Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 31
  1. #1
    rocksul
    Guest

    Consumo da moto no inverno

    Bom, estava eu matutando física enquanto dormia na rede e tava me ligando em ontem....
    Quando parei a moto no semáforo, vi que saía muita mas muita fumaça do motor (decorrente da chuva), bom, se a chuva está resfriando tanto assim ele, energia está sendo "tocada fora" e então me bateu uma dúvida que eu ainda não tinha prestado atenção mas que tem nexo.
    O motor tem a finalidade de produzir calor e do calor produzir a energia para movimentar a moto, no inverno, em dias frios e com chuva, o motor é mais resfriado do que em dias quentes, isso pode fazer com que o consumo de combustível aumente?

    Sabe, se não, acho que coloquei combustível podre, pq caiu pra 22km/l desde o início da semana, andando em tempo que varia de 1º a 12º e com chuva.

    Fica aí minha pergunta, até mais! Mto rock a todos!

  2. #2
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Consumo da moto no inverno

    O frio acho que não chega a mudar muito o consumo, pois o motor deve ficar praticamente na tmperatura normal de funcionamento, mesmo que a umidade ajude na troca de calor, mas a chuva deve atrapalhar, afinal o motor aspira muito mais água do que o normal (em dias de chuva a umidade do ar fica proxima de 100%). Em motores injetados o consumo deve melhorar no frio, mesmo que de forma insignificante, pois ar mais frio fica mais denso e o motor acaba botando mais oxigênio pra dentro.

    Dúvida: será que o chão molhado aumenta ou diminui o atrito com o solo ? Acho que aumenta.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Paulo
    Idade
    61
    Posts
    221

    Re: Consumo da moto no inverno

    Rock, voce é um dos poucos loucos que eu respeito. Ve lá se esta pergunta podia ter saido de uma cabeça normal? heheheheh :lol:

    Em motores com refrigeração liquida existe uma valvula (chamada valvula termostática) que tem a função de equilibrar a troca de calor entre o sistema de arrefecimento e o ambiente, através de sua abertura/fechamento, regulando assim a quantidade de fluido refrigerante no sistema e acelerando o processo de aquecimento e depois auxiliando a ventoinha no controle de temperatura do motor.
    Em motores refrigerados a ar este sistema inexiste, e depende somente da troca de calor entre o ar e as aletas do bloco e cabeçote. A sua questão é muito pertinente e após toda esta explanação tenho a te dizer que EU NÃO SEI | (bincadeirinha). Na verdade o tempo mais frio causa sim um consumo maior de combustivel, mas apenas no periodo de aquecimento. A faixa de temperatura de trabalho de um motor a combustão é muito ampla e a diferença de calor externo, após o motor alcançar a temperatura de trabalho se torna irrisória. O AGM tem razão no que tange a teórica melhora de desempenho em dias frios, mas em motores pequenos a gente nem sentiria isto, desde que estivessemos nas mesmas condições de elevação em relação ao nivel do mar. Em dias de chuva, eu gasto mais que em dias secos, pois a direção mais cuidadosa e tensa causa um maior gasto, porque eu ando na cidade sempre em uma marcha abaixo do que eu andaria naquela mesma velocidade em estrada seca. Apenas por curiosidade, eu gasto mais também quando piloto a noite. No horário de verão (em que aqui tem sol até quase as 20:00 h) eu economizo bem gasolina e no s dias de hoje, que as 17:00 já ta escurecendo e eu pego a castelo branco, marginal pinheiros, avenida dos bandeirantes, etc no escuro, eu gasto mais...

    Editando para complemento:

    O desperdicio de energia em calor existirá de qualquer forma, o motor pode demorar mais para esquentar ou esfriar. Se vc esfriar com água ou com o ar, o resultado em termos de perda é o mesmo. O consumo só aumentaria se vc trabalhase em uma temperatura externa tão fria QUE O MOTOR NÃO CONSEGUISSE ALCANÇAR A TEMPERATURA NOMINAL DE TRABALHO, mas neste caso o motor falharia e vc iria perceber.

  4. #4
    rocksul
    Guest

    Re: Consumo da moto no inverno

    Com certeza diminui. A água que fica sob o solo deixa a superfície mais plana, isto acontece pq o asfalto é cheio de micro-irregularidades que são preenchidas com a água da chuva, como a área de contato é menor, diminui o atrito, isso também acontece óbviamente por que a água não gera atrito.

