Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 31
  1. #16
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    185

    Re: Consumo da moto no inverno

    Na questão do atrito entre o pneu e o piso molhado ,deve-se distinguir a aderêcia do atrito pois com o piso molhado a aderência diminui enquanto o atrito aumenta.O aumento do atrito é causado pela energia que é necessária p/que o pneu empurre a água que cobre o piso e a perda de aderência se dá quando o pneu não consegue drenar a água do piso ficando apoiado sobre uma menor área de contato com o solo como já foi postado.

  2. #17
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    40
    Posts
    2.087

    Re: Consumo da moto no inverno

    Hmmm, é, dai pode ser q baixando a temperatura do motor ele não funcione tão bem mesmo... não tinha pensado nisso...
    Mas AGM, as peças do motor não são feitas para dilatarem igualmente? Mantendo assim as folgas e tals?
    Pq não consigo ver mto a relação entre a mudança de temperatura e o funcionamento, pq oq faz a moto ganhar força é a expansão dos gases q empurra o pistão e não o calor produzido na explosão.

  3. #18
    Super Moderador Avatar de casali
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Caxias do Sul - RS
    Idade
    48
    Posts
    4.202

    Re: Consumo da moto no inverno

    Citação Postado originalmente por PimEdu Ver Post
    O funcionamento do motor não tem nada a ver com o calor. Na verdade ele utiliza a explosão da gasolina para empurrar o pistão (esses nomes não manjo mto não, posso errar em varios) e ele subindo faz a força para a moto andar. O calor gerado já é um desperdicio em si, que nem lampada sem ser branca, ela esquenta e isso já é um desperdicio.
    Eu não manjo mto de funcionamento de motor, mas sei q o calor gerado pela explosão não faz o motor funcionar não, então o desperdicio acho q é minimo se seu motor refrigerar mais rápido ou não, oq importa é a energia que explosão da para o pistão (e isso decorre não do calor, mas do aumento da pressão significativo que tem com a explosão).
    Sobre com água depende, se for passar em algo com uns 5cm de lamina de água com certeza o aumento da resistência é grande, mas em geral, em vias não alagadas o atrito diminui, a área de contato do pneu com o asfalto cai muito (dependendo da velo o pneu quase não toca o solo, numa aula de pavimentação minha professora mostro um video que mostrava isso), a moto praticamente aquaplana, e dai se tiver aquaplanando o atrito é mínimo. Mas como disseram o aumento da resistência se da devido a água ser mto mais densa (e portanto mto mais dificil de se atravessar, lembra qdo muleque vc tentava socar seu amigo de baixo da água, que sai fraquinho), mas o atrito do pneu com certeza diminui tbm nessa situação, pq a água deixa a moto mais "leve".
    Como falou o AGM depende da temperatura para funcionar corretamente, teve uma época emque a fiat proibiu a venda de carros a álcool no RS, em dias muito frios e com chuva chega-se a ter que colocar algo para diminuir a entrada de ar no radiador para o motor não falhar,
    quando lembrar a temperatura ideal de funcionamento de um motor a combustão eu posto



    SISTEMA DE ARREFECIMENTO


    Antigamente a maior preocupação era refrigerar os motores, até porque do calor gerado pela queima do combustível, apenas ¼ era usado como força de trabalho, e os outros ¾ eram dissipado pelo sistema de refrigeração. Devido as mudanças em suas características, o sistema de refrigeração, como era chamado, passa a ser sistema de arrefecimento, e a água do radiador passou a ser chamada de solução arrefecedora (água + aditivo).
    Como podemos observar os motores modernos trabalham mais quentes, reaproveitando parte do calor que antes era eliminado pelo sistema de refrigeração. Foi constatado pela engenharia que os motores mais quentes sofrem menos desgaste, já que as ligas metálicas que compõem estes motores atingem seu ponto máximo de dilatação, com isso reduzem os atritos e sofrem um desgaste menor.
    Comparando novamente, a temperatura da água dos motores antigos girava em torno de 80 graus Celsius contra os atuais 95 graus Celsius dos motores modernos. Estas temperaturas ficam muito próximas do ponto de fervor da água que é de 100 graus Celsius, além deste fator, temos também a corrosão do sistema e o congelamento da água em algumas regiões mais frias. Por estes motivos é que o sistema de arrefecimento necessita de aditivo em sua água, tornando-se assim líquido de arrefecimento.
    Nada é mais forte que o coração e companheirismo de um motociclista.
    Porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos.

  4. #19
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    SP
    Idade
    47
    Posts
    709

    Re: Consumo da moto no inverno

    Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Mas estou me referindo a pista realmente molhada, onde o pneu precisa remover a camada de água (vide meu avatar ... huahauhua)
    Ai vc ja ta dizendo dentro da água praticamente né...ai ja deixa de ser atrito com o solo pra ser atrito com a água...

  5. #20
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Consumo da moto no inverno

    Citação Postado originalmente por casali Ver Post
    Como falou o AGM depende da temperatura para funcionar corretamente, teve uma época emque a fiat proibiu a venda de carros a álcool no RS, em dias muito frios e com chuva chega-se a ter que colocar algo para diminuir a entrada de ar no radiador para o motor não falhar,
    quando lembrar a temperatura ideal de funcionamento de um motor a combustão eu posto
    O motor tem temperaturas ideais em vários pontos diferentes. Nos motores AP por exemplo, o cebolão arma a ventoinha entre 75 e 92 graus, dependendo do ano/modelo, e a válvula termostática abre a 72 graus. Em alguns modelos a alcool as válvulas abrem 10 graus acima, mas não é uma regra ... no meu carro a termostática abre a 72 e o cebolão liga a 92 na versão a alcool ou a gasolina.
    Geralmente o cabeçote é muito mais quente que o bloco e a junta tem como função, além de isolar mecanicamente, fazer o isolamento térmico.
    Motores a alcool costumam ter a válvula thermac (os FIAT antigos não tinham), que "puxam" ar quente do motor em momentos sem solicitação e ar frio ao se pisar no acelerador. Algumas válvulas só puxam ar quente enquanto o motor não está 100% aquecido.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  6. #21
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Paulo
    Idade
    61
    Posts
    221

    Re: Consumo da moto no inverno

    Se após o aquecimento vc colocar um termometro na saida do escape, poderá notar que a temperatura de saida de gases é praticamente a mesma em dias quentes e frios. Não podemos nos esquecer do velho e bom fusca, que com seu motor refrigerado a ar no inverno dava banho de rendimento sobre os outros carros. Muitos de nós aqui deve ter tido um fusquinha, e a grande vantagem dele era que em subidas de serra congestionada no verão, enquanto os carros mais modernos iam ficando pelos acostamentos do caminho o fuqueta ia embora, e também quando no inverno, enquanto eu ficava esquentando o meu passat na garagem, minha esposa com o fusca dela já ia longe. A troca de calor de motores a ar apesar de proporcionar um rendimento inferior aos arrefecidos a liquido permitem um melhor equilibrio entre a temperatura externa. Tanto é assim que hoje existem projetos de motores que não tem nenhum processo de arrefecimento e são praticamente "infundiveis". São fabricados em ferro fundido que suportam altas temperaturas e tem um ótimo rendimento devido a menor perda de potencia em calor. Agora se em dias frios, o motor não conseguir atingir a temperatura ideal (o que é dificil, porque parado ele esquenta mais do que deveria e em alta velocidade a quantidade de explosões também aumenta o calor do motor e temperatura do óleo lubrificante) ai sim ele perderia rendimento, mas não porque ele perde energia para o ambiente e sim porque ele não alcança a temperatura ideal para uma boa queima do combustivel. Acredito que isto poderia acontecer em uma situação em que andassemos em alta velocidade em um ambiente de temperatura abaixo de zero com giro baixo, por exemplo. Ai o calor gerado pelo motor seria pouco em relação a troca com o meio externo. A moto fria poderia falhar por baixa temperatura de mistura ou queima ineficiente.

  7. #22
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Consumo da moto no inverno

    O motor do fusca esquenta a jato ... acho que pelo fato de ter muito menos massa (ou "inércia térmica") do que um motor atual.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  8. #23
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Localização
    São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    143

    Re: Consumo da moto no inverno

    Muito bom o tópico. Como já foi dito (eu acho), até o motor atingir sua temperatura de trabalho ideal, consome mais combustível do que o normal mesmo. Talvez em dias frios, como demora mais para esquentar, gaste um pouco mais, mas só um pouco! Mas isso varia conforme o tempo que se deixa o afogador puxado. Pq ele só vai gastar mais nesta situação. Nos sistemas injetados, por não ter o afogador, a dosagem da quantidade de gasolina é eletrônica e quando o motor atinge sua temperatura ideal, o computador normaliza esta quantidade.

