Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 35

Hybrid View

  1. #1
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    40
    Posts
    2.087

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Hmmm, quer dizer que se eu andar perto dos 7mil giros na YES (o torque máximo se da por ai né?) eu vou economizar mais que se eu andar perto das 5000rpm acelerando mais (já que terei menos força, preciso abrir mais o acelerador)? Essa é nova para mim... vou testar, sempre evito passar das 6mil rpm por ser mão de vaca, só falta ser mão de vaca mas burro, hehehe.

  2. #2
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    39

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Citação Postado originalmente por PimEdu Ver Post
    Hmmm, quer dizer que se eu andar perto dos 7mil giros na YES (o torque máximo se da por ai né?) eu vou economizar mais que se eu andar perto das 5000rpm acelerando mais (já que terei menos força, preciso abrir mais o acelerador)? Essa é nova para mim... vou testar, sempre evito passar das 6mil rpm por ser mão de vaca, só falta ser mão de vaca mas burro, hehehe.
    Isto não é burrice não Edu. Muita gente (inclusive eu até pouco tempo) achava que pouco acelerador significa sempre pouco consumo. Mas após me explicarem ficou facil. No giro de torque maximo 7000 rpm por exemplo, vc abre menos o acelerador para manter a velocidade. Se vc abrir meio acelerador nesta condição, indica que vc tá enchendo "teoricos" (porque a mistura se espalha por todo o cilindro) 125/2 cc = 62,5 cc. A 5000 rpm, devido a menor força disponivel do motor, vc precisa abrir 3/4 do acelerador para compensar isto (125/4) x 3 = 93,75 cc. è o mesmo caso de motor maior gastar menos. Uma 125 para manter 100 km por hora necessita de quase abertura total do acelerador. Uma 400 para manter a mesma velocidade necessita de menos de 1/3 do acelerador aberto (1/3 de 400 = 133). Ou seja a 100 km por hora uma 400 gasta quase a mesma coisa que uma 125 (lógicamente dentro de uma situação ideal, dificil de se conseguir na estrada, mas comprovado em pista de testes)

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Itapecerica da Serra - SP
    Idade
    36
    Posts
    749

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Eu rodo 70 Km com a minha por dia... e estou fazendo 27 Km/Litro como vejo que todos fazem 30 - 35Km/Litro
    gostaria de saber o que fazer para alcançar tais resultados...

    O único problema é que pego um bom trecho de rodovia...talvez isso seja um fator negativo pois geralmente mantenho 90 - 100 Km/h

    A moto está com 2000 Km rodados...será q após um certo tempo ela reduz o consumo ?

    Existe algum tipo de regulagem para deixá-la mais econômica ?

    Abraços econômicos !
    uahauhauhau

    Felipe - sem moto... =( (fotos de minha ex-moto aqui)
    Eu sou como os alpinistas... só o cume interessa.

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Idade
    39
    Posts
    4.933

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Vou tentar esse esquema ae.. minha moto nunca passou de 30km/l

  5. #5
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    40
    Posts
    2.087

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Hmmm, po, mas vamos supor, a 7000rpm vc faz 3500 queimas por minuto, a 5000rpm vc faz 2500 queimas, será que as queimas a menos não causam uma economia mesmo acelerando mais?

  6. #6
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Leander eu já havia explicado sobre a forma de se tocar a yes, digo yes pois o assunto era sobre a yes, não lembro se em algum tópico ou pelo msn. Mas a sua explicação, sem dúvida, foi mais esclarecedora que a minha. Até agora não acho a yes beberrona ou com motor fraco, depende de muitos fatores mecânicos e de quem está pilotando. A sua explicação foi perfeita. Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  7. #7
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    39

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
    Leander eu já havia explicado sobre a forma de se tocar a yes, digo yes pois o assunto era sobre a yes, não lembro se em algum tópico ou pelo msn. Mas a sua explicação, sem dúvida, foi mais esclarecedora que a minha. Até agora não acho a yes beberrona ou com motor fraco, depende de muitos fatores mecânicos e de quem está pilotando. A sua explicação foi perfeita. Um grande abraço a todos os irmãos.
    valeu Ivan

