Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 15
  1. #1
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    E chegou ao fim a carreira do nosso piloto brasileiro Alex Barros...
    Unico brasileiro na maior categoria do motociclismo, o MotoGp...

    Aqui vai uma breve historia da vida dele...

    Alexandre Barros é um caso isolado de sucesso, sendo o único representante brasileiro de um esporte de pouca expressão no país. Esporte esse, que ao contrário do automobilismo, no qual o Brasil renova seus campeões com freqüência impressionante, não é tão reconhecido pelo público. Provavelmente o piloto mais experiente da Motovelocidade, Alexandre assinou seu primeiro contrato como profissional em 1978.

    Depois de uma grande temporada em 2002, quando ficou com o quarto lugar na classificação geral, Alex Barros não conseguiu repetir o sucesso em 2003. Pilotando uma Yamaha Gauloises Tech 3, o brasileiro não conseguiu embalar e ficou longe da briga pelo título da categoria, contrariando suas previsões iniciais. Barros terminou a temporada em nono lugar, com apenas uma vitória no ano.

    Para 2004, a promessa era outra. Pilotando uma Honda/Repsol, equipe campeã de 2003 com Valentino Rossi, Alexandre Barros tinha muitas expectativas, que também acabaram frustradas com mais um quarto lugar no Mundial, levando-o para a Honda/Camel.

    Início de carreira - Alexandre Abrahão de Barrros nasceu em São Paulo, no dia 18 de outubro de 1970. Seu envolvimento com motos teve início quando o piloto tinha apenas três anos e seu pai, Antônio Maria Coelho de Barros, que era ciclista, lhe deu uma moto.

    Aos sete anos começou a correr o campeonato paulista de ciclomotor, disputado em mobiletes, e em 1980, com nove anos, já era bicampeão da categoria. Em 1981, foi quarto colocado no campeonato paulista de motociclismo na categoria 125cc especial e vencedor da "Prova dos Campeões", disputada em 1982 no Rio. No ano seguinte se consagrou vice-campeão paulista e 3° colocado no campeonato brasileiro, além de ser o recordista na pista de Interlagos em todas as categorias que disputou .

    Nesse momento, com 13 anos, Alexandre já trilhou em sua mente o seu destino. Seu objetivo: disputar o mundial de 500cc ao lado dos pilotos mais velozes do mundo e como o seu ídolo, o norte-americano Kennet Roberts, se tornar um campeão.

    Para realizar seu sonho Alexandre não mediu esforços. Em 1985, quando era a sensação correndo de minibikes em São Paulo, foi mandado para a Espanha. O jovem piloto mentiu a idade, pois era preciso ter mais de 18 anos para disputar o campeonato Mundial de 80cc. Ele fez sua estréia aos 15 anos. Impressionou a Europa em 1986 ao vencer o Grande Prêmio da Espanha de 80cc.

    Não demorou muito e o promissor piloto da 80cc, mudou para a 250cc em 1989, antes de realizar seu sonho e ser contratado para correr pela Cagiva na categoria 500cc em 1990, quando ainda era um adolescente.

    Após três valorosos anos, Alexandre foi para a Suzuki, onde conseguiu alcançar o sucesso e a primeira vitória na última corrida da temporada de 93, depois de estar perto do primeiro lugar em duas provas. Após duas temporadas não tão bem sucedidas na Suzuki, mudou para a Honda V4. Em seguida, passou a utilizar uma Honda V-twin, com a qual venceu a Copa IRTA em 1997. Já na temporada de 1998, retornou ao modelo Honda V4. Em 1999, o brasileiro foi para a Honda Pons com o mesmo modelo de máquina e, mesmo perdendo alguns dos treinos de pré-temporada, continuou na Honda Pons em 2000, tendo Loris Capirossi como seu companheiro de equipe. Nesse ano fez sua primeira pole, no Grande Prêmio da Itália e conquistou duas vitórias.

