PDA

Ver Versão Completa : Comprei uma Suzuki Yes - Ajuda p/ algumas dúvidas.



Lúzio
09-11-06, 19:22
Salve, Galera!
Esta é minha primeira participação efetiva neste Fórum, mas o tenho acompanhado já faz algum tempo. Tenho percebido muita camaradagem entre a turma e isso me animou a continuar acompanhado este Fórum e me cadastrar nele.
Sou do Rio de Janeiro/ Guadalupe e em para o ano etarei me mudando para Jacarepagua/Taquara.

Vamos as dúvidas: Acabei de pegar a minha Suzuki Yes na loja tem uns 50 minutos e lendo o manual (ainda na loja) vi a informação que os primerios 800 Kilometros não se deve passar de 5 mil RPM.
Acontece que andando a 5 Mil RPM eu fico com a velodocidade por volta de 55 M/h. Muito pouco e isso me deixará (já me deixou na Dutra, ainda agora...) em situações de risco. E o pior é que o manual diz que devo mandar assim até 800 Km! E mesmo depois disso (de 800 até 1600 Km) não devo, segundo o manual) passar de 7500 RPM.
Para ir trabalhar pego um trecho de estrada de 25 Km e não vai dar para andar a 55 km/h, sob pena de me ver em situação de risco.
Vindo da loja para minha casa já tive de pegar um trecho da Dutra e não teve jeito de andar a menos de 60/70 Km/h (6 mil RPM) e já meio perigoso...

Viajar então (coisa de 200 Km pela Dutra) nem pensar, né?

Pergunto: É tão assim como o manual diz com relação a esta rotação? Alguma sugestão para tentar melhorar esta situação?
Outra: Coloquei gfasolina BR normal e vi no maual que é melhor usar a Pódium. É tão importante assim?
Se alguem puder ajudar com outras informações e dicas agradeço.

Sobre a moto: Elegante, boa suspensão, boa posição de pilotagem, freio dianteiro pouco mais suave do que gosto, bonita (exceto o escape que acho poderia ser um pouco mais largo para encher a lateral). Falaram muito da falta de potência dela, mas não achei ruím e olha que tá zero (15 Km rodado).
Depois posto algumas impressões e os motivos da compra da Yes.
Grande abraço a todos :OK:

carnachion
09-11-06, 19:35
Estes limites de rotação são para o amaciamento do motor, como ele é novo as peças estão justas e isso causa muito atrito que as desgasta e as "molda" uma nas outras. Se você exigir muito do motor agora ele pode super aquecer ou ter danos futuros.
Mas o seguinte se não tem jeito mesmo de seguir o manual, que é seu caso, ande o mais devagar o possível e fique variando a velocidade, isso ajuda também a amaciar.
Quanto a gasolina podium é exagero, use a aditivada da BR mesmo, a Supra que já é suficiente!

brunohcs
09-11-06, 19:36
bem vindo!

eee
ai axo q memo q tenha algum risco a moto nao vale a pena vc bota a tua vida ein risco andando de vagar em um lugar onde isso se torna arriscado :D

mas vamos ver o q alguem q sabe diz ae abraço!

boa curtição ca moto novaaa :drool: :P :clap:

Ramiro
09-11-06, 20:17
Tente não forçar muito a motinho. Faça como o carnachion falou, varie a velocidade, e tente não manter a rotação alta por muito tempo.

Não é uma regra, do tipo, se você passar da rotação indicada no manual seu motor irá explodir com 20 mil kilometros.. hehe.. apenas tente não exigir muito da motinho agora, assim ela te dará felicidades por muitos kilometros!

PimEdu
09-11-06, 20:49
num rola uns caminhos meio alternativos?? se não pega o fim de semana e roda bastante com ela para dar uma boa amaciada ja, dai quando precisar passar num deve da nada.

Furious VIPER
09-11-06, 20:52
Bem vindo aí carinha!!
Seguinte.. os motores são resistentes pra *******... então tu pode sim passar das 5mil rpm... pode passar até mesmo das 7500rpm antes dos 800km... só q não faça isso com frequência... faça somente qdo for necessário...
O ruim de amaciar moto emestrada é q não varia a velocidade, mas tente fazer isso, dentro da cidade, de repente ande mais com ela do q vc precisa, tipo sair só pra dar voltas mesmo.. q vc vai amaciando seu motor mais rápido, os km passam em vcnem nota! Estrada o tempo todo não é legal pra amaciar, atépq dá vontade de acelerar fundo...
E não se preocupe cara.. seu motor não irá explodir com 10mil km rodados se vc sair por aí acelerando como um louc... a gente costuma ir na mânha pra amaciar prum motor durar mais de 100mil km!!hehe

FabricioFabuloso
09-11-06, 21:26
Bom seja bem vindo... e nois mais eh como a galera disse.. tente naum forçar mt mas na estrada ande com velocidade compativel...

Abraçoss

Carlos Roberto
09-11-06, 22:29
Gasolina aditivada? Eu só uso comum na Intruder...E quando a andar abaixo de de 5000rpm antes dos 800 km rodados até tentei, mas não deu mesmo. O trânsito, a moto e eu pediram mais.

windowsnt
09-11-06, 23:22
Carlos Roberto e o manual recomenda qual delas? Seria aditivada? Bem eu tb concordo agora se vc ta se arriscando é um problema. O ideal nao era vc estar nessa pista tao cedo ja que o motor nao ta amaciado. Faz como o pessoal diz,da umas esticadas as vezes e depois baixa as rotacoes... Use gasolina de boa procedencia. Só uso Pódium na minha..

Lúzio
10-11-06, 00:12
Valeu, Galera, pelos posts.
Andei vendo uns caminhos alternativos e acho que vai dar para andar um pouco dentro do limite estabelecido, embora reconheça que mesmo neste eu vou ter de subir os giros "algumas muitas" vezes.

PimEdu
10-11-06, 07:20
Sei la, acho podium um exagero, ela na verdade tem como grande diferença a octanagem, em motos onde geralmente a taxa de compressão á uns 9:1 o ganho não é tão grande (e a podium tem como diferencia o ganho de potencia pela auta octanagem), de resto as aditivadas ja fazem seu trabalho de não deixar acumular sujeira nem carbonizar as peças.
Agora acho meio ruim de colocar comum em motos, pq a diferença acaba sendo minima (ja q elas consomem pouco) e pelo menos vc mantem a moto limpa por mto mais tempo, acho q vale a pena usar aditivada.

AMBN
10-11-06, 10:21
num rola uns caminhos meio alternativos?? se não pega o fim de semana e roda bastante com ela para dar uma boa amaciada ja, dai quando precisar passar num deve da nada.


Isso, roda bastante amanhã e domingo pra alcançar logo os 800km. Mesmo que vc n tenha pra onde ir, sai com a moto pra rodar! Mas n adianta rodar em estrada, pq ai vc vai ser obrigado a ultrapassar o limite de giro e n vai variar muito a velocidade. O lance é andar normalmente, a 5000RPM, parando em semáforos e tal pra poder variar a velocidade. Eu amaciei a minha assim, rodando muito na cidade pra amaciar logo!

Qual é a cor da sua YES?

Lúzio
10-11-06, 10:47
Cor Preta.

Logo, vou escrever um relato mais detalhado sobre a Suzukinha.

AMBN
10-11-06, 12:04
Cor Preta.
Logo, vou escrever um relato mais detalhado sobre a Suzukinha.


Igual a minha então! Tenta respeitar ao máximo o limite de giro. Ou então, se vc quiser, pode experimentar a técnica alternativa de amaciamento, que diz que o lance é vc levar a moto até o giro vermelho nos primeiros 100km. Depois vc troca o óleo e começa a rodar normalmente. Pronto, tá amaciada! Esse método tem vários adeptos pelo mundo. Um tal de "Motoman" é um de seus maiores defensores, veja o site dele - www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm

Fernando Oliveira
10-11-06, 15:31
PARABENS !!! :clap: :clap:

Agora. com relação ao amaciamento da YES... todo mundo aqui já se estressou com isto !! não adianta. Tem que amaciar na boa, ainda que no início vc tome pau de mobilette velha...

cabra de brasilia
10-11-06, 20:17
Bão.....

Primeiro lugar: parabéns....

Segundo lugar:acho que vocês que compraram Yes é que estão certos...moto top top....que só pode ser comparada a 150 Sport que aqui no DF dá uma pequena diferença de 2690 Reais entre elas e com o detalhe da Yes ser mais equipada.......queria saber se o custo de manutenção da Yes é próximo ao da Titan.....se for acho que vou criar coragem e vergonha e parar de ter moto só o osso e pegar uma completa....Yes no caso.....

Terceiro lugar:99,9% dos caras que compram uma 125cc rapidinho veêm com essa babela de amaciamento e o que tem de mexer pra andar mais etc etc etc.......bota na cabeça de uma vez por todas.....125cc é um meio de transporte movido a combustão interna básico.....aceite isso...curta a motinha a 70,80,90 e 100 km/h é isso que ela tem a te oferecer com prazer e pronto!...se você for desses bichos que querem mais desempenho pra no sinal e no sei mais aonde andar assim assado e etc etc etc.....vai viver sempre frustado e nunca curtir a motinha de fato.....curte a perereca na boa e esquece os outros loucos no sinal de trânsito.....seja feliz e esquece esse negócio de desempenho.....porque no fundo mesmo que você não queira aceitar é na verdade uma vontade de fazer a moto andar mais.......resumindo....desempenho e andar pra cacete é para 500cc pra cima....abaixo disso é pra curtir de 70 a 110 km/h e esquecer do resto........

Ivan RJ
11-11-06, 14:07
Parabéns :clap: :clap: :clap:
Bem vindo, estamos aqui para ajudar e sermos ajudados, para ensinar e aprender. Quanto amaciar siga o manual, estou na segunda etapa, até os 1600km. Já viajamos e nunca ouve problemas na estrada, quando era muito nova viajavamos a noite entre 50 e 60Km/h, nunca esquecendo de variar a aceleração. Agora com 1200Km rodados viajamos entre 90 e 100Km/h. Use gasolina aditivada Br. A podium é melhor do mundo, maior octanagem em gasolina mas como a taxa de compressão da Yes é abaixo de 10:1 ela não faz diferença. Mas, se quiser, pode usar. Ande o máximo que puder em finais de semana respeitando o manual, assim ira amaciá-la tão rápido que nem percebera. Cuide bem dela que vc só terá prazer e alegrias. Abraços a todos os irmãos.

CG150_Ctba
12-11-06, 00:49
Parabéns pela moto...to vendo que Yes tá chegando devagarinho hein...

Mas vem cá aproveitando seu tópico....eu estou começando na moto escola e peguei uma CG 150 zeradinha e to sentindo que as marchas dela é muito sensível até demais!...é normal isso ou é só pq ela é nova??

Abrassss!!!!!!!

Lúzio
12-11-06, 23:30
Parabéns pela moto...to vendo que Yes tá chegando devagarinho hein...

Mas vem cá aproveitando seu tópico....eu estou começando na moto escola e peguei uma CG 150 zeradinha e to sentindo que as marchas dela é muito sensível até demais!...é normal isso ou é só pq ela é nova??

Abrassss!!!!!!!


Parabéns pela bela moto.
Segunte: Explica melhor o que vc quer dizer com "sensível até demais". O qu exatamente vc acha sensível?
Abração.

CG150_Ctba
13-11-06, 10:27
Parabéns pela bela moto.
Segunte: Explica melhor o que vc quer dizer com "sensível até demais". O qu exatamente vc acha sensível?
Abração.


Claro Lúzio, na verdade estou me referindo na hora da troca de marchas da moto, eu mal dou um toque elas já mudam eu imaginei que seriam mais precisas entende...voce nem percebe e ja mudou pra 3ª entende...seria por aí...

Wanderson
13-11-06, 10:47
Claro Lúzio, na verdade estou me referindo na hora da troca de marchas da moto, eu mal dou um toque elas já mudam eu imaginei que seriam mais precisas entende...voce nem percebe e ja mudou pra 3ª entende...seria por aí...


Quando a minha era nova a marcha era mais dura, hj em dia ta tudo mole
rss
não sei como eh da titan ai
mas a moto sendo nova pode ser normal sim