Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 20
  1. #1
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487

    Reportagem JN - adulteração de combustível

    23/06/08 - 20h59 - Atualizado em 23/06/08 - 22h47

    JN volta a denunciar a fraude dos combustíveis

    O mercado está com uma adulteração em torno de 27% e o repórter César Tralli recolheu gasolina em três postos, dois com bandeira BR, outro com Texaco. Todos vendiam gasolina adulterada



    A comprovação de uma fraude que segue impune na maior cidade do Brasil e não é a primeira vez que o Jornal Nacional denuncia. Quem mostra é repórter César Tralli.

    A equipe de reportagem usa um carro adaptado para recolher gasolina. Diante da informação de que a máfia dos combustíveis voltou a agir, repetiremos os testes feitos há pouco mais de um ano.

    Na época, 20% dos postos da Grande São Paulo vendiam gasolina adulterada. Era o que a análise das amostras indicavam. Logo depois das reportagens do Jornal Nacional, o índice despencou para 7%. Foram fechados só na capital 174 postos, mas tudo leva a crer que o combate aos fraudadores não foi suficiente.

    “Hoje, o mercado está com uma adulteração em torno de 27% e a gente não via isso há muito tempo, há mais de três anos que a adulteração não chegava nesse patamar”, declarou José Gouveia, presidente do Sindicato dos Donos de Postos.

    A equipe de reportagem foi ver isso de perto. Antes das novas coletas, o carro vai passar por uma reforma no sistema de abastecimento. “Eu estou retirando a tubulação de entrada de combustível para o tanque e eu vou adicionar um desvio em forma de ‘T’. Vai ter um registro que vai impedir o combustível de entrar no tanque e vai ser desviado para um galão dentro do carro”, explicou Daniel Silva Barbosa, técnico em transformação automotiva.

    A intenção é comprar a gasolina sem despertar suspeitas. Queremos abastecer como qualquer motorista. Feita a modificação no carro, seguimos para a Zona Leste, a campeã da mistura ilegal em São Paulo.

    Segundo o Sindicato dos Donos de Postos, quatro em cada dez comerciantes da região vendem gasolina com mais álcool do que os 26% permitidos por lei e ainda misturam solventes que estragam o motor do carro.

    Primeira parada, posto Marta e Branco, bandeira BR, da Petrobras. É um dos postos na lista negra do mercado. O carro da coleta estaciona, o frentista abastece, a gasolina desviada do tanque cai no galão.

    Missão cumprida, seguimos para o próximo destino: posto Chaparral, bandeira Texaco. O carro estaciona, o frentista dispara a bomba e lá vem a gasolina.

    Agora, posto Map, outro de bandeira BR. Compramos mais um pouco de gasolina e vamos embora rumo ao exame do material coletado.

    Quem faz a análise é o técnico em combustíveis do Sindicato dos Donos de Postos. Gasolina do posto Marta e Branco: o teste da proveta revela que, em vez dos 26%, a amostra tem 46% de álcool.

    A gasolina do posto Chaparral também não passa no teste da proveta. Tem mais que o dobro de álcool: 54%.

    Gasolina do posto Map, recorde da fraude: 56% de álcool e a parte amarela da mistura está totalmente fora dos padrões. “O máximo da concentração de benzeno é de 1%. Deu 3,18%”, afirma o técnico.

    “A estrutura a ANP é bastante precária. Eu tenho aqui dez agentes de fiscalização para fiscalizar todo o mercado de combustível. Além disso, nós achamos que a legislação precisa endurecer mais. Alguém que adultera combustível, não pode continuar no mercado, trabalhando normalmente”, declarou Alcides Amazonas, coordenador da Agência Nacional do Petróleo (SP).

    Vamos, então, à procura dos golpistas. No posto Marta e Branco, nem dono, nem gerente. Uma hora depois, o frentista encontra o proprietário e repassa a ligação.

    A gasolina do posto tem 46% de álcool, mas o dono não quer falar sobre qualidade de combustível.

    Seguimos para o próximo posto. É o Chaparral, onde também só encontramos frentistas. “O responsável está chegando em dez minutos”.

    Quase uma hora depois aparece o supervisor, que evita a câmera. Ele localiza o dono, mas não permite o contato direto, nem passa o número do telefone.

    O consumidor fica sabendo: mais da metade do combustível que ele comprou como gasolina é álcool. “Neste momento, eu acabei de ser lesado. Estou com a minha família, estamos indo para o Paraná, se algo acontecer na estrada, quem vai pagar o meu prejuízo?”.

    O campeão da adulteração na Zona Leste mora neste prédio. A amostra que recolhemos no posto dele tem 56% de álcool e nenhuma gota de gasolina boa. Não tivemos a sorte de encontrá-lo em casa, nem no escritório. Tampouco no posto que