    De contrato renovado em de outubro de 2001, o brasileiro começou a trilhar os caminhos daquela que seria sua melhor temporada na categoria. Em 2002, Alexandre venceu duas vezes: nos GPs do Pacífico (Motegi, Japão) e de Valência (na Espanha, última prova do campeonato). O piloto ainda chegou entre os três primeiros em seis corridas e deixou de completar apenas duas provas, o que contribuiu para a soma dos seus 204 pontos.

    Em 2003, no entanto, Barros não conseguiu repetir as boas corridas de 2002. Pilotando uma Yamaha, o brasileiro somou 101 pontos no ano e ficou com o nono lugar na classificação geral. O título ficou com o italiano Valentino Rossi. A única vitória de Barros no ano aconteceu na Malásia. A segunda melhor posição do brasileiro foi um quarto lugar no GP do Brasil.

    Habilidade até debaixo d'água - A fama de que pilotos brasileiros são talentosos até em enxurradas pode ser confirmada inclusive sobre duas rodas. O Grande Prêmio da Itália, em Mugello, quinta etapa do Mundial de 2001, vencido por Alexandre Barros, comprova isso. A corrida foi marcada pela chuva torrencial, que chegou a interromper a prova, e pelo brilhante desempenho do brasileiro em pista molhada.

    Embora tenha cruzado a linha de chegada em segundo, o brasileiro teve o melhor desempenho na soma dos tempos das duas baterias que acabaram sendo realizadas. Seu companheiro na equipe Honda Pons, o italiano Loris Capirossi, foi o segundo colocado, seguido pelo também italiano Max Biaggi, na terceira colocação. A prova foi iniciada com pista seca, mas a partir da quinta volta a forte chuva passou a comprometer a segurança dos pilotos e na sétima volta o diretor da corrida decidiu paralisar a prova.

    Depois da troca dos pneus lisos pelos pneus biscoito - vale lembrar que no motociclismo os pneus têm papel fundamental, existindo mais de 20 modelos que podem ser utilizados em uma prova - os pilotos voltaram a pista para uma segunda bateria de 16 voltas. Na pista molhada Barros teve dificuldades para manter sua Honda com o mesmo desempenho apresentado na pista seca, mas a performance de Alexandre na chuva foi muito superior à dos demais pilotos e manteve o brasileiro na primeira colocação na soma dos tempos das duas baterias. O líder do campeonato, o italiano Valentino Rossi, estava na primeira colocação da segunda bateria até a queda na última volta.

    Receitas de um campeão - Lutando contra o descaso de muitos, Alexandre conquistou a primeira vitória brasileira no Mundial de Motovelocidade, categoria 500cc, no GP da Europa, em Jerez de La Frontera, na Espanha, em 1993, quando pilotava para a Suzuki. Mas para tanto, o piloto teve de ser persistente superando o ostracismo e as críticas dos anos em que representou a Cagiva -1990, 1991, 1992; 12º , 13º e 13º posições respectivamente.

    Nesta caminhada foi essencial a ajuda do campeão mundial, companheiro de equipe na Cagiva, Eddie Lawson. Segundo Alexandre, Lawson lhe ensinou alguns truques na pista para ser mais rápido, como por exemplo, não brecar dentro da curva, mas pouco antes dela, ganhando velocidade na reta.

    Lawson também colaborou com o brasileiro fora dos circuitos, mostrando o funcionamento do "universo das 500cc". Alexandre passou então a perceber nos gestos e atos do campeão, uma espontaneidade e um desprendimento que o ajudaram a vencer. Com a receita de Lawson, o brasileiro conquistou outras vitórias nos anos seguintes e não pretende parar por aí.

    Tranqüilidade e fé - Apesar de correr a mais de 300 quilômetros por hora em uma moto, Alexandre é uma pessoa calma e que encontra na família o seu grande passatempo. Seus filhos são o grande estimulo, somente no momento em que está em cima de uma moto é que o piloto deixa a família de lado, para se dedicar 100% ao esporte.

    Alexandre atualmente mora seis meses do ano na Europa, em Porto Olímpico - região que se transformou em bairro depois das Olimpíadas de Barcelona, em 1992. O local foi escolhido por ter um clima semelhante ao do Brasil, pela língua e pelo aeroporto que está bem conectado com o resto do mundo. É de Barcelona que o piloto se desloca para disputar as provas de Motovelocidade. Na outra metade do ano, Alexandre mora em São Paulo.

    Quando questionado sobre o que passa em sua mente durante uma corrida, o piloto disse sentir-se a pessoa mais feliz do mundo, mas mantendo a concentração para fazer a melhor curva, sempre o mais rápido possível para obter a maior velocidade na reta, seguindo a obsessão de se aperfeiçoar a cada volta.

    Comparado aos demais pilotos, Alexandre é bastante calmo. Talvez o segredo para tamanha tranqüilidade esteja na oração que o piloto sempre faz antes de entrar na pista, ritual que ele denomina como uma "oração pessoal".

    http://www.gazetaesportiva.net/idolo...s/abertura.htm

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  2. #2
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Aracaju-Se
    Posts
    2.723

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Uma pena mesmo, quem sabe em alguns anos não aparece outro bom piloto para representar o país?
    nossa será que motogp é tão mal visto assim?

    Impressionante como todo brasileiro ou 90% deles gosta de ver motos, outros detestam formula-01, acho que falta jabá pra globo mostrar corridas de motos isso sim.


    WOHOO - MT-03 2017

    R.I.P - YBR 125 2007/2007.0


    Se você faz distinção entre Motoqueiro e Motociclista, o problema é seu.

  3. #3
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Jandira - SP
    Idade
    39
    Posts
    6.414

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Espero que apareça outros brasileiros para nos representar!!
    [img width=363 height=130]http://www.baloonfestas.com.br/temas/tema-corinthians/banner_corintians.jpg[/img]
    EU NUNCA VOU TE ABANDONAR......

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    Santo tome - Corrientes
    Posts
    1.897

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Infelizmente era nosso unico representante na categoria, mas todos sabemos que o Alex Barros numca teve um periodo forte de ascenssao, infelizmente nosso maior nome de todos os tempos chama-se Antonio Jorge Neto, que fazia dupla perfeita com o preparador tecnico Paulo Sarachu.
    Menbro Made in AR :
    Suzuki AX-100 japonesa 94 ( la Nave)
    Juki Mondial 50cc 2001
    2t > 4T

  5. #5
    Motociclista Avatar de Hunter 123
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Vasco da Gama City
    Idade
    44
    Posts
    1.148

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Gostaria de assistir a motovelocidade. Mas não passa na TV convencional. Bem, se não me engano, parece que até 2008 serão vendidos mais motos do que carros no Br. Talvez as TVs reavalizem o assunto. Me parece que a BAND passava antigamente, mas não dava muito IBOPE, tinha um público cativo, mas pequeno.
    Nas ruas do Brasil só de trail...

  6. #6
    Administrador Avatar de Cyber
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Ponta Grossa - Paraná
    Idade
    39
    Posts
    7.501

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Uma pena pois era o unico representante brasileiro lá, mais vamos dizer que faltava o brilho em suas corridas era um grande piloto mas, realmente não era um de ponta inumeras vezes assisti corridas em que ele não aguentava a pressão de seus oponentes errava e ficava pra trás. Então não será uma grande perda. :s

  7. #7
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Bom...eu acho o seguinte...
    Lá no MotoGp só estão os tops...então pra chegar la, vc tem que ser no minimo um piloto semi-perfeito, o Barros teve a chance de ouro dele na honda repsol....mais fazer o que...
    Pelo menos tivemos esse orgulho de ter um piloto brasileiro entre os melhores pilotos do universo!

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  8. #8
    Motociclista Avatar de OptimusLeo
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Hell de Janeiro
    Posts
    1.705

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Uma verdadeira pena, de verdade ele deixara un vazio que vai demorar pra cheiar, ate que saia um brasileiro mas para o MotoGP ou pelo menos para Superbike. Esperemos que seja pronto, uma pena que motociclismo nao tenha a mesma representacao de brasileiros que na F1, Indy, CART e outras categorias de automovilismo.

    Por algo ele esta no meu avatar :Q

    Valeu Alex!









    Quem nao gostaria de ter uma CBR1000RR, pintada assim mesmo ein? :drool:



    Noix impina mais num breka

    Boladão crew

  9. #9
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    A Cbr1000 SBK dele é o poster que fica acima da minha cama!!!

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Ótimo piloto! Pena não ter passado as corridas aki no brasil, pois ele merecia um apoio maior da torcida brasileira mas é isso aí!!! Que venham outros campeões brasileiros...

    Parem o mundo que eu quero descer...

  11. #11
    Motociclista Avatar de OptimusLeo
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Hell de Janeiro
    Posts
    1.705

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Esperemos que seja logo que saia outro brasileiro nas motos...e nao ter que esperar que nossos filhos sejam os proximos :lol: :drool:
    Noix impina mais num breka

    Boladão crew

  12. #12
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Guarapuava - Paraná
    Idade
    36
    Posts
    4.253

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    :s agora é só comprar na loja dele... foi um belo tempo... alguns anos perto do Rossi...
    Ex - Yes 125cc Preta, com Frisos Vermelhos nas Rodas
    Ex - XTZ 250X Preta, com Frisos Vermelhos nas Rodas
    Atual Biz 125 ES Preta com Frisos Vermelhos nas Rodas
    Isso me persegue...
    Atlético Paranaense - Furacão, Te amo em Qualquer Divisão!

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    Santo tome - Corrientes
    Posts
    1.897

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Cara mais e emoçao pura a categoria das 125cc e 250cc da moto GP chega a ser mais emoçionante que as 500, e muito mais equilibrado os pegas sao muito radicais.
    Menbro Made in AR :
    Suzuki AX-100 japonesa 94 ( la Nave)
    Juki Mondial 50cc 2001
    2t > 4T

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Ribeirão pires/SP
    Idade
    42
    Posts
    355

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Citação Postado originalmente por Hunter 123 Ver Post
    Gostaria de assistir a motovelocidade. Mas não passa na TV convencional. Bem, se não me engano, parece que até 2008 serão vendidos mais motos do que carros no Br. Talvez as TVs reavalizem o assunto. Me parece que a BAND passava antigamente, mas não dava muito IBOPE, tinha um público cativo, mas pequeno.
    pois é podem vender muito mais motos do que carros mais isto se deve a economia proporcionada pelas 125CC se fossem só motos caras certamente venderia menos de um terço do que vende pq seria só para quem tem paixao de verdade pelas bikes, e sendo assim, as pessoas nao dão atenção ao moto gp pq na real elas gostam mesmo é de carros!!

    o que eu gosto mesmo é de velocidade :drool: :drool:

    e apesar de eu nunca ter assistido uma prova do moto gp acho uma pena o barros estar fora pq isto diminui ainda mais a chance de o moto gp ser televisionado.
    Eu não sei o que quero, mais eu sei que vou conseguir!!!
    Garotos podres.

  15. #15
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Jandira - SP
    Idade
    39
    Posts
    6.414

    Re: Se aposenta o maior icone do Motociclismo Brasileiro.

    Xique a RR ali em cima hein!! representou!
    [img width=363 height=130]http://www.baloonfestas.com.br/temas/tema-corinthians/banner_corintians.jpg[/img]
    EU NUNCA VOU TE ABANDONAR......

 

 

Tópicos Similares

  1. 14 à 16 de Maio 5º Encontro Sul Brasileiro de Motociclismo
    Por arkbricardo no fórum Região Sul
    Respostas: 0
    Último Post: 11-05-10, 09:03
  2. O que é motociclismo
    Por blaugusto no fórum Videos
    Respostas: 0
    Último Post: 10-03-10, 23:25
  3. 9º encontro sul brasileiro de motociclismo
    Por Udy no fórum Região Sul
    Respostas: 9
    Último Post: 22-02-10, 07:45

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •