PDA

Ver Versão Completa : E a Yes me deixou na mão! [Troca de vela]



César
20-07-05, 23:03
Eu tava feliz da vida porque minha moto tava com a luz do painel funcionando de novo, e o relê da seta trocado por cagada minha (acabei dando curto no terminal tentando medir a lâmpada do painel), e, apesar dos R$ 56 de prejú na Suzuki (30 da luz no painel e 26 do relê original), ela tava de novo 100%. Aí saí do curso, dez e meia da noite, olhando pra motoka e pensando feliz, putz, graças à Deus não preciso pegar ônibus,heheh, sentei, dei partida........, e nada, d novo..., nada, afogador puxado, e nada, pensei, deve ser por causa do frio, a í tentei... tentei..., o motor de partida virando, virando..., e ela nem sinal de querer pegar... Por fim, desisti, deixei ela lá mesmo, sorte que o porteiro foi bacana, deixou guardar a moto no prédio e deu carona, pq meu bairro é caminho.
Pqp, amanhã vai ser outra facada.
Depois que arrumar ela acho que vo vender barato e paga uma YBR! ]:(

Guigo
20-07-05, 23:06
Pô,mano...
Problema toda moto dá...às vezes é uma bobagem, um detalhezinho, tipo GASOLINA...hehehe...
Vê primeiro qual é o problema, antes de se desfazer da moto...
E para de fuçar na bixinha q vc acaba estragando mais ela...
Abs...

pppocos
20-07-05, 23:07
:0_0:

acho melhor vender msm.

30 conto numa lampada?

q estrupo...

César
20-07-05, 23:11
Pô,mano...
Problema toda moto dá...às vezes é uma bobagem, um detalhezinho, tipo GASOLINA...hehehe...
Vê primeiro qual é o problema, antes de se desfazer da moto...
E para de fuçar na bixinha q vc acaba estragando mais ela...
Abs...

Gasolina tinha, verifiquei a chave, mudei do res pra on, nada, to achando q é pane do sistema q manda faísca pra vela, e anteontem (antes de eu queimar o pisca tentando arrumar o painel), ela já tinha demorado pra pegar à noite, mas pegou, tinha achado q era por causa do frio, mas agora acho que já tava começando a dar zica...
Tomara q não seja o CDI!

Guigo
20-07-05, 23:11
:0_0:

acho melhor vender msm.

30 conto numa lampada?

q estrupo...

30 conto foi o serviço (mão-de-obra)...segundo o César, tiveram q tirar o tanque pra ver onde o fio estava partido...

Danilo
20-07-05, 23:21
agora que os anti-yes caem de pau hehehe

Guigo
20-07-05, 23:24
agora que os anti-yes caem de pau hehehe

Vixi.....deixa o Catani ler isso amanhã...huahuahua

Roberval2005
21-07-05, 05:11
Compra a moto do papai noel ele nunka da problema, problemas acontecem com YBR, CG, Max, Yes...

Vc nao ta kerendo um poko demais?

Roberval2005
21-07-05, 05:15
agora que os anti-yes caem de pau hehehe

to ateh vendo os fanaticos, eles sao engraçados d+, os palhaços do forum, só precisa tomar cuidado pra nao levar a serio, hehehehehe...

alexandrecatani
21-07-05, 07:38
Eu tava feliz da vida porque minha moto tava com a luz do painel funcionando de novo, e o relê da seta trocado por cagada minha (acabei dando curto no terminal tentando medir a lâmpada do painel), e, apesar dos R$ 56 de prejú na Suzuki (30 da luz no painel e 26 do relê original), ela tava de novo 100%. Aí saí do curso, dez e meia da noite, olhando pra motoka e pensando feliz, putz, graças à Deus não preciso pegar ônibus,heheh, sentei, dei partida........, e nada, d novo..., nada, afogador puxado, e nada, pensei, deve ser por causa do frio, a í tentei... tentei..., o motor de partida virando, virando..., e ela nem sinal de querer pegar... Por fim, desisti, deixei ela lá mesmo, sorte que o porteiro foi bacana, deixou guardar a moto no prédio e deu carona, pq meu bairro é caminho.
Pqp, amanhã vai ser outra facada.
Depois que arrumar ela acho que vo vender barato e paga uma YBR! ]:(

nao uai vai la e explica q vc mando olha a lampada e amoto nao kis pega deopis q eles naocobram a mao de obra nao

rulius
21-07-05, 08:16
Olha só, a minha intruder (suzuki tb) tem vez que só pega de afogador puxado. Virar o acelerador e ligar não resolve. Vc tentou isso César?
Outra coisa, o corta-corrente tava na posição certa?

rulius
intruder 125 2005

wqmartins
21-07-05, 09:05
será que queimou a bobina = a minha max ???? aí naum manda faísca pra vela.

