PDA

Ver Versão Completa : A "injeção eletronica" da FAZER



Henrique D.
12-11-06, 12:23
Meu pai tem uma FAZER com 15mil km (pegou zerada)

ja fez todas as revisões certinhas ,e tals

eu não curti essa injeção, falha em baixa, as veses morre, nada muito grave mas é uma coisa que com um sistema eletronico não poderia existir :NOOK:

ja foi delatado para o pessoal da Yamaha sobre o assunto e eles colocaram a culpa no combustível ,acontece que a gente nunca abastece no mesmo posto então eu descartei essa possibilidade :G

penseiq ue fosse defeito mas ontem emsmo andei com a FAZER de um amigo meu e tem ao mesmo problema :0_0:

Pitbull
12-11-06, 12:46
Putz, essa eu nao tinha ouvido falar.
So com o passar do tempo msm, pra ver qual sao os defeitos dela.
Por isso q é bom participar de um forum, pq vc pode ouvir relatos de muitas pessoas sem sair de ksa. eheheh!!!!!!

LuiZão
12-11-06, 16:05
Bom rapaz você foi o primeiro que eu vi reclamar da INJEÇÂO eletronica da fazer, em todo caso procurar usar combustivel em postos de procedencia e evite colocar gasosa em diversos postos.

Henrique D.
12-11-06, 16:21
sempre coloquei em um só posto, acontece que nas outras motos que tenho não falha, engraçado!!! tentei trocar de posto pra ver se o problema ia ser resolvido..

amanha vou ir na Yamaha daqui e reclamar novamente, vou mandar eles colocar um combustível de qualidade, a moto esta na garantia.

pra muitos o problema pode ser deixado de lado pois é uma falha tipo de "falta" em alguns instantes da aceleração.

se é pra trocar um sistema mecânico por um eletronico dessa forma prefiro carbura!

hedertone
12-11-06, 16:41
veio.. na fazer.. embaixo.. do banco tem um fio verde sinão me engano.. chamado dee marca-passo.. no manual encima como utiulizar o mesmo para que seja regulada a tua mistura.. deve se tratar de uma mistura incorreta...

Alan
12-11-06, 17:01
Bom rapaz você foi o primeiro que eu vi reclamar da INJEÇÂO eletronica da fazer, em todo caso procurar usar combustivel em postos de procedencia e evite colocar gasosa em diversos postos.


Eu também, andei na de um amigo aqui e é lisa...

FabricioFabuloso
12-11-06, 18:03
EU andei na de um amigo meu.. ele pegou a um dois meses e a gente sempre anda junto... a dele ta normal.. gostei mt da moto, show de bola... e a injeção contribui mt pra ela ter uma tocada tão macia... a dele jah eh modelo 07 entaum naum sei....

Abraçoss

danilo-japa
12-11-06, 18:29
andei tbm na dum colega aki...

e nao percebi esse problema não... pelo contrário... bem esperta a moto..

Roberval2005
12-11-06, 18:37
compra twister, huahuhauuah

Ramiro
12-11-06, 18:38
eu achei tri lisa...
e vou te dizer.. o fato de tu colocar gasolina em postos diferentes pode se o problema.. as gasolina mudam muito de um posto para o outro.. experimenta abastecer sempre no mesmo posto.

sn1p3r_fox
12-11-06, 18:39
como nosso amigo hedertone disse creio q seja soh questao d regulagem cara, agora se os mecanicos da concesionaria naum conseguem arrumar isso ai ja eh problema neles, rsrs, sei lah cara conheço pessoas q tem a moto e todas ateh o momento soh tem elogios a ela, realmente um pario bom pra twister, boa sorte na concesionaria

Ramiro
12-11-06, 18:41
e outra.. não adianta regular a mistura e ficar mudando de gasolina toda hora...

hedertone
12-11-06, 18:46
Com certeza o Ramiro tem razão.. vc tem que se manter num posto e regular essa mistura..

agora aproveitando a deixa....

já perguntei e uma vez e vou perguntar dinovo hehehhe

É possivel instalar a injeção eletronica da FAZER na YES???

Luigi
12-11-06, 18:51
Pode ser problema no bico, um usuário do FOL teve o bico "entupido" por goma e sujeira da alcodiluaolina!

Ivan RJ
12-11-06, 23:27
Ai galera, espero que iniciem a semana maravilindamente bem. Vai uma sugestão Gasolina Petrobras de posto com bandeira. Na dúvida pergunte ao frentista se aceita Cartão BR, se disser que não corra e procure outro posto, pois este é farjuto. Sugiro a Podium para limpar todo o caminho que a gasolina faz até o motor, mas tire toda a gasolina que está no tanque e depois abasteça com Pódium. Se o problema continuar limpe o filtro de ar e, pela quilometragem, a vela. Se continuar cai de pau nos mexanicos porque com certeza é regulagem. Já andei em várias e é espetacular essa moto. Abraços a todos os irmãos.

Henrique D.
12-11-06, 23:28
eu to achando que é falta de capacidade dos mecânicos ou preguissa

como eu disse amanha vou ir na Yamaha novamente, se eles não dar um jeito vou fazer o mesmo que o MINGHE fez.

certamente deve ser algum defeito não vou mecher nela pra não perder a garantia

wfires
13-11-06, 07:35
Cara... a minha está com quase 4.000Km e até agora está tudo normal.. só às vezes tenho que dar uma regulada no parafudo da marcha lenta... mas falhar ela nunca falhou não.... tenta colocar gasolina VPower (sempre utilizei desde 0KM e até hoje tudo beleza) ou a Podium...
Abs.

Lagartixxa
13-11-06, 08:03
vai em outra consecionaria! as vezes tem mecanicos melhores em outras concecionaria!

Henrique D.
13-11-06, 12:03
a moto está la

vamos ver o que eles dizem!!

a do meu amigo foi só trocar a vela que ficou limpinha, essa aquii não deu certo

cabra de brasilia
13-11-06, 12:35
Qualquer motor Fire da Fiat que você abrir o bloco do motor possui uma crosta tão grossa de borra......que nem espatula tira.....é inacreditável como o motor consegue rodar com aquilo......vários testes mostraram que a causa é que o combustível brasileiro é de tão baixa qualidade que altera as características do óleo lubrificante.........isso já foi postado até na 4 Rodas......

Já li que a Honda Brasil testa na CG a injeção eletrônica a várias décadas....a própria "CG" Indiana já roda com injeção......tenho quase certeza que na CG vai ser que nem nos motores Fire....eles vão conseguir fazer a proeza de fazer um sistema que engole tudo se lasca todo mas funciona filé!!!!!!!!.........

carnachion
13-11-06, 13:03
Qualquer motor Fire da Fiat que você abrir o bloco do motor possui uma crosta tão grossa de borra......que nem espatula tira.....é inacreditável como o motor consegue rodar com aquilo......vários testes mostraram que a causa é que o combustível brasileiro é de tão baixa qualidade que altera as características do óleo lubrificante.........isso já foi postado até na 4 Rodas......

Já li que a Honda Brasil testa na CG a injeção eletrônica a várias décadas....a própria "CG" Indiana já roda com injeção......tenho quase certeza que na CG vai ser que nem nos motores Fire....eles vão conseguir fazer a proeza de fazer um sistema que engole tudo se lasca todo mas funciona filé!!!!!!!!.........


Interessante saber disso, não sabia que chegava a este ponto de podridão nossa gasolina, que pena, e abastecer só com podium adiantaria alguma coisa? Mas tem que ter muita grana dai também!

elio_filho
13-11-06, 19:05
Acho que o pau na FAzer ocorre da falta de sonda lambda, a Yamaha é tão caruda que no lugar do sensor que custa 2 dólares tacou um PARAFUSO.