    Edu, eu também pensava assim, mas tem algo que a gente nunca para para pensar. Imaginemos que dois veiculos iguais, conduzidos de maneira igual no mesmo percurso. Um gasta mais do que o outro. Se imaginarmos que o trabalho executado pelo motor é o mesmo, teoricamente a queima que gera o calor que transforma energia termica em energia mecanica deveria ser o mesmo, mas não é! O combustivel usado na geração do trabalho foi a mesma, só que o combustivel jogado a mais para dentro do motor não se queima e perde-se pelo escape e/ou através do sistema de arrefecimento. O melhor rendimento se consegue quando se tem a melhor relação de transformação de energia termica em mecanica e isto ocorre na faixa de torque maximo, e não de potencia. A rotação de potencia maxima é a mais gastona, a de torque é a mais economica. Isto sem contar que as valvulas não vedam perfeitamente e mesmo no tempo que teoricamente o combustivel não deveria ser aspirado, ainda é um pouquinho, e o escape também tem gases mandados para outras vias (inclusive para o carter). Não entendo muito disso não, mas no meu percurso diario, quando pego subidas, normalmente coloco uma marcha que me permita estar sempre perto da rotação de torque maximo. É mais economico andar em 4 a 7000 rpm em uma subida do que em 5 a 5000 rpm. Neste caso a abertura da borboleta do carbura é maior e consequentemente o consumo também. Em uma longa reta, após termos vencido a Inercia, a melhor rotação é aquela que eu consiga manter a velocidade com o menor acelerador. Ai sim pode ser que menores giros representem menos consumo, mas sem o embalo, eu compenso esta economia na reta/descida com um maior gas necessário para vencer a subida, visto a minha inercia ser menor antes da subida. deu pra entender? Acho que ficou meio enrolado... |

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Goiânia - GO
    Idade
    35
    Posts
    1.109

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Leander, Ivan RJ, ótimas explicações, tiraram algumas dúvidas que eu tinha em relação à isso..
    Minha moto está fazendo entre 28-30 km/l, o que eu acho pouco perto do que o pessoal do PN relata..
    Eu praticamente não deixava a moto subir dos 5 mil giros, por achar ser mais econômico... pensava que quanto menos giros, menos combustível se gasta. Vou experimentar deixar o giro subir até uns 7 mil e ver como fica o consumo, além de ficar mais fácil de guiar a moto, na minha opinião.

    vLw, []s

  9. #9
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    39

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Citação Postado originalmente por yalta Ver Post
    Leander, Ivan RJ, ótimas explicações, tiraram algumas dúvidas que eu tinha em relação à isso..
    Minha moto está fazendo entre 28-30 km/l, o que eu acho pouco perto do que o pessoal do PN relata..
    Eu praticamente não deixava a moto subir dos 5 mil giros, por achar ser mais econômico... pensava que quanto menos giros, menos combustível se gasta. Vou experimentar deixar o giro subir até uns 7 mil e ver como fica o consumo, além de ficar mais fácil de guiar a moto, na minha opinião.

    vLw, []s

    Mais facil e mais seguro, porque se num corredor alguem te expremer e vc tiver que sair rapido, o aumento de velocidade se dara mais rapido na faixa de giros entre o torque maximo e potencia maxima. A resposta do acelerador é a melhor possivel nesta FAIXA. eu, inclusive andaria sempre nesta faixa, mesmo que não fosse a mais economica, porque uns litrinhos a menos de gasosa no final do mes não valem a minha pele hehehehe. Alguns acham que o importante é a economia. Tem gente que diz fazer 45 km/l na cidade. Eu quero ver alguem fazer 45 km /l andando na marginal pinheiros ou tiete em horario de rush, e ver carro te expremendo de tudo quanto é lado. Este cara ia voltar a ser perdulario na mesma hora.... :lol: :lol:

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Citação Postado originalmente por felucas Ver Post
    Eu rodo 70 Km com a minha por dia... e estou fazendo 27 Km/Litro como vejo que todos fazem 30 - 35Km/Litro
    gostaria de saber o que fazer para alcançar tais resultados...

    O único problema é que pego um bom trecho de rodovia...talvez isso seja um fator negativo pois geralmente mantenho 90 - 100 Km/h

    A moto está com 2000 Km rodados...será q após um certo tempo ela reduz o consumo ?

    Existe algum tipo de regulagem para deixá-la mais econômica ?

    Abraços econômicos !
    uahauhauhau
    A minha fazia 28 antes de amaciar, agora depois dos 30 mil que o amaciamento tá completo o consumo melhoro tá fazendo 30km/l
    Moto é tudibão!

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Goiânia - GO
    Idade
    35
    Posts
    1.109

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Pois é, fiz o "teste" hoje e realmente bate com o que o Leander comentou. A moto fica bem mais esperta, com melhor retomada e talz.
    Valeu a dica aí e realmente, melhor gastar um pouco mais com gasosa do que ser atropelado só pra economizar, dAEHUdhAEUdA

    vLw, []s

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    39

    Re: Consumo Suzuki EN 125 YES

    Citação Postado originalmente por yalta Ver Post
    Pois é, fiz o "teste" hoje e realmente bate com o que o Leander comentou. A moto fica bem mais esperta, com melhor retomada e talz.
    Valeu a dica aí e realmente, melhor gastar um pouco mais com gasosa do que ser atropelado só pra economizar, dAEHUdhAEUdA

    vLw, []s
    Sempre disposto a ajudar...

  13. #13
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    6

    Desenterrando o tópico

    Faz muito tempo após a ultima msg, mesmo assim quem ler terá mais uma opnião como base.
    O pessoal adicionou muito conhecimento com as opniões, estão de parabéns.
    Comprei a minha a pouco tempo e ja tenho alguns numeros para compartilhar. Ja adianto que a média irá variar de 30~35 mesmo sem choro. A minha é 2007 com o sstema Pair.
    Com ela orginal, coroa 43/14 e carburador sem o macete e vela velha e muito gasta, fez em torno de 30 km. Como eu tinha pego a moto a pouco tempo e com "dó" do acelador foi uma boa marca.
    Agora ja troquei óleo (10W30 Ipiranga) relação, 43/15 (isso mesmo alonguei), vela de Iridium e sem filtro de ar (tirei tudo).
    Macete: Baixei a marca da agulha e coloquei a arruela por baixo dela fazendo baixar ´somente um pouco (valeu J.D).
    Coloquei quase três voltas e meia na regulagem de mistura. O que me parece muito ainda, vou fechar uns 45 graus metade da metade de uma volta. O fato é que para atingir o máximo de economia em baixos giros, eu regulo com mistura de boa para pobre. Como sei? um colega mencionou que o afagador foi feito para usar! e isso é verdade, se a sua moto pega de cara sem precisar dele, pode ter certeza que a mistura está rica, e isso tráz um "alto" consumo. No meu caso, até prefiro a moto meio fraquinha quando fria, e otimizada quando quente, nem pelo gasto, mas sim pela carbonização mistura rica causa. Até puxa um cadin a mais, mas mesmo assim prefiro ela com medida estequiometrica... (na medida do possível) abraços

  14. #14
    Novato Avatar de joaomagalhaess
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    33
    Posts
    43
    A minha dá 35 km/litro, o consumo da sua está ótimo!!
    Suzuki Yes 125 Prata 2012/2013

  15. #15
    Motociclista Avatar de augustothalison
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    502
    A minha faz em média 30~35km/l isso andando com giros entre 5 e 8 mil rpm, e dando varias esticadas de as veses... e essa forma de medir qe voce fez é estranha... eu costumo medir assim, encho o tanque zero o odometro parcial ando até entrar na reserva depois divido os kms rodados por 12 que é a quantidade de litros que da no tanque principal... penso eu que assim tenho mais precisão nas medições ja que as veses ao repor a gasolina como voce fez pode acontecer do frentista colocar quantidades diferentes se é que me entende...
    A velocidade que emociona é a mesma que mata.

 

 

Tópicos Similares

  1. Suzuki Gemma 250 - A primeira coisa feia da Suzuki que eu vejo.
    Por Rafa Davidson no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 20
    Último Post: 05-01-13, 19:44
  2. Suzuki Yes 150i com Fotos e Anuncio no site da Suzuki
    Por Motorcycle Man no fórum Área de debate
    Respostas: 75
    Último Post: 26-07-11, 17:05
  3. Suzuki Yes? Ela realmente é fabricada pela suzuki?
    Por Léo Borges no fórum Área de debate
    Respostas: 71
    Último Post: 12-03-10, 15:51
  4. Suzuki B-King, da fábrica da Suzuki no japão
    Por Japaparadoxx no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 31
    Último Post: 24-03-08, 18:46
  5. Suzuki Motos realiza o Club Member Suzuki Day 2007
    Por João Tadeu Boccoli no fórum Notícias
    Respostas: 17
    Último Post: 13-07-07, 17:36

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •