PDA

Ver Versão Completa : Relação: corrente COM ou SEM retentor??



Furious VIPER
20-11-06, 18:28
Eu aki dnovo!! Lá na loja q vi o preço dos óleos, tb vi o preço das relações!!
Axo q vou colocar uma 14x43... q segundo os caras era a original das 1ªs ybr's...
Mas pedindo o preço das relações lá.. axei da VAZ (original) por55 reais...
perguntei se tinham corrente com retentor... e eles tinham sim! pinhão 14 + coroa 43 + corrente did com retendor, dava 85 reais!! Axei meio caro, mas falam tão bem de tetentor q eu até pagaria!
O proóprio vendedor me disse q não valia a pena, pq assim, a corrente com retentor dura mais, sim, só q teria q trocar pinhão e a coroa, nisso a corrente velha (mas ainda em condições) seria usada com um pinão e uma coroa novos... ou seja, ficaria uma bagunça e a vida útil de todos diminuiria! Fui indicado q corrente com retentor éótimo pra motor fortes, q tem motor... pras pekenas ainda vale as correntes comuns, q gasta tudo na mesma época e troca-se tudo tb!
O q me dizem disso aí???

Luigi
20-11-06, 19:06
Eu acho que, só pelo fato de NÃO TER QUE REGULAR a corrente a cada 500km vale a pena, quando tiver que trocar a relação troca tudo denovo, mas por 30 reais, não ter que regular toda semana (no meu caso) a corrente, é uma benção!

E sua relação em geral vai durar mais com a corrente com retentor!

henrique
20-11-06, 19:25
o cara!! eu uso na minha ybr.. tenho relação 15x43 mas antes só usava 15x45, achei caro esse preço aí.. aqui paguei 70 por tudo.. mas a corrente é kmc com retentor tbm e relação riffel.. é muito melhor nem preciso dizer... nao tem q ficar esticando e na minha nao boto mais nada de oleo ou graxa pq ela nao faz barulho nenhum... coloca a relação 14x43 q fica boa.. eu já to com um pinhao 14 denovo pra testar aqui na minha, é bem melhor

Furious VIPER
20-11-06, 20:11
Ah, fala sério, não tem q regular nunca essa corrente??

pppocos
20-11-06, 21:35
retentor não é para tirar o barulho? lembro q tinha um pinhao com retentor para tirar o barulho da twister e strada batendo corrente,

Luigi
21-11-06, 08:05
No pinhão é pra tirar o barulho, na corrente ele segura o oleo e diminue o desgaste, mas não quer dizer que não tem que colocar oleo!
Tem sim!

A e Furiuosa, na minha fazer, que vendi com 13.000km, a corrente NUNCA tinha sido regulada (só limpo com diesel todo final de semana, no máximo 1 sim 1 não e aplico oleo 140) e na falcon, tá com 10.800 e a corrente tá na posição original

agm2112
21-11-06, 08:24
Lembre-se também que a corrente com retentor é bem mais "dura" que a sem retentor, o que acaba tirando cerca de 1hp da moto ... Eu fiz questão de trocar toda a relação da minha moto quando comprei, e paguei 150 reais numa corrente DID com retentor. Compro até pneus mais baratos, mas relação ... não economizo.

Luigi
21-11-06, 08:59
Tudo isso ? Será que esse é uma das variaveis que fazem a Twister ter mais "perca de potencia na roda" que a Fazer ? A corrente da twister é "mais dura"

Rubinho
21-11-06, 09:25
Como todos sabem, o barulho da relação da strada, assim como na tw é característico e irritante na minha opinião. Recentemente tive a oportunidade de andar em uma strada de um amigo que tem corrente com retentores. Pude verificar que essa corrente bem lubrificada e esticada praticamente anula o barulho. Considerando a diferença de preço e os benefícios acho muito válida a escolha.

Furious VIPER
21-11-06, 20:08
Putz.. naõ sei agora... axo q vou na corrente sem retentor... pq se ainda perco potência com ela... e a única vantagem é a regulagem da corrente q não precisa mais fazer!! Já tô acostumado com ela assim, sem retentor... dá pra colocar um pinhão 14, coroa 43 (original nas ybr até 2002), corrente da vaz sem retentor.. e sobra grana pruma coroa 45, caso seja mto tempo com garupa po coisa assim!!

Marvila
11-03-08, 17:39
Tópico antigo: assunto não concluído e que julgo interessante

Peço desculpas por estar desenterrando este tópico sobre corrente com retentor (quem pesquisa está sujeito a isto). Sempre escuto comentar sobre aquele chato barulho da corrente da Twister. No entanto, não sabia que era eliminado com o uso da corrente com retentor.

Quanto a perda de 1hp não seria uma "lenda urbana" ? Não consegui entender o motivo pelo qual levaria a esta perda, citada pelo agm2112 :(.

E quanto ao fato de não necessitar de ajuste ? Isto é fato comprovado ?

Há algo mais de positivo ou negativo sobre a corrente com retentor ?

BrunoDias
11-03-08, 17:53
e ae furious
colocou ou nao??

Jimmy1979
11-03-08, 18:26
A corrente com retentores são melhores. Colocando em exemplos. Quantos de nós já ficamos na mão devido a corrente ter estourado ? Pelo menos quem eu conheço que teve esse golpe de azar, naum tinha corrente com retentor instalada na motoca. Inclusive eu. :s
As com retentores tem maior durabilidade. Acho que isso já compesa o investimento um pouco mais alto. ;)

rulius
11-03-08, 19:26
Na minha TDM a corrente é com retentor, e em 9000km levei para verificar a corrente várias vezes, mas ela só foi apertada 1. eu colocaria com retentor. e o amigo que colocou kmc justamente por isso, essa marca é mais barata que a did (a qualidade da kmc não sei dizer).

agm2112
11-03-08, 19:30
Não sei como é com as motos street, mas para as motos trail, existe a corrente reforçada e a reforçada com retentor. A corrente reforçada já me parece bem resistente, e não tem emenda (e me parece não ser possível desmonta-la sem muita porrada).

Christian
11-03-08, 20:05
Mas que diabos é o retentor?
Perguntei aqui na oficina perto de casa se tinha corrente com restentor e o cara me respondeu... corrente com o que? |:(

E quanto a engrachar a corrente, eu o faço uma vez por semana. Com essa corrente poderia deixar quanto, 1 mês sem passar óleo?

Furious VIPER
11-03-08, 22:03
HUm... ainda nem troquei a relação da moto... ela vai passar dos 35mil bem na boa ainda.. hehehe
Tô pensando... poxa.. 3 anos com a moto.. 35mil km rodados e a relação tá lá ainda... não sei se vale a pena esses 30 reais de diferença não... afinal é 1 real por mês (vamos diluir a diferença)... mas se pra mim a relação (sem retentor) dura 35 mil... imagina uma corrente com retentor... vai passar dos 45mil km... o q pra mim já é um exagero. Sendo q a corrente com retentor pode durar, mas uma hora ou outra a coroa e o pinhão abrem o bico.
Isso tudo imaginando q troque minha relação AGORA... o q de fato NÃO vai acontecer... ela ainda roda um bocado.. um beeeelo bocado!!
Detalhe: desses 35mil... mais de 18mil foram rodados com pneu 100/90.. o q pesa mais e desgasta prematuramente a relação.

Luigi
12-03-08, 07:51
Pesa nada furiosa, o desgaste é o mesmo, isso é lenda urbana! :lol:


Christian, se na oficina que tu leva os caras não sabem nem o que que é corrente com retentor, meu deus, não leva mais tua moto lá! Mexanico é foda heim!

agm2112
12-03-08, 07:59
Furious, se eu voce você, ficaria com a original sem retentor. Se durou tanto, não tem porque inventar. E ainda existe a possibilidade da corrente com o-ring aumentar o consumo da moto.

Furious VIPER
12-03-08, 10:53
Luigi.... claro q pesa mais cara.. mais borracha, mais atrito com o chão.. mais atrito, mais força pra puxar a roda...
Mesmo q a banda de rodagem seja a mesma (o q as vezes acontece em função da calibragem... o pneu continua sendo um pouquinho mias pesado q o outro. Pra rodar 2mil km não daria diferença quase.. mas eu tô faz mias de 18mil com esse pneu...



Furious, se eu voce você, ficaria com a original sem retentor. Se durou tanto, não tem porque inventar. E ainda existe a possibilidade da corrente com o-ring aumentar o consumo da moto.

Perfeito o raciocínio agm... segue o baile sem retentor! hehehe

brunohcs
12-03-08, 12:07
retentor por acaso eh akele negocio que fika forçando a corrente pra cima?

se for isso meu mecanico falo que aquilo nao é bom, por que fica forçando ao extremo a corrente o tempo todo...

esse negocio de não passar oleo eu nao sabia.. soh o de esticar menos.. baum..

se nao for isso o retentor entao expliquem ae fazeno favor... pq fikei mto interessado.. sempre esqueço de passa oleo.. e odeio estica a corrente!!

Furious VIPER
12-03-08, 13:11
Retentores na corrente.. são anéis de borracha...q ficam nos elos, não sei a exata posição deles... mas evitam q a corrente acabe cedendo (em função da tração do motor) e evitam q a sujeira junte na corrente tb.
Se tiver algo a completar sobre os retentores.. alguém fala aí!

agm2112
12-03-08, 13:13
Retentores na corrente.. são anéis de borracha...q ficam nos elos, não sei a exata posição deles... mas evitam q a corrente acabe cedendo (em função da tração do motor) e evitam q a sujeira junte na corrente tb.
Se tiver algo a completar sobre os retentores.. alguém fala aí!


Eles retém o óleo nos roletes da corrente, aumentando sua durabilidade.

Volverine MF
12-03-08, 13:13
Nunca vi uma corrente com retentor, mas é que eu sou novinho de 2 rodas :D

Mas retentor, de uma forma geral, é uma peça que serve pra vedar, ou reter, isto é, o retentor da corrente mantém o lubrificante no seu lugar, evitando que a corrente trabalhe sem lubrificação, por isso ele dispensa regulagens periodicas e tem maior durabilidade, mas por outro lado, os retentores oferecem uma certa resistencia podendo fazer com que a moto perca potencia e aumento o consumo, mas creio que essa diferença é imperceptivel.

Os retentores, por serem de borracha, tb devem diminuir o barulho da transmissão, e pra quem faz longas viagens isso seria ótimo.

Enfim, acho que a corrente com retentores tem seus prós e contras e deve ser escolhida ou rejeitada de acordo com cada um, dependendo da moto, do uso que faz da msma e do que espera ou prefere, por exemplo, uma moto menos ruidosa ainda que menos potente, ae é corrente com retentor.

agm2112
12-03-08, 13:15
Contras da corrente com retentor:

- preço (custa o dobro ou mais)
- oferece maior resistencia ao movimento, podendo aumentar o consumo de combustível. Já li por aí que ela pode tirar até 1hp da moto.

Luigi
12-03-08, 19:26
Cara a falcon usa originalmente pneus 120/80 e aro 2.15 eu uso hoje pneu 150/70-17 e aro 4.25 e não senti diferneça alguma, já uso essa configuração faz 12mil km, rodo de vez em quando com falcons originais, e a moto é "igual" (retomada etc etc)

César
12-03-08, 21:56
Nossa nunca vi essa tal de corrente com retentor alguém tem aí uma foto de perto d uma?

César
12-03-08, 22:04
Achei uma pergunta sobre corrente c retentor no motoonline.
Quer dizer que corrente com retentor só de Twister pra cima então?

Corrente
Caros Tite/Biagio, esta semana pretendo levar minha YBR ED 2003, para a revisão. Ela está com 54000 KM e pretendo aproveitar para trocar a relação, mesmo tendo rodado pouco (em torno de 15000 KM, a anterior rodou 27000 KM e vou trocá-la pois está dilatada). Sempre prezei por colocar produtos originais na moto, mas dessa vez o mecânico falou que seria interessante colocar uma corrente com retentor, pois esta não dilata. Isto é verdade? Qual a opinião de vocês sobre esta corrente? A durabilidade é a mesma? O mecânico falou que nesta corrente não se deve colocar graxa branca, somente óleo, é verdade?
Eduardo Pazeto - Florianópolis/SC

R: Uma corrente com “o’ring” tende a durar mais, pois impede que os detritos penetrem nos roletes causando desgaste. A corrente com retentor é mais pesada e por isto seu uso não é aconselhável em motocicletas de baixo torque. Agora a opção é com você, resumindo, corrente com retentor tem mais peso e isto implica em mais consumo, menos potência, porém maior durabilidade.

agm2112
12-03-08, 22:29
Nossa nunca vi essa tal de corrente com retentor alguém tem aí uma foto de perto d uma?


http://www.racewear.com.au/images/product/171_ybnoring.jpg

É uma corrente comum, com umas "borrachinhas" entre os elos.

edumrq
28-11-09, 16:36
ae galera venho desenterrar o topico pra pedir uma ajuda de voces, estou pretendento colocar uma corrente com retentor na minha Flash 150, lendo o topico ouvi falar que a corrente é mais pesada por isso pode aumentar o consumo e reduzir a potencia em até um cv, mas essa corrente é mais pesada tipo quando 5kg? porque pra aumentar o consumo e reduzir até 1 cv, minha moto tem 12,7 cv 1 cv a menos é muita coisa, até que ponto essas informações são verdade?

Stone
28-11-09, 18:03
não é o peso da corrente que é maior, como ela tem os retentores ela trabalha mais pesada

apu
28-11-09, 20:19
Há também correntes com retentor e correntes sem retentor. Originalmente toda moto de trilha sai de fábrica com corrente com retentor e as motos de cross com corrente sem retentor. O motivo é que usando corrente com retentor a moto perde perto de 0,8CV por que a corrente é mais pesada e mais dura de se movimentar. Para o cross isso pode fazer diferença mas para motos de trilha a durabilidade e confiança que a corrente com retentor proporciona compensa enormemente a perda de um pouquinho de potência.

Na hora da troca da relação, muita gente opta pela corrente sem retentor por que ela é mais barata. Bem, se a grana está curta, a corrente sem retentor dá conta do recado e não afeta a segurança, mas usar uma corrente com retentor compensam apesar do preço mais alto por que a durabilidade é bem maior e a necessidade de ficar regulando a corrente é menor.

Fonte:
Norma VAZ NIB-016
Manual completo da moto, Hemus
Manual mecânico Honda.
Catálogo correntes EK

Stone
28-11-09, 20:24
A corrente com retentor da minha moto, coloquei era usada já, hoje apertei ela pela primeira vez, faz uns 4 meses já que tenho ela

apu
28-11-09, 20:30
entao.. minha corrente da tw, nao tem o'ring e é original ainda. 30.000km. nao bate, ainda tem regulagem pra apertar na balança, e nao faz barulho como a maioria do pessoal fala das correntes de tw..

no meu ponto de vista, pra quem faz e sabe fazer uma manutençao correta da corrente, limpeza, lubrificacao, esticar quando precisa, nao tem muita necessidade uma corrente com retentor.. até porque, na questao segurança, uma corrente sem retentor nao deixa de ser segura de forma alguma.

bira mt ata
28-11-09, 21:14
retentor so serve pra dar preço e encher linguiça.
se vc num cuida retentor nenhum salva corrente.

uedaa
29-11-09, 02:59
é como bira mt ata (http://www.pequenasnotaveis.com.br/../index.php?action=profile;u=10683)disse se não cuidar não vai adiantar nada pois os orings podem ressecar e rachar com o tempo se vc colocar uma relação boa vc nao vai precisar esticar direto a corrente e vai trocar o conjunto inteiro sem ressentimentos.

edumrq
29-11-09, 11:26
então vou comprar a corrente com retentor pra testar, pelo que sei a Did é a melhor, mas existe DID com retentor? Ouvi falar de uma marca chamada kcm ou kmc algo assim com retentor,mas não ouvi falar muito bem não, quais marcas com retentor são boas?

