

turuna83
11-11-06, 19:00
UP UP UP

Pintou m,ais uma duvida...sera q ela eh 1983 msm???
tava vendo em alguns sites e acho que o modelo de 1983 tem farol quadrado...nao sei..

Alan
11-11-06, 20:01
UP UP UP

Pintou m,ais uma duvida...sera q ela eh 1983 msm???
tava vendo em alguns sites e acho que o modelo de 1983 tem farol quadrado...nao sei..


Esse farol não é dela...