PDA

Ver Versão Completa : Sobre potência Suzuki x J.Toledo



web100
06-11-06, 08:59
Todo mundo sabe que as Suzuki's comercializadas no BR são produzidas na China pela Haojue. Mas notei que existem distorções nas especificações.

Na página da China e os nros são esses:



Yes = 9,2 kW = 12,5 CV
AN125 = 6,7 kW = 9,1 CV


Já a a J.Toledo diz:



Yes = 13,0 CV
AN125 = 12,3 CV


http://www.haojue.com/en/products/en125-2a/data.html
http://www.haojue.com/en/products/hj125t-7/data.htm

Resumindo a Yes não tem os 13 CV declarados e foi uma jogada de mkt da JToledo *** em otimizar os 12,5 CV (igual da H/Fan), quem perde é sempre o consumidor... Mas no caso da AN125 o otimismo está muito além da conta...

Jduarte
06-11-06, 09:25
achei curioso isso...

mas tem um detalhe: o carburador informado na EN125-2A (a Yes deles) não é o mesmo da nossa, é o de diafragma (vácuo)...

PimEdu
06-11-06, 10:44
na boa, mas acho pouco provavel q a Burgman esteja com tanta diferença do declarado para a realidade, até pq a motoca anda bem mesmo, então acho q não deve ser extamente a mesma coisa.

AMBN
06-11-06, 10:50
A potência informada por um fabricante não sofre nenhum tipo de fiscalização da parte de algum órgão governamental ou entidade certificadora? Se a Suzuki resolve dizer que a YES 2008 tem 15 cv de potência, por exemplo, sendo que a moto não sofreu nenhuma mudança mecânica em relação ao modelo anterior (2007 - 13cv), ninguém desmentirá oficialmente a marca?

Serifa
06-11-06, 11:08
HAUhuheue
pois éh...depois reclamam dos chineses

AMBN
06-11-06, 11:35
E olha que a YES deles é mais maneira do que a nossa:

http://www.haojue.com/cn/products/en125/index.htm

Cheia de carenagens! Pq a suzuki n vende essas carenagens aqui como acessório?

AMBN
06-11-06, 11:50
Outra coisa, nesse site a potência informada da EN125 é de 8.45kW, o que dá algo em torno de 11.4cv. Onde vcs viram 9.2kW? A potência da nossa deve ser essa daí (8.45kW), e não 13cv, conforme noticiado pela J.Toledo. Sem falar que a gasolina da china deve ser melhor do que a nossa, que é envenenada com álcool. Em resumo, a deles anda mais e é mais bonita.

Tirei esses dados da página abaixo:

http://www.haojue.com/cn/products/en125/en125-data.htm

AMBN
06-11-06, 11:56
Ok, já vi a diferença, a nossa é a EN125-2a e não a EN125 pura e simples. E olha que pra eles a nossa é esportiva!!

Alan
06-11-06, 12:02
Sem falar que a gasolina da china deve ser melhor do que a nossa, que é envenenada com álcool...


A nossa gasolina é boa justamente por causa do álcool, com o maior número de octanas pode-se adiantar o ponto ou a taxa de compressão...

Ramiro
06-11-06, 13:47
Ué.. testem quantos cv tem a moto de vocês.. se não for igual ao especificado, processem eles por propaganda enganosa..

hedertone
06-11-06, 13:52
Ué.. testem quantos cv tem a moto de vocês.. se não for igual ao especificado, processem eles por propaganda enganosa..
mais.. pragente testar tem ser no motor...
alguém por favor teste... precisamos checar o torque e CV pra podermos processar a J.Toleto

AMBN
06-11-06, 14:10
Po, ia ser uma boa se rolasse esse processo hein... O problema é que n sei se tem sentido vc discutir um erro de meio cv na potência da moto. Po, se ainda fossem uns 10-20, vá lá, mais meio cv? Se eu executar as modificações do JDUARTE eu consigo chegar nesses 13cv.

Jduarte
06-11-06, 14:22
Po, ia ser uma boa se rolasse esse processo hein... O problema é que n sei se tem sentido vc discutir um erro de meio cv na potência da moto. Po, se ainda fossem uns 10-20, vá lá, mais meio cv? Se eu executar as modificações do JDUARTE eu consigo chegar nesses 13cv.



de qual "meio cv" vc está falando?
se é a diferença entre os 13 declarados pela Suzuki na EN125 Yes com carburador mecânico Mikuni VM22 para os 12,5 da EN125-2A com carburador Mikuni BS26 (ou 24) a vácuo, esqueça. Só nos carburadores diferentes já tem potências diferentes também.

Mas, porque??? a sua moto não está rendendo bem?

Ramiro
06-11-06, 14:40
Eu to feliz da vida com a minha moto...
Não quero recall.. não quero ficar mechendo no carburador pra ficar "melhor", não quero processar a jtoledo.. e não troco e não vendo! hehe

hedertone
06-11-06, 14:43
:P!
mais eu quero ter uma yes que sem mecher em nada ande pelo menos proximo duma YBR... o que naum acontece...
no momento minha moto ta boa.. pq foi mechida...

elio_filho
06-11-06, 15:29
É o que eu digo: tanto picareta no Brasil e a Suzuki foi ceder seus direitos logo à J. ATOLEIO DEDO!!!

Argh!!

Abraço,

hedertone
06-11-06, 15:33
disse tudo....

AMBN
06-11-06, 16:31
Mas, porque??? a sua moto não está rendendo bem?


A minha moto anda bem sim. Estou satisfeito com a minha YES!

A idéia do processo é impedir que os fabricantes enganem os consumidores dando informaçoes erradas. Abaixo a propaganda enganosa, algo do tipo. Se a YES não vem de fábrica com 13 cv, como muitos do forum suspeitam, pq ela é anunciada como se tivesse essa potencia? As informacoes prestadas pelo fabricante têm que ser as mais fieis possiveis, para o consumidor poder avaliar bem o produto e descobrir se aquele produto atenderá suas expectativas.

Guigo
06-11-06, 16:37
Falavam da Intruder também??

hedertone
06-11-06, 16:42
ALGUÉM AKI EH ADVOGADO? SABE SE TEMOS ALGUMA CHANCE DE GANHAR ESSE PROCESSO SE LEVARMOS A IDEIA A FRENTE?

sot010174
06-11-06, 16:44
Falta o DYNO. Sem botar O MOTOR no Dyno nao tem briga... na roda tmb nao adianta que eles vao encher linguica....

elio_filho
06-11-06, 17:31
Isso é verdade...

Já pensei em processar essa J. ATOLEIO DEDO, mas cada vez que ando na Intruder toda raiva passa, mesmo com esse carburador confuso que eles montaram nela...

Abraço,

Ivan RJ
06-11-06, 21:36
Aí galera, espero que tenham começado a semana maravilhosamente bem! Como Jduarte disse existe diferença entre os caburadores mêcanico e a vácuo. Sómente as intruders modelo 2007 é que estão vindo com o carburador mikuni 22 da yes e "dizem" melhorou a moto. Sem o Dyno é difícil saber se compramos gato por lebre. Mas que essas motos são incríveis SÃO. Abraços a todos os irmãos.

Jduarte
06-11-06, 22:00
Lembrando do tópico que o Tone colocou

(o desafio do Jduarte, que foi movido para o boteco da esquina... ah, não estou lá, mas tô tomando uma cerveja gostosinha, que apesar de ser fabricada pela mesma, não é uma cerveja falsifikaiser... hahahahahahah!!!!!!... é a Bavaria Premium)

quando cheguei em casa e começei a olhar o fórum, me veio a lembrança do cara que eu ví com uma Yes, que tinha que dar aquela quase tradicional torcida a mais no acelerador, para andar um pouquinho mais... (eu estava logo atrás, usando no máximo meio acelerador), e me veio à imaginação aquele cara estar pensando

Joça Tolerdo !

Bom, seguinte: já tive o retorno de uma pessoa sobre um dinamômetro aqui em Sampa. O preço nem é caro, mas tem um agravante: é por moto!... pode fazer o escambau durante uma hora, mas é por "laudo" (não me lembro se foi esse o termo utilizado pela pessoa... ). Claro que é na roda. Para um teste em bancada, o motor tem que ser retirado do chassi (informação de uma pessoa da CETESB)...

Aí, eu estou pensando no que fazer... as Yes novas estão um pouco melhores (em relação à minha, também quando nova)... "desconfigurar" a minha, para voltar ao que ela era antes, para fazer o teste do antes e depois, não é difícil, só a bóia é que ia ser complicado eu provar que ela era daquele jeito... e ai?????????????

hedertone
06-11-06, 22:54
ai... vai ter que arruma um individuo pra disponibilziar a bichinah!

rocksul
06-11-06, 23:06
A o meu vamo deixa os cavalos em paz! Coitado dos bichinho!
Os japa que tem piroca pequena devem tá enchergando cavalo
Aqui no brasil se usa jegue, isso é 1 cavalo = 0,8 jegue, dependendo do jegue 1 cavalo pode ser igual a 2,8 jegues no máximo.
*informações retiradas do site http://ppp.atoleiodedo.org
Piada, e nós brasileiros convivemos com isso, mas na roda, deve dar menos potência menos.

hedertone
06-11-06, 23:07
eauehuaue
pow.. veio.. c eh uma onda viu ehahueha

cara loko!!

Jduarte
06-11-06, 23:14
A o meu vamo deixa os cavalos em paz! Coitado dos bichinho!
Os japa que tem piroca pequena devem tá enchergando cavalo
Aqui no brasil se usa jegue, isso é 1 cavalo = 0,8 jegue, dependendo do jegue 1 cavalo pode ser igual a 2,8 jegues no máximo.
*informações retiradas do site http://ppp.atoleiodedo.org
Piada, e nós brasileiros convivemos com isso, mas na roda, deve dar menos potência menos.


péraí!!! isso é "Jegue aTolado"... aí patína mesmo!, pô...

Fernando Oliveira
06-11-06, 23:23
Não sei o porque da celeuma... a duas rodas testou a yes aos 10.000 e 20.000 km medindo taxa de compressão e tudo, só nosm 20.000 km é que perdeu um pouco e potencia, normal para esta km.

Jduarte
06-11-06, 23:34
Não sei o porque da celeuma... a duas rodas testou a yes aos 10.000 e 20.000 km medindo taxa de compressão e tudo, só nosm 20.000 km é que perdeu um pouco e potencia, normal para esta km.


um teste de compressão indica o estado dos anéis, pistão, e válvulas (quanto a vazamento). É feito girando-se o motor com o motor de partida, com o medidor no lugar da vela (então o motor não vai funcionar), e carburador totalmente aberto.
Só que isso não representa, nem de longe, a condição de "enchimento" do cilindro, com a mistura ar/gasolina a ser explodida, em uso normal. E é exatamente a dificuldade de acontecer um bom enchimento que faz o motor da Yes, e da Intruder desenvolver menos potência do que é declarado.

Considera que a sua está rendendo bem para uma moto de 125 cc e 13 cv? tem um consumo equivalente às outras 125 com potência nessa faixa?

Fernando Oliveira
06-11-06, 23:37
FAZ 30KM POR LITRO NA CIDADE OU ESTRADA, É UM RELÓGIO...

NÃO PASSA DE 9500 RPM, FALTA CABO DE ACELERADOR QUE CHEGA NO MÁXIMO MAS SINTO QUE O MOTOR NÃO ESTÁ "ESGOELADO".

Jduarte
06-11-06, 23:41
FAZ 30KM POR LITRO NA CIDADE OU ESTRADA, É UM RELÓGIO...

NÃO PASSA DE 9500 RPM, FALTA CABO DE ACELERADOR QUE CHEGA NO MÁXIMO MAS SINTO QUE O MOTOR NÃO ESTÁ "ESGOELADO".


bom, pelo que a minha faz, eu tenho que considerar que a sua está incompatível... 30 km/l na cidade, é consumo de uma Fazer, ou até mesmo uma Twister sem paranóia de arrancada.
Já tentou andar rápido, junto de outras 125? (pergunto isso para saber realmente... )

Fernando Oliveira
06-11-06, 23:49
na arrancada levo pau !! mas andando chego junto...só não dá para as 150cc

Jduarte
06-11-06, 23:52
na arrancada levo pau !! mas andando chego junto...só não dá para as 150cc


bom, olha, se isso tiver importância, então faça uso do tutorial novo... pelo menos a arrancada e o consumo vão mudar bem. Se não tiver importância, "marcha prá frente"... :)

Fernando Oliveira
06-11-06, 23:54
VOU FAZER SIM ! A MOTO CHEGOU NOS 6.000 KM E NÃO VOU LEVAR NAQUELA M@#$% DA RIGON, VOU LEVAR NO MECÂNICO, JÁ IMPRIMI E VOU MOSTRAR PARA ELE.

VALEU...

Fernando Oliveira
07-11-06, 00:26
ALGUÉM AKI EH ADVOGADO? SABE SE TEMOS ALGUMA CHANCE DE GANHAR ESSE PROCESSO SE LEVARMOS A IDEIA A FRENTE?


Pagando uma perícia técnica... Moleza. Mas vale a pena reclamar 0,5 cv ?? o que pode fazer é uma denuncia a alguma procuradoria do consumidor ou procon, mas tem que ter base nas alegações, primeiro teria que fazer um teste/perícia.

falou !!

OAB/PR 41.467

web100
07-11-06, 07:45
O problema é a enganação. A Yes poderia ter 12 CV e ainda seria a Yes. O problema é vc ir na loja o vendedor falar de todos os acessórios e grifar, ela tem 13CV. Porém depois vc percebe que alguma coisa está errada, pois o rendimento fica aquém das outras 125 do mercado. Sem falar no consumo exagerado.

Perguntaram se não existe fiscalização sobre a potência declarada. Não existe, mas existe propaganda enganosa, porém até agora ninguém "pagou pra ver". Além do mais não bastaria testar um único motor e sim vários, pois variações ocorrem em motores pequenos.
O que existe é o certificado da SAE - não sei se no BR existe - que certifica o motor, porém esse certificado é opcional mas é claro que se um fabricante faz o outro acompanha.

http://www.sae.org/technical/standards/J2723_200504

hedertone
07-11-06, 09:04
Se eu apenas entrar com uma denuncia no procon alegando isso eles que vão ter que se virar pra provar ao contrário e não eu que vou ter que pagar DYNO....
Se eu continuar impolgado assim vou no SAC esta semana.

Piccoli
07-11-06, 09:36
O fato das nossas amadas Suzukinhas serem chinesas não desabona. As motocas são muito boas, resistentes, e têm bom acabamento. Além disso, se tem Louis Vuiton, Reebok, Nike, Melissa, até uma tal de Fazer com peças produzidas na China, por que não uma Suzuki chinesa?
É que ainda vemos a China como artigos de 1,99 e pirataria.

Mas existe uma outra China, confiram no site dessa Haojue o tamanho dos caras, acho que são até maiores que a Honda Brasil. E existem lá informações que provam que eles produzem, mas a pesquisa e desenvolvimento é da Suzuki. Então, a linha Suzuki nacional pode ser chinesa, mas definitivamente, padrão 1,99 ela náo é, porque a matriz Suzuki não permitiria.

Eu até acho que o padrão da linha 125 "nacional" da Suzuki está bem próximo ao padrão japonês, claro que instrumentos, pintura, e outros itens de acabamento são inferiores ao de uma moto fabricada no Japão, ou inferiores ao acabamento da Honda Brasil (menos o painel aquário de Twister, claro), mas existem compensações, eu pelo menos nunca vi nas ruas aqui do Sul uma moto 125 da Suzuki vazando óleo, fumando, etc. E o preço delas tá bão demais.
Então, existem motos chinesas de qualidade, e existem motos xinezas. :lol:
No site da Haojue tem fotos da pesquisa e desenvolvimento Suzuki:
http://www.haojue.com/en/images/cj/yfzx3.jpg
http://www.haojue.com/en/images/cj/yfzx2.jpg
Abraço. Até.

hedertone
07-11-06, 09:44
Links dos modelos YES produzidos pela mesma!

http://www.haojue.com/en/product1.jsp

http://www.haojue.com/cn/products/en125/index.htm

http://www.haojue.com/cn/products/en125-a/index.htm

http://www.haojue.com/en/products/en125-2/index.htm

http://www.haojue.com/en/products/en125-2a/index.htm

[b] a proposito.. essa segunda foto eh duma yes carenada???

PimEdu
07-11-06, 10:02
Cara, acho q a suzuki tem um rendimento compativel pelo q li, ela tem menos torque q a YBR então é razoavel q ela realmente perca na arrancada, e no final elas equivalem, oq é razoavel ja q a ybr diz ter 12,5 conra 13 da yes. Se ela melhora após mecher (e não duvido, ja disse isso) é outra coisa, vc mudou as condições originais e então ela pode sim render mais (mesmo não gastando nada nela, as vezes ela não veio com a melhor regulagem possivel de fabrica), mas não quer dizer propaganda enganosa, é melhor tomar cuidado com afirmações, apenas temos suposições aqui no forum, até o dino nada em concreto.
Por curiosidade, quanto é o dino? onde achou um?

hedertone
07-11-06, 10:08
...pelo q li, ela tem menos torque q a YBR então é razoavel q ela realmente perca na arrancada, e no final elas equivalem, oq é razoavel ja q a ybr diz ter 12,5 conra 13 da yes...

cara.. ela perdi de arrancada e de final... da ybr quando original.. depis que agente mechi melhora um pouco...ela tem menos torque e menos final eahaeuheahe doidisse neh?

elio_filho
07-11-06, 10:38
Vou falar uma coisa p/ vcs: eu li num site alemão que essa carburação da YES e INTRUDER é insuficiente p/ o motor.

O site dizia que o carburador a vácuo BS26 era adequado p/ motores até 90cc e o VM22 p/ motor até 100cc. Ou seja, nosso 125 trabalha sufocado.

É tão verdade que o sgtluis e outros mudaram o carburador p/ o da YBR 125 e as motos melhoraram: andam mais, não engasgam e gastam menos...

Será q é caso de trocar os carburadores e ver se melhora?

Abraço,

AMBN
07-11-06, 10:42
Vou falar uma coisa p/ vcs: eu li num site alemão que essa carburação da YES e INTRUDER é insuficiente p/ o motor.

O site dizia que o carburador a vácuo BS26 era adequado p/ motores até 90cc e o VM22 p/ motor até 100cc. Ou seja, nosso 125 trabalha sufocado.

É tão verdade que o sgtluis e outros mudaram o carburador p/ o da YBR 125 e a moto melhorou, anda mais...

Será q é caso de trocar os carburadores e ver se melhora?

Abraço,


Po, se isso ficar comprovado aqui no forum, posso até trocar o meu carburador...

hedertone
07-11-06, 10:42
cara... já ouvi falar disso tb.. pareci que o da YBR fica muito bom!
Só do RAMIRO ter colocado um filtro sportivo já melhorou.. imagina com esse bura...

Jduarte
07-11-06, 10:50
Cara, acho q a suzuki tem um rendimento compativel pelo q li, ela tem menos torque q a YBR então é razoavel q ela realmente perca na arrancada, e no final elas equivalem, oq é razoavel ja q a ybr diz ter 12,5 conra 13 da yes. Se ela melhora após mecher (e não duvido, ja disse isso) é outra coisa, vc mudou as condições originais e então ela pode sim render mais (mesmo não gastando nada nela, as vezes ela não veio com a melhor regulagem possivel de fabrica), mas não quer dizer propaganda enganosa, é melhor tomar cuidado com afirmações, apenas temos suposições aqui no forum, até o dino nada em concreto.
Por curiosidade, quanto é o dino? onde achou um?


O dinamômetro é aqui de sampa... fica em R$ 150,00 a hora.

Do jeito que a Yes saía de fábrica, com todo o excesso que a altura da bóia e a configuração do tubo de ar provocavam, nem sequer velocidade aproximada à da YBR ela conseguia. Qualquer um aqui, que tenha Yes até mod. 2005/06 pode dar esse testemunho. Esse excesso pega todos os regimes de funcionamento do motor, então ele não tinha nem o torque e nem a potência declarados... o motor consegue desenvolver tudo o que é declarado, sim, mas desde que livre desses problemas e regulagens "originais" de fábrica.

Nas mais novas isso está um pouco melhorado, eu pude experimentar isso numa Yes e numa Intruder 2007. Mas friso que eu só experimentei as duas andando devagar, sem abrir o acelerador.
Essa Yes depois de "acertada" por mim, o voador Ricky saiu batendo 120 km/h !...
400 km, ela tinha!... coitada... hahahahahahaha

Jduarte
07-11-06, 10:56
Vou falar uma coisa p/ vcs: eu li num site alemão que essa carburação da YES e INTRUDER é insuficiente p/ o motor.

O site dizia que o carburador a vácuo BS26 era adequado p/ motores até 90cc e o VM22 p/ motor até 100cc. Ou seja, nosso 125 trabalha sufocado.

É tão verdade que o sgtluis e outros mudaram o carburador p/ o da YBR 125 e as motos melhoraram: andam mais, não engasgam e gastam menos...

Será q é caso de trocar os carburadores e ver se melhora?

Abraço,


Grande "Intrusiasta" Elio... heheheheheh...

olha, se alguém aqui resolver experimentar outro carburador no lugar desse BS26 (a vácuo), me emprestem ele!... :drool:

É uma coisa que eu queria experimentar... acredito muito nesse carburador.

hedertone
07-11-06, 11:30
JD.. vc acha que ele daria conta do nosso motor?

Jduarte
07-11-06, 11:49
JD.. vc acha que ele daria conta do nosso motor?


eu já tinha visto que esse modelo de moto, EN125, lá fora, usa carburador a vácuo. Não tenho certeza, mas acho que é o BS24.
De qualquer maneira, 26 é o diâmetro de uma parte do carbura, que na Yes é 22. Não sei se estou certo, mas esse número se refere à "area" de passagem do ar no ponto conhecido como "venturi".
Se o venturi do carbura vácuo é maior que o do mecânico, então ele já tem maior capacidade de admissão de ar, que é um fator importantíssimo para um bom "enchimento" do cilindro (pistão).

E, por curiosidade, também não sei se estou certo pq não lembro da minha ( tenho essa informação num manual de serviço), mas o carbura da Ybr, é um VM20...
Como é um carburador bastante utilizado por aqui, e bem acertado, já tem uma configuração boa, em termos de regulagens e giclagem, e provavelmente porisso funciona bem na Intruder, já que em ambas as motos, o motor tem 125 cc...

anderpp
07-11-06, 12:11
Cara, acho q a suzuki tem um rendimento compativel pelo q li, ela tem menos torque q a YBR então é razoavel q ela realmente perca na arrancada, e no final elas equivalem, oq é razoavel ja q a ybr diz ter 12,5 conra 13 da yes. Se ela melhora após mecher (e não duvido, ja disse isso) é outra coisa, vc mudou as condições originais e então ela pode sim render mais (mesmo não gastando nada nela, as vezes ela não veio com a melhor regulagem possivel de fabrica), mas não quer dizer propaganda enganosa, é melhor tomar cuidado com afirmações, apenas temos suposições aqui no forum, até o dino nada em concreto.
Por curiosidade, quanto é o dino? onde achou um?


cara meun irmao tem uma ybr e direto eu to brincando contra ele.
no papel é uma coisa no asfalto a YBR FALA MUITO MAIS ALTO.

se mexer na suzuki vc aumenta o consumo.
e é interessante a YBr a relacao das marchas sao melhores anda mais e o consumo é "LIGHT" pra falar verdade o consumo é melhor que a yes 125.

para mim o defeito alem dos sitados pelo Jduarte é esse carburador e alguma outras coisitas que vi na Ybr e KS 125

hedertone
07-11-06, 13:23
que outras coisinhas?

anderpp
07-11-06, 18:13
outras seria relacao "coroa" da suzuki é menor.



na arrancada levo pau !! mas andando chego junto...só não dá para as 150cc


Fernando desculpe minha opinao mas.... se na arrancada voce leva pau imagina na final????
Exemplos:
- A bicicleta quando vc troca pra marcha lenta voce pedala com mais facilidade porem voce não consegue atingir velocidade alta concorda?
faca um teste.... vc de bicicleta com marcha leve e seu amigo na marcha pesada me fale quem ganho na arrancada......
- Agora me diga como é que uma moto com coroa menor pode perder na arrancada e buscar de final uma YBR E KS 125? sendo que a relacao das concorrentes sao melhores(coroa pouco maior) e bura ideal.

Não seria contraditorio?

se voce tivesse falado ao contrario eu juro que iria acreditar já que coroa menor facilita na arrancada mas ao contrario é realmente fica dificil.

ISSO é tao verdade que tirei um pega com meu irmao de ybr ganhei na arrancada pq mandei mais gasosa pro bura porem se tivesse mais pista ele me buscava sim...

Abracos

hedertone
07-11-06, 18:17
a yes tem aceleração e final baixa....um conjunto que ao meu ver foi mau pensado ou está sendo prejudicado por um funcionaento insuficiente do carburador em conjunto com o nivel de gasolina dedntro do carburador incorreto e um tobo condutor de ar doidão...
quer ver a yes boa... coloque uma relação como a do JD, um tubo reto, um bura ded YBR.. pronto!!! a yes vai ter seus 13cv ou sinão proximo disso!

Jduarte
07-11-06, 18:36
outras seria relacao "coroa" da suzuki é menor.

Fernando desculpe minha opinao mas.... se na arrancada voce leva pau imagina na final????
---
se voce tivesse falado ao contrario eu juro que iria acreditar já que coroa menor facilita na
arrancada mas ao contrario é realmente fica dificil.
---
ISSO é tao verdade que tirei um pega com meu irmao de ybr ganhei na arrancada pq mandei mais gasosa pro bura porem se tivesse mais pista ele me buscava sim...

Abracos


lembrem que o motor da Yes tem giro máximo mais alto que a YBR. É um motor pensado para trabalhar em regimes mais elevados. Apesar da Yamaha não ter conta-giro, creio que a faixa vermelha dela começe nos 9.500 rpm. Não sei com quantos rpm cortará ignição (se tiver limitador).
Conseguindo chegar à rotação máxima na última marcha, a Yes se sai um pouquinho melhor.

Sobre a coroa, não é tanto o tamanho dela que importa, e sim a relação entre ela e o pinhão.
A coroa de 42 dentes na Yes praticamente deixa as marchas muito parecidas com a Ybr, com excessão mais notável da 4a, que é mais curta.

Qual é a relação da YBR (número de dentes da coroa dividido pelo número de dentes do pinhão)?
Da Yes é 3,07 (43 / 14)... a minha está em exatos 3,0 (42 / 14), ou seja 3 voltas do pinhão (a saída do câmbio) para uma volta da coroa (e da roda, portanto)


complementando: a Intruder original (GN 125) tinha coroa de 42 dentes e pinhão de 14. Ao iniciar a venda aqui, colocaram a coroa de 43...
Depois da experiência que tive com a minha Yes, eu acredito que fizeram isso (encurtar a relação final) devido aos problemas de alimentação do motor. Como ele estava fraco, encurtaram a relação para compensar um pouco.
Sinceramente, a coroa 42 parece ser a original, para mim!...

anderpp
07-11-06, 19:06
a Original é 3,07 (43 / 14)...

vc mudo para 42? e esta melhor? consumo etc....

Obrigado Jduarte.
--- ta ae a explicacao tecnica que faltava porem não deixo de afirmar...
adoro a suzuki mas de final ela nao busca a ybr.

ja testei com a preta do meu pai e com a minha(prata) e nada.

Jduarte
07-11-06, 19:14
a Original é 3,07 (43 / 14)...

vc mudo para 42? e esta melhor? consumo etc....

Obrigado Jduarte.
--- ta ae a explicacao tecnica que faltava porem não deixo de afirmar...
adoro a suzuki mas de final ela nao busca a ybr.

ja testei com a preta do meu pai e com a minha(prata) e nada.


A YBR é 43 / 14 também???

Alan
07-11-06, 19:22
Só coroa e pinhão não adianta tb, precisa saber a relação primária...

Kratos
08-11-06, 08:53
E ae Pessoal!
Na segunda fui até guarulhos e pela primeira vez peguei a Dutra com a minha Yes que está com 1.650 km. É modelo 2007 e a moto na estrada se comportou bem pois a moto bateu 100 km/h sem muito esforço e oconta-giros marcava em torno de 9.200 rpm.
Devido ao vento que estava não tive coragem de ver o quanto a moto dava, mas bati os 110 km/h aos 10.000 rpm aproximadamente mas não forcei muito na faixa vermelha pois o motor ainda é novo.
Gostei da moto na volta pois embalado subi aquele trecho do shopping internacional aos 100 km/h e percebi que a perda foi muito baixa.
Mesmo assim em breve farei as modificiações do tuto!
Abraços

elio_filho
08-11-06, 14:17
JDuarte, devo trocar a relação antes do natal e vou comprar o kit da VAZ com coroa 42 e corrente ORING, deixar a motoquinha um xuxu.

Mas antes disso vou tentar acertar a carburação dela, ou levando esse BS26 a um especialista ou trocando essa @%*& por um VM22 ou o VM20 da YBR. Chega de xabu e de sentir falta de motor.

Não duvido que um acerto nesse motor, como polir os dutos e acertar a entrada e saída de ar, sem mexer na sua originalidade ou trocar bloco, camisa e pistão, deixe ele facinho andando a 100 - 120km/h antes da faixa de corte. Até CGzinha fazia isso, pô...

Se eu não tiver sucesso, ano que vem vou matar a pau colocando o motor Suzuki 250 IE na Intruder, ou comprar uma 250 de fábrica se sair 0km.

Abração,

Jduarte
08-11-06, 14:32
JDuarte, devo trocar a relação antes do natal e vou comprar o kit da VAZ com coroa 42 e corrente ORING, deixar a motoquinha um xuxu.

Mas antes disso vou tentar acertar a carburação dela, ou levando esse BS26 a um especialista ou trocando essa @%*& por um VM22 ou o VM20 da YBR. Chega de xabu e de sentir falta de motor.




putz, essa corrente é um sossego! muito menos trabalhosa que a normal...

Ó, já sabe, hein!... se for experimentar esses outros carburadores, me empresta o BS26, junto com o coletorzinho dele!... tô doidinho prá experimentar ele na Yes!!!... ]:)

hum... só não sei sobre o cabo do acelerador... acho que teria que trocar, se não me engano, ele tem que ser maior...

elio_filho
08-11-06, 21:36
Qdo eu for mexer com isso te chamo aqui, valendo outro xôpis e pítsa daqueles...

Abraço,

web100
09-11-06, 10:52
Outra coisa que eu achei.
No México usa o carburador VM22 e mostra 12CV, só que o consumo não dá para acreditar (56Km/l):
http://www.suzuki.com.mx/trabajo.html

E a AN125, 9,5CV e mais torque que a Yes:
http://www.suzuki.com.mx/motos.html

hedertone
09-11-06, 11:01
http://www.suzuki.com.mx/trabajo.html oia o final do link.. trabajo = tabajara...

oia que onda.. torque 0.85 kg-m / 8500 rpm fazendo 56 km /L veio.. tabajarissima..


esse VM22 eh o que agente usa??

sot010174
09-11-06, 11:54
Sim tone!!!!

Reparem que parece ser o motor da intruder...

web100
09-11-06, 15:16
É verdade, eu não tinha reparado nesse detalhe. Mas mesmo assim a JToledo ainda mostra esse motor com 12,5 CV e na mexicana 12 CV... mania de querer aumentar...

Uma coisa que eu notei é que a AN125 tem um curso maior que a YES. Isso aliado ao CVT explica porque ela tem uma saída tão boa com menos potência.

hedertone
09-11-06, 15:19
veio... a onda eh um fi de Deus testar o bura da YBR na yes heheh

rocksul
09-11-06, 23:05
http://www.suzuki.com.mx/trabajo.html oia o final do link.. trabajo = tabajara...

oia que onda.. torque 0.85 kg-m / 8500 rpm fazendo 56 km /L veio.. tabajarissima..


esse VM22 eh o que agente usa??

Com certeza! Trabajo = tabajara. 0.85 de torque = não dá pra arrancar de moto com bau de motoboy pq o motor não aguenta o tranco. 56km/l deve ser andando em 5ª a 30 por hora, piada pra que quer andar.

hedertone
10-11-06, 09:37
pow.. o cara vai comprar uma 125cc pra andar mais lento que uma mobilete...

elio_filho
10-11-06, 14:15
Pessoal, essa gasolina dos mexicanos NÃO TEM ÁLCOOL! Ou seja, sem 23% de água-de-cana, deve render muito mais mesmo!

Se a nossa bem arrumadinha faz 38 - 40km/l, põe aí uns 25% a mais e chega-se nos 50km/l.

Abraço,

AMBN
10-11-06, 14:32
Pessoal, essa gasolina dos mexicanos NÃO TEM ÁLCOOL! Ou seja, sem 23% de água-de-cana, deve render muito mais mesmo!

Se a nossa bem arrumadinha faz 38 - 40km/l, põe aí uns 25% a mais e chega-se nos 50km/l.

Abraço,


Falei isso há um tempo aqui no fórum e me disseram justamente o contrário. Falaram que a nossa gasolina dava mais potência pro motor exatamente pq continha uma percentagem de alcool. Afinal, o que é melhor prum motor desenvolvido pra rodar apenas com gasolina? Gasolina "careta" ou gasolina alcoolizada?

carnachion
10-11-06, 18:57
Falei isso há um tempo aqui no fórum e me disseram justamente o contrário. Falaram que a nossa gasolina dava mais potência pro motor exatamente pq continha uma percentagem de alcool. Afinal, o que é melhor prum motor desenvolvido pra rodar apenas com gasolina? Gasolina "careta" ou gasolina alcoolizada?

O alcool faz nosso combustivel ter uma octanagem melhor, assim pode se usar uma taxa de compressão maior, mas o alcool rende menos, ou seja, faz menos km/l.

cabra de brasilia
10-11-06, 20:20
Bão só o fato da J.Toledo entregar uma moto completa bem mais barata que a concorrência....acho que nesse caso quem deveria de ser processado por um pseudo-engano-a-clientes seria a concorrência.......

César
10-11-06, 22:09
Vou relatar minhas impressões com minha Yes. Antes da Yes tinha comprado uma YBR 2001 de leilão, dei uma revisão geral nela e andei um pouco com ela. Gostei muito da moto, não vibra, arranca bem, boa final, embreagem macia... Aí comprei a Yes. Os pontos fortes dela são aparência e acessórios mas o desempenho.... Me dava tristeza se comparasse com a YBR que tem 12,5cv a YBR arranca mais, tem mais final e não vibra, a Yes é xoxa de arrancada, não passa de 100km/h, vibra e é gastona (28-30km/l), enfim, quem for comprar é uma excelente moto mas não queiram comparar com a YBR que vão se decepcionar!