Mostarda_69
29-11-09, 21:21
DID é das melhores.. KMC sempre ouvi falar bem, mas to presenciando muuuuuuuuuuuuuito caso de correntes com menos de 10milkm soltar um elo, perde uma capinha.. em sumo, estragar cedo demais..


POXAAA 0,8cv?????????????????? vo coloca nas próximas motos somente sem retentor.. sempre cuido muito, então n terei problemas....

leandrofsouza125
05-12-17, 08:23
Trazendo o tópico a vida novamente..... (ganhei de todos...poderia ganhar o "pá de prata" :))

Tenho uma Biz 125 faz uns 10 meses. Peguei ela com 40k e estava com a manutenção em dia. Corrente sem retentor e relação com um tempo ainda para ser utilizado.

Bueno... mesmo fazendo manutenção na corrente, lubrificando corretamente, etc... a correia estourou quando estava na pista do meio de uma avenida de 3 pistas bastante movimentada. Por sorte a correia não enroscou na roda e não me derrubou. Consegui subir na calçada e achei um rebocador no horário de saída de trabalho de toda a cidade (Porto Alegre as 18:00 para tudo).

Resumindo: Ficar empenhado por si só já é um inferno. Felizmente não me acidentei... mas vai que enrosca a corrente na roda e eu caio, me esfolo ou pior: atropelado. Por 50 temers a mais e 1 hp a menos, de hoje em diante... corrente só com retentor. Minha vida e pele valem mais.

Ctrl-Alt-Del
05-12-17, 09:19
Leandro,

É muito raro uma corrente de marca razoável romper. Isso independe de ser com ou sem retentor.

Correntes rompem quando já deviam ser trocadas por desgaste excessivo, por execesso de esforço pelo estilo de condução ou porque a corrente era muito ruinzinha.

Nada a ver se não ser com retentor. Quem gosta de correntes com retentor é quem não gosta de lubrifica-las. Mas os retentores retém o lubrificante bem somente até os primeiros 6.000 km, depois as folgas pelo desgaste e a força centrífuga resultam no término do lubrificante original.

As motos off-road, essas sim se beneficiam de correntes com retentores porque estes evitam a entrada de partículas abrasivas entre pinos e buchas dos elos.

Ademais correntes com retentores consomem por volta de 0,5 cv a mais na roda. O que seria pouco para uma moto com 60 CV. Mas significativo para outra que na roda não chega a 12 CV.

leandrofsouza125
05-12-17, 09:56
Opa CTRL-ATL-DEL,

Pois é, li em outros locais que tbm depende do estilo de pilotagem e manutenção. Como essa será o meu primeiro kit de relação com corrente novo, vou ver quanto tempo dura e como se comporta. Encaro o retentor como um plus de segurança. Por ora, não me importo de perder potência e pagar um pouco mais :)

Ctrl-Alt-Del
05-12-17, 10:07
Opa CTRL-ATL-DEL,

Pois é, li em outros locais que tbm depende do estilo de pilotagem e manutenção. Como essa será o meu primeiro kit de relação com corrente novo, vou ver quanto tempo dura e como se comporta. Encaro o retentor como um plus de segurança. Por ora, não me importo de perder potência e pagar um pouco mais :)

O dinheiro é teu não meu. Boa sorte.

Mas não vá deixar de comprar uma corrente e pinhão D.I.D ou KMC sem retentor para comprar uma corrente com retentor Xing ling sem vergonha para achar que está seguro.

Tu botaste uma idéia na cabeça e criaste toda uma realidade na tua cabeça. Os vendedores vão te adorar.

Sem mais,

leandrofsouza125
05-12-17, 10:10
Belo comentário. O dinheiro de fato é meu e eu o gasto como quiser. Corrente somente com retentor.