Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 23
  1. #1
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Senhoras e senhores...
    estava eu sábado (ontem) indo pra casa da minha namorada numa cidade vizinha... qdo peguei um vento lateral dos mais fortes... até aí belezinha, dei uma balançada forte na moto e tal...
    Mas minha surpresa se deu qdo uma Twister q passava por mim no exato momento do vento lateral... só q lotaaado (acima de 110km/h) não sentiu absolutamente nada desse mesmo vento lateral.
    Me veio na cabeça a dúvida:
    A ação do vento lateral, depende da nossa velocidade?
    Tipo... eu a 60km/h sinto mais o vento lateral do q se estivesse a 120km/h?
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    36
    Posts
    3.096

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Na freeway jah senti isso ai
    parece que quanto mais devagar o vento lateral está mais forte
    mas seilá pode ser que esteja errado
    mas qdo to a 110 nem sinto o vento lateral
    mas quando to a 80 sinto bastante
    [img width=520 height=66]http://www1.bestgraph.com/gifs/transport/motos/motos-13.gif[/img]


    Dúvido moto igual a minha

    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=18578.0

  3. #3
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Acho que a influencia do vento lateral depende de muitas coisas, como peso da moto, porte fisico da moto+piloto e tb da velocidade, só não sei se uma velocidade maior diminuiria a atuação do vento lateral, talvez sim, pq qto maior a velocidade maior a atuação do angulo de caster que é o que mantem a moto em linha reta.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  4. #4
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Bom pessoal, não entendi muito bem, mas vamos lá. Furious vc só poderia saber se afetou a Tw se a tivesse pilotando, quanto maior a velocidade menor o peso, o que posso dizer é que quanto menor a velocidade menor será o efeito do vento lateral sobre o veículo, carro ou moto. Várias vezes já passei na Ponte Rio - Niterói e tive que baixar a velocidade drásticamente para 50km/h, no carro, e abrir as janelas para tentar manter o carro em linha reta. Esta ponte muitas vezes é fechada devido ao vento. Na moto eu já peguei ventos fortes e sempre procedo da mesma forma, diminuir a velocidade e ficar sempre preparado para qualquer correção da direção, pois seremos muito mais prejudicados que um carro, mesmo tendo uma área de atrito muito menor o peso também é muito menor. Nunca fui bom em Física, matemática, e "adjacências" talvez algum irmão consiga explicar melhor o efeito velocidade x peso. Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  5. #5
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Ivan... qdo eu disse q não afetou tanto a Tw qto eu... foi pela direção q ela tomou... ela simplesmente seguiu reto.. e eu tive q trocar de faixa quase pra corrigir força q o vento me aplicou lateralmente.
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Concordo com o Ivan, acho que a velocidade faz o efeito do vento lateral aumentar, mas talvez numa certa faixa de velocidade, o angulo de caster acabe compensando e mantendo a moto em linha reta.

    Porém, temos que ver que são motos diferentes, são forças diferentes, acho que isso tb influi.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  7. #7
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Ok, ela pode ser sido menos afetada por muitos motivos, até mesmo por ser mais pesada. Mas o piloto deve ter sentido o vento um pouco diferente de vc, mas sentiu. Isso tem explicação nas leis da física, como o efeito giroscópio por exemplo, eu não sei explicar só sei como corrigir e rezar para dar certo. Um grande abraço meu irmãozinho e precisamos conversar pois tenho umas dúvidas sobre a YBR e preciso da sua ajuda.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  8. #8
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Só chamar no msn qdo precisar Ivan...

    de resto:
    Segue o vento lateral aí gurizada...
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    SP
    Idade
    47
    Posts
    709

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
    Bom pessoal, não entendi muito bem, mas vamos lá. Furious vc só poderia saber se afetou a Tw se a tivesse pilotando, quanto maior a velocidade menor o peso, o que posso dizer é que quanto menor a velocidade menor será o efeito do vento lateral sobre o veículo, carro ou moto.
    Concordo plenamente...quanto maior a velocidade, menor o atrito com o solo, por isso maior o efeito dos ventos sobre a moto....ja tomei umas jogadas de lado animais.

