Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 45
  1. #1
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Bom pessoal, sempre ouvi dizer sobre a tal famosa gasolina azul e comecei a usar depois de indicação de um amigo mau Engenheiro Mecânico, segundo ele é bom colocar sim porq melhora o rendimento e também num compensa não compensa utilizar mais de 10% do tanque que vai ser desperdício, creio eu que deve ser pela atual calibragem dos motores. Mas em sistemas carburados creio que dê para usar 100%, embora já vi relatos de pessoas que tiveram seus motores prejudicados por isso (2 biz, uma totalmente mexida e outra num sei...), mas nunca tive problemas. Semana passada meu tanque tava com 2,5L de azul, uns 2 de Podium e o resto de comum, e vi uma melhora muito grande, antes tava usando somente Podium mas meu carburador ficou com zinabre, tá certo que a moto fica parada mas estranhei e também pelo custo creio que compensa usar azul.

    Segue um texto que achei no site "Best cars web site"

    "A Avgas, ou gasolina de aviação, possui algumas propriedades diferentes das usadas nos automóveis. Ela é menos volátil (portanto menos causadora de explosões) para eliminar qualquer possibilidade de bloqueio por vapor no sistema de alimentação, que num avião é fatal, pois o motor pára de funcionar.

    Outra característica é conter chumbo tetraetila para elevar sua octanagem, o que a torna imprópria para uso em motores com catalisador no sistema de escapamento -- o componente pode se danificar em poucos quilômetros. A terceira característica é não conter álcool algum. Finalmente, seu poder calorífico é o mesmo de qualquer gasolina (sem álcool, naturalmente).

    Sua octanagem corresponde a 100 RON, ficando o 130 RON (ela é descrita como 100/130) referência para condições de decolagem (potência máxima com mistura rica). Para efeito comparativo com a gasolina automobilística, considere-a com sendo de 100 octanas (a Premium dos postos tem 98, mas com 26% de álcool). Nos caminhões-tanque e tambores nos aeroportos lê-se Avgas 100/130.

    Há vários anos existia a 80/87 e a 115/145, estas para os motores Wright turbocompostos (uma turbina acionada pelos gases de escapamento contribuía para a potência, além do efeito do compressor). Esse motores eram usados nos Lockheed Super H Constellation e Douglas DC-7C e ficaram conhecidos por ser muito sensíveis à detonação e quebrar muito.

    À parte a questão do catalisador, a gasolina de aviação pode ser usada em qualquer motor calibrado para gasolina sem álcool, sem nenhum tipo de prejuízo. Nos autos antigos é até recomendada, pois o chumbo tetraetila age como lubrificante das sedes de válvulas. As sedes dos motores foram modificadas nos motores mais recentes para usar gasolina sem chumbo. E, por ser menos volátil, decompõe-se bem mais lentamente no tanque do veículo.

    Quanto aos óleos, todo motor precisa de óleo fino na partida e no período de aquecimento, assegurando a melhor lubrificação possível de todo o motor. Só que os óleos minerais, por mais que sejam aditivados e modificados, apresentam acentuada queda de viscosidade à medida em que sua temperatura sobe (um pouco menos com os multiviscosos). É aí que entra o óleo sintético, pois é fino mas mantém viscosidade (e a pressão de trabalho) em temperaturas elevadas.

    É recomendado para quem trafega horas a fio em velocidade máxima, como é comum na Alemanha e alguns países europeus como França e Itália, onde o limite de 130 km/h é mera referência. Para ter idéia de como são finos, nos óleos de competição, como os de um Fórmula 1, sua viscosidade é SAE 0,15 (isso mesmo: menos que 1), mais ou menos a viscosidade da Coca-Cola... Pode haver ligeiro aumento de consumo em relação aos óleos minerais, mas nada que preocupe."

    Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/gas-oleo.htm

    Parem o mundo que eu quero descer...

  2. #2
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    O chumbo é um bom lubrificante (é usado em alguns mancais e buchas de bronze com "auto-lubrificante", e ainda reduz a possibilidade de detonação, mas não é um bom amigo do meio-ambiente. Hoje em dia eu tenho remorso de poluir ...
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    O chumbo é um bom lubrificante (é usado em alguns mancais e buchas de bronze com "auto-lubrificante", e ainda reduz a possibilidade de detonação, mas não é um bom amigo do meio-ambiente. Hoje em dia eu tenho remorso de poluir ...
    Realmente, é mais poluente essa gasolina, mas é a única que até hoje comprei e vi que era gasolina mesmo e num era alcool com solventes...

    O motor trabalha mais silencioso, vibra menos até...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  4. #4

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Onde compra essa gasolina ?

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Bem vindo ao fórum Sérgio...

    Em aeroportos, aqui custa 3,70 o litro, se quizer dá para comprar querosene de aviação que custa acho que 3,50 o litro. Mas num vai abastecer com querosene hein... hehee
    Parem o mundo que eu quero descer...

  6. #6
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    como eles vendem essa gasolina ? só chegar com o galão q eles enchem ?
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Muito interessante isso...

    Gostei...

    A proxima vez que passar perto de Congonhas, vou dar uma passada lá para ver, mas como que vc consegue comprar isso dentro do aeroporto???? Eh aeroporto de grande porte ou em aeroportos como por exemplo o Campo de Marte em SP, que eh apenas para pequenos aviões e helicopteros???

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  8. #8

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Valeu.. vou ver se encontro essa gasolina aqui.. ja ouvi muita gente falando que colocava essa gasolina nos Opalas 6 caneco e sempre falaram que aumenta bastante o rendimento.. :P

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    É que aki é aeroporto de pequeno porte, nunca fui nos grandes mas creio que não vendem nos grandes. Nos pequenos vc chega com um galão e fala com o tiozão que cuida e vai lá pegar na bomba, eu já vou com a moto na bomba abastecer direto... hehehehehe...

    Alguns reclamam se for abastecer pouco, o ideal é pegar um galão grande e abastecer e guardar em casa, só num convém guardar muito tempo...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Cara aqui em casa usamos só àlcool em um Celta e esses dias testamos usar o aditivo Bardahl e meu irmão notou uma bela economia.......bem considerável mesmo........eu uma vez bati as contas e aqui no DF a diferença entre um tanque (base CG) com Supra e um com Podium é de 5,00......para quem ganha pouco parece bobagem mas é o marmitão do dia né!......quando eu tiver a minha CG.....Se Deus quiser......vou usar Supra e a cada 3...4 tanques coloco 40 ML de bardahl (1 copinho de café)............pois essa é a quantidade recomendada pela Bardahl para cada 14L de combustível em motos........

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Quando tiver perto do Campo de Marte vou dar uma sapeada lah....rs

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Eu esses dias tava meio que calculando uma base de 10L de gasolina:

    Podium: 2,90x10 = 29,00 reais
    Comum: 2,45x10 = 24,50 reais
    Azul: 3,70x10 = 37,00 reais
    Comum + Azul: 2,45x9 + 1x3,70 = 25,75 reais ( 10% de azul para 90% de comum)

    Cheguei a conclusão que compensa mais usar a proporção de azul/comum do que somente Podium, fora que a diferença entre a mistura e a Podium é muito grande, percebe-se uma melhoria considerável de desempenho.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Lins - SP
    Idade
    37
    Posts
    373

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Cheguei a conclusão que compensa mais usar a proporção de azul/comum do que somente Podium, fora que a diferença entre a mistura e a Podium é muito grande, percebe-se uma melhoria considerável de desempenho.
    Mas isso na teoria ou vc chegou a testar mesmo??
    Loucos são os que não encontraram motivos para serem normais...

  14. #14
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    sera que realmente vale a pena para uma 125 cc... eu por exemplo uso sempre aditivada por ser o mesmo preço ou coisa de 1 a 5 centavos de diferença, e fiz um teste com a Podium, e nao senti diferença nenhuma, axo ate que fico pior quando a moto estava frio(quente era a mesma coisa)
    pois na minha concepção o motor 125 e muito fraco para noz sentir uma real diferença, isso deve ser para motores maiores axo que nas pequenas nao faz diferença
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  15. #15
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Curitiba
    Idade
    56
    Posts
    1.250

    Re: Considerações sobre gasolina de aviação e óleo sintético

    Cara, gasolina com chumbo... isso é cancerígeno e além do mais foi abolido para veículos automotores. Acho que só na argentina é que a gasolina ainda tem chumbo. (Melhor assim. eles morrem mais de câncer. eh!eh !) Brincadeiras à parte, inclusive para carros e motos com sistema de injeção eletrônica é proibido seu uso ! Ve lá o que tá fazendo !
    Yes 125 2006 - Preta (atual) Muito Satisfeito !!
    Twister 2003 - Verde beronha (varejeira) vendida


    "Não existe demonstração de amizade mais falsa no mundo do que a que seu gerente de banco demonstra por você..."

 

 

Tópicos Similares

  1. óleo 100% sintetico para motos 4T, contras?
    Por marcelofreitas no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 09-07-11, 21:12
  2. óleo semi sintético
    Por Danilo00 no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 01-07-11, 08:07
  3. Óleo Sintético Twister 250
    Por felipe250 no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 21-06-11, 22:01
  4. qual a diferença de óleo semi-sintetico e óleo de base sintetica?
    Por marcelofreitas no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 02-02-09, 09:10

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •