PDA

Ver Versão Completa : Diferenças numa troca de gasolina



Jduarte
14-11-06, 11:12
recentemente troquei a vela (NHSP) por uma nova, NGK. Já vinha abastecendo com BR-supra desde a viagem a Curitiba. Não mexí em mais nada de regulagem inicialmente.
E nada da vela "escurecer" um pouco.
Aí experimentei a agulha na posição do meio (regulagem de fábrica). Só aumentou o consumo, e meu motor não aceita trabalhar com excesso, fica ruinzinho. Voltei a agulha para baixo.
Paralelamente a isso, numa das abastecidas eu sentí cheiro diferente no escapamento, assim que liguei a moto. A partir daí, rendimento prejudicado e consumo aumentado durante os próximos dois tanques da mesma gasolina, mas de outros postos, até que voltou ao normal. Era gasolina adulterada, sim, sem dúvida.

Então fiz o novo corte naquele cano do restritor, no filtro de ar. Tem duas fotos no tópico onde está o novo tutorial. Fui passear nos meus bate-volta, e tudo legal, sem problemas, consumo, rendimento, tudo em cima... só a vela permanecia meio clara.
Resolví colocar novamente a Shell V-power... de novo, bate-volta em Itanhaém, e rodando aqui em sampa para o trabalho... tudo em ordem!
Hoje fui trocar o óleo do motor, fazer aquela manutenção básica de lubrificação da corrente, e resolví tirar a vela para olhar.

Tá na cor certa... ! só na troca da gasolina, já mudou isso.

Tenho que comentar que eu não me sentia muito à vontade quanto a manter o acelerador bem aberto na subida da Rod. Anchieta, com a gasolina da BR... sempre sentí a força do motor nos alto-giros como "meio áspera". Com a Shell, isso não acontece, e agora, com essa observação da vela, vou voltar a usar a V-power.
Mas pretendo alternar um pouco. A Br tem mais capacidade de limpeza, a Shell tem bem menos...

elio_filho
14-11-06, 11:30
Percebi essa diferença tb, JDuarte... fora q gasoilina BR aditivada e podium falsificada eu nunca achei, mas Shell VPower adulterada já coloquei 2X...

Abraço,

leochristo
14-11-06, 15:05
Tenho colocado apenas colocado a BR Supra, agora vou colocar tb essa da Shell. Minha moto ainda está amaciando será que not adiferença!

sot010174
14-11-06, 15:31
BR Supra... não vale a pena podium.

Eu acho que ja botei BR adulterada sim. Naquele posto ali perto do clube piraque na lagoa, em frente ao parque dos patins. Botei gasola aditivada la, minha moto comecou a engasgar quando acelerava. depois que botei no posto das catacumbas comecou a diminuir até parar.

Carlos Roberto
14-11-06, 16:06
Nossa! Só tô usando gasolina comum nas motos...Sabe como é motorista de carro, só usa comum...rs...Nas próximas abastecidas juro que só aditivada...rs...

destbr
14-11-06, 17:33
nao sei se é impressao apenas, mas usei um tanque de podium e o motor parece q vibra mais.

mas nao sei se compensa, pois a moto passou a gastar 1,5 centavo a mais por km rodado.
a moto fica economica, mas mesmo assim sai mais caro, devido ao preço exorbitante!

uso gasolina comum da br. qq dia q tiver sobrando dinheiro experimento a v power...

Celso Pin
14-11-06, 17:56
impressão!
tanto a comum como a aditivada oferecem o mesmo desempenho.
a podium só melhora motores de alta compressão (o que não ;e nosso caso)

Ivan RJ
14-11-06, 20:37
Aí galera, eu sempre usei aditivada. Mas só pago com cartão br. Se a gasolina estiver adulterada, como só pagarei em 40 dias, tenho tempo para contactar a Petrobras. Uma garantia é o Cartão Br (www.br.com.br) se o posto for petrobras e não aceitar cartão não é posto de bandeira aí não abasteço, pois há risco da gasolina ser adulterada. Deem uma olhada no site e pessam o cartão, é de graça e sem anuidade. Abraço a todos os irmãos. :OK:

rocksul
15-11-06, 00:37
Isso é mto foda: o cara coloca a gasolina adulterada e vê a diferença nos primeiros 50 km daí se tu vai no posto e diz que é adulterada e que tua moto deu pau os caras te esfregam na cara um teste do controle de qualidade, daí tu liga pra fornecedora os caras do posto são avisados (claro que tem uma máfia por trás disso) que "vai ter cheirinho" como ouvi o dono dum posto falando uma vez. O que os caras fazem: colocam o preço da gasolina lá em baixo e o que não vender eles colocam noutro caminhão tanque. Compram de um laranja que sempre ta pronto a gasolina boa e depois colocam nos tanques do posto, depois do teste feito volta a mesma ladainha.
Por isso que as vezes tu encontra postos que sempre vendem gas a 2,70 e do nada baixam pra 2,50... bom, não sei se isso é verdade, mas é minha opinião desde que ouvi falar nesse tal cheirinho do dono do posto, desde então coloco gasolina comum num posto que tem aqui longe de casa, pq: não sei... mas o preço dele é sempre o mesmo, nunca faz essa "queima de estoque".

Jduarte
15-11-06, 01:25
desde então coloco gasolina comum num posto que tem aqui longe de casa, pq: não sei... mas o preço dele é sempre o mesmo, nunca faz essa "queima de estoque".


eu prefiro usar a aditivada, porque ela provoca muito menos desregulagens (pelo menos isso), e a diferença de preço dela para a comum fica irrisória, em se tratando de uma 125, que geralmente é econômica.
Além disso, a incidência de gasolina adulterada é muito maior na gasolina comum...

Roberval2005
15-11-06, 07:43
Ipiranga acho melhor, nao confio na BR

rocksul
15-11-06, 09:14
eu prefiro usar a aditivada, porque ela provoca muito menos desregulagens (pelo menos isso), e a diferença de preço dela para a comum fica irrisória, em se tratando de uma 125, que geralmente é econômica.
Além disso, a incidência de gasolina adulterada é muito maior na gasolina comum...

Aditivada = IE
Comum = carburada

Jduarte
15-11-06, 10:11
Aditivada = IE
Comum = carburada


mais um mito...

não é só a injeção eletrônica que se beneficia da gasolina aditivada. Vc já deve ter visto o diâmetro de um giclê de baixa dos carburadores de moto... e também o orifício da marcha-lenta em conjunto com o parafuso de mistura... principalmente esses, também se beneficiam de uma gasolina que não os entupa... na sequência disso, tem as válvulas, que igualmente "agradecem" aquela lubrificadinha que a aditivada pode proporcionar.

Se a gasolina comum fosse apenas gasolina, não haveria problema algum, provavelmente mesmo com as taxas de compressão usuais nas motos... a gasolina, por sí só já é um "removedor", né?, não provocaria entupimentos...

hedertone
15-11-06, 18:56
to usando Supra e pretendo testar outrra aditivada.. aki sai por 2,67

rocksul
15-11-06, 19:19
mais um mito...

não é só a injeção eletrônica que se beneficia da gasolina aditivada. Vc já deve ter visto o diâmetro de um giclê de baixa dos carburadores de moto... e também o orifício da marcha-lenta em conjunto com o parafuso de mistura... principalmente esses, também se beneficiam de uma gasolina que não os entupa... na sequência disso, tem as válvulas, que igualmente "agradecem" aquela lubrificadinha que a aditivada pode proporcionar.

Se a gasolina comum fosse apenas gasolina, não haveria problema algum, provavelmente mesmo com as taxas de compressão usuais nas motos... a gasolina, por sí só já é um "removedor", né?, não provocaria entupimentos...

Vamos ver.... a qto tempo existe no Brasil a venda de gasolina aditivada???
Bom, sei lá. Mas as motos de antigamente que rodavam só a base da comum, problemas de carburação não eram atribuidos a qualidade da gasolina e olhe que a gasolina de 15 anos atrás era extremamente mais suja que a gasolina comum de hoje em dia; se de 15 em 15 mil KM, qdo se faz uma revisão numa moto (talvez o pessoal faça de menos em menos), é feita uma limpeza geral no bura, inclusive nos orificios do giclê. Em 15 mil KM o seu giclê não entope de jeito nenhum. Já no motor, se existir alguma impureza, ela explode na combustão. Na injeção eletrônica o processo é diferente, onde qualquer impureza no caminho do bico injetor pode danificar este bico, por isso, em motores com IE o uso da aditivada é mais aconselhado. Com o giclê o mesmo não acontece, afinal, ele não injeta nada.
Para mim, o filtro de combustível em dia é o melhor conselho.

Jduarte
15-11-06, 20:41
to usando Supra e pretendo testar outrra aditivada.. aki sai por 2,67


tenho pago R$ 2,45 em ambas... às vezes 2,49.
Até agora, eu não experimentei mais nenhuma outra gasolina na Yes...

destbr
16-11-06, 00:46
mas a gasolina podium compensa em realação a aditivida? ou é jogar dinheiro no lixo usando a podium, pois ela vai ter os mesmos beneficios em uma moto de baixa cilindrada?

um tanque de podium q usei pra testes, o consumo pulou de +-32 ~ +-36 para 40km/l

na aditivada o consumo nao mudou (ja esperado, obviamente).

entao a podium tem alguma diferença.. mas nao sei se compensa usar. o litro aki sai por 3,29 dinheiros :d

Jduarte
16-11-06, 01:25
mas a gasolina podium compensa em realação a aditivida? ou é jogar dinheiro no lixo usando a podium, pois ela vai ter os mesmos beneficios em uma moto de baixa cilindrada?

um tanque de podium q usei pra testes, o consumo pulou de +-32 ~ +-36 para 40km/l

na aditivada o consumo nao mudou (ja esperado, obviamente).

entao a podium tem alguma diferença.. mas nao sei se compensa usar. o litro aki sai por 3,29 dinheiros :d


desse teste, vc menciona só o consumo... mas e o desempenho? teve algo tão melhor assim com o uso da pódium?
Seguramente é a melhor gasolina fabricada aqui. Mas é desperdício do potencial dela, utilizá-la em motores com menos taxa de compressão... para quem pode pagar o preço e rodar esses 40 km/l, é um prato cheio. Por outro lado, com a gasolina aditivada, eu também faço os 40 km/l na minha Yes (e fazia 44 na YBR...)
Quanto à gasolina, eu sou teimoso: não uso a comum, mas também não uso as "TOP"... apenas por curiosidade, eu usei essa Pódium uma única vez até hoje, numa Yamaha TDR 180 (2 tempos), que tinha junta de cabeçote de meio milímetro de espessura. Gasolina comum batia pino, com aditivada praticamente nunca fez isso. E com a Pódium, nessa moto não deu diferença em consumo, apenas deixou o motor um pouco mais "firme" na viagem ida e volta à Praia Grande.

maurilinho
16-11-06, 12:34
Vixiii aqui na minha região é dificil achar uma gasolina que preste em... 99,9% das gasolinas são adulteradas... o negócio é sempre abastecer num posto só e pronto!

hedertone
16-11-06, 13:24
Vixiii aqui na minha região é dificil achar uma gasolina que preste em... 99,9% das gasolinas são adulteradas... o negócio é sempre abastecer num posto só e pronto!
se for pra usar porcaria que seja uma só neh?? hewhehhehee

destbr
16-11-06, 13:28
se for pra usar porcaria que seja uma só neh?? hewhehhehee


com certeza.. assim vc sabe onde reclamar.. hahuahua

vou experimentar a aditivada da shell pra ver.. ja isei bastante aditivada da br...
e assim vamos vendo o qual agrada mai$

Fernando Oliveira
17-11-06, 01:03
tenho pago R$ 2,45 em ambas... às vezes 2,49.
Até agora, eu não experimentei mais nenhuma outra gasolina na Yes...


Tenho colocado a premium da texaco (R$ 2,79) contra 2,62 da aditivada, notei que o motor fica mais "redondo" e monos barulhento, mas esquenta mais... fiz tuas alterações e agora vou medir o consumo para ver como fica.

A propósito, o filtro de gasolina da YES tem similar ou só o original ??

Como faço para trocá-lo ? é só torcer o "copinho" no sentido anti-horário ??

Jduarte
17-11-06, 02:05
Tenho colocado a premium da texaco (R$ 2,79) contra 2,62 da aditivada, notei que o motor fica mais "redondo" e monos barulhento, mas esquenta mais... fiz tuas alterações e agora vou medir o consumo para ver como fica.

A propósito, o filtro de gasolina da YES tem similar ou só o original ??

Como faço para trocá-lo ? é só torcer o "copinho" no sentido anti-horário ??


gasolinas assim, são um desperdício... mas é melhor desperdiçar nelas do que numa oficina, com limpezas e reparos... hehehehe... e elas têm um poder calorífico maior.

Eu não sei se há outros filtros de gasolina ... mas me parece que ele é de nylon. Seria o caso de limpeza, apenas.
Girar no sentido anti-horário vai apertá-lo... já que o copinho está de ponta-cabeça, tem que girar no sentido horário. Confere?... sabia que as 2007 não têm mais esse filtro?? :o

Não deixe de colocar as suas impressões sobre as mudanças, depois, em algum tópico. Legal, Fernando?

hedertone
17-11-06, 10:52
gasolinas assim, são um desperdício... mas é melhor desperdiçar nelas do que numa oficina, com limpezas e reparos... hehehehe... e elas têm um poder calorífico maior.

Eu não sei se há outros filtros de gasolina ... mas me parece que ele é de nylon. Seria o caso de limpeza, apenas.
Girar no sentido anti-horário vai apertá-lo... já que o copinho está de ponta-cabeça, tem que girar no sentido horário. Confere?... sabia que as 2007 não têm mais esse filtro?? :o

Não deixe de colocar as suas impressões sobre as mudanças, depois, em algum tópico. Legal, Fernando?
que filtro c fala JD? aquele copinhu?

Jduarte
17-11-06, 11:13
que filtro c fala JD? aquele copinhu?


sim, o copinho junto da torneira do tanque. As duas últimas motos que mexí, a Yes do Ricky e a Intruder do Raul, ambas 2007, não tinham esse copinho, e nem filtro externo. A J.Toledo parece estar eliminando pequenos "luxos" nas 125... mas, nada que prejudique, não. É só usar gasolina boa.