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Alagoas
    Posts
    26

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Não sei o vento lateral... mas quando meu pai tinha um gol bx, com motor de brasília, e quando estavamos viajando e passava um caminhão báu em sentido oposto o vento segurava o bx pra kcete!!! Agora com o fiestinha com 111 cv é totalmente diferente... :lol:


    Mas esse vento lateral é perigoso msm! eu nunca senti esse fluido!!! aq é só calor msm! ]

  11. #11
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Citação Postado originalmente por wendell Ver Post
    Concordo plenamente...quanto maior a velocidade, menor o atrito com o solo, por isso maior o efeito dos ventos sobre a moto....ja tomei umas jogadas de lado animais.
    Jamais ... o atrito com o solo depende de diversos fatores, entre eles, a aerodinâmica. Teoricamente, um carro de F1 a 200 por hora, poderia andar pelo teto de um túnel. Imagina o atrito que ele deve ter com o solo, conforme aumenta sua velocidade ...

    Também existe aquela lenda urbana de que uma kombi a 100 por hora pesa 30kg. Logo, isso não é uma regra, e sempre dependerá de diversos fatores.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Como disseram muita coisa influi, peso, velocidade e tal, sei que me lembro na facul que fiz um trabalho de física que era sobre o torque aplicado em uma roda, porq q quanto maior a velocidade mais equilíbrio ela tem e porq ela cai quando pára? Quanto menor a velocidade mais inclinado é o vetor resultante das forças aplicadas na roda que a fazem tender a se inclinar porém acho que isso num vem muito ao caso...

    Mas acho que o que influi muito aí é o peso, atrito e também o torque da moto, a moto mais forte vai perder menos velocidade quando o vento bate e vc sente menos isso... Nas pequenas qualquer vento que bata diferente vc já sente porq perde velocidade...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  13. #13
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Como disseram muita coisa influi, peso, velocidade e tal, sei que me lembro na facul que fiz um trabalho de física que era sobre o torque aplicado em uma roda, porq q quanto maior a velocidade mais equilíbrio ela tem e porq ela cai quando pára? Quanto menor a velocidade mais inclinado é o vetor resultante das forças aplicadas na roda que a fazem tender a se inclinar porém acho que isso num vem muito ao caso...
    É por este fato que as motos são "fisicamente possíveis" !
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    rj
    Posts
    395

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    acho q quanto mais rapido ,mas o vento te joga.as vezes na linha vermelha nao consegui botar 80km/h na toni pois as rajadas saculejavam muito,e quando reduzi para 50~60km/h melhorava bastante
    Eu juro que eu tentei ser HONdEIRO, mas foi só acelerar a moto do cão q as asinhas perderao seu encanto!

  15. #15
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Posts
    3.562

    Re: Vento lateral: a nossa velocidade influi?

    axo q talvez quando tu ta mais rapido vc consegue corta esse vento lateral..

    = tipo um dia pare no acostamento pa coloka ropa de chuva.. os caminhao passava qse derrubava a moto co vento.. soh q andando o vento nao fazia tanta força

    mas sei lah neh.. o q o ivan disse faz mto sentido!
    ....

 

 

Tópicos Similares

  1. Vento LS2, alguém tem a solução?
    Por Alexandre Barden no fórum Equipamentos de Segurança
    Respostas: 46
    Último Post: 08-10-10, 01:24
  2. Barulho de vento por baixo do capacete
    Por vinicius.a no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 16-08-08, 13:38
  3. Cachorros gostam de vento... então lá vai...
    Por Furious VIPER no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 8
    Último Post: 26-03-08, 13:55
  4. até qto o vento atrapalha?
    Por guitar_tp no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 10-09-07, 13:21
  5. Vc ja tentou andar contra o vento
    Por fred_black no fórum Área de debate
    Respostas: 23
    Último Post: 19-01-06, 07:52

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •