PDA

Ver Versão Completa : Preparação do motor da Cruise: VALEU A PENA!



Sam_2006
12-11-06, 17:02
Pistão + camisa de Strada: R$ 270,00
Retífica de cabeçote: R$ 250,00
Juntas do motor: R$ 7,00
Troca de óleo: R$ 20,00
Mão de obra: R$ 160,00
Mais torque, melhor resposta, maior desempenho: não tem preço!

Todo mundo que contesta preparação de motores põe em dúvida principalmente a durabilidade do motor. Isso só o tempo vai dizer.
Mas, se eu for me basear apenas no resultado imediato, a minha impressão é bem clara: VALEU A PENA!
Eu peguei a Cruise segunda-feira passada, e já rodei quase 500 Km com ela.
Peguei até a estrada, fui e voltei de São Paulo até Itanhaém, que fica 120 Km da capital.
A moto ficou bem mais forte, com muito mais resposta. A relação original dela é 14X47, como não achei um pinhão de 15 dentes que servisse,
coloquei uma coroa de 43 dentes. Agora, a 100 km/h o motor gira em torno de 7.200 RPM, o que é um valor bem razoável.
Eu não cheguei a dar tudo o que ela pode, o máximo que acelerei foi 110 Km/h. Mas na maior parte do percuso fiquei em 90 Km/h, a 6.500 RPM.
Na rodovia dos imigrantes tem uns trechos de subida leve, mas extensa. Foi nestes trechos que eu acelerei mais, pra testar a força do motor.
Ela chegou aos 110 km/h e ainda tinha acelerador, mas eu parei de acelerar, fiquei com medo, ainda estou amaciando o motor. E olha que era uma subida. Na reta, com o motor totalmente amaciado e acelerando ao máximo ela deve dar bem mais.
Mas a minha intenção foi ganhar torque, não velocidade. Só troquei a relação pra diminuir o giro e não forçar tanto o motor.
Eu cheguei a postar um tópico aqui dizendo que eu não consegui arrancar de uma ladeira que tem na rua Ministro Rocha Azevedo, perto da Av. Paulista. A primeira coisa que fiz quando peguei a moto foi parar no meio dessa ladeira. Arranquei de lá com força, sem nenhum problema! Depois de alongar a relação, fui lá de novo, refiz o teste, a moto arrancou sem dificuldades.
Vale lembrar que eu não apenas aumentei a cilindrada, mas também retifiquei o cabeçote na empresa Paula Faria, que é especializada em retífica
de cabeçotes (vide tópico http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=9887 ).
Vamos ver agora se a parte de baixo aguenta o tranco...
Eu não sou de "dar pau" na moto, espero que aguente bastante tempo. Se quebrar, eu ponho tudo novo!
Em relação à refrigeração, acho que não terei problemas, pois o motor da Cruise é refrigerado a ar e a óleo, ela tem radiador de óleo. Além disso, as alhetas do cabeçote são bem largas, parece até o cabeçote de uma 250 cc.
Pra quem se interessar, aí vão os dados do meu mecânico:

Josué (Lay Moto Peças)
5851-5841
R. Geraldo Fraga de Oliveira 369, Jardim São Luiz, São Paulo.

É a primeira vez que uso os serviços dele, mas me pareceu um cara muito honesto.
Pelo menos no meu caso, fez o seviço direito. As juntas do cabeçote ele teve que mandar fazer no centro de SP, para que se adaptassem à nova medida da camisa. Quanto ao pistão, ele enviou o original para a retífica, e a cabeça do pistão de Strada teve que ser "escavada" alguns décimos de milímetro para que as valvulas não se chocassem contra ele.
Na oficina ele tem uma ML preparada, segundo ele, já deu pau até em Twister!

Alan
12-11-06, 17:08
Cuidado com essas esticadas e trechos em pista no amaciamento...

FabricioFabuloso
12-11-06, 17:57
Eh isso eh verdade... amacia bem ela... depois so alegria e tomare q o motor dure bastante heheheheh

Abraços

Sam_2006
13-11-06, 06:19
Cuidado com essas esticadas e trechos em pista no amaciamento...


Eu estiquei durante a viagem de volta, quando eu já tinha rodado mais de 400 Km.
Dizem que a fase crítica do amaciamento, quando voçê não pode passar dos 5.000 RPM. é até os 500 Km, não é?
Se for assim, já passei por essa fase.
Alem disso, estava caindo uma chuva leve, o que ajudou na refrigeração do motor.

AcidGaucho
13-11-06, 07:20
ML com qualquer preparação simples pega twister...
em maringá,os mulekes fazem moto eh pra pega falcon mesmo....hehehe...e conseguem! :)

mas legal sua colocação quanto ao desempenho da moto...e de como ela ficou...
e boa sorte, e mtos km's com ela ;)

Lagartixxa
13-11-06, 08:21
parabens pela "moto nova" hehehe

eu sou um desses q é contra mexer a esse ponto no motor da moto, mas si vc gostou dos resultados, tomara q seu motor dure tanto qnto o original!

leonoronha
13-11-06, 11:08
Bacana !!! Realmente o problema da cruize e esse mesm a falta de motor pois e uma moto muito confortavel e muitissimo bonita e que naum padeçe dos velhos problemas da refrigeraçao a ar. Tenho algumas duvidas por exemplo qual foi os numeros que vc obteve nessa pequena preparaçao???? Ele tbm precisou rebaixar o cilindro pra naum perder compressao???

galvão
13-11-06, 11:12
Ola amigo,
sentiu se o motor vibra? e quanto a mais?

galvão
13-11-06, 11:13
Amigo, se quiser podemos por sua moto num dinanometro(tenho um) para ver a diferença de potencia do original

Sam_2006
13-11-06, 14:05
Bacana !!! Realmente o problema da cruize e esse mesm a falta de motor pois e uma moto muito confortavel e muitissimo bonita e que naum padeçe dos velhos problemas da refrigeraçao a ar. Tenho algumas duvidas por exemplo qual foi os numeros que vc obteve nessa pequena preparaçao???? Ele tbm precisou rebaixar o cilindro pra naum perder compressao???


Ela foi pra 155 cilindradas. Perguntei para o meu mecânico e ele me disse que não foi mudado a taxa de compressão. Mas eu preciso ligar para a empresa Paula Faria pra confirmar isso, pois essa parte de cabeçote ficou sob responsabilidade dessa empresa.
Aliás, o trabalho do mecânico é só apertar parafusos e acertar a carburação, porque a parte principal da preparação fica toda com a retŕfica.
Esse é o meu conceito de mecânico: apertador de parafuso!



Amigo, se quiser podemos por sua moto num dinanometro(tenho um) para ver a diferença de potencia do original


Poxa, até que seria bem interessante fazer esse teste. Seria bom que eu tivesse feito um teste desses antes da preparação, para comparar quantos cv aumentou.
Segundo o fabricante, a Cruise original teria 14 cv de força, mas eu duvido muito que ela tenha mais que 12.
Esses dados fornecidos pelos fabricantes nunca correspondem à verdade...
O motor está vibrando um pouco a mais, mas nada que comprometa o conforto. Alguns coxins do meu motor estão precisando trocar, mas a Kasinski só vende o jogo completo: R$ 285,00 (tô fora!).

bodo
13-11-06, 16:16
Duvido que ela esteje só com estas 155 cc3 ,lembre-se que ela originalmente é 125 ,mas 4 valvulas e com 14,7 cv .

A minha na epoca ,trabalhei num pistáo da 150 aero e ói menino andava quase igual uma estrada ,a final nao modificou quase nada 115 orig contra 125 km/h mexida,mas o torque,caracas a arrancada era digna de uma 250,pena que o motor nao aguentou ,mas foi muito bom enquanto durou.

Machado
13-11-06, 16:19
motor pra pouco tempo... Cuidado heinnn

Sam_2006
14-11-06, 17:50
Duvido que ela esteje só com estas 155 cc3 ,lembre-se que ela originalmente é 125 ,mas 4 valvulas e com 14,7 cv .

A minha na epoca ,trabalhei num pistáo da 150 aero e ói menino andava quase igual uma estrada ,a final nao modificou quase nada 115 orig contra 125 km/h mexida,mas o torque,caracas a arrancada era digna de uma 250,pena que o motor nao aguentou ,mas foi muito bom enquanto durou.


Pistão de Strada: 63,5 mm de diâmetro.
Curso do Pistão da Cruise: 48,8 mm
Usando a fórmula:

(63,5 * 63,5) * 3,14
------------------------------ * 48,8 = 154,47 cm3
4

Não foi só aumento de cilindrada que eu fiz na Cruise. Eu também fiz uma retífica de cabeçote com preparação na Empresa Paula Faria. Eles aumentam os dutos de entrada e saída e refazem os ângulos internos do cabeçote, o que te faz ganhar mais potência nos altos giros. Aliás, eu percebi que no giro baixo a potência aumentou pouco, eu sinto diferença é quando eu acelero mais forte, o motor responde bem melhor que antes.



motor pra pouco tempo... Cuidado heinnn

Eu acho que depende muito de como a pessoa usa a moto. Eu sou tranquilo, não sou de dar arrancadas fortes, minha velocidade máxima é 100 Km/h. Como ela ganhou mais força, pude alongar a relação e atinjo altas velocidades com um giro menor, o que na verdade força menos o motor do que antes. Minha moto tá com 28 mil Km rodados, eu fui conversar com o mecânico da Kasinski, contei a preparação que fiz e ele me disse que a parte de baixo do motor aguenta pelo menos mais uns 20 mil Km. Até lá tem chão...
Pelo menos agora eu tenho muito mais confiança na moto. Encaro qualquer subida sem medo, não perco tanto desempenho quando levo um garupa. Enfim, é muito mais moto! Se daqui 20 mil Km quebrar a parte de baixo, eu ponho tudo novo, paciência.
A Cruise já deveria ter saído de fábrica com pelo menos 180 cc. 125 cc é muito pouco para o porte dela.
Aposto que lá na Koreia, onde ela era fabricada, não tem ladeira, é tudo plano...

lugano
25-11-06, 00:04
Cara sobre arrancar em qualquer ladeira, acho que está errado, pois eu tenho uma cruise, original, ela ta com 14 mil e uns quebrados rodados, e até hoje nunca tive problema nenhum com ladeiras, e olha que ja peguei varias, com garupas até, acho que vai da tecnica de quem está pilotando, eu li o topico de você não ter conseguido arrancar na ladeira, vai ver que tava fazendo algo errado, por que acho não ter como não arrancar, bom é o que eu acho. Alguem concorda???

Sam_2006
25-11-06, 06:47
Cara sobre arrancar em qualquer ladeira, acho que está errado, pois eu tenho uma cruise, original, ela ta com 14 mil e uns quebrados rodados, e até hoje nunca tive problema nenhum com ladeiras, e olha que ja peguei varias, com garupas até, acho que vai da tecnica de quem está pilotando, eu li o topico de você não ter conseguido arrancar na ladeira, vai ver que tava fazendo algo errado, por que acho não ter como não arrancar, bom é o que eu acho. Alguem concorda???


Não tem a ver com "técnica" não, amigo. Eu já dei minha Cruise na mão de outras pessoas e elas tiveram a mesma impressão. O meu mecânico mesmo, ele é um cara meio gordinho e pesadão, no dia em que eu fui deixar a moto com ele, ele foi fazer um teste numa ladeira brava que tem perto da oficina dele. Parou no meio dela e arrancou. Ele conseguiu, mas disse que ela quase não arrancou. E olha que não era uma ladeira tão inclinada quanto a que tem na Al. Ministro Rocha Azevedo. Aquela é a subida mais forte que eu já vi na vida!
Pode ser que o motor da minha moto já não estivesse muito bom, não sei.
Mas não tem como fazer algo "errado". Quando eu vou arrancar de uma ladeira eu subo o giro lá em cima e vou soltrando progressivamente a embreagem e o freio.
Você conhece uma "técnica" melhor?

PimEdu
25-11-06, 06:54
é osso, nunca vi mta técnica em sair de ladeiras não... acelera e sai uai, num tem como errar nem como fazer melhor, o único erro q pode rolar é deixar a moto morrer (e dai ta na roça)... osso essa colocação.

Roberval2005
25-11-06, 07:42
Saiu caro na minha opiniao mas se vc gostou é isso q importa.

Pitbull
25-11-06, 14:25
AI Sam, boa sorte com a motoka "fuçada" ai.
É sempre bom ter um pouco mais de força.
Abrss!!!!!!

bodo
25-11-06, 18:22
Tem um detalhe ai,a Cruise mesmo sendo uma 125 com 14,7 hp ,é mais pesada que as outras 125,me parece que era 137 kg (peso seco) ,fora as bujingangas que a gente coloca nela ,este é o peso aprox. da saara.

Sam_2006
26-11-06, 09:35
O "peso seco" da Cruise é 131 Kg. Com tanque cheio e bugigangas passa de 150 Kg. É muita coisa pra um motor 125 cc.

Morenno-Tdaí
26-11-06, 16:01
motor pra pouco tempo... Cuidado heinnn


Pq vc disse isso? :NOOK:

Motor pra pouco tempo só quando é usado peças ruins, mexânicos ruins, etc... |:(

Este motor é pra vida longaaaaaaaaa!!!

Pois só foi aumentado 30cc, foi feito por profissionais, e o cara é cuidadoso, não é de ficar tirando rachas...

O que mata o motor são os rachas e o descuido com a manutenção...

Valews... :OK:

Morenno-Tdaí
26-11-06, 16:06
Saiu caro na minha opiniao mas se vc gostou é isso q importa.


Tu achou caro? :NOOK:

O kara só gastou 707 dinheiros !!!

Sabe quanto ele gastaria para comprar outra moto, com o mesmo custo benefício

que ele deixou a moto dele??? :-/

Além é claro de que se comprasse outra moto, teria que gastar com doumentação, etc... |:(

Valews... :OK:

Sam_2006
26-11-06, 16:44
Pq vc disse isso? :NOOK:

Motor pra pouco tempo só quando é usado peças ruins, mexânicos ruins, etc... |:(

Este motor é pra vida longaaaaaaaaa!!!

Pois só foi aumentado 30cc, foi feito por profissionais, e o cara é cuidadoso, não é de ficar tirando rachas...

O que mata o motor são os rachas e o descuido com a manutenção...

Valews... :OK:



Deus te ouça, amigo...
Quanto ao dinheiro que gastei, se realmente o motor durar bastante tempo, terá valido a pena.

lugano
23-06-07, 21:53
Depois de toda essa mudança, como ficou o consumo dela? quanto fazia antes e quanto ta fazendo agora?

César
24-06-07, 09:42
Tenho vontade de faze isso na Yes, alguém sabe se existe kit pra yes?
Outra coisa, eles aumentaram o contrapeso do motor, já que o tamanho do pistão aumentou?
Acho q se eu colocar pistão de strada na yes ela vai vira uma britadeira imagina eu já acho que ela vibra original (comparado com a YBR). Mas será que amaciando d boa esse motor vai durar próximo da durabilidade do original?

PimEdu
24-06-07, 12:08
Qq aumento de potência reduz a vida util do motor, se for pouca coisa e bem feito reduz pouco, mas mesmo assim reduz, não tem jeito.

LuiZão
24-06-07, 12:26
Não gosto dessas modificações, mais se você esta contente com o resultado isso é o que importa.

falcao007
24-06-07, 12:29
Eu cheguei a postar um tópico aqui dizendo que eu não consegui arrancar de uma ladeira que tem na rua Ministro Rocha Azevedo, perto da Av. Paulista. A primeira coisa que fiz quando peguei a moto foi parar no meio dessa ladeira. Arranquei de lá com força, sem nenhum problema! Depois de alongar a relação, fui lá de novo, refiz o teste, a moto arrancou sem dificuldades.



Conheço esta ladeira, pois trabalho na Paulista, e vou dizer carro Mil sobre para subir, posta pra gente sempre q possível com relação a durabilidade do motor.
Parabéns e Boa Sorte !!

Diego.fcs
01-07-07, 01:32
Eu estava pensando em fazer isso no motor da minha bolinha... Em Maringá uma oficina especializada me disse que pra colocar pistão de strada e trabalho de retífica e trabalhar o virabrequim ficaria algo em torno de 450 reais... Vc fez isso só ou trabalhou também no carburador, giclê, filtro de ar??

Mande aí os resultados que também estou interessado nesse tipo de preparação... valeu!