PDA

Ver Versão Completa : Novo tutorial da YES na seção de manuais e tutos!!



hedertone
17-10-06, 09:42
Aê galera!! segue abaixo o link para o novo tuto!!


Link RAPIDSHARE (http://rapidshare.de/files/37103881/Alteracoes_na_Suzuki__YES_tuto_2.pps)

Link MEGAUPLOAD (http://www.megaupload.com/?d=KQOMYO8N)


Falow!!!

Se tiverem alguma duvida tô na area!!

[b]OBS.: O tuto também está anexado a esta mensagem!

pulatampinha
17-10-06, 10:30
já to aqui baixando...rsrsrs!!!!Ainda nem tenho minha suzi.....(to pagando o consorcio) e já to loko aqui!Obrigado Hedertone!!!!!E J. Duarte!!!!
(cheguei agora....nem tenho a moto ainda, e já sou fã desse cara tb!!!!!)

E fã desse site!!!!!VLW galera!Muito bom isso aqui!To viciado!

hedertone
17-10-06, 10:35
FLW Diogo!!!

Lagartixxa
17-10-06, 12:06
nesse tuto ta ensinando oq?

hedertone
17-10-06, 13:41
nesse tuto ta ensinando oq?
são macetes que ao meu ver e de muitos corrigem alguns erros de projeto e tentam deixar a YES o mais proximo possivel dos 13cv declarados heheh ah!! e também melhora o consumo!!

Lagartixxa
17-10-06, 15:51
legal, quem eu conhecer q tiver uma yes vo da ideia pra entra aqui no PN pra da uma olhada e tals

hedertone
17-10-06, 15:58
legal, quem eu conhecer q tiver uma yes vo da ideia pra entra aqui no PN pra da uma olhada e tals
flw mano!! espalha mesmo!! isso é bom, os problemas repercutindo poderam fazer com que a Jtoledo tome alguma providencia!

Lagartixxa
17-10-06, 16:02
cara, era pra eu estar com uma suzi yes tbm, nao comprei pq aki em bh so tem 2 revendas, e todas tudo muito longe aki de ksa, e pq deve ser phoda achar peca pra ela, mesmo q por enquanto ela nao precise de trocar nada. isso que peso contra ela! quem sabe daqui uns 2 anos qndo ela tiver tao popular qnto a ybr, com muita peca parelela no mercado, ai eu compro!

hedertone
17-10-06, 16:18
É verdade, por enquanto as peças não são tão faceis de achar, mais como a moto pra mim é pra passeio e ir no trampo ta tranquilo hehe

g_bossi
17-10-06, 19:10
Aí... Sou novato aqui, e acabei de comprar uma Yes... To mto satisfeito, mas parece q vou ficar mais ainda dps q ler esse tuto pra tentar ajeitar a motoca... Valeu!

hedertone
17-10-06, 22:38
Aí... Sou novato aqui, e acabei de comprar uma Yes... To mto satisfeito, mas parece q vou ficar mais ainda dps q ler esse tuto pra tentar ajeitar a motoca... Valeu!
flw brother!! se tiver alguma duvida tamo ai!

Kratos
18-10-06, 23:54
logo farei a alteração na minha heuheuehuehue

hedertone
19-10-06, 08:03
logo farei a alteração na minha heuheuehuehue
OK! se precisar de algum auxilio tamo aki

Jduarte
19-10-06, 11:23
Belê, Tone???

O Igor já pegou o tuto para postar no Orkut?... eu continuo sem o messenger, aqui... acho que vou ter que reinstalar o sistema mais uma vez, ainda...

2 braços aeee... heheheheeh

hedertone
19-10-06, 11:34
Belê, Tone???

O Igor já pegou o tuto para postar no Orkut?... eu continuo sem o messenger, aqui... acho que vou ter que reinstalar o sistema mais uma vez, ainda...

2 braços aeee... heheheheeh
Bom dia prof!!!

Envie o tuto para o Igor no dia que postei aqui, ele já deve ter colocado lá.

abraço!!
Ah... rapa... se vc olhasse o estado que minha pastilha estava heheheh ela praticamente metalizada ehauehauehe mais agora ta massa!!

PimEdu
19-10-06, 11:36
mecher na agulha num tira a garantia não? pra q serve cada parte? o tubo ajuda em q? a agulha em q? oq essa agulha faz?

hedertone
19-10-06, 11:38
mecher na agulha num tira a garantia não? pra q serve cada parte? o tubo ajuda em q? a agulha em q? oq essa agulha faz?
opa opa.. hehe

o tutorial vai deixar tua moto mais forte e mais economica.

mecher na agulha não vai perder nada, maisssss se precisar lever numa assistencia basta recolocar a mesma na posição original.

se vc baixar o tuto vai entender tudo mano.
mais se mesmo depis de baixar continuar com duvida estamos aqui!

Jduarte
19-10-06, 12:34
Bom dia prof!!!

Envie o tuto para o Igor no dia que postei aqui, ele já deve ter colocado lá.

abraço!!
Ah... rapa... se vc olhasse o estado que minha pastilha estava heheheh ela praticamente metalizada ehauehauehe mais agora ta massa!!


ví um tópico no Orkut em que a pessoa falava de pastilhas da marca Ficher...
As pastilhas originais da Yes são mais duras, e mais duráveis. Aparentemente essa outra é mais macia... isso melhora quanto ao barulho... pastilhas mais macias seguram mais o freio, e porisso gastam mais rápido... mas compensa.

pulatampinha
19-10-06, 12:50
Galera, ainda nem peguei a YES e já to pensando aqui no tuto....bom....vcs acham que valeria a pena mexer nela conforme o tuto mesmo no periodo de amaciamento?????Eis a minha duvida.....e tb fiquei pensando se tem como dividir os procedimentos do tuto e dizer o que exatamente cada parte do tuto traria de novo a motoca...ou somente o conjunto de mudanças e adaptações seriam válidos para fazer com que ocorram determinadas melhoras?????

Abraço! :-/

anderpp
19-10-06, 12:58
sou novo no forum e parabens pelo site!!!

bom fiz algumas mudanças de acordo com primeiro tutorial citado tenho uma yes 2007 vou ser sincero não gostei dos resultados apos as mudancas ( tubo , agulha e regulagem da mistura e marcha lenta) posso ter feito errado mas comigo nao funciono )-;

minha moto com motor frio nas lombadas em segunda afogava e curvas lentas em 3 tb afogava qdo motor estava quente nao tinha probl nenhum o giro ficava em 1500 perfeito... entao conclui q nao podia ficar com uma moto que afogava andando entao resolvi levar pra voltar ao padrao logico q nao falei q mexi :D

relacao a teste de consumo perdi um pouco ( original ) 33km/l 32 km/l ( alterada )
relacao a velocidade foi muito relativo fiz varios sempre na mesma reta e distancia concordo que nao vi diferenca se bem entendi essas mudancas propoem que cheguemos aos 13cv entao é relativo pouco mudanca se é que teve.

toda ajuda é bem vinda adoraria que os autores fizesse na minha mto pq se em todos deu certo algo fiz ehhehehehehe.
talvez seja tb a agulha ja que segui padrao das antigas gostaria de uma agulha mais detalhada da versao nova o novo tutorial nao deu pra ver claramente se é possivel claro.
agora nao sendo xato mas pior que possa parecer.... é aumentar a velocidade e diminuir o consumo nao seria contraditorio?

já que o aumento de potencia é a queima melhor do combustivel e que obviamente bebe mais?
me corrijam se estiver errado;

hedertone
19-10-06, 13:21
Galera, ainda nem peguei a YES e já to pensando aqui no tuto....bom....vcs acham que valeria a pena mexer nela conforme o tuto mesmo no periodo de amaciamento?????Eis a minha duvida.....e tb fiquei pensando se tem como dividir os procedimentos do tuto e dizer o que exatamente cada parte do tuto traria de novo a motoca...ou somente o conjunto de mudanças e adaptações seriam válidos para fazer com que ocorram determinadas melhoras?????

Abraço! :-/
Alteração no tubo e restritor melhora a "respiração" do motor
agulha e boia vão fazer com que se tenha uma mistura mais adequada



relacao a teste de consumo perdi um pouco ( original ) 33km/l 32 km/l ( alterada )
relacao a velocidade foi muito relativo fiz varios sempre na mesma reta e distancia concordo que nao vi diferenca se bem entendi essas mudancas propoem que cheguemos aos 13cv entao é relativo pouco mudanca se é que teve.


No caso da YES a mistura vem muito rica, e o tubo faz com que haja um deficiencia da entrada de ar... então essa mudança melhora a entrada de ar e eliminando umas engasgadas em alta e deixando a mistura o mais adequada, fazendo com que haja aumento de desempenho e baixa no consumo....

obs.: Houve um aumento do desempenho e baixa no consumo porque com as mudança se estabeleci uma mistura correta...

em relação aos engasgos, no primeiro tuto deixamos a moto trabalhando com menos gasosa, e com isso eh necessário o uso do afogador quando ela esta fria....

Nesse novo tutorial não é mais necessário...(pelo menos pra mim não esta sendo.. hehe)
----------------------------------------------------------------------

Eu sei que é estranho falar que houve aumento de desempenho e baixa no consumo... já que o normal eh aumento desempenho e consumo também heehe
mais entenda assim...

se quero melhorar o desempenho, aumento entrada de ar e de gasolina... neste caso existe... muita gasosa e pouco ar....entendeu??? gasta gasosa mais a mistura ta rica demais.... por isso que quando se aumenta entrada de ar se melhora consumo também...

anderpp
19-10-06, 13:30
eu vo tenta novamente so que dessa vez com o novo tutorial, revendo a agulha deu pra ver claramente as posicoes :D

agora onde posso achar aquela arruela paralela?

vou fazer as modificacoes do primeiro tutorial novamente porem com mudanca na agulha para o padrao novo com a arruela paralela pode ter cido isso
ja que a peca de plastico fico colado.

Obrigado pela resposta.

acredito nessas ideias é tentando que se aprende valeu :D

hedertone
19-10-06, 13:32
eu vo tenta novamente so que dessa vez com o novo tutorial, revendo a agulha deu pra ver claramente as posicoes :D

agora onde posso achar aquela arruela paralela?

vou fazer as modificacoes do primeiro tutorial novamente porem com mudanca na agulha para o padrao novo com a arruela paralela pode ter cido isso
ja que a peca de plastico fico colado.

Obrigado pela resposta.

acredito nessas ideias é tentando que se aprende valeu :D

colocando a arruema entre o plastico e a trava vc vai deixar a agulha numa posição intermediária hehe acredito que vá gostar
Você pode usar qualquer arruela que possa proteger a mola, tente achar uma bem parecida com a original...
Ah!! no caso do plastico.. ele desliza pela agulha... pode empurar que ele sai do lugar!

Só uma pergunta...
Você tinha deixado a peça de plástico no mesmo lugar? Se fez isso sua alteração não deu em nada...

Jduarte
19-10-06, 13:43
Galera, ainda nem peguei a YES e já to pensando aqui no tuto....bom....vcs acham que valeria a pena mexer nela conforme o tuto mesmo no periodo de amaciamento?????Eis a minha duvida.....e tb fiquei pensando se tem como dividir os procedimentos do tuto e dizer o  que exatamente cada parte do tuto  traria de novo a motoca...ou somente o conjunto de mudanças e adaptações seriam válidos para fazer com que ocorram determinadas melhoras?????

Abraço! :-/


opa, mais tarde tento responder essa postagem... !


editando: se bem que o Tone já explicou até com maestria!... po, fera!!!... :)

hedertone
19-10-06, 13:45
opa, mais tarde tento responder essa postagem... !
Vou ficar esperto pra ver essa ai!! heheh resposta de mestre chegando!!!
a proposito... JD conferi lá tua caixa de entrada... mandei um e-mail pro HOT

pulatampinha
19-10-06, 16:28
VLW Hedertone!!!!Agora, meio que sem querer vamos ser obrigados a ouvir a resposta do respeitável JDuarte!!!Que coisa não????
Agradeço assim sendo....mas.....ainda tenho uma dúvida.....se eu pegar a moto agora, sem nada mexido.....vcs aconselham fazer as mudanças de acordo com o tuto antes?????Durante o período de amaciamento????
Tenho dúvidas.....devo pega-la agora no final do ano, e estive pensando se seria melhor amacia-la primeiro....e depois fazer a mudanças...ou.....
fazer logo as mudanças e amacia-la, para que talvez fique melhor até mesmo durante e depois do amaciamento.....?????????

Essa é a dúvida!Depois me digam por favor!

Abraço Galera!

hedertone
19-10-06, 16:38
veio.. na minha eu fiz durante o periodo heheh

Kratos
19-10-06, 17:31
Na minha eu conversei com o JD e entramos num consenso de que seria melhor o amaciamento normal....
Ao menos na minha concepção, a moto está trabalhando com mais gasolina do que o necessário, o que de certa forma pode ser bom para um motor ainda em amaciamento, já que as folgas dentro dele estão justas demais.

anderpp
19-10-06, 18:38
Só uma pergunta...
Você tinha deixado a peça de plástico no mesmo lugar? Se fez isso sua alteração não deu em nada...


eu subi a aruela original na prmeira conforme o tutorial dae peguei a de plastico e subi duas ficando entao colada na arruela original e a arruela que vem de protecao deixei encima mesmo so q solta neh tipo igual a arruela paralela do segundo tutorial

Jduarte
19-10-06, 20:27
VLW Hedertone!!!!Agora, meio que sem querer vamos ser obrigados a ouvir a resposta do respeitável JDuarte!!!Que coisa não????
Agradeço assim sendo....mas.....ainda tenho uma dúvida.....se eu pegar a moto agora, sem nada mexido.....vcs aconselham fazer as mudanças de acordo com o tuto antes?????Durante o período de amaciamento????
Tenho dúvidas.....devo pega-la agora no final do ano, e estive pensando se seria melhor amacia-la primeiro....e depois fazer a mudanças...ou.....
fazer logo as mudanças e amacia-la, para que talvez fique melhor até mesmo durante e depois do amaciamento.....?????????

Essa é a dúvida!Depois me digam por favor!

Abraço Galera!


Há 3 coisas deixando a Yes para trás:

- uma configuração toda errada da alimentação de ar

- um tubo próximo demais de uma tomada de ar do carburador, prejudicando o funcionamento do circuito dessa tomada de ar

- nível de combustível inadequado, não permitindo a correta pulverização da gasolina para se obter a mistura necessária a todos os regimes de funcionamento do motor (tanto na baixa, como na alta)

O TUBO:
O giclê da baixa (giclê piloto) fornece a mistura de ar/gasolina para até aproximadamente 1/3 da abertura possível do acelerador, qualquer que seja a rotação que o motor estiver. Com o acelerador entre 1/3 e meio, o outro circuito, da alta, entra em funcionamento, liberando mistura também. Ocorre que a tomada de ar para essa mistura, desse giclê piloto, está prejudicada pelo tubo de ar. Essa é uma das causas de excesso. A mistura puxada pelo motor contém menos ar do que deveria.
O que fizemos: ao afastar um pouco o tubo, essa tomada de ar começou a funcionar adequadamente. A mistura puxada pelo motor por esse circuito do giclê piloto tem agora a quantidade certa de ar, o que elimina o excesso. Ainda restou um problema: com o nível da gasolina alto na cuba, essa mistura sai meio "grossa", mal pulverizada, meio em golfadas.
Mas o tubo ainda vai atrapalhar em outra coisa...

O NÍVEL:
Com o nível da gasolina dentro da cuba mais alto do que o adequado, através desses dois circuitos o motor consegue puxar mais gasolina, e pulverizada (misturada ao ar) de forma ineficiente. Consequentemente, em qualquer regime de funcionamento, o consumo fica elevado, e tem menos rendimento devido à esse excesso. A dinâmica desse flúido (a mistura) fica muito prejudicada.
O que fizemos: atuando na lingueta da bóia, fizemos com que o nível da gasolina dentro da cuba, e consequentemente "o tanto que esses giclês estão mergulhados nela", fique um pouco mais baixo. Isso faz os "misturadores" trabalharem mas facilmente.

A ADMISSÃO DO AR:
O tubo de ar, enviezado, já provoca turbulência no fluxo de ar. Com o motor em alta rotação, e acelerador todo aberto, a turbulência produz perda de eficiencia. Criam-se zonas de densidades diferentes, rolando dentro desse fluxo.
Além disso, há o formato do restritor de ar do filtro, com um tubo que provoca outro desvio no fluxo do ar. Aqui uma informação curiosa: algumas pessoas retiram esse restritor do filtro, mas não conhecem exatamente o porque de o motor trabalhar um pouco melhor.
Vamos "seguir" o caminho desse fluxo de ar, até chegar à entrada do carburador da nossa Suzuki YES: lembrando que o ar é "puxado" para dentro do motor (e lembrando que isso provoca um "arrasto" das moléculas de ar), inicialmente ele entra pelo funil do restritor; a seguir faz uma curva acentuada à esquerda, em direção à abertura do tubo de ar dentro da caixa do filtro; então, faz uma curva à direita, entrando no tubo; e, finalmente, ele faz outra curva à esquerda, para entrar no carburador. Não é nem um "S" e nem um "Z"... é um "M"... ou uma "m....", isso sim!... hahahahah...
Retirar o restritor apenas elimina uma das curvas que o fluxo faz, diminuindo assim a turbulência no tubo condutor. Se aquele cano do restritor já fosse inclinado e apontado para a abertura do tubo, o efeito seria esse mesmo, funcionaria tão bem quanto se ele fosse retirado. Afirmo isso, porque o diâmetro interno do cano desse restritor é o mesmo, ou até maior que o diâmetro da saída do carburador (junto do coletor de admissão). Não provoca estrangulamento na passagem do ar.

Bom, essa é a MINHA explicação. Tá?

E sobre fazer ou não fazer o macete, vai da concepção de cada um, pensando-se no seguinte:
deixar o motor livre desses problemas logo de cara, trará alguma economia durante o amaciamento. Não provoca nenhum dano, mas eventualmente o piloto pode se empolgar, e passar dos limites adequados...
Se não fizer o macete, o amaciamento continuará normalmente, talvez com um consumo meio estranho (algumas não tiveram esse problema...). A vantagem é que logo que fizer a mudança, poderá constatar a diferença do antes e depois...

hedertone
19-10-06, 22:41
disse tudo prof!! heheh

pulatampinha
20-10-06, 00:23
Pow!Fui obrigado a fazer o login aqui no PN só pra agradecer!!!Esse é o cara!Só vim ver a "resposta"...mas...depois desse "resposta"
passo até em vestibular!!! :OK:Caraca!ô cara bom!!!Obrigado né?!?!?! :clap:

VLW mesmo galera!E sempre que posso...agradecer e elogiar o site!Isso aqui é D+!!!! :lol:

Abração!!!

pulatampinha
20-10-06, 00:25
Essa explicação bem que podia ir pro Tuto né?????

Hedertone???Hedertone????? Vc tá aí????? rsrs...

Abraço!

Wilson Filho
20-10-06, 00:54
Nao tenho a manha de fazer isso na motoca e a minha 1moto, alguem se habilita a fazer isso para mim.
Moro em osasco sp


Valeu

hedertone
20-10-06, 08:42
Essa explicação bem que podia ir pro Tuto né?????

Hedertone???Hedertone????? Vc tá aí????? rsrs...

Abraço!
OIIIIIIIII OIIIIIIIIII cheguei heheheheheh
Ok!! essa explicação com certeza deve servir de introdução ao tutorial!! vamos trabalhar para tentar adicionar a mesma ai!!
No momento to passando por um aperto na facul, mais assim que folgar faço isso!

hedertone
20-10-06, 08:51
Estou alterando o tuto...

quero a ajuda de vcs se possivel....
qual seriam das duvidas a serem respondidas? Já adicionei estas:

Os macetes funcionam?
Posso fazê-los na minha moto que está no período de amaciamento?
O que tem de errado nela para que eu siga este tutorial?


estou no aguardo

pulatampinha
20-10-06, 13:13
Puxa Hedertone... sei lá mais o que.....as vezes acho até que pergunto D+ aqui no Fórum...hehe!!!Sei lá.....faz um novo tópico e ve com a galera!Vc é quase um moderador já....huhauhauhauha!Abraço!!!! :lol:

hedertone
20-10-06, 14:40
acho melhor aki mesmo.. já que foi onde me deram a ideia de adicionar a explicação de JD....para ser moderador o cara tem que se dedicar muito ao site em tempo integral veio hehe eu ando sempre atarefado.... :P Mais se o pessoal precisar um dia estarei disponivel hehe :D

anderpp
20-10-06, 15:24
opa achei uma arruela paralela ate que enfim fui em alguns lugares e nada dae o pessoal me indico
de ir em lugares que arruma televisao , radio ou até maquina dessas de calcula pra escritorio
deu certo encaixe perfeito agora sim acredito que estarei fazendo a alteracao correta

logo logo coloco aqui o resultado.
obs vou alterar apenas nivel da agulha, mexer na mistura e na marcha lenta e afastar o tubo do condutor de ar

quero saber se só essas modificacoes sao suficiente para chegar aos 13cv prometidos pelo suzuki??? ]:) ]:) ]:) ]:) ]:)

Jduarte
20-10-06, 17:46
opa achei uma arruela paralela ate que enfim fui em alguns lugares e nada dae o pessoal me indico
de ir em lugares que arruma televisao , radio ou até maquina dessas de calcula pra escritorio
deu certo encaixe perfeito agora sim acredito que estarei fazendo a alteracao correta

logo logo coloco aqui o resultado.
obs vou alterar apenas nivel da agulha, mexer na mistura e na marcha lenta e afastar o tubo do condutor de ar

quero saber se só essas modificacoes sao suficiente para chegar aos 13cv prometidos pelo suzuki??? ]:) ]:) ]:) ]:) ]:)


No fim das contas, o carburador da segunda Yes 2007 que eu mexí ficou sem a arruela de cima, pq as que eu tinha na caixa de ferramentas eram maiores e não seguravam a agulha corretamente.
Acredito que não vai dar problema, porque não é uma peça sujeita a deslocamentos...

Quanto à potência, só vamos saber quando conseguirmos o dinamômetro. O Sabedoria deu uma informação legal, sobre um possível dino numa mecânica, ou loja, sei lá o que é lá... mas eu considero que essas mudanças aproximam o motor dessa potência, sim!

PimEdu
20-10-06, 18:03
Cara, nem com dino vai conseguir ver isso, a menos q faça o teste no motor, como ja postado na roda tem uma boa queda de rendimento, oq podera provar, é um aumento no rendimento, oq ja serviria de ajuda para um possivel argumento com a suzuki.
Mas não perde a garantia essas modificações não?

Jduarte
20-10-06, 19:33
Cara, nem com dino vai conseguir ver isso, a menos q faça o teste no motor, como ja postado na roda tem uma boa queda de rendimento, oq podera provar, é um aumento no rendimento, oq ja serviria de ajuda para um possivel argumento com a suzuki.
Mas não perde a garantia essas modificações não?


Sim, tô ciente que a potência é menor na roda ... mas serviria como prova de que alguma coisa tira a potência e aumenta o consumo nas Yes, e nas Intruder também.

Quanto à garantia, há um tempinho uma pessoa que postou lá no outro fórum havia perguntado na autorizada. Tinham respondido que não perdia não.

A meu ver, não tem como o fato de se adequar (eu diria "quase consertar") uma carburação, ferir qualquer termo de garantia.
E talvez fosse o caso, isso sim, de acionar essa garantia, exigindo uma moto que se comporte como tendo 13 cv, e tenha um consumo equivalente às demais, da mesma categoria.

luisrs
20-10-06, 20:34
isto que é explicaação por isto é o mestre

anderpp
21-10-06, 01:18
Duvidas ajuda plz :D mexendo na agulha percebi que a arruela original nao fica fixa essa que vai entre o anel de plastico e a trava
isto é ela fica com uma folguinha sendo assim nao ha problemas?

posso tirar essa arruela original? ficaria a trava e a peca de plastico apenas a trava na primeira posicao e a de plastico na ultima posso??? :)

anderpp
21-10-06, 01:45
Jduarte fiz da seguinte modificacao deixei a trava no nivel ideal a de plastico mantive do jeito que ela vem de fabrica ou seja no ultmo nivel e deixei sem nada o nivel do meio que seria ocupado pela arruela original e deixei a arruela original encima da trava que ja esta na posicao ideal( que tb vem de fabrica).

por favor manifestacao se possivel da galera ae q tb ja mexeu e viu algo parecido sobre essa folga
Obrigado

Jduarte
21-10-06, 03:01
Anderpp, aquele calço de plastico se mexe!... ele é meio preso na agulha, mas tem que ser encostado na travinha, aliás, na arruela intermediária... senão, a mudança da travinha não produz nenhum efeito, já que o calço ficou no mesmo lugar, mantendo a altura da agulha do mesmo jeito... entendeu?

É só empurrar esse calço para cima.

Atenção pessoal : não segurem essa agulha com alicate!!! isso pode danificar o perfil dela.

Jduarte
21-10-06, 09:41
Se der, hoje à noite eu falo sobre a agulha, que ficou fora daquela explicação...

hedertone
21-10-06, 18:41
MEstre!! olha que coisa triste... to tendo uma diferença absurda ded consumo...

andando forte fiz 440km com 12 litros = 36,666km/l
repetindo a dose com outro tanque deu 439,5 com 12 litros =36,625

pow.. que chato.. a moto ta estrranha neh ??? (heheheheh)

muito massa!!
mais ainda pretendo corrigir aquele tubo condutor de ar em M hehe deixar ele reto

Jduarte
21-10-06, 20:47
MEstre!! olha que coisa triste... to tendo uma diferença absurda ded consumo...

andando forte fiz 440km com 12 litros    = 36,666km/l
repetindo a dose com outro tanque deu 439,5 com 12 litros =36,625

pow.. que chato.. a moto ta estrranha neh ???  (heheheheh)

muito massa!!
mais ainda pretendo corrigir aquele tubo condutor de ar em M hehe deixar ele  reto


cê tá hilário, hein, meu aprendiz primeirão! heheheheh...

A AGULHA
A agulha tem a finalidade de dosar a quantidade de combustível, em  relação ao ar que é admitido (puxado lá para dentro do motor, lembra?), quando se usa mais de 1/3 do curso possível do acelerador.
Lembram que eu disse que entre 1/3 e meio acelerador, ambos os circuitos (de baixa e de alta) funcionam, liberando mistura para o motor?... pois bem, a partir de meio acelerador (aproximadamente) quem determina a mistura de ar/combustível (ou ar/gasolina) é a famosa e encrenqueira AGULHA DO PISTONETE!...
O pistonete é uma válvula de controle da quantidade de ar que pode passar, enquanto que a agulha é uma válvula de controle da quantidade de gasolina que pode ser misturada à aquela mesma quantidade de ar. Ah, claro, o pistonete é puxado pelo cabo do acelerador, nos carburadores "mecânicos" ( não a vácuo).
A agulha fica inserida (ops!... enfiada! hahahahahaha) dentro do "misturador", um pequeno tubo que tem o GICLÊ de máxima na parte de baixo, e minúsculos orifícios na parte média, próximos ao nível da gasolina dentro da cuba do carburador.
Ahhh, então isso está mergulhado na gasolina, e dependente da altura em que a mesma está, para funcionar corretamente!

Como a agulha tem um formato cônico (afinando para baixo), e o misturador tem um diâmetro fixo na parte de cima, pode-se entender que a medida em que o pistonete sobe, levando consigo a agulha, esse afinamento da agulha vai permitindo um maior espaço entre ela e o misturador. Como está passando um montão de ar nesse ponto do carburador, isso significa que mais gasolina vai sendo misturada a mais ar...
Resumindo: o acelerador puxa o cabo, e este levanta o pistonete, que leva junto a agulha... ambos controlam a passagem de ar (até 1/3), e de gasolina (mais de 1/3 de acelerador).
O QUE FIZEMOS: colocando a travinha da agulha uma posição para cima, abaixamos a agulha, em relação ao pistonete. Isso faz com que a quantidade de ar seja a mesma, mas a quantidade de gasolina na  alta, diminua um pouquinho... afina a mistura... afina a proporção ar/gasolina... pode-se dizer que "empobreçe"  a mistura, mas em relação à original que vem de fábrica.
Na prática, tem resultado numa proporção correta, com toda a configuração de restritor/filtro/tubo originais.
Claro que,  se um filtro de ar esportivo for colocado no lugar do original (tirando-se o tubo), essa dinâmica se altera bastante.


annnn... expricassão concruída... eu axo. :P

anderpp
22-10-06, 02:24
Obrigado pela explicação :D

no meu ponto de vista cai exatamente ao que o mecanico da suzuki disse para mim ontem
comecei falar sobre isso(agulha consumo) dai ele disse que a trava um nivel acima da que vem de fabrica controla combustivel em alta e deixa mais "fraca" se vc quer que a moto anda mais é so descer o nivel da trava dae ele concluiu mas tb esqueca consumo(media). a suzuki de fabrica a trava vem no nivel intermediario por isso essa motinha tava bebendo :D

Jduarte
22-10-06, 07:24
Anderpp (depois respondo direitinho a MP), no caso da nossa Yes, vc tem que testar colocar a agulha mais para cima (engrossando a mistura), isso pq ela já tem aquelas outras restrições na alimentação de ar, principalmente.
Eu já testei a agulha na posição original na minha, e não tive melhora de desempenho... mas isso, é na minha moto.

Teste... :)

anderpp
22-10-06, 13:49
blz Jduarte :D valeu atenção
vou manter no nivel ideal não tenho do que me queixar esta perfeito ate pra dar partida é uma vez so hehheehe
foi so dps de mexer e regular a mistura e marcha lenta ta 10 até meu pai ta de cara a suzuki dele nao pega de primeira

logo logo ele vai pedi pra mim mexe hehehehehehehe

pulatampinha
22-10-06, 13:51
Heder....Tone????? Vc pedou essa explicação já...????Sei que está num momento dificil aí da facul e talz.....mas...é só pra registrar!
Muitas explicações boas nesse trem aqui! "Ô xente!" Caraca!Daqui a pouco este tuto vai ser publicado como um livro aew, igual aquele manual de mecanica pra motos que tem pra baixar lá na seção de tuto's!!!! rsrs!
Seria uma boa né???? Quem sabe assim, a Suzuki muda tudo, "corrige" e quando eu pegar a minha moto no consorcio, ela já venha "pronta" com 13cv....rsrs! Ou quem sabe até mais! rsrs!

(To sonhando muito aqui né?????) hehe :-/

Abração!!!! :G

hedertone
22-10-06, 14:31
Heder....Tone????? Vc pedou essa explicação já...????Sei que está num momento dificil aí da facul e talz.....mas...é só pra registrar!
Muitas explicações boas nesse trem aqui! "Ô xente!" Caraca!Daqui a pouco este tuto vai ser publicado como um livro aew, igual aquele manual de mecanica pra motos que tem pra baixar lá na seção de tuto's!!!! rsrs!
Seria uma boa né???? Quem sabe assim, a Suzuki muda tudo, "corrige" e quando eu pegar a minha moto no consorcio, ela já venha "pronta" com 13cv....rsrs! Ou quem sabe até mais! rsrs!

(To sonhando muito aqui né?????) hehe :-/

Abração!!!! :G
que cobrança eh essa cara?? acha que o que fiz no tuto foi sem explicação.. eu sei das mesmas pq o joão já tinha me dito.. mais não imaginei que tivessem tantas duvidas...
calma ai...

pulatampinha
23-10-06, 13:16
ops!Nao queria pressionar nao!é que a cada resposta do J Duarte me empolgo aqui! rsrs! Tu és o cara pow!Já botou a mao na massa fazendo este tutorial...como vc mesmo já me disse: "abracei este fórum" !é que com tanta coisa boa vindo daqui, é brabo nao ficar empolgado!

Desculpe a pressão meu caro amigo Hedertone!Abraço! :0_0:

hedertone
23-10-06, 17:34
ops!Nao queria pressionar nao!é que a cada resposta do J Duarte me empolgo aqui! rsrs! Tu és o cara pow!Já botou a mao na massa fazendo este tutorial...como vc mesmo já me disse: "abracei este fórum" !é que com tanta coisa boa vindo daqui, é brabo nao ficar empolgado!

Desculpe a pressão meu caro amigo Hedertone!Abraço! :0_0:
EU QUE TE PEÇO MIL DESCULPAS CARA... ta ligado aqueles momentos que agente sem querer disconta strerss nos outros.. rolou aki.. perdão mesmo...
em relação as explicações doJD to guardando tudo!! hehe, dia 31 tehno um programa em java para entregar ao professor.. to ficando doido com ele hehe, e o pior eh que eh em dupla.. mais mesmo assim na dificil...

abraço!!

anderpp
23-10-06, 19:44
fiquei com uma duvida no item 6 do tutorial
"diminuindo o tubo do restritor"

no tutorial fala em serrar a metade mas como posso tirar ele pra poder serrar?
aonde que fica? la nao mostra como retirar.

valeu :)

desculpe a santa ignorancia hehehe

Jduarte
23-10-06, 20:11
Ops... falha nossa.

Esse restritor está no lado esquerdo da moto, por trás da lateral esquerda.
(solte o assento, e puxe a lateral pelas duas estremidades de cima, com cuidado, na sua direção - fique de frente para ela, claro!- . Embaixo dela tem um outro ponto de encaixe, que é um pino.)

O restritor é preso pelos 3 parafusos philips mais internos (há 6 ali, certo?). Os outros 3 são os que fixam o filtro de espuma e o seu suporte.

anderpp
23-10-06, 20:35
valeu vou olhar com cuidado e mexer

anderpp
24-10-06, 00:40
ja era ja fiz !!!
Do jeito que esta escrito nao tem como errar ; serrei com uma faquinha dps lixei o cubo pra ficar reto a boca
dae limpei a sujeira de pastico(pó) com um pano novo.

ja era :D mais um passo feito

anderpp
24-10-06, 00:44
outro detalhe ao regular a marcha lenta pra 1500 com motor ligado eu vou regulando(abrindo) a mistura da lenta
chega um certo ponto que o giro para de subir entao eu deixei nesse ponto que fico ideal dae entao o giro(rpm) fico aproximadamente em 1900.

esta certo? ou varia de moto em moto?

Jduarte
24-10-06, 06:28
outro detalhe ao regular a marcha lenta pra 1500 com motor ligado eu vou regulando(abrindo) a mistura da lenta
chega um certo ponto que o giro para de subir entao eu deixei nesse ponto que fico ideal dae entao o giro(rpm) fico aproximadamente em 1900.

esta certo? ou varia de moto em moto?


varia sim... basta uma mínima diferença em algum ponto das tubulações internas do carburador, e de um para outro fica diferente o resultado. É porisso que se deve refazer essa regulagem, após as mudanças.
Claro que vc deve retornar o giro da marcha-lenta para os 1500 rpm, agora com o farol ligado (porque o farol aceso faz o magneto oferecer resistência ao motor... dá para perceber isso, acendendo e apagando o farol, percebe-se a alteração na rotação da lenta)

hedertone
24-10-06, 07:53
pow!! que vacilo.. ehauehaueh esquecemos dessa explicação... :P

anderpp
24-10-06, 13:33
:drool: :drool: :drool:

cara olha so mudei agora ontem eu diminui o tubo serrando a metade e ja estava com escape agora na hora do meu almoco
fiz a nova regulagem na mistura e marcha fechei toda e abri 1 volta e meia colquei a marcha lenta em 1500
dae fui abrindo a mistura ate nao aumenta mais daeee o giro estava em 2,2 o que era ontem de 1,9 hj apos a diminuir o tubo e o novo escape no meu ponto de vista o giro aumento pode se dizer que esteja entrando mais ar e saindo tb?

certo me corrijam aew :drool: :drool:

hedertone
24-10-06, 13:38
:drool: :drool: :drool:

cara olha so mudei agora ontem eu diminui o tubo serrando a metade e ja estava com escape agora na hora do meu almoco
fiz a nova regulagem na mistura e marcha fechei toda e abri 1 volta e meia colquei a marcha lenta em 1500
dae fui abrindo a mistura ate nao aumenta mais daeee o giro estava em 2,2 o que era ontem de 1,9 hj apos a diminuir o tubo e o novo escape no meu ponto de vista o giro aumento pode se dizer que esteja entrando mais ar e saindo tb?

certo me corrijam aew :drool: :drool:
opa!
depois que vc regulou a mistura e sua lenta foi pra 2,2 retorne a mesma para 1500 folgando o parafuso de lenta... ok?
O restritor serrada aumenta a entrada... mais muito pouca coisa..

Jduarte
24-10-06, 13:47
Anderpp, agora o ar está sendo captado com mais facilidade na tomada de ar do circuito da marcha-lenta e da "baixa carburação". Então, a proporção ar/gasolina (que deve ser em torno de 14 partes de ar para uma de gasolina) agora está proxima desse valor, que é o que o carburador tem que fazer.

Ao diminuir o comprimento daquele cano do restritor, diminuiu também aquela primeira encurvada que o ar fazia, e a turbulência (ou deficiência) que se seguia através do tubo condutor.

E como é que ficou agora??? quais as suas impressões?

hedertone
24-10-06, 13:49
Anderpp, agora o ar está sendo captado com mais facilidade na tomada de ar do circuito da marcha-lenta e da "baixa carburação". Então, a proporção ar/gasolina (que deve ser em torno de 14 partes de ar para uma de gasolina) agora está proxima desse valor, que é o que o carburador tem que fazer.

Ao diminuir o comprimento daquele cano do restritor, diminuiu também aquela primeira encurvada que o ar fazia, e a turbulência (ou deficiência) que se seguia através do tubo condutor.

E como é que ficou agora??? quais as suas impressões?
jd entra no msn, essa semana vou lançar um filtro esportivo com uma mudança

Jduarte
24-10-06, 13:55
qui msn, Tone!... hehehehe... ainda nem reformatei novamente o hd... tá russo, essas coisas para mim!..... :P

hedertone
24-10-06, 13:56
qui msn, Tone!... hehehehe... ainda nem reformatei novamente o hd... tá russo, essas coisas para mim!..... :P
acessa esse link veio
http://216.32.94.115/servlets/ajax

Jduarte
24-10-06, 14:09
acessa esse link veio
http://216.32.94.115/servlets/ajax


muito bonitinho e talz... tem um outro troço desses que serve para acessar Orkut também, né?

Só que eu não confio nesses sites... no fim das contas, eles terão o seu login e a sua senha!...

Quando eu instalar o messenger novamente, aí eu entro...

hedertone
24-10-06, 14:11
muito bonitinho e talz... tem um outro troço desses que serve para acessar Orkut também, né?

Só que eu não confio nesses sites... no fim das contas, eles terão o seu login e a sua senha!...

Quando eu instalar o messenger novamente, aí eu entro...
sua senha en encriptada... mais deixa queto heheh, tem o do msn mesmo na propria pagina msn.com se confiar,..

anderpp
24-10-06, 17:10
isso voltei a marcha lenta para 1500 com o farol ligado ( dps de regulado a mistura)
bom vei ta d+ o giro nao cai minhas lombadas faco em 3 a moto ta indo blzinha antes dava uma folga
percebi tb que o giro ta subindo mais rapido que antigamente

essas sao as primeiras coisas que notei.
nao testei ainda na mesma reta que sempre pego pra ver como eh q ta de final

Kratos
24-10-06, 23:55
Caracas... hj não consegui mexer pois tive que resolver algumas coisas =/
No sabadão vou viajar com a moto, e no domingo, após a votação de manhã vou fazer as alterações =)
J.D. Só me tira uma dúvida..... tentei fazer o macete do tubo, mas estava sozinho e não consegui pois na hora de apertar o parafuso o tubo voltava pro lugar =(
Com a alteração no restritor, é necessário assim mesmo fazer a alteração do tubo?
Abraços

hedertone
24-10-06, 23:57
Caracas... hj não consegui mexer pois tive que resolver algumas coisas =/
No sabadão vou viajar com a moto, e no domingo, após a votação de manhã vou fazer as alterações =)
J.D. Só me tira uma dúvida..... tentei fazer o macete do tubo, mas estava sozinho e não consegui pois na hora de apertar o parafuso o tubo voltava pro lugar =(
Com a alteração no restritor, é necessário assim mesmo fazer a alteração do tubo?
Abraços
veio.. a alteração no tubo vai melhorar a "respiração dee teu motor.."

pra fazer isso sozinhu siga estes passos

1. tire o banco...
2. fique agachado do lado esquerdo da moto
3. passe o braço direito por cima da moto... onde fica o banco..
4. folgue o parafuso..
5. com o braço direito segure o tubo e com o esquerdo aperta o parafuso.

Jduarte
25-10-06, 10:42
esse é o abraço que a Yes gosta!!!!!!!!!!!..... hahahahahahaha....

Quando eu fiz pela primeira vez, apenas afrouxei um pouco o parafuso da abraçadeira, só o suficiente para ela "girar" ainda meio presa na borracha. Aí fui empurrando o tubo dos dois lados, mas usei luva para proteger os dedos. Com a abraçadeira daquele jeito, o tubo não voltava, pq já ia se prendendo...

dilson
26-10-06, 17:04
poxa... eu fiz o primeiro tutorial...

agora fiquei com receio de ter que fazer esse versão 2.0

e aconteceu um incidente dias atras...

estava na garagem da casa de um amigo e tinha travado o freio a disco...
ai fui puxar a moto, e ela acabou tombando para o lado esquerdo...
desde então ela não pega facilmente, e demora pra esquentar....

estou andando pouco com ela, até conseguir um tempo pra levar no mecanico....

o que poderia acontecer com o tombo??

na primeira semana da moto, eu tinha esquecido da trava tbm... e ela tombou pro lado direito...
e nenhum efeito se fez..... :(

alguém pode ajudar??

hedertone
26-10-06, 18:13
esse eh o misterio da madrugada....

Jduarte
28-10-06, 01:52
Dilson:

o tubo voltou para a posição com o tombo?

alguma coisa chegou a atingir o carburador no tombo? e a torneira (que é do lado do tombo, né?...), tá tudo legal com ela?

se não teve nenhum dano no carbura, na torneira e o tubo não se soltou, provavelmente é só sujeira dentro da carburação... a gasolina deve ter ido parar em partes não usuais, e vazado né?

dilson
28-10-06, 11:45
então... vou dar uma mexida hoje... ai faço aquele esquema novo...

vlw Jduarte !!!

:D

Jduarte
31-10-06, 10:12
Nao tenho a manha de fazer isso na motoca e a minha 1moto, alguem se habilita a fazer isso para mim.
Moro em osasco sp


Valeu


eu estava procurando este tópico...

Wilson, um carinha de Osasco veio aqui, e mexemos na moto dele. Tá a fim de vir também?

Kratos
31-10-06, 17:20
Ae J.D. em breve se vc estender esse convite pra mim eu to dentro rs....
Sou o Carlos Eduardo do Orkut!
Abraços

Jduarte
31-10-06, 18:50
Ae J.D. em breve se vc estender esse convite pra mim eu to dentro rs....
Sou o Carlos Eduardo do Orkut!
Abraços


má... má... cê tá pensando que eu sô tapado????????????

sério memo que vc acha que eu não ví suas mensagens em ambos os lugares???

Gozação, vai. Eu sei que é vc, carinha... "sério"!.... hahahahahaha

Tá extendido, então!!!... :D

dilson
01-11-06, 15:01
então... vou dar uma mexida hoje... ai faço aquele esquema novo...

vlw Jduarte !!!

:D


então... o tubo estava no lugar... e não está vazando gasolina...

acho que o bura está sujo.... vou ver se levo pra fazer a limpeza...
to meio sem grana... :(

valeu

Kratos
01-11-06, 20:44
má... má... cê tá pensando que eu sô tapado????????????

sério memo que vc acha que eu não ví suas mensagens em ambos os lugares???

Gozação, vai. Eu sei que é vc, carinha... "sério"!.... hahahahahaha

Tá extendido, então!!!... :D

Sério rs.... blz... a gente marca e depois a gente toma umas breja (vc tomas as breja e eu refri pq num bebo, mas tá valendo rs)
Abraços