    No caso do piso molhado, acredito que o atrito aumente, mas essa questão é muito polêmica, pois existem diversas variáveis e condições que podem alterar a resposta, como por exemplo: A que velocidade? Qual a quantidade de água de que estamos falando? Qual o peso da moto? em subida? em descida? E para cada situação, um cálculo...


    Abraços
    “Só não erra nunca quem nunca faz nada”. (William Connor Magee)

  9. #24
    rocksul
    Guest

    Re: Consumo da moto no inverno

    Mas bah!
    Enfim pessoal, chegamos a conclusão de que gasta mais no inverno?

    Bah! Tenho que filmar o que é a fumaceira que sai do motor da comet qdo para na chuva, é violento. Saí mta fumaça da água evaporando das aletas dos canecos, dos lados e debaixo do motor, mta fumaça mesmo! De 8krpm pra 1,5krpm, qdo paro ele deve resfriar a fu com a água a 10º batendo nele.

    Minha opínião é que gasta mais sim! Afinal o motor gelado e tomando água no coco deve sofrer mta variação de temperatura.

  10. #25
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Consumo da moto no inverno

    O motor deve gastar um pouco mais no inverno sim... mas a fumceira q sai do motor da tua Comet é pq ela não é Honda!!!hahaha
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  11. #26
    rocksul
    Guest

    Re: Consumo da moto no inverno

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    O motor deve gastar um pouco mais no inverno sim... mas a fumceira q sai do motor da tua Comet é pq ela não é Honda!!!hahaha
    No meu perfil já coloquei que ela é xingling

  12. #27
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Santa Cruz do Sul - RS
    Posts
    157

    Re: Consumo da moto no inverno

    pelo menos na minha o consumo é praticamente mesmo no inverno ou verão...
    [img width=130 height=130]http://i198.photobucket.com/albums/aa181/vblasques/killerue7.gif[/img]

    pare de trazer a Net toda para dentro do forum, diga não ao Flood !

  13. #28
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Consumo da moto no inverno

    para sim ... com certeza diminui... pois quando o motor esta quente .. a queima e muito melhor ... sendo assim aproveitando quase 100% da queima da gasolina... ja em dias frios a queima nao e muito boa ...

    tanto que todos sabem que quando um motor esta frio e muito mais dificil de pegar ... e o fucionamento tb nao e tão redondo ... ja quando quente pega se primeira e o motor funciona redondinho ....
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  14. #29
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Consumo da moto no inverno

    "Direto do tunel do tempo ..."

    ass: Cissa Guimarães
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  15. #30
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São José dos Campos SP
    Idade
    40
    Posts
    435

    Re: Consumo da moto no inverno

    po legal o topico galera...o fato da minha moto ta com um motor rodado pra cacete tem alguma coisa a ver de funcionar melhor no frio ou no calor? pq é seguinte, eu vejo os caras puxando afogador, dando pedaladas pra pegar e tal, na ml dou uma duas pedaladas e ja pega, ate um cara me questionou por causa disso, tava do lado dele dando a partida e nada, bati no pedal e pegou....tem ulaguma coisa aver isso ou so falei besteira...ahuahaa, muito raramente puxo o afogador....ai veio essa duvida...o motor ser mais antigo e tal influencia na partida? :0_0:
    YBR K 07, meu novo brinquedo...hehehe

    hondinha ML "1979". Aos poucos ficando do jeito que eu quero!!! guardada por enquanto, futuramente restauração!

 

 

Tópicos Similares

  1. Inverno Amazônico
    Por Eduardo_ no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 03-03-11, 15:46
  2. festival de inverno de garanhuns programação
    Por luladss no fórum Região Nordeste
    Respostas: 4
    Último Post: 10-07-10, 13:12
  3. Inverno X Moto.
    Por spygtba no fórum Área de debate
    Respostas: 41
    Último Post: 31-05-07, 21:36
  4. Consumo da moto
    Por Uilton Júnior no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 09-05-07, 11:02
  5. Manobras de inverno
    Por jecastro no fórum Manobras
    Respostas: 17
    Último Post: 13-02-06, 12:45

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •