PDA

Ver Versão Completa : Dica: Como verificar se o velocímetro tá marcando certo?



Bruno FMF
21-11-06, 11:20
Galera, observando que muita gente reclama que o velocímetro da moto não marca direito e tal, tive a idéia de fazer esse teste prá verificar se o velocímetro da moto tá marcando (quase) certo:

Passei na berreira eletrônica no limite da velocidade permitida (no caso 40 km/h) no marcador da moto e observei que a barreira eletrônica motrou a velocidade de 37 km/h, exatamente igual ao teste que fiz com o carro. Logo, a uma velocidade de 120 km/h (40 x 3), teremos uma diferença de 9 km/h (3 x 3) a menos que o marcado no velocímetro.
Acho que por aí, dá prá gente ter mais ou menos a idéia se o velocímetro da moto tá regulado.

Obs.: minha moto é zero e teoricamente o velocímetro tem que tá regulado.

Abração a todos!

Alan
21-11-06, 11:34
Isso não funciona pq a barreira eletrônica já tem a tolerância embutida e o erro do velocímetro geralmente não é linear, tem motos que roubam mais em baixa velocidade, outras em alta. As XT 600, por exemplo, chegam a marcar a menos em altas velocidades...

Bruno FMF
21-11-06, 11:53
Isso não funciona pq a barreira eletrônica já tem a tolerância embutida e o erro do velocímetro geralmente não é linear, tem motos que roubam mais em baixa velocidade, outras em alta. As XT 600, por exemplo, chegam a marcar a menos em altas velocidades...


Alan, com relação a tolerância embutida, talvez haja um equívoco aí. Tenho um amigo que é agente de trânsito e ele diz que as barreiras são aferidas regularmente. É uma exigência do DETRAN. A tolerância está na legislação. Você só pode ser multado se ultrapassar 7 km acima da velocidade permitida no local. Quem já foi multado sabe como vem a multa. No caso da barreira, a multa vem com a velocidade aferida de 48 km/h ou mais, nunca menos (no caso do limite de 40km/h). Com relação a outras motos, acato sua informação, pois desconheço o assunto. Mas é muita coincidência a velocidade da minha moto na barreira ser exatamente igual à de três carros que já fiz o teste.

Luigi
21-11-06, 12:03
Isso não existe, porque o erro é PERCENTUAL e não FIXO!

Exemplo, minha moto a 50km/h no painel parca quase isso no digital de moto, mas a 120 no painel marca 103 no digital
Tenho um erro de 17~18% por causa do SM!

Alan
21-11-06, 12:12
De fato elas são aferidas, inclusive se acaso elas não estiverem, a multa é passível de anulação...

Sobre a tolerância vir na multa, eu tb concordo, mas eu disse que ela é embutida no aparelho pelo seguinte:

Pense que a tolerância da legislação é 5% (valor hipotético). Vc passa em uma barreira eletrônica de 60 km/h a 63 km/h. Se for aplicada a legislação, sua velocidade considerada na multa será de 59,85 km/h, ou seja, não infringiu o limite. Mas e aí, como se faz ? Vc passou na barreira, ela marcou uma velocidade 5 % maior do que a do limite da via, mas a multa não existe ?

Isso é uma dúvida que eu tenho tb, e que me fez pensar que a velocidade indicada nas barreiras já é a considerada. Não tenho disposição para passar na barreira com ela marcando 63 e ver se o flash é disparado hehe...

Pergunte isso ao seu amigo agente de trânsito...

Valeu !

Bruno FMF
21-11-06, 12:16
Isso não existe, porque o erro é PERCENTUAL e não FIXO!

Exemplo, minha moto a 50km/h no painel parca quase isso no digital de moto, mas a 120 no painel marca 103 no digital
Tenho um erro de 17~18% por causa do SM!


Pode ser... acaba dando no mesmo. Um erro de 3 km a 40 km/h dá 7,5%. Se a gente aplicar 7,5% em 120 km/h, dá um erro de exatamente 9 km. Mas a velocidade que mostra a barreira eletrônica é real, isso é fato. A minha intenção aqui foi apenas verificar aproximadamente se o velocímetro de nossas motos estão mais ou menos regulados. Não pode haver diferenças gritantes em motos zero. Isso é Lei. Senão todos estariam propensos a tomar multas indiscriminadamente. Não podemos alegar que o velocímetro da moto veio de fábrica com defeito. Ninguém vai acatar uma justificativa dessas justamente porque eles sabem que são feitos testes na fábrica e o velocímetro dos veículos são aferidos e regulados antes de serem liberados.

Luigi
21-11-06, 12:22
Se ele marca a MAIS não tem como tu levar uma multa ué!

E marca sim, no caso a hornet, marca 250 no painel, mas na real está a 200!
É uma jogada de markt mas ninguém reclama, porque fica "feliz" com a CGzinha marcando 140 no painel =/

A e sim, é real sim na barreia eletronica, sempre marca a mesma velocidade do meu velocimetro digital!

Só que essa regra de 3 não é valida!

jecastro
21-11-06, 12:57
Regra de 3 não vale, o erro aumenta bastante com a velocidade, aqui as lombadas eletrônicas marcam a velocidade correta, tanto que onde máxima é 40km/h você pode passar até 47km/h que ela não bate foto.

farofinha182
21-11-06, 13:08
ki papinho....pega uma reta de 200metros...mantenha a velocidade de "100" khm/h no painel peça para um amigo cronometrar a hr de saida e chegada no ponto f inal..e faz akela formula p saber a velocidade media a qual nao me lembro qual eh..pronto descobrira se marca errado ou nao
ou vao duvidar da fisica???

alexandrev8
21-11-06, 14:05
Ai só tem um jeito pra descobrir e passar na barreira acima de 110 a 120 km/h ai voce ve a diferença no velocimetro e no bolso!

Bruno FMF
21-11-06, 14:07
De fato elas são aferidas, inclusive se acaso elas não estiverem, a multa é passível de anulação...

Sobre a tolerância vir na multa, eu tb concordo, mas eu disse que ela é embutida no aparelho pelo seguinte:

Pense que a tolerância da legislação é 5% (valor hipotético). Vc passa em uma barreira eletrônica de 60 km/h a 63 km/h. Se for aplicada a legislação, sua velocidade considerada na multa será de 59,85 km/h, ou seja, não infringiu o limite. Mas e aí, como se faz ? Vc passou na barreira, ela marcou uma velocidade 5 % maior do que a do limite da via, mas a multa não existe ?

Isso é uma dúvida que eu tenho tb, e que me fez pensar que a velocidade indicada nas barreiras já é a considerada. Não tenho disposição para passar na barreira com ela marcando 63 e ver se o flash é disparado hehe...

Pergunte isso ao seu amigo agente de trânsito...

Valeu !


É o seguinte Alan:
O Denatran, levando em consideração a Portaria nº115/1998 do INMETRO, editou a Portaria nº 2/2002 que, resumidamente, para fins de autuação/penalidade por excesso de velocidade, deve-se levar em conta a margem de erro abaixo como limite, acima da velocidade aferida:
7 km/h para velocidade até 100 km/h e
7% da velocidade medida para velocidades acima de 100 km/h.

Portaria nº 2/2002: http://www.denatran.gov.br/download/Portarias/2002/PORTARIA02-02.rtf
Portaria nº115/1998 do INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/rtac/resultado_pesquisa.asp?seq_classe=1&sel_tipo_ato_legal=1&sel_orgao_regulamentador=10&sel_categoria=--&num_ato=115&ano_assinatura=1998&palavra_chave=

Bruno FMF
21-11-06, 14:17
ki papinho....pega uma reta de 200metros...mantenha a velocidade de "100" khm/h no painel peça para um amigo cronometrar a hr de saida e chegada no ponto f inal..e faz akela formula p saber a velocidade media a qual nao me lembro qual eh..pronto descobrira se marca errado ou nao
ou vao duvidar da fisica???

Pô, farofinha182, me desculpe, se tem barreira eletrônica por aí com velocidades máximas de 60 km/h e até de 80 km/h, que medem a velocidade real, prá quê ter esse trabalho todo que vc sugeriu?
O objetivo aqui foi apenas sugerir de como anda o velocímetro de sua moto, APROXIMADAMENTE. Eu já vi postagens de colegas aqui relatando diferenças gritandes no velocímetro de uma CG 150 normal e uma Sport, lado a lado.

Bruno FMF
21-11-06, 14:50
Ai só tem um jeito pra descobrir e passar na barreira acima de 110 a 120 km/h ai voce ve a diferença no velocimetro e no bolso!



alexandrev8, a barreira eletrônica não multa moto. Ela só fotografa a placa da frente!

jecastro
21-11-06, 14:53
alexandrev8, a barreira eletrônica não multa moto. Ela só fotografa a placa da frente!

Isto não é regra, aqui tem aparelhos que multam pela frente e outros que multam por trás.

Bruno FMF
21-11-06, 15:03
Isto não é regra, aqui tem aparelhos que multam pela frente e outros que multam por trás.

A barreira eletrônica que eu tô falando é aquela que aparece a velocidade quando a gente passa. Existem alguns municípios, pouquíssimos, como por exemplo em Lages/SC, que estão começando a multar motos nesse tipo de lombada.

Luigi
21-11-06, 15:40
Aqui em blumenau TODOS pegam por tras (hauishaiuhs)

farofinha182
21-11-06, 16:20
mas passa nessa lombada a 100 p mim ver tua fotinhu!!!
ver se marca certo a 60 p mim nao interessa...
como dizem q nao marca certo essas lombadas ou algo assim ou cidades q nao tenha esse tipo de tecnologia....o melhor jeito é esse q eu falei...pelo menos o correto p testar acima dos 100

marys7br
21-11-06, 17:06
Eu tô com essa dúvida, acho q o meu não tá regulado não... Quando a motoca tá parada ela já tá nos 10km/h....rs!

FabricioFabuloso
21-11-06, 17:41
Aqui em blumenau TODOS pegam por tras (hauishaiuhs)


Hahahahahahahahah pior q aki tb Hahahahahahahahaha

Acho q o melhor jeito seria com um GPS... ou ateh mesmo um bom digital de bike.. e dai fazer varias medições pra ver o erro..

Abraços