PDA

Ver Versão Completa : Durabilidade de um motor?



windowsnt
27-10-06, 09:42
Olá povo. Andei reparando na temperatura do motor quando volto da aula. Costumo levar a mao pra sentir a temperatura. Quando eu volto tuxando com velocidade média constante aproximadamente 50 por hora ou menos aquece mais. MAs quando eu volto acelerando um pouco menos, mas atingindo os 50 por hora, em subidas reduzindo pra 40 por hora por exemplo, notei que aquece menos. Agora fiquei pensando, se o desgaste do motor está ligado com sua temperatura, quer dizer que ao andar devagar e aquecer menos, isso dá pouca diferenca no tempo final do trajeto, estarei preservando mais o motor? Falem os entendidos. Abraços

Bronislaw
27-10-06, 11:34
Vixxi sobre isso realmente não entendo, mas o que me falaram na concessionaria, quando levei para a revisão, era que se eu trocasse sempre certo o oleo naõ tinha com o que se preocupar, e o motor era para chegar em 150 mil km (os da cg's).


Creio que deva ter alguma coisa haver, mas é irrelevante, pois assim como se vc não usar a moto ela também vai durar a vida toda ;)

Depois até onde fiquei sabendo com 400 reais vc manda fazer o motor todo inteiro e fica como zero novamente, então acho que não precisa se preocupar quanto a isso ;)

agm2112
27-10-06, 11:43
O fato do motor estar mais quente ou mais frio não importa tanto assim. O que importa mesmo é a temperatura IDEAL de funcionamento. Todas as peças móveis possuem uma determinada dilatação na temperatura ideal. Teoricamente, um motor com temp. acima ou abaixo da ideal sofre maior desgaste. Motores refrigerados a ar sofrem maiores variações na temperatura, porém já têm este fator previsto no dimensionamento de suas peças. Motores maiores e refrigerados a água possuem maior "inércia térmica", além da válvula termostática, que manteém a temperatura ideal em todas as solicitações.

rocksul
28-10-06, 15:02
O fato do motor estar mais quente ou mais frio não importa tanto assim. O que importa mesmo é a temperatura IDEAL de funcionamento. Todas as peças móveis possuem uma determinada dilatação na temperatura ideal. Teoricamente, um motor com temp. acima ou abaixo da ideal sofre maior desgaste. Motores refrigerados a ar sofrem maiores variações na temperatura, porém já têm este fator previsto no dimensionamento de suas peças. Motores maiores e refrigerados a água possuem maior "inércia térmica", além da válvula termostática, que manteém a temperatura ideal em todas as solicitações.

Isso ai.
Quanto mais rápido tu anda, mais vento pega no motor, por isso ele é mais frio... andar em baixas rotações em marchas altas, por exemplo em 5ª a 50, tu força o motor e fo$% ele.
Tipo andar no vácuo de caminhões e carros em dias quentes e abafados prejudica a refrigeração do motor (motores arrefrecidos).

uedaa
29-10-06, 05:11
acho que o maior desgaste seria se vc anda-se em giros altos constantes ou com falta de oleo o fato de aquecer numa moto pequena os engenheiros já projetaram para isso,senão ele tinham colocado um sistema de refrigeração só se vc ligar e deixar a moto parada um monte de tempo ai seria prejudicial se vc andar com giros baixos e de olho no oleo vc vai ter motor para uns 100 mil km ou mais.

Pitbull
29-10-06, 19:45
COm certeza, andar rapido ou devagar nao influencia na durabilidade do motor.
O q influencia, e como tu chega a essa velocidade.
E o importante é semrpe manter o oleo novo e no nivel.
O resto e so alegria!