PDA

Ver Versão Completa : Relação alongada X relação original!



Furious VIPER
17-10-06, 21:48
Senhores frequentadores do fórum!!hehehe
Tô numa dúvida mto estranha... como sabem, tÔ usando pinhão 16 na minha moto.. e como sou o rei da indecisão (alguns já sabem disso tb)... tô pensando em voltar pra original... 14!
Os motivos são:
1-perde em arrancada.. sozinho beleza, mas com garupa ficou reamente xato de andar;
2-as vezes esgaço mais as marxas pra trocar pq ela parece meio sem força (eu sei q diminui a rotação, mas eu digo, mantendo a mesma rotação);
3- não senti diferença nenhuma em velocidade final... mesmo testando em dias bons, com pouco vento... ficou na mesma.. pra pior!
4- hj numa noite com vento considerável.. tava andando a 105 na BR e peguei um vento mais forte... a moto caiu mto de rendimento, fui pra 90km/h e tive q colocar 4ª marcha, pq a rotação da 5ª tava mto baixa!!
5- Ela nãoevolui a velocidade depois de 110km/h como eu queria.. pensei q ela fosse disparar depois dos 100km/h.. tipo ir até uns 120km/h tranquilasso e depois comaçar a subir degavar, mas não... nemxega a 120!
Então, devido a isso, tô pensando em voltar o original, uma vez q minha moto dava até mais final (comparando diretamente)... pra andar de 2 era normal... sem maiores esforços!
O q me dizem... será pinhão 15 é bom? ou mexo na coroa? ou não adianta... a arancada vai ficar fraca igual e o melhor é original?

Alan
17-10-06, 21:59
hahahaha e vc ainda disse pra eu colocar que não haveria arrependimento...

Furious VIPER
17-10-06, 22:24
Empolgação... e eu ainda não tinha andado com garupa.. enfim.. não tinha feito todos os testes necessários!! Pelo menos uma semana rodando com uma alteração desse tipo pra saber se vale a pena!!
Mas Alan, pior q pra vc cara... eu axo q vai ficar mto bom sim.. pq seu objetivo é baixar rotação... anda na boa... de repente uma esticadinha aki outra ali... agora eu, qro sempre dar final na moto.. sempre q volto duma cidade aki perto (onde trabalho tb)... pego a BR e é final sempre q dá... e nisso a relação longa me decepcionou!

Alan
17-10-06, 22:29
Isso é verdade, pra esse tipo de coisa eu tenho a RD hehe, a Y é pra ir pra faculdade, essas coisas...

LuiZão
17-10-06, 22:55
Amigo nada melhor que a original, ainda mais que você ja esta com pneu maior que ja alonga um pouco, te falo no maximo pinhão 15 se vc pegar muita estrada e quizer poupar o motor, mais pode ter certeza que ainda não vai encher tudo legal. A cg 150 por exemplo na reta para em 120km/h no painel em meio acelerador, não adianta tuchar se você abaixar dependendo o como for passa um pouquinho de 120km/h. As vezes tenho vontade de colocar um pneu maior mais ja fico com medo de perder muito imagina aumentar 2 dentes ai eu tomo coro de cripton;
Volta para original que tudo se resolve.

Minghe
18-10-06, 09:08
Putz, e eu procurando em casa um pinhão 16 que eu tenho lá, para por na minha, pois vou pegar estrada até São Carlos ( e ai ALan, blz ? ) e pensei que fosse me ajudar a dar mais rendimento.

Só não entendo uma coisa, li em algum tópico que alguem havia mudado a relação e lembro-me bem da frase "... e continuo subindo a 120 km/h...". Tava mexida ???? realmente me surpreendeu , subir a 120 apenas com a relação alterada.

Bem acho que vou me contentar a andar nos 90Km/h mesmo até São Carlos.

O que quero é economia, pois numa viagem desta de 200 km devo gastar em torno de 15,00 dinheiros de gasoliba.
Se eu quisesse velocidade iaira de RD350, mas ai gastaria 45,00 dinheiros, a moto vai continuar vaso de garagem, eheh.

Luigi
18-10-06, 09:13
Testa o 15 o 16 é muito grande!

Eu tenho que alongar a relação da falcon que perdeu um pouco por causa do pneu de perfil mais baixo! Mas vo colocar uma coroa com 2 dentes a menos!

Minghe
18-10-06, 09:18
O Pneu que vem de fabrica na YBR é uma bos...., pequeno, fino, baixo e quando freia ele sai arrastando, será que se eu colocar uma maior a moto fica melhor ?? qual seria o mais recomendável ??

Jduarte
18-10-06, 09:19
coloque o pinhão original, e uma coroa com apenas um dente a menos... motores de 125 cc não dão conta de muito alongamento em relação à original, a menos que se faça alguma preparação.

Furious VIPER
18-10-06, 12:07
Axo q vou voltar pra original mesmo... pq medeu raiva andar com garupa, pra arrancar era uma bosta... vou mandar a embreagem pro saco mto rápido se andar sempre garupado de relação alongada!
Minghe... pneu mais largo pra ybr é mto bom sim... mas te digo cara... ele pesa um pouco na arrancada e aumenta de leve o consumo!
Ainda assim vale a pena... pq te passa mto mais segurança, o desenho do Maggion Predator é mto bom, ótimo pra chuva e mto bom tb pro seco... recomendadíssimo!!
Qqr coisa, no tópico da minha moto tem fotos dele na moto e uns comentários lá tb!! Falow!!

Rubinho
18-10-06, 14:49
Viper, depois de tudo isso você ainda tem dúvidas se volta ao pinhão original?? Eu ja teria voltado a muito tempo...Na finada XTZ eu tinha colocado um pinhâo 15' mas depois que a moto simplesmente não arrancou com garupa em um morro muito ingrime, voltei ao pinhão original no outro dia. A strada tem mais força e tal, mas ainda sim sinto ela muito presa na estrada, estou pensando em testar um pinhão 1 dente a mais, será?????

Furious VIPER
18-10-06, 16:19
Sabe akele comentário q a gente nunca gosta de ouvir "a moto sai de fábrica pronta pra andar... não tem q mexer em nada"?? eu já botei rodas de liga leve, e pneu mais largo... vou voltar a relação original e pronto.. não mexo mais na moto!!! q droga!!

jecastro
18-10-06, 16:27
No máximo um dente a mais ou a menos, acima disto a relação fica muito longa ou curta para o motor.

henrique
18-10-06, 19:33
com motor original n adianta.. na minha to com pinhao 15 e mais outras coisas, já coloquei na free way no vácuo de outros carros até 130 com 2 emcima.. e sozinho numa descidinha ali em Glorinha colou o ponteiro

Alan
18-10-06, 21:46
Putz, e eu procurando em casa um pinhão 16 que eu tenho lá, para por na minha, pois vou pegar estrada até São Carlos ( e ai ALan, blz ? ) e pensei que fosse me ajudar a dar mais rendimento.

Só não entendo uma coisa, li em algum tópico que alguem havia mudado a relação e lembro-me bem da frase "... e continuo subindo a 120 km/h...". Tava mexida ???? realmente me surpreendeu , subir a 120 apenas com a relação alterada.

Bem acho que vou me contentar a andar nos 90Km/h mesmo até São Carlos.

O que quero é economia, pois numa viagem desta de 200 km devo gastar em torno de 15,00 dinheiros de gasoliba.
Se eu quisesse velocidade iaira de RD350, mas ai gastaria 45,00 dinheiros, a moto vai continuar vaso de garagem, eheh.


Fala Minghe, blz ?

O ritmo bom pra ela na pista eu acho que é uns 90 mesmo. Pra vc que já viajou de RD a 150, vai achar uma lesma, mas a economia te faz esquecer disso hehe...

Quando vem ?

Minghe
18-10-06, 22:35
Alan, na Terça feira dia 24/10.

Realmente, andar a 90 na estrada deve ser cansativo, mas tenho que me acostumar, o que acho ruim é ficar escutando o motor gemendo na subida, quando abro o gás.

E a RD, já tá pronta ??? e aquele encontro ai ?????? tá devagar ? coloca a RD de pé para a gente dar uns rolês


Abraços

Minghe

LuiZão
18-10-06, 22:59
Putz, e eu procurando em casa um pinhão 16 que eu tenho lá, para por na minha, pois vou pegar estrada até São Carlos ( e ai ALan, blz ? ) e pensei que fosse me ajudar a dar mais rendimento.

Só não entendo uma coisa, li em algum tópico que alguem havia mudado a relação e lembro-me bem da frase "... e continuo subindo a 120 km/h...". Tava mexida ???? realmente me surpreendeu , subir a 120 apenas com a relação alterada.

Bem acho que vou me contentar a andar nos 90Km/h mesmo até São Carlos.

O que quero é economia, pois numa viagem desta de 200 km devo gastar em torno de 15,00 dinheiros de gasoliba.
Se eu quisesse velocidade iaira de RD350, mas ai gastaria 45,00 dinheiros, a moto vai continuar vaso de garagem, eheh.
Eu vi essa mensagem com tom de gozação, é impossivel ganhar em reta ou subida com motor original, so se ganha em descida. Tenho até um teste aqui que saiu na revista duas rodas e a ybr foi a moto escolhida, no final da reportagem chegaram a conclusão que so valhe a pena aumentar um dente ou diminuir um dente em raras situações.

Pitbull
19-10-06, 01:00
Putz, sera q aumentando um dente na tutu, vai fikar boa? Acho ela muito curta.
So q em comepnsação, sou viciado em arrancada, nao gostaria de perder um centesimo nela.
OHHHHHHH indecisaoo!!!!!!!!

hedertone
19-10-06, 08:06
Putz, sera q aumentando um dente na tutu, vai fikar boa? Acho ela muito curta.
So q em comepnsação, sou viciado em arrancada, nao gostaria de perder um centesimo nela.
OHHHHHHH indecisaoo!!!!!!!!
eu to passando pelo mesmo dilema que vc, mais com minha YES

Jduarte
19-10-06, 11:05
ô apressados, ... hahahahahaha....

recomendo a troca da COROA, para uma de UM DENTE a menos, APENAS.

Esse pequeno alongamento consegue melhorar um pouquinho, no geral, sem aumentar muito o consumo (em uso mais esportivo vai aumentar mesmo).

Na minha Yes, mesmo com uma regulagem de carburador mais voltada para otimização do consumo, e com o pneu um pouquinho mais longo, o motor ainda consegue chegar na faixa vermelha em 5a marcha (se estivesse a coroa e o pneu originais, passaria tranquilamente dos 10.000 rpm).

Alan
19-10-06, 12:28
Alan, na Terça feira dia 24/10.

Realmente, andar a 90 na estrada deve ser cansativo, mas tenho que me acostumar, o que acho ruim é ficar escutando o motor gemendo na subida, quando abro o gás.

E a RD, já tá pronta ??? e aquele encontro ai ?????? tá devagar ? coloca a RD de pé para a gente dar uns rolês


Abraços

Minghe




Mighe, ela tá funcionando já, mas com um tanque emprestado por enquanto, o pintor me prometeu o tanque e as carenagens pra sábado, mas ele tinha prometido outras vezes tb, falando nisso, vou ligar lá agora pra ver como tá...

O encontro eu vou atrás de mais umas chácaras, já passou época de provas e tô um pouco mais tranquilo...

Os Prandinis estão no armário hehe, preciso transferir ela primieiro, depois coloco eles...

Abraço

Furious VIPER
19-10-06, 16:37
Outro detalhe q notei agora!! A moto parece estar bem mais econômica... já rodei pra caramba... e ainda tenho 3/4 de tanque... axo q vou fazer outros testes antes de voltar a relação original!!
Alguém sabe dizer... se patinar embreagem consideravelmente na hora de arrancar (somente com garupa) ferra demais alguma coisa?? é q sinto meio desconfortável pra andar com garupa por causa disso, e outra, ela não rende nada a mais qdo tô sozinho! só q olhei isso do combustível.. e pensei... se valer a pena eu dxo assim mesmo, pq economiza gas. só q se ferrar outra coisa na moto prefiro gastar com gasolina na relação original mesmo!!

Pitbull
20-10-06, 01:07
Se queimar toda vez q anda com garupa, toda vez q arrancar, se vc andar muito com garupa, é logico q a longo prazo vai ferrar tua embragem.
Mas isso a longo prazo.
Abrss!!!

Ivan RJ
20-10-06, 03:19
volta pra original, economizar 1,00 no gas e gastar alguns muitos na embreagem não compensa. abraços ao amigos.

Chapolin
19-11-06, 10:16
Tbm estou na duvida em qual relação usar...

Pinhão um dente maior ou Coroa um dente menor??? Qual a diferença entre as duas??

Não sei se tem diferença mas o pneu é de strada (dizem ser mais alongada), então queria saber se não vai ficar muito longa, pq por exemplo, não costumo viajar com garupa mas qdo vou viajar, boa parte da viagem ando em quarta marcha pq tenho q mandar a rotação meio alta pra ela manter 90 a 100km/h nas subidas, então gostaria de saber a opnião de quem ja colocou a relação alongada.

Muito obrigado desde já.

mega_tche
20-11-06, 19:10
cara, eu deixaria a moto com pinhao 15, eu tenho na minha um pinhao 15 e pneu de cb (4.10-18) na estrada fica uma maravilha. se eu colocasse pinhao 16 eu iria perder muito, pois ficaria muito "pesada".

pppocos
20-11-06, 21:29
Cada moto é para cada pessoa,
a twister eu achava a relacao longa principalmente 1 e 2 marchas

a da strada eu achava curta demais já,

relacao alongada só economiza na estrada, na cidade não pq vc terá q esticar mais para andar

as rodas de liga e o pneu largo ainda contribuiu para ficar ruim,


qual a polegada da roda de liga q vc pos? e qual é da ybr original?

eu dirigi uma cg com a relacao tão longa q eu nao consegui subir numa calçada, tive q embalar com a mão pra subir

Sam_2006
21-11-06, 18:12
Como eu fiz preparação no motor da minha Cruise, coloquei uma coroa de 43 dentes (a original é de 47).
O giro do motor caiu em cerca de 1000 RPM's, e não perdeu tanto em arrancada. De final eu não sei quanto deu, porque eu NUNCA acelero até o final.
Mas se eu tivesse feito isso com o motor original, ia ficar um lixo.
MOTOR ORIGINAL = RELAÇÂO ORIGINAL!