PDA

Ver Versão Completa : O que força mais o motor: altos giros ou grandes esforços?



Sam_2006
23-11-06, 06:13
Imaginem as seguintes situações:

Um trecho de 100 Km de estrada totalmente plana. Um sujeito pega uma 125 e
percorre esse trecho inteiro sem garupa a uma velocidade de 120 Km/h a 9.000 RPM.

Agora imagine uma estrada com uma subida leve, mas constante, como a subida da
rodovia dos Imigrantes em São Paulo. Vamos supor que ela também tenha 100 Km de
extensão, e que o mesmo sujeito percorra esse trecho COM GARUPA, em 4a. marcha,
a 80 Km/h e 7.000 RPM.

O que seria mais prejudicial ao motor, a primeira situação, em que temos menos
esforços mas altos giros, ou a segunda, em que temos baixos giros mas altos
esforços?

Lagartixxa
23-11-06, 07:37
acho q a primeira, pois ta trabalhando na beirada da faixa de trabalho do motor! no outro caso ele ta num giro menor, o motor foi projetado pra aguentar isso!

windowsnt
23-11-06, 07:45
Concordo em partes com a afirmacao do amigo acima, mas se vc ter peso superior com marcha indadequada o desgaste talvez seja até maior que forçar os giros. Tem que ver com algum engenheiro. Se bem que forçando os giros a fadiga ocorra bem antes que forçar com peso acho que é por aí...

AMBN
23-11-06, 08:30
eu acho a subida pior, pois além de submeter o motor a um esforço maior (terreno ingreme), vc anda força a relaçao, embreagem....

Jduarte
23-11-06, 08:35
a segunda situação...

nela, vc está com acelerador bem aberto, permitindo quase toda aspiração e alimentação ao motor. E nessa condição, está gerando mais potência, calor e esforço mecânico (físico) das peças diretamente envolvidas.

agm2112
23-11-06, 09:00
Os 2 extremos prejudicam ... pra mim o ideal seria um meio termo entre os 2 ... tendendo para o giro mais baixo. Com o ponto de ignição bem ajustado, não vejo problema.

PimEdu
23-11-06, 10:34
Na fiat (site) vi uma vez q não recomendam andar em rotação mto baixa acelerando tudo pq isso força o motor, magino q para motos tbm sirva, votaria na opção dois como mais danosa.

Sam_2006
23-11-06, 13:13
Na subida da Rodovia dos Imigrantes, sem garupa, eu consigo rodar em quinta marcha, mas sinto que a resposta do motor fica bem pior.
Nesse caso, será que eu estou forçando o motor subindo em 5a., será que o ideal seria subir a serra em 4a. marcha?

alexandrev8
23-11-06, 14:43
eu acho a primeira

pois vc sozinho em um reta numa CG, voce vai querer enrolar o cabo

já na segunda voce vai esta com garupa e a CG nao ira render muito entao se voce for esperto nao irar esquelar a 125cc.

Celso Pin
23-11-06, 18:20
a primeira; se a moto dá 80 a 7mil, tanto faz ser subida ou descida... essa relação é fixa: giro x câmbio x roda...

rocksul
23-11-06, 19:21
Sei lá não entendi direito os questionamentos... mas tipo...
Tipo se tu tiver numa subida a 80kmph em 5ª e a motinho estiver pedindo giro, mas mesmo assim tu te negar e deixar ela subir em 5ª batendo o motor de tão pouca força que a moto possui pq acha que se andar em 5 com baixa rotação vai economizar mais gasolina que em 4, tu vai estar detonando mais o motor da moto, sobe em quarta.

destbr
23-11-06, 19:33
a primeira; se a moto dá 80 a 7mil, tanto faz ser subida ou descida... essa relação é fixa: giro x câmbio x roda...


com certeza, mas concorda q para manter essa relação em uma subida e em uma descida, a abertura do acelerador sao bem diferentes? talvez aí esteja o X da questão perguntada por nosso amigo.

Celso Pin
23-11-06, 22:49
com certeza, mas concorda q para manter essa relação em uma subida e em uma descida, a abertura do acelerador sao bem diferentes? talvez aí esteja o X da questão perguntada por nosso amigo.


a pergunta específica é : o que é mais prejudicial ao motor?
bom... a rotação mais alta é mais prejudicial (se é que podemos dizer assim...)

quanto a outra parte da pergunta sobre "forçar" o motor...



O que seria mais prejudicial ao motor, a primeira situação, em que temos menos
esforços mas altos giros, ou a segunda, em que temos baixos giros mas altos
esforços?

isso é um erro de conceito; 7 mil giros são 7 mil giros, independente da carga... qual o problema se temos que acelerar mais ou menos para atingir esses 7 mil giros???

Alan
23-11-06, 23:25
isso é um erro de conceito; 7 mil giros são 7 mil giros, independente da carga... qual o problema se temos que acelerar mais ou menos para atingir esses 7 mil giros???


Celso, o problema de se acelerar mais ou menos está no seguinte: os carburadores de motos funcionam por sistema de venturi, onde é criada é uma depressão na região interna do carburador, a qual suga o combustível...

É possível se atingir 7 mil rpm com diversas aberturas de acelerador, cada qual com seu comportamento. A depressão será tão intensa quanto a velocidade do ar que está sendo sugado. Se vc acelera tudo, a chamada abertura em "WOT", a velocidade será menor, com consequente alimentação mais pobre...

Vc pode comprovar isso monitorando a mistura do seu carro ou da sua moto através de uma sonda lambda. O fator lambda 1, que é quando a sonda gera uma tensão de 760 mV, é referente a queima perfeita. Para se monitorar a mistura o procedimento é acelerar o veículo, de preferênica em uma marcha alta, a fim de melhor representatividade, desde a marcha lenta até o corte de giro em WOT, sendo que a mistura deve ficar entre 760~800 mV...

Com meia abertura de carburador, por exemplo, a leitura será bem maior. Em carros carburados ocorre a mesma coisa. Nos injetados a alimentação já está bem mais desenvolvida, se ajustando através de TPS (abertura da borboleta), temperatura, rotação, etc...

lugano
24-11-06, 00:24
Não tenho ideia do que prejudica mais, mas acredito que levar garupa prejudica, agora me diz uma coisa, eu tenho uma cruise também, e se eu der 110 nela o giro ja vai la para a casa dos 10 mill, fica no vermelho, isso sem garupa, por acaso você consegue chegar a 120 sem garupa e fazer o seu motor girar a 9 mil giros?? Se sim, me diz como fez, por que quero fazer na minha também. outro dia você disse que ia fazer uma preparação pra sua moto se tornar uma 155 cc, e ai deu certo?? Valew

Sabedoria
24-11-06, 08:48
Não tenho ideia do que prejudica mais, mas acredito que levar garupa prejudica, agora me diz uma coisa, eu tenho uma cruise também, e se eu der 110 nela o giro ja vai la para a casa dos 10 mill, fica no vermelho, isso sem garupa, por acaso você consegue chegar a 120 sem garupa e fazer o seu motor girar a 9 mil giros?? Se sim, me diz como fez, por que quero fazer na minha também. outro dia você disse que ia fazer uma preparação pra sua moto se tornar uma 155 cc, e ai deu certo?? Valew


Dá uma lida no tutorial "como calcular a velocidade da moto" que explica o que vc tem que fazer. Se após os calculos vc descobrir que a potencia necessária para o que vc quer for no máximo de 15%, com o rebaixamento de cabeçote para aumento da taxa de compressão em 10,5 x 1, maior entrada de ar (filtro esportivo) e maior velocidade dos gases de saida (escape dimensionado) e troca de coroa da pra fazer, sem gastar muito e sem diminuir muito a vida util da motoca. Só fique esperto porque vc terá que usar sempre gasolina com alto poder anti detonante e na ausencia desta, misturar em quantidades a serem descobertas em testes um pouco de alcool no tanque para evitar pré detonação.

Jduarte
24-11-06, 10:56
isso é um erro de conceito; 7 mil giros são 7 mil giros, independente da carga... qual o problema se temos que acelerar mais ou menos para atingir esses 7 mil giros???


leve também em consideração a concepção do motor. Vc pode considerar que todas as faixas de giro até a faixa vermelha são úteis, e que o motor está apto a se manter nelas.

Sam_2006
24-11-06, 13:12
Não tenho ideia do que prejudica mais, mas acredito que levar garupa prejudica, agora me diz uma coisa, eu tenho uma cruise também, e se eu der 110 nela o giro ja vai la para a casa dos 10 mill, fica no vermelho, isso sem garupa, por acaso você consegue chegar a 120 sem garupa e fazer o seu motor girar a 9 mil giros?? Se sim, me diz como fez, por que quero fazer na minha também. outro dia você disse que ia fazer uma preparação pra sua moto se tornar uma 155 cc, e ai deu certo?? Valew


Lugano, dê uma olhada no tópico sobre a preparação da minha Cruise:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=10444

Estranho você atingir 10.000 RPM a 110 Km/h, pois mesmo com a relação original da Cruise, 14x47, quando eu atingia essa velocidade o giro não chegava a passar dos 9.000 RPM.