TRW
21-07-05, 09:12
mas essa yes nao ta na garantia??????? axo que vc com o curto que deu pode ter fudi.. mais coisa ae,,,,,, mas em fim ha moto he boa toda moto da uns probleminha de vez em quando olha so ha minha as vezes eu me extresso yb, mas depois vc da risada.....

ricardocatalunia
21-07-05, 09:17
será que queimou a bobina = a minha max ???? aí naum manda faísca pra vela.





já pensou, se for isto :<0>: pra que não seja caro

clark
21-07-05, 09:19
Muita calma Cezar pode ser uma bobagem! Não adianta querer trocar a moto pois toda moto da problema. Isso com certeza deve ser alguma bobagem coisa besta!

jecastro
21-07-05, 09:21
Cesar, você não teve sorte com sua Yes, da qui por diante Yes... NO! NO! NO! NO!.

César
21-07-05, 10:59
Hoje de manhã, antes de chamar mecânico, fui lá pra ver se ela pegava e..., pegou de primeira! Voltei com ela, deve ser a gasolina, tinha começado a encher no Petrosul aqui em Campinas (2,07 aditivada), mas acho q essa gasolina deve ser batizada com muito álcool, por isso q não pega no frio, vou voltar pro Esso q é a melhor, vou ter q morrer nos 2,12 o litro msm.

juliano125
21-07-05, 11:13
Hoje de manhã, antes de chamar mecânico, fui lá pra ver se ela pegava e..., pegou de primeira! Voltei com ela, deve ser a gasolina, tinha começado a encher no Petrosul aqui em Campinas (2,07 aditivada), mas acho q essa gasolina deve ser batizada com muito álcool, por isso q não pega no frio, vou voltar pro Esso q é a melhor, vou ter q morrer nos 2,12 o litro msm.fica feliz com 2,12, aki tá 2,29 !!!!é um roubo.....

TRW
21-07-05, 11:31
aki ta 2.65 ha aditivada he um roubo

jecastro
21-07-05, 11:44
Com 2,12 eu encho o tanque, aqui tá 2,579. É isto mesmo, aqui eles usam até a terceira casa depois da vírgula.

wqmartins
21-07-05, 11:44
Hoje de manhã, antes de chamar mecânico, fui lá pra ver se ela pegava e..., pegou de primeira! Voltei com ela, deve ser a gasolina, tinha começado a encher no Petrosul aqui em Campinas (2,07 aditivada), mas acho q essa gasolina deve ser batizada com muito álcool, por isso q não pega no frio, vou voltar pro Esso q é a melhor, vou ter q morrer nos 2,12 o litro msm.

que sorte!!!! acho que vc esqueçeu de mudar o botão on/off da ignição no dia anterior. já eu não dei essa sorte....a max tá lá até hoje na autorizada.

alexandrecatani
21-07-05, 12:32
ae mas gasolina nao tem nada haver com isso ai nao eu acho hein?? num é possivel q é uma gasolina tao vagabunda desse jeito ow!!!

wqmartins
21-07-05, 13:09
ae mas gasolina nao tem nada haver com isso ai nao eu acho hein?? num é possivel q é uma gasolina tao vagabunda desse jeito ow!!!

concordo plenamente!!!!!

pus uma gasolina uma vez a moto falhava pra caramba mas na hora de ligar ela " até ligou melhor várias vezes de manhã" .....

Guigo
21-07-05, 13:18
O que me parece é q como a moto não ligou de primeira (aí sim talvez por causa da gasolina ou do frio), vc acabou afogando demais o carburador...e aí nem Jesus vai ligar sua moto...
Tanto q vc conseguiu ligá-la sem problemas pela manhã...
Mas, já q pagou, não custa dar uma checada na parte elétrica de novo, lá na concessionária...

Sisso KavanhaK
21-07-05, 13:25
César, quando foi a última vez que você fez revisão?

rulius
21-07-05, 13:30
Eu continuo com a teoria de ter de fazer pegar com o afogador puxado e só acelerar depois que pegar.... A minha umas 3 vezes (dias mais frios) só pegou assim...

rulius

jecastro
21-07-05, 13:35
A minha é como a tua Rulius, eu só puxo o afogador e espero esquentar um pouco, se acelerar ela apaga(isto no frio é claro).

TRW
21-07-05, 13:40
ha minha he barbada no friu eu so puxo meio afogador, e dou uns 2 3 priscos na partida he ela fika com lenta alta, depois de uns 2 min baxo o afogador e saio.

César
21-07-05, 15:18
César, quando foi a última vez que você fez revisão?

E ae galera. Sisso, a última revisão q fiz foi a de 3 mil e ela já tá com 13 mil hahehehahe, mas eu troco óleo direitinho a cada 3 mil junto com filtro de óleo, limpo filtro de ar, lubrifico e regulo corrente.
Hoje, por via das dúvidas comprei uma vela nova. Já coloquei. Ela usa a NGK CR-8E, perguntei numa loja de motopeças e queria 26 reais na vela!! Aí fui na Suzuki e lá me combraram 17 reais na mesma vela. Nunca tinha trocado, acho q já tava na hora.
TRW, ela estaria na garantia se eu tivesse feito todas as revisões, de 3 mil em 3 mil, como eu mesmo fiz a maioria das coisas, acho q nem vale mais..
Rulius, pode até ser isso mas, ela não dava nem sinal de vida, nem uma mísera falhada, por isso q to achando q era vela. Antes até tinha achado que tinha afogado ela, como o Guigo falou, mas acho q não podia ser só isso, uma falhada pelo menos ela tinha q dar tentando dar partida..
Wqmartins, então, a chave tava no Res o tempo todo.
Rulius, lembro que a minha Ex-Daelim uma hora começou a fazer isso, dia pegava na primeira, dia nada, aí troquei a vela e fico blza. Espero q seja isso!

Frey
21-07-05, 15:26
No manual cita a troca de vela com 9000 km.

isso já aconteceu comigo, puro cabaço, nao pegou de primeira e eu afoguei, depois de umas 2 horas pegou de prima.

cara cuida direito dessa moto aí. é teu patrimônio, deixa de levar pra revisão por causa de 50 pila e fica falando mal da motinha.

abraço

César
21-07-05, 15:29
No manual cita a troca de vela com 9000 km.

isso já aconteceu comigo, puro cabaço, nao pegou de primeira e eu afoguei, depois de umas 2 horas pegou de prima.

cara cuida direito dessa moto aí. é teu patrimônio, deixa de levar pra revisão por causa de 50 pila e fica falando mal da motinha.

abraço

É que as vezes me dava a impressão de que os caras só lavam a moto lá e apertam a caixa de direção pra dar aquela sensação de "durinha". Mas to pensando em fazer uma revisão geral daqui uns 3 mil km.

Frey
21-07-05, 15:30
a minha no frio em lages, e lá é frio mesmo, puxo o afogador e um toque no botão ela pega e vai pros 3000 rpm.

a unica vez ue deu merda foi quando afoguei.

Roberval2005
21-07-05, 16:34
aki ta 2.65 ha aditivada he um roubo


:0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:

Tão metendo o sabugo msm!!!

aki to 2,29 aditivada ESSO

César
21-07-05, 17:20
Que isso, isso é preço de gasolina podium!

O ASSIMILADOR
21-07-05, 18:20
Tá vendo!?! Ficou ralhando a moto, e no final das contas o motivo da moto não ter pego foi unicamente imperícia sua. |:(

Carlos_Biker
22-07-05, 01:45
Por aquí:
gasolina comum: 2,19
gasolina aditivada: 2,29
podium: 2,89

rulius
22-07-05, 08:30
a gente tem sempre de verificar o corta-corrente tb. Algum curioso pode mudar a posição do botão e a gente fica feito louco lá procurando problema. Comigo ainda não aconteceu, mas o cara do livro "Saindo do lugar comum" passou por isso e custou a perceber. A gente nunca pensa nas coisas mais simples....

ricardocatalunia
22-07-05, 08:33
Hoje de manhã, antes de chamar mecânico, fui lá pra ver se ela pegava e..., pegou de primeira! Voltei com ela, deve ser a gasolina, tinha começado a encher no Petrosul aqui em Campinas (2,07 aditivada), mas acho q essa gasolina deve ser batizada com muito álcool, por isso q não pega no frio, vou voltar pro Esso q é a melhor, vou ter q morrer nos 2,12 o litro msm.



quem dera se aqui em GV a gasolina fosse barata assim,
aqui tanto comum quanto aditivada é quase o mesmo preço ( na faixa de 2.36)
(mó cartel)

César
22-07-05, 10:31
Tá vendo!?! Ficou ralhando a moto, e no final das contas o motivo da moto não ter pego foi unicamente imperícia sua. |:(

Não, foi vela. Hoje com a vela nova no mesmo frio pegou de primera!

César
22-07-05, 10:33
a gente tem sempre de verificar o corta-corrente tb. Algum curioso pode mudar a posição do botão e a gente fica feito louco lá procurando problema. Comigo ainda não aconteceu, mas o cara do livro "Saindo do lugar comum" passou por isso e custou a perceber. A gente nunca pensa nas coisas mais simples....

A minha Yes não tem corta corrente, só verifiquei a chave se tava mesmo no res..

BrunoDias
22-07-05, 11:58
Hoje de manhã, antes de chamar mecânico, fui lá pra ver se ela pegava e..., pegou de primeira! Voltei com ela, deve ser a gasolina, tinha começado a encher no Petrosul aqui em Campinas (2,07 aditivada), mas acho q essa gasolina deve ser batizada com muito álcool, por isso q não pega no frio, vou voltar pro Esso q é a melhor, vou ter q morrer nos 2,12 o litro msm.



quem dera se aqui em GV a gasolina fosse barata assim,
aqui tanto comum quanto aditivada é quase o mesmo preço ( na faixa de 2.36)
(mó cartel)
GV? GOvernador Valadares?
auhauhuha
ou nao?

clark
22-07-05, 14:10
Hoje de manhã, antes de chamar mecânico, fui lá pra ver se ela pegava e..., pegou de primeira! Voltei com ela, deve ser a gasolina, tinha começado a encher no Petrosul aqui em Campinas (2,07 aditivada), mas acho q essa gasolina deve ser batizada com muito álcool, por isso q não pega no frio, vou voltar pro Esso q é a melhor, vou ter q morrer nos 2,12 o litro msm.



quem dera se aqui em GV a gasolina fosse barata assim,
aqui tanto comum quanto aditivada é quase o mesmo preço ( na faixa de 2.36)
(mó cartel)

Vc ta reclamando aqui em Campo Grande/MS a gosolina comum custa R$ 2,44! :0_0:

inaldosjr
22-07-05, 15:21
a aditivada tá 2,15 aqui...

Titan loka
22-07-05, 15:24
eu pago 2,23

ricardocatalunia
22-07-05, 15:29
Hoje de manhã, antes de chamar mecânico, fui lá pra ver se ela pegava e..., pegou de primeira! Voltei com ela, deve ser a gasolina, tinha começado a encher no Petrosul aqui em Campinas (2,07 aditivada), mas acho q essa gasolina deve ser batizada com muito álcool, por isso q não pega no frio, vou voltar pro Esso q é a melhor, vou ter q morrer nos 2,12 o litro msm.



quem dera se aqui em GV a gasolina fosse barata assim,
aqui tanto comum quanto aditivada é quase o mesmo preço ( na faixa de 2.36)
(mó cartel)
GV? GOvernador Valadares?
auhauhuha
ou nao?




Pode crer meu chapa...

tem outro lugar infernal onde a gasolina é 2,36 na cidade inteira,
( só aki mesmo) hahahahhahahaha

ricardocatalunia
22-07-05, 15:33
Tem uma galera de Governador Valadares aki...

ja vi uns quatro neguim de GV aki..

hehehe

também pra ter moto igual nessa cidade só a china mesmo.
mas eu gosto daki a cidade é top

MarciON
23-07-05, 12:11
Hoje de manhã, antes de chamar mecânico, fui lá pra ver se ela pegava e..., pegou de primeira! Voltei com ela, deve ser a gasolina, tinha começado a encher no Petrosul aqui em Campinas (2,07 aditivada), mas acho q essa gasolina deve ser batizada com muito álcool, por isso q não pega no frio, vou voltar pro Esso q é a melhor, vou ter q morrer nos 2,12 o litro msm.

Po cara,
infelizmente, nao se anime muito, a minha moto aconteceu a mesma coisa, mas a mesma história mesmo, aí chamei o mecanico no outro dia, ela pego na primeira, como eu disse, a mesma história
mas depois ela nao tava pegando dinovo, e bate partida, e da tranco, e era o CDI...
Bom, pelo menos eu comprei um Servitec por 20 reais
espero q seu CDI nao esteja com problemas, mass... só to te previnindo se vir a acontecer dinovo

Abraços

an.dre
24-07-05, 09:22
César, e essa moto yes ai? é boa mesmo? ja teve uma outra moto antes pra comparar com essa? recomenda?

eu to com uma cg 125 1988 e é muito confiavel, quando dá pau é só por coisas bestas, por exemplo: essa moto é platinado, na minha mão já andou mais de 15.000 km e sabe lá Deus quantos km rodou na mão de outros donos... afff.

estava tudo funfando normal, até que ouvi falar sobre desvantagem dos platinados para motos a cdi, pesquisei pesquisei e resolvi substituir o platinado pois já estava lá a muito tempo (sabe lá deus), comprei um platinado novo (R$3,50) e mandei o mecanico trocar e colocar no ponto novamente (15,00 de mão de obra), atá ai beleza, firmeza total!

abasteci em um posto meia - boca e guardei a moto, no dia seguinte liguei a moto e começei a andar ... depois de uns 50 metros a moto ficou horrivel, falhava muuuito, se vc subia de giro ela falhava e ficaba muito fraca, num dava em pra andar.

ai eu verifiquei o platinado, troquei a vela, cachinbo, limpei carburador, verifiquei a faisca da bobina, comprei uma mesa de converção para trasformar a moto para cdi, fiz de tudo e NADA. imagine o tempo perdido e a grana que eu gastei... frustrante.

levei para o mecanico (o mesmo que colocou o platinado novo ) o cara colocou uma outra gasolina e resolveu, o resultado foi a gasolina adulterada :# :-/

César
24-07-05, 10:41
César, e essa moto yes ai? é boa mesmo? ja teve uma outra moto antes pra comparar com essa? recomenda?

eu to com uma cg 125 1988 e é muito confiavel, quando dá pau é só por coisas bestas, por exemplo: essa moto é platinado, na minha mão já andou mais de 15.000 km e sabe lá Deus quantos km rodou na mão de outros donos... afff.

estava tudo funfando normal, até que ouvi falar sobre desvantagem dos platinados para motos a cdi, pesquisei pesquisei e resolvi substituir o platinado pois já estava lá a muito tempo (sabe lá deus), comprei um platinado novo (R$3,50) e mandei o mecanico trocar e colocar no ponto novamente (15,00 de mão de obra), atá ai beleza, firmeza total!

abasteci em um posto meia - boca e guardei a moto, no dia seguinte liguei a moto e começei a andar ... depois de uns 50 metros a moto ficou horrivel, falhava muuuito, se vc subia de giro ela falhava e ficaba muito fraca, num dava em pra andar.

ai eu verifiquei o platinado, troquei a vela, cachinbo, limpei carburador, verifiquei a faisca da bobina, comprei uma mesa de converção para trasformar a moto para cdi, fiz de tudo e NADA. imagine o tempo perdido e a grana que eu gastei... frustrante.

levei para o mecanico (o mesmo que colocou o platinado novo ) o cara colocou uma outra gasolina e resolveu, o resultado foi a gasolina adulterada :# :-/

Putz, quando começa da essas zicas é f***! Eu tinha uma Daelim Altino100 que me deu bastante problema, aí comprei uma YBR 99 q fiquei apenas três semanas e surgiu uma oportunidade de vender por um bom preço. Aí comprei uma Titan 2003 zera financiada, fiquei 6 meses com ela depois vendi. Fiquei um tempo sem moto e no começo do ano comprei uma Yes zera.
Dentre essas, a melhor moto foi a YBR. A que tinha o câmbio melhor era a YBR, a mais econômica..., a YBR, e melhor final eu peguei com a Yes ontem, 130 esguelando. A Yes é melhor de arrancada, não é muito boa de final. Mas é escelente. A minha tá com 13000km, e é só sóleo, gasolina e filtro, e algumas coisas bobas como uma troca de cabo de conta giro e uma vela q deu pane me deixando na mão por não trocar de 6 em 6 mil como diz o manual, tava com 13 mil e nunca tinha trocado... Mas vai firme, vc não vai se arrepender com a Yes. E não é visada pra roubo.

NIGHTWOLF
20-03-06, 00:33
Tenho minha YES há 4 meses, Adoro ela, tô equipando devagar tá ficando show.
É pretona com as peças polidas, só deu um probleminha,queimou a lampada da lanterna , fui na SUZUKI, os caras trocaram a lampada e não cobraram nada!
E ainda falaram que a moto tava ficando show.
Aki a SUZUKI é FERA!!!
Vai nas outras revendedoras e compara!
Agora, esse negocio que as peças da SUZUKI é mais cara não tem nada a ver,
É que não tem peça paralela, como as outras, ainda.

ADORO MINHA MOTO!!!! :D

Piccoli
20-03-06, 12:43
Eu já tive moto Honda, Yamaha, Suzuki, Agrale.

Moto é máquina, e como tal, sujeita a dar defeitos, seja qual for a marca. A Honda que é Honda, já me deixou na rua... a Yamaha também, por causa de vela, e a Agrale, idem. Só as motos Suzuki nunca me deixaram a pé, nem sequer um engasgo ou uma tossida. Foi sorte, apenas, porque Suzuki não é infalível.

A linha 125 da Suzuki é muito boa, eu recomendo Intruder e Yes, só não vou recomendar o Burgman porque nunca andei num, senão com certeza eu recomendaria.

Se a manutenção está em dia, e a gasolina for de procedência, é muito difícil dar problema.

Abraço. Até.

Guigo
20-03-06, 12:54
Bom....já que o tópico foi ressucitado, vou dizer que as peças da Intruder são muito mais baratas na concessionária do que no paralelo...
Fui trocar a relação da Trudinha semana passada e o preço do kit completo original foi de R$ 60,00...os similares que poderiam ser utilizados estavam na faixa de R$ 80,00...

cacamba
20-03-06, 13:00
Hoje de manhã, antes de chamar mecânico, fui lá pra ver se ela pegava e..., pegou de primeira! Voltei com ela, deve ser a gasolina, tinha começado a encher no Petrosul aqui em Campinas (2,07 aditivada), mas acho q essa gasolina deve ser batizada com muito álcool, por isso q não pega no frio, vou voltar pro Esso q é a melhor, vou ter q morrer nos 2,12 o litro msm.fica feliz com 2,12, aki tá 2,29 !!!!é um roubo.....
Aqui tá 2.64 a aditivida.
Toda moto dá problema as vezes, o negócio é não esq. a kbç

LUCIO
20-03-06, 20:58
Eu não me conformo de alguém taxar determinado modelo de moto por causa de um problemas, muitas vezes bobo... adicione isso ao mau uso da moto... pronto tá feita a merda para falar q quer vender, q não gosta mais da moto... :o

Colega, eu tenho uma YES atualmente com 3.400 km rodados e não troquei sequer um parafuso... nada... essa motinho não tenho nada para falar... meus gastos com ela tem sido as revisões de 30,00 e combustível (bom e de procedência)... só... minha moto tá toda original, tomo o maior cuidado com ela, não fico mexendo onde não sei, tentando mudar as características da moto ou adaptar alguma coisa...

Depois da revisão dos 3mil, nem afogador eu uso mais na moto... a motinho é show e muito guerreira...

A YES é uma excelente moto, tá entre as melhores 125 do mercado com ótima relação custo x benefício... só não enxerga isso quem não quer...

Lucio

Salles
21-03-06, 10:21
Pois é Lúcio, eu pretendo comprar uma 125 e ultimamente tenho lido muita coisa (muita coisa mesmo) sobre os vários modelos, aqui em maceió a unica moto que concorre em relação a preço com a Yes é a 125Fan e convenhamos não tem nem comparação com o que a Yes ofereçe.

resumindo vou de Yes pretinha até o fim deste mês.