Sem o sensor a IE trabalha com um valor padrão, ou seja, p/ a CPU a mistura está sempre equilibrada. Se a sonda estivesse lá, dtectaria mistura pobre, rica, etc e a moto não apenas renderia mais como seria impossível que falhasse.

Coisas de LISARB!

Abraço,

henrique
13-11-06, 19:40
eu já andei numa com 3.000km 05/06 e falhava mesmo bem desse jeito q o Henrique falou.. e o cara abastecia só com aditivada da petrobras sempre no mesmo posto.. as vezes ficava normal mas de vez enquando voltava a falhar.. depois de um tempo ele vendeu por uns 8 mil q foi o máximo q pagaram e pegou um carro

pppocos
13-11-06, 21:24
eu nao andei na fazer ainda, mais eu tive um tempra 16v q fazia isso tambem, o carro ia de socos em baixa rotacao, dava tanto soco q parecia q tava acabando a gasolina, ai eu acelerava tudo o motor demorava uns 3 a 4 segundos para "entender", depois ia embora, era filtro de combustivel entupido

Henrique D.
13-11-06, 21:51
PROBLEMA RESOLVIDO

acreditem se quiser ela estava com uma valvula enforcada!!!!

única coisa que me falaram foi isso!!

andei pouco com ela mas aparenta estar normal :D

Henrique D.
13-11-06, 22:47
Leonardo Faccio diz:
é sempre pelo meio dia q fico sabendo
Leonardo Faccio diz:
me diz uma coisa, teu pai ainda tem a Fazer
!Henrique diz:
tem
Leonardo Faccio diz:
a moto dele não da umas falhadas em rotação baixa
!Henrique diz:
raramente da sim
Leonardo Faccio diz:
pois é a minha tb
Leonardo Faccio diz:
achei q era combustivel mas nao
Leonardo Faccio diz:
ainda nao descobri o q é
!Henrique diz:
cara parece ser normal, ja andei em várias e faz sim, tipo um "ecesso"
!Henrique diz:
raramente mas como sou charópe isso encomoda
Leonardo Faccio diz:
dá um soprão pelo escape e apaga
Leonardo Faccio diz:
se encomoda
!Henrique diz:
isso ja aconteceu 2 ou 3 veses apenas comigo
Leonardo Faccio diz:
pra mim várias vezes e sempre q o motor ta bem quente , por exemplo depois de viajar uns 30Km , ai vc para , vai arrancar e da a falha

:0_0:

windowsnt
14-11-06, 07:27
Deve ser mexanicos isso. Ja me reclamaram que mexanico de concessionária só sabe trocar peça e deu. Dá uma dica pros caras, daqui a pouco tu arruma sozinho e eles que tem que te pagar.

Lagartixxa
14-11-06, 07:29
Interessante saber disso, não sabia que chegava a este ponto de podridão nossa gasolina, que pena, e abastecer só com podium adiantaria alguma coisa? Mas tem que ter muita grana dai também!


nao é bem assim. ate pq a gasolina hr nenhuma entra em contato com o oleo!

cabra de brasilia
14-11-06, 07:42
nao é bem assim. ate pq a gasolina hr nenhuma entra em contato com o oleo!


E o esgoto que os anéis tem de raspar......raspa o esgoto que tem no combustível com a raspagem do óleo.....os resíduos que misturam......fora que a temperatura na câmara de combustão fica altíssima pela mistura pobre o que permite mais ainda a fuga dos resíduos da queima......pois dilata a câmara.....rapaiz tem eu já trabalhei em uma concessionária Mercedes-Benz e nos vários cursos que fiz lá uma vez um engenheiro alemão disse que o único lugar no mundo onde eles tinha que mexer no motor procando os pistões era para o Brasil.....no resto do mundo é tudo igual......mas sem muito blábláblá......vá em uma oficina ou concessionária e pede para ver um motor Fire que acabou de ser aberto.....e olhe na parte de baixo.....você ficará horrorizado. O_O...melhor que ficarmos aqui supondo......... :P.....

Lagartixxa
14-11-06, 08:16
eu tenho um fire e trabalho em uma empresa q presta consultoria sobre tecnologia de motor! claro q gasolina adulterada ajuda a formar borra, mas o principal motivo é a nova tecnologia empregada no motor, ele trabalha com temperatura la nas alturas, e o oleo nao guenta, frita e vira borra, por isso si vc ligar na fiat agora e perguntar qual o oleo eles recomendao pro fire eles vao falar um oleo fino pelo menos semi-sintetico, pra circular rapido no motor e guenta temperatura mais alta

cabra de brasilia
14-11-06, 08:23
eu tenho um fire e trabalho em uma empresa q presta consultoria sobre tecnologia de motor! claro q gasolina adulterada ajuda a formar borra, mas o principal motivo é a nova tecnologia empregada no motor, ele trabalha com temperatura la nas alturas, e o oleo nao guenta, frita e vira borra, por isso si vc ligar na fiat agora e perguntar qual o oleo eles recomendao pro fire eles vao falar um oleo fino pelo menos semi-sintetico, pra circular rapido no motor e guenta temperatura mais alta


E o fod.....é que esse motorzinho é bonzinho......mas desconfio do fato que a Fiat tanto inciste para não usarem aditivada nele!.......desconfio que os resíduos dos aditivos que se misturam com o oléo na raspagem devem de prejudicar mais ainda.....é estranho.....porque eles dizem de forma sistemática para não usar aditivada......tem gato na tumba ai.......mas que esse motorzinho por incrível que pareça é bonzinho é tm um aqui com 80 Mil KM está com a mesma disposição de 15 Mil.....já o Fiasa é um espetacular motor...mas quando vai ficando velho o bicho tipo vai ficando meio duro.....já o Fire não.....parece um esmerilzinho.......hehehehe......mas que na hora que se abre um Fire e vê lá embaixo aquela crosta é assustador é.......

Lagartixxa
14-11-06, 08:27
é, ja viu um cabecote de fire com uns 50-60mil km? é +o- akilo ali tbm

ubiratamuniz
14-11-06, 08:31
sempre coloquei em um só posto, acontece que nas outras motos que tenho não falha, engraçado!!! tentei trocar de posto pra ver se o problema ia ser resolvido..

amanha vou ir na Yamaha daqui e reclamar novamente, vou mandar eles colocar um combustível de qualidade, a moto esta na garantia.

pra muitos o problema pode ser deixado de lado pois é uma falha tipo de "falta" em alguns instantes da aceleração.

se é pra trocar um sistema mecânico por um eletronico dessa forma prefiro carbura!


Nas outras não falha, por um motivo simples: motor injetado é mais sensível às variações de qualidade da gasolina. Motor carburado engole "qualquer coisa". Carro e moto injetado com gasolina ruim falha MESMO.

Taque uns tanques de podium, pra limpar o sistema, depois escolha um posto decente e abasteça algumas vezes seguidas lá e veja se o problema continua.

Lagartixxa
14-11-06, 08:38
c tentou usar esses aditivos de gasolina q prometem limpar o sistema de injecao? eu nao acredito muito mas como nao custa caro mesmo

ubiratamuniz
14-11-06, 08:53
E o fod.....é que esse motorzinho é bonzinho......mas desconfio do fato que a Fiat tanto inciste para não usarem aditivada nele!.......desconfio que os resíduos dos aditivos que se misturam com o oléo na raspagem devem de prejudicar mais ainda.....é estranho.....porque eles dizem de forma sistemática para não usar aditivada......tem gato na tumba ai.......mas que esse motorzinho por incrível que pareça é bonzinho é tm um aqui com 80 Mil KM está com a mesma disposição de 15 Mil.....já o Fiasa é um espetacular motor...mas quando vai ficando velho o bicho tipo vai ficando meio duro.....já o Fire não.....parece um esmerilzinho.......hehehehe......mas que na hora que se abre um Fire e vê lá embaixo aquela crosta é assustador é.......


Na verdade o grande problema dos motores Fire, dos motores do Marea e dos motores 16V da Volkswagen (esses ninguém citou, mas davam o mesmo tipo de problema, principalmente o Turbo) não é o TIPO de óleo. É o PRAZO ABSURDO de troca que eles recomendavam.

O Marea, que é um senhor carro, foi "queimado" por essa idéia absurda de troca de óleo a cada 20 mil km que vinha no manual. A Fiat só mudou para 7500 (Um prazo razoável) depois de ter de trocar alguns carros e motores por conta de ações na justiça de donos de Marea que fundiram motor mesmo seguindo todas as recomendações de fábrica (alguns ainda na garantia) e fazendo revisão em concessionária. O pior, é que quem compra uma Marea usada hoje tem que abrir o motor em caráter preventivo, pra fazer uma limpeza geral! O gasto é de 1300 a 1500 reais pra fazer essa limpeza de forma decente (acaba aproveitando-se pra trocar a bomba de óleo).

O lance é que quando eles calculam os prazos de troca de óleo com base nos testes da fábrica, eles usam condições ideais, e esquecem de considerar variáveis importantíssimas como a qualidade (?) variável da nossa gasolina (?) pelo País, que afetam a durabilidade do óleo e ajudam a formar borra e graxa.

Não há problema nenhum em usar gasolina aditivada em carro Fiat. Cito um exemplo daqui de casa, em que tivemos dois Fiats com motor Fire ao mesmo tempo: eu tinha um Palio, e minha mãe um Uno (ambos Fire). Eu, enjoado que sou, mesmo com a Fiat recomendando troca de óleo a cada 20 mil km (Selenia 20k eu acho), trocava óleo a cada 10 mil (que ainda considero muito tempo). Minha mãe, seguia a fábrica e trocava com 20 mil.

Após dois anos, meu Palio tinha 60 mil km (sempre rodando com aditivada e abastecido quase sempre no mesmo posto) e estava com o motor limpinho. O Uno da minha mãe tava com 30 mil (já tinha feito uma troca de óleo aos 20 e eu resolvi antecipar a segunda) tava cheio de borra, ao fazer o flush no motor (usando aditivo de limpeza) via-se as "placas" de borra saindo. Pior foi o Palio da ex, que formou graxa mesmo e por pouco não travou (mulher cuidando de carro é triste... hahaha).

Os Gol 1.0 16v e 1.0 16v turbo apresentavam o mesmo problema. Acumulava borra, já vi cabeçote de gol 16v com 50 mil km aberto, e tava parecendo o fundo de uma churrasqueira antes de um churrasco, cheio de "carvão" preto. No Turbo, era mais complicado, pois essa borra/graxa ia pra turbina e não conseguia lubrificá-la, resultado, iam pro pau o motor e a turbina, o que custava uma nota pra arrumar. Parece que os 1.0 Mi também davam borra, só não chegavam a pifar por ser um motor mais robusto que o 16v, e porque o prazo de troca não era tão longo quanto dos Fiat (tanto no 1.0Mi, como no 1.0 16v como no Turbo o prazo recomendado era de 15 mil km). Mas como é VW, quase ninguém fala, já falar mal de Fiat é fácil fácil .

Pra completar, mesmo com a recomendação de sintético no caso do Marea e do Gol Turbo, tinha motorista oreia que pra economizar dinheiro trocava o sintético por mineral. Não existe nenhum problema nisso, desde que: 1 - reduza-se o prazo de troca para compensar a diferente variedade de óleo , já que o mineral dura menos (os caras não faziam isso); 2 - faça-se um flush COMPLETO no motor para que resíduos do sintético não se misturem ao mineral, senão VIRA GRAXA! Óleo sintético não pode DE JEITO NENHUM misturar com mineral. Se seu motor usa sintético e você quer usar mineral (e vice-versa), você precisa escoar TODO o óleo velho e fazer uma boa limpeza interna no motor e cárter para que não sobrem resíduos. O filtro de óleo tem que ser novo também.

Em TODOS os casos os fabricantes diminuíram o prazo recomendado de troca. Os Palios e Unos Fire passaram para 10 mil km. Marea passou para 7500. VW tirou o Turbo de linha, e pelo menos pro 1.0 Mi reduziu os prazos de troca (foi uma coisa curiosa, em 2003 eu tinha comprado um Gol Special e no manual tinha a recomendação de troca para 15 mil, com um $#@%$# carimbão por cima mandando trocar aos 7500).

A propósito, o único problema da gasolina aditivada é ajudar a manter limpo o sistema de injeção. Isso reduz o lucro das concessionárias, hehe. Outra coisa é que mesmo com as vantagens da gasolina aditivada, é bom a cada quatro tanques usar um de comum para tirar a goma que os aditivos costumavam formar (acredito que hoje não exista mais esse tipo de problema, mas o seguro morreu de velho). Essa goma não causa problemas sérios no motor, e não chega a ser um perigo.

Eu sou enjoado, e faço algumas coisas no meu carro:

1 - óleo troco mineral de boa qualidade a cada 5000 (a Honda recomenda 10000 no mineral) ;
2 - filtro de óleo troco em TODAS as trocas (a recomendação é a cada duas trocas).
3 - óleo do câmbio automático: troca a cada 80 mil km. Antecipei pros 60 mil.

Por que? SImples: Os 20 reais do filtro de óleo e os 30 do óleo (50 reais ao todo) a cada três ou quatro meses (seis quando rodo menos, nos últimos meses rodei mais por conta da chuva que me fez deixar as motokas em casa) não vão me levar à falência. Já um travamento do motor do Civic ou uma quebra do câmbio automático, sim. Melhor gastar pouquinho na prevenção que gastar rios na correção.

Com as motos, a mesma coisa. A Suzuki recomenda 3000km na troca da intruder? Vou trocar com 2000, antes de vender. A Burgman, vai ser o mesmo enjôo. São pequenos detalhes e pequenas despesas que ajudam o nosso "ativo" a durar bem mais. Acho que carro e moto são bens em que a gente coloca muito dinheiro pra comprar e não deve cuidar com desleixo.

Celso Pin
14-11-06, 18:52
o que faz a gasolina aditivada formar a borra, não é o aditivo (não faria sentido...);
é o corante que eles colocam na gasolina aditivada... esse sim é o vilão da borra!

e sobre a quilometragem da troca de óleo... não é por aí...
a mercedes benz, rodou 800 mil com um carro (sem trocar o óleo) em um dos testes que eles fizeram... e desse teste, sairam várias conclusões...

e para quem falou que a nossa gasolina é ruim... eu pergunto: ruim porque?

ubiratamuniz
05-12-06, 13:10
o que faz a gasolina aditivada formar a borra, não é o aditivo (não faria sentido...);
é o corante que eles colocam na gasolina aditivada... esse sim é o vilão da borra!

e sobre a quilometragem da troca de óleo... não é por aí...
a mercedes benz, rodou 800 mil com um carro (sem trocar o óleo) em um dos testes que eles fizeram... e desse teste, sairam várias conclusões...

e para quem falou que a nossa gasolina é ruim... eu pergunto: ruim porque?


A gasolina "oficial" é excelente. O problema é que o consumidor comum não tem como garantir a qualidade da gasolina que ele compra na bomba. Tá, abastece sempre no mesmo posto. E aí, não viaja nunca? nunca vai em uma cidade que não conhece? A gente tá sempre correndo riscos.

No nosso caso, a km da troca de óleo "ideal" não vale justamente por conta da **variação** da qualidade da gasolina à venda. Se você abastece sempre certinho, gasolina testada e aprovada, dirige direitinho,e segue a recomendação da fábrica, até não dá problema. Basta UM (repito UM) abastecimento com combustível de qualidade duvidosa para melar todo o cuidado que você teve com o carro/moto.

barbeirorp
05-12-06, 13:55
ela num tem sonda lambda?