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Maricá - Rio de Janeiro
    Idade
    37
    Posts
    942

    Re: Consumo da moto no inverno

    chao molhado diminiu o atrito com o pneu!!!!
    5 meses para a XT 600...

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Maricá - Rio de Janeiro
    Idade
    37
    Posts
    942

    Re: Consumo da moto no inverno

    em alguns casos ocorrendo o fenomeno denominado aquaplanagem

    entao, nao usem o FREIO! :-/
    5 meses para a XT 600...

  7. #7
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Consumo da moto no inverno

    Mas estou me referindo a pista realmente molhada, onde o pneu precisa remover a camada de água (vide meu avatar ... huahauhua)
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  8. #8
    rocksul
    Guest

    Re: Consumo da moto no inverno

    Sabe sabedoria eu não tinha me tocado nisso, sabe nesses dias frios, o para e anda e anda e para é mais frequente, em consequencia disso acontece mais aceleração / desaceleração, o que aumenta o consumo... o fato de que como eu literalmente paro a moto mais frequentemente e a água da chuva fica batendo direto no motor em baixa rotação, acho que ele acaba perdendo energia sim... sabe frio de 8º + contato com água acho q resfria sim.
    No verão eu acho q a moto gasta menos porque não há o maldito vento contra, que de uns dias pra cá tá incomodando.
    Vlw pela ajuda aí sabedoria.
    Mas minha resposta ainda é NÃO SEI... isso é física que eu aprendi a uns 8 anos...

  9. #9
    rocksul
    Guest

    Re: Consumo da moto no inverno

    Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Mas estou me referindo a pista realmente molhada, onde o pneu precisa remover a camada de água (vide meu avatar ... huahauhua)
    Diminui.

  10. #10
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Consumo da moto no inverno

    Citação Postado originalmente por rocksul Ver Post
    Diminui.
    No caso moto-barco creio que o atrito aumenta e muito ... se entrar de moto num rio correndo, vc vai pro chão, e não por falta de atrito, e sim pela desaceleração. Mas crio que seja um caso para os Mythbusters ...

    Não sei o pessoal fora do eixo Rio/SP, mas eu estou acostumado a dirigir carro-barco em enchentes... o carro tem q fazer uma força boa pra passar no aguaceiro !
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  11. #11
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: Consumo da moto no inverno

    no aguaceiro é outra coisa, pois a água provoca um etrito maior que o ar

    eu li em algum lugar (em alguma apostila sobre motores que eu baixei) que 1/3 da energia que o motor gera é dissipada pelo escape, 1/3 da energia é dissipada em forma de calor e apenas 1/3 é usada mesmo pelo motor

    então, se isso for verdade, em dias muito frios é dissipado mais calor que em dias quentes, logo o motor vai gastar mais energia para se aquecer, então deve aumentar o consumo também, nem que for um aumento desprezível

  12. #12
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Santa Maria/RS
    Idade
    44
    Posts
    77

    Re: Consumo da moto no inverno

    Na minha opinião, o consumo no inverno aumenta porque utilizamos o afogador com maior frequência, que por si só é um mamador de gasolina :OK:.

    jr.

  13. #13
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    40
    Posts
    2.087

    Re: Consumo da moto no inverno

    O funcionamento do motor não tem nada a ver com o calor. Na verdade ele utiliza a explosão da gasolina para empurrar o pistão (esses nomes não manjo mto não, posso errar em varios) e ele subindo faz a força para a moto andar. O calor gerado já é um desperdicio em si, que nem lampada sem ser branca, ela esquenta e isso já é um desperdicio.
    Eu não manjo mto de funcionamento de motor, mas sei q o calor gerado pela explosão não faz o motor funcionar não, então o desperdicio acho q é minimo se seu motor refrigerar mais rápido ou não, oq importa é a energia que explosão da para o pistão (e isso decorre não do calor, mas do aumento da pressão significativo que tem com a explosão).
    Sobre com água depende, se for passar em algo com uns 5cm de lamina de água com certeza o aumento da resistência é grande, mas em geral, em vias não alagadas o atrito diminui, a área de contato do pneu com o asfalto cai muito (dependendo da velo o pneu quase não toca o solo, numa aula de pavimentação minha professora mostro um video que mostrava isso), a moto praticamente aquaplana, e dai se tiver aquaplanando o atrito é mínimo. Mas como disseram o aumento da resistência se da devido a água ser mto mais densa (e portanto mto mais dificil de se atravessar, lembra qdo muleque vc tentava socar seu amigo de baixo da água, que sai fraquinho), mas o atrito do pneu com certeza diminui tbm nessa situação, pq a água deixa a moto mais "leve".

  14. #14
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Consumo da moto no inverno

    Esses tempos tava conversando com o Ivan no MSN.. e reclamando do inverno (o Ivan é louco por frio e chuva.. eita cara louco.. hehehehe)!!!
    NO verão minha moto anda legal, anda mais q no inverno! No inverno ela fica amarrada... é a impressão! A conclusão q o Ivan me passou é q no verão o motor trabalha com uma temperatura de funcionamento ideal, por perder menos calor para o ambiente! No Inverno qqr friozinho já faz o motor perder calor, sendo assim o uso no verão fica otimizado!
    Faz total sentido pq no verão o motor já liga "pronto" pra sair rodando, já liga, esquenta e deu! Agora no inverno... ele liga... e esqueeeeeeenta... pra depois ficar 100%! Até mesmo pq no inverno ele fica geladão.. e no verão, simplesmente em temperatura ambiente!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  15. #15
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Consumo da moto no inverno

    Citação Postado originalmente por PimEdu Ver Post
    O funcionamento do motor não tem nada a ver com o calor. Na verdade ele utiliza a explosão da gasolina para empurrar o pistão (esses nomes não manjo mto não, posso errar em varios) e ele subindo faz a força para a moto andar. O calor gerado já é um desperdicio em si, que nem lampada sem ser branca, ela esquenta e isso já é um desperdicio.
    Eu não manjo mto de funcionamento de motor, mas sei q o calor gerado pela explosão não faz o motor funcionar não, então o desperdicio acho q é minimo se seu motor refrigerar mais rápido ou não, oq importa é a energia que explosão da para o pistão (e isso decorre não do calor, mas do aumento da pressão significativo que tem com a explosão).
    Sobre com água depende, se for passar em algo com uns 5cm de lamina de água com certeza o aumento da resistência é grande, mas em geral, em vias não alagadas o atrito diminui, a área de contato do pneu com o asfalto cai muito (dependendo da velo o pneu quase não toca o solo, numa aula de pavimentação minha professora mostro um video que mostrava isso), a moto praticamente aquaplana, e dai se tiver aquaplanando o atrito é mínimo. Mas como disseram o aumento da resistência se da devido a água ser mto mais densa (e portanto mto mais dificil de se atravessar, lembra qdo muleque vc tentava socar seu amigo de baixo da água, que sai fraquinho), mas o atrito do pneu com certeza diminui tbm nessa situação, pq a água deixa a moto mais "leve".
    O motor é praticamente uma maquina térmica. Todo o seu funcionamento depende da temperatura correta para otimizar ao máximo a queima da mistura. Ele deve funcionar o mais quente possivel, sem que a temperatura cause danos. Motor frio desgasta mais pela dilatação incorreta de suas partes e consome muito mais pela queima ineficiente, sendo necessário muito mais combustível para funcionar. Quente demais sofre danos por pre-ignição, alteração quimica de seu material, trincas, óleo desnaturado, etc. Em motores maiores a temperatura é melhor controlada por água, radiador, válvula termomostática, etc. Nos pequenos refrigerados a ar existe uma maior margem de segurança para suportar variações de temperatura, além do risco de trincas ser muito pequeno, devido a menor massa.

    Logo, o funcionamento de um motor é totalmente dependente do calor gerado. É um desperdício de energia, e ao mesmo tempo esta temperatura deve ficar o mais constante possível.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

 

 

Tópicos Similares

  1. Inverno Amazônico
    Por Eduardo_ no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 03-03-11, 15:46
  2. festival de inverno de garanhuns programação
    Por luladss no fórum Região Nordeste
    Respostas: 4
    Último Post: 10-07-10, 13:12
  3. Inverno X Moto.
    Por spygtba no fórum Área de debate
    Respostas: 41
    Último Post: 31-05-07, 21:36
  4. Consumo da moto
    Por Uilton Júnior no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 09-05-07, 11:02
  5. Manobras de inverno
    Por jecastro no fórum Manobras
    Respostas: 17
    Último Post: 13-02-06, 12:45

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •