PDA

Ver Versão Completa : Amaciar



maurilinho
06-11-06, 18:49
:D Vamosss votar ai galera... :D
Comentemmmm a enquete... :clap: Obrigado!

Furious VIPER
06-11-06, 20:19
EU cuidei do meu motor na fase de amaciamento.. pra nada dar errado.. agora sei q posso cortar giro a hora q kiser, q td tá nos conformes!!
Nunca falhei revisão.. sempre.. a cada 3mil km tô revisando, deixando ela zero bala dnovo!! Manutenção preventiva é a melhor solução!!

pppocos
06-11-06, 20:24
eu postei um topico q tava fixo sobre amaciamento só q tiraram,

eu amacio na calma...nao vou explicar novamente pq tem no topico e ele já deve tar lá atras.

Ivan RJ
06-11-06, 21:11
De novo? Siga o "manoel".

windowsnt
06-11-06, 21:25
concordo, o negócio é ir devagar.

AMBN
06-11-06, 23:22
Lembrem do sexo com mulher virgem... É pra meter o pistao na camisa devagar, sem pressa. Depois de 1000km de metidas, vc pode barbarizar.

MULHER parece muito com moto.

Fernando Oliveira
07-11-06, 00:08
Lembrem do sexo com mulher virgem... É pra meter o pistao na camisa devagar, sem pressa. Depois de 1000km de metidas, vc pode barbarizar.

MULHER parece muito com moto.


Hilário !!!!!!!!!!

maurilinho
07-11-06, 09:49
Lembrem do sexo com mulher virgem... É pra meter o pistao na camisa devagar, sem pressa. Depois de 1000km de metidas, vc pode barbarizar.

MULHER parece muito com moto.


Ooo gostei da dica :D hehehehe mais agora é tarde demais... minha moto eu to descendo o pau des da hora que sai com ela da agência... :(

hedertone
07-11-06, 09:52
DINOVOOOOO!!!
....
Amacia segue tudo na risca... para ter a certeza que seu motor vai ter uma boa vida util.. mas também naum seja paranoico... pode passar uma vez ou outra no indicado porém não mantenha por muito tempo...

spygtba
07-11-06, 10:40
Creio que seguir o manual nao mata ninguem. Se o fabricante indica creio que seja bom andar da forma que eles falam, vc toma remedio sem seguir a bula?

Chapolin
07-11-06, 21:14
gostei do lance da mulher.......huahuauha

AMBN
08-11-06, 09:37
gostei do lance da mulher.......huahuauha


O mundo é legal por causa disso. Se vc prestar atenção nas paradas, vc percebe altas semelhancas em coisas que aparentemente n tem nada a ver. hehehe

spygtba
08-11-06, 09:59
eu to igual um viciado sem droga querendo pegar minha moto e por na estrada so que tbm ta amaciando ta com 20km rodado, pelo que andei lendo nao ébom forcar muito antes dos 1000km o foda que vou levar quase um mes pra rodar tudo isso aki na cidade. enquato isso vo seguindo o manual.

AMBN
08-11-06, 10:13
eu to igual um viciado sem droga querendo pegar minha moto e por na estrada so que tbm ta amaciando ta com 20km rodado, pelo que andei lendo nao ébom forcar muito antes dos 1000km o foda que vou levar quase um mes pra rodar tudo isso aki na cidade. enquato isso vo seguindo o manual.

Roda todo dia, de bobeira, sem destino, até zerar o tanque! Andar de moto é muito bom! eu fiz isso com a minha! n sei nem se é válido chamar isso de sacrifício! andar na minha YES n é sacrifício, muito pelo contrário!

PimEdu
08-11-06, 13:45
quando tirar uma mot zero vo rodar uns 200km por dia pra acabar logo, andar a menos de 50 por hora é osso, aqui em sampa vc é atropelado nas grandes avenidas.

AMBN
16-11-06, 13:06
Porrrr issso que eu num largo da Honda... Honda é Honda... :D



hahahaha é isso ai, Honda é Honda!

clark
16-11-06, 13:21
Sorte sua que a concessionaria ai não e muito detalhista e não perceberam a alteração! Mais moto de qualquer marca tem que dar o tempo de ajuste das peças pq do contrario vc corre o serio risco de ficar com um motor prejudicado muito cedo.

maurilinho
16-11-06, 18:53
Verdade... :P


Sorte sua que a concessionaria ai não e muito detalhista e não perceberam a alteração! Mais moto de qualquer marca tem que dar o tempo de ajuste das peças pq do contrario vc corre o serio risco de ficar com um motor prejudicado muito cedo.

Alan
16-11-06, 20:06
Rsssssssss
Fui amacear minha moto no cacete, antes dos 1000 km, coloquei escape ocado da Roncar, CDI da CG125 ano 2001, e após várias esticadasssss resultado:
- Valvulas jah era.
- Anel também jah era.
Resumindo: Adeusss motor... :P

Minha sorte é que ta na garantia... montei o kit original e a honda cobriu tudo :D

Porrrr issso que eu num largo da Honda... Honda é Honda... :D



**** de uma sacanagem o que vc fez, nem tem vergonha de falar...

maurilinho
17-11-06, 14:35
Cara, só pq vc falou... hehehe perdi a garantia... Hoje quando fui pegar a moto eles me deram a boa noticia de que a garantia havia sido perdida... mais fazer o que né paguei os mil e pouco e pronto... em suaves parcelas de 250 hehehehe agora é 250 da moto mais 250 do motor... quase meu salario só na honda... hehehehe



**** de uma sacanagem o que vc fez, nem tem vergonha de falar...

Lagartixxa
17-11-06, 16:25
eu acho q so deveria enrola o cabo caso necessario! do contrario ande sempre na maciota! muito mais gostoso

Jduarte
17-11-06, 17:34
**** de uma sacanagem o que vc fez, nem tem vergonha de falar...




Maurilinho (essa parte do tópico foi deletada pelo próprio?), quando for vender essa tranqueira, não a venda para o colega que alterou o velocímetro da moto dele, tá??? ceis podem se estranhar... hahahahahahahah...

só dando risada mesmo...

brunohcs
17-11-06, 17:42
e anda mto com garupa no amaciamento nao da nd?

maurilinho
17-11-06, 17:46
Segundo o mecanico da "minha" concessionaria isso não tem nada a ver... agora não sei se a resposta dele é certa... mas segundo ele o garupa só aumenta o peso, e exige mais tork da moto...


e anda mto com garupa no amaciamento nao da nd?

Jduarte
17-11-06, 18:37
Segundo o mecanico da "minha" concessionaria isso não tem nada a ver... agora não sei se a resposta dele é certa... mas segundo ele o garupa só aumenta o peso, e exige mais tork da moto...


aqui, apenas uma divagação, um passeio pelo motor... :
num determinado momento, o pistão está comprimindo a mistura ar/gasolina, e a moto está com apenas uma pessoa a bordo.
Num outro momento, o mesmo pistão está comprimindo a mesma mistura, só que a moto está com duas pessoas a bordo.

Em qual dos momentos acima, o material de que é constituído o pistão, o pino do pistão, os rolamentos, e o girabrequim, sofrem mais "TENSÃO", mais "esforço"?

Suas respostas?

maurilinho
17-11-06, 18:44
Quando esta com duas pessoas. Mais esta força é quase insignificante, dependendo do garupa né... se for um nhonho ai sim... mais caso contrario... nada sofrerá alteração!
Costumo dizer que isto é bem relativo... :lol:
Desculpa se eu estiver errado...



aqui, apenas uma divagação, um passeio pelo motor... :
num determinado momento, o pistão está comprimindo a mistura ar/gasolina, e a moto está com apenas uma pessoa a bordo.
Num outro momento, o mesmo pistão está comprimindo a mesma mistura, só que a moto está com duas pessoas a bordo.

Em qual dos momentos acima, o material de que é constituído o pistão, o pino do pistão, os rolamentos, e o girabrequim, sofrem mais "TENSÃO", mais "esforço"?

Suas respostas?

maurilinho
17-11-06, 18:59
è...

Mas como diz a bibilia né: Só deus pode Julgar... então...

brunohcs
17-11-06, 19:07
é verdade.. eu co meus 87 kilo.. se bota minha namorada ein cima com 50.. a diferença creio q nao seja tanta pro motor.. ou nao?

maurilinho
17-11-06, 19:13
Ah cara acho que não tem muita diferença... hehehe mais sei la... eu tenho 69 Kg e minha namorada tem 58 +- num sinto diferença não... o desempenho é quase igual...


é verdade.. eu co meus 87 kilo.. se bota minha namorada ein cima com 50.. a diferença creio q nao seja tanta pro motor.. ou nao?


é verdade.. eu co meus 87 kilo.. se bota minha namorada ein cima com 50.. a diferença creio q nao seja tanta pro motor.. ou nao?

brunohcs
17-11-06, 20:02
orra veio.. eu sinto mudança de desenpenho qdo minha namorada ta em cima.. talvez eu sinta mais por que minha eh 100cc neh.. huieheiuheiue!!

mas anda com gente q tem mais o menos o mesmo peso q eu ou mais hahah.. a motinha se arrasta.. sem conta q o freio qalq curvinha jah pega no chao haha!!

oldskullo
17-11-06, 21:33
Cara, tem diferença de desempenho sim, embora esteja escrito no Manual do Proprietário que a moto aguenta até um determinado peso (140, 160kg, enfim não me lembro agora :D ). Não tem essa de levar um nhonho ou um Chaves, pra moto peso extra é peso.

Ou seja: uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Jduarte
17-11-06, 21:37
Quando esta com duas pessoas. Mais esta força é quase insignificante, dependendo do garupa né... se for um nhonho ai sim... mais caso contrario... nada sofrerá alteração!
Costumo dizer que isto é bem relativo... :lol:
Desculpa se eu estiver errado...



legal... vamos fazer alguns cálculos: qual é a potência da moto?
Divida o peso total da moto mais uma pessoa, pela potência.
Quanto deu?... essa é a relação peso/potência "usual" dela, para um ocupante (o piloto).

Agora acrescente a segunda pessoa. Divida novamente o peso pela potência. Quanto deu?

Cada milímetro quadrado do pino do pistão, do colo do girabrequim e da biela, e os roletes que compõem os rolamentos alí, estarão recebendo uma carga proporcionalmente maior. Todo o material sofrerá mais esforço...
Quanto ao pistão propriamente dito, a maior carga a que ele é submetido quando a moto está com a capacidade de peso no limite, é mais facilmente dissipada, ou transferida, pelo fato de haver uma maior área de contato com a "energia" produzida. Toda a "cabeça" do pistão recebe a explosão... mas só alguns poucos milímetro quadrados suportam isso, no pino do pistão e biela, transferindo essa energia para o girabrequim.

Agora, lembrem-se que isso ocorre milhares de vezes por minuto, hein!...

maurilinho
18-11-06, 07:24
Boa professor :D gostei da explicação, mais acho que ninguém vai deixar de carregar garupa por causa da aula... hehehe brincadera... Jah pensou, vem uma mulherona daquelas mais xique, com seus 60 e poucos quilos, e você com seus 70 quilos... ai derrepente ela pede pra da uma voltinha com você... ai você rapidamente pega a calculadora mais próxima, provavelmente a do celular, e faz os 150 (que no meu caso é a CG 150) e divida por 130 (peso do cara 70 kg, mais 60 da mulher) e faz a simples conta de 150/130=1,15 Então você chega a conclusão que isso pode forçar a moto... então você diz -Não posso te carregar, porque estou amaaassseeeaaanndoo o motor... KkKkKkKkKkKkK
Abraços!!! Fica com deus!


...
Agora, lembrem-se que isso ocorre milhares de vezes por minuto, hein!...

maurilinho
18-11-06, 22:32
Os motores vem realmente pré-amaciados!?

Celso Pin
19-11-06, 10:20
isso é um mito!

antigamente os motores eram muito ruins e as tolerâncias, medonhas...

por isso o amaciamento era ainda mais importante do que hoje.

quando os motores melhoraram, o 'período de amaciamento diminuiu e por isso os antigos falam em motores pre-amaciados...

para fazer isso, a fábrica teria que funcionar esse motor po horas... e eles não fazem isso...

maurilinho
19-11-06, 10:35
Hum... verdade... pensando por esse lado!!!
Então cara é preciso andar de boa os primeiros 1000km mesmo?

Abraços e obrigado pela resposta!


isso é um mito!

antigamente os motores eram muito ruins e as tolerâncias, medonhas...

por isso o amaciamento era ainda mais importante do que hoje.

quando os motores melhoraram, o 'período de amaciamento diminuiu e por isso os antigos falam em motores pre-amaciados...

para fazer isso, a fábrica teria que funcionar esse motor po horas... e eles não fazem isso...

Jduarte
19-11-06, 11:15
Boa professor :D gostei da explicação, mais acho que ninguém vai deixar de carregar garupa por causa da aula... hehehe brincadera... Jah pensou, vem uma mulherona daquelas mais xique, com seus 60 e poucos quilos, e você com seus 70 quilos... ai derrepente ela pede pra da uma voltinha com você... ai você rapidamente pega a calculadora mais próxima, provavelmente a do celular, e faz os 150 (que no meu caso é a CG 150) e divida por 130 (peso do cara 70 kg, mais 60 da mulher) e faz a simples conta de 150/130=1,15 Então você chega a conclusão que isso pode forçar a moto... então você diz -Não posso te carregar, porque estou amaaassseeeaaanndoo o motor... KkKkKkKkKkKkK
Abraços!!! Fica com deus!


Sem problemas!!! hehehehehe... você pode até levá-la ao Pico do Jaraguá... ou qualquer coisa parecida... :P
Só vai ter uma faixa de giros mais restrita do que se estivesse sozinho (ir ao pico do Jaraguá sozinho não tem nada de mais, mas a "qualquer coisa parecida", aí nem dá!!!... hahahahahah).
Por exemplo, vc não poderia "desfilar" com ela a 40 km/h, em 5a marcha e depois acelerar. Nessa condição, a biela e seus "colos" sofrerão demais!... a isso costuma se chamar "arrasto" do motor, ou seja, submetê-lo a um esforço considerável em baixa rotação. Se o motor já estivesse amaciado aí, sofreria bem menos (mas sofreria, claro).
E como ainda não deve subir muito o giro, numa serra ou em ladeiras, vc teria que manter uma marcha em que o motor consiga levar toda a carga com o giro no máximo que é recomendado para o amaciamento... por ex., recomenda-se amaciar em 5500 no seu motor?, então nessas subidas use uma marcha qualquer em que a moto suba nesses 5500.

Tudo isso é apenas pensando-se num bom amaciamento, e ainda poder "ralar" outras partes.... hehehehehehe...

hahahahahhaaha... :lol: :drool:

maurilinho
19-11-06, 11:54
Boaaaa... então é melhor ir sozinho pra não fazer o motor sofrer... :D hehehe



Sem problemas!!! hehehehehe... você pode até levá-la ao Pico do Jaraguá... ou qualquer coisa parecida... :P
Só vai ter uma faixa de giros mais restrita do que se estivesse sozinho (ir ao pico do Jaraguá sozinho não tem nada de mais, mas a "qualquer coisa parecida", aí nem dá!!!... hahahahahah).
Por exemplo, vc não poderia "desfilar" com ela a 40 km/h, em 5a marcha e depois acelerar. Nessa condição, a biela e seus "colos" sofrerão demais!... a isso costuma se chamar "arrasto" do motor, ou seja, submetê-lo a um esforço considerável em baixa rotação. Se o motor já estivesse amaciado aí, sofreria bem menos (mas sofreria, claro).
E como ainda não deve subir muito o giro, numa serra ou em ladeiras, vc teria que manter uma marcha em que o motor consiga levar toda a carga com o giro no máximo que é recomendado para o amaciamento... por ex., recomenda-se amaciar em 5500 no seu motor?, então nessas subidas use uma marcha qualquer em que a moto suba nesses 5500.

Tudo isso é apenas pensando-se num bom amaciamento, e ainda poder "ralar" outras partes.... hehehehehehe...

hahahahahhaaha... :lol: :drool:

maurilinho
22-11-06, 14:33
vamos continuando...

dop182
09-02-09, 11:30
Depois dos Mil Km é bom dar umas esticadas, mas sem exageros.

Acho que vc pode dar pal quando passar dos 2500/3000 km

Dumbex
09-02-09, 11:37
Até meus primeiros 1000 ou 1500 km, eu rodava de boua, sozinho e com minha irmã na garupa, não esticava o cabo, a moto tava de boua..
Agora com 3.000 km a moto está outra coisa, melhor do que antes, se eu precisar de motor, terei motor, claro que o que a moto aguenta né..

Se você ficar forçando a moto nos primeiros km, ou mesmo depois de velha, a única coisa que estara fazendo é forçando seu motor e diminuindo sua vida útil ;)

junior1rodrigues
09-02-09, 21:13
Para "amaciar" o motor é só arrumar uma panela de pressao industrial e pronto !!!KKKKKKKKK
Brincadeira à parte,roda de boa até 1000km(giros de ate 6000rpm),de 1000 até 3000 ande em rotaçoes baixas e altas de vez em quando(para o assentamento perfeito das peças móveis) e de 3000 em diante ande normalmente não esquecendo as trocas de oleo .Se puder troque o oleo no intervalo de 1000,(o manual indica 1ª troca com 1000 e 2ª com 3000 ou 4000 nao me lembro agora)pois o as limalhas do amaciamento contaminam e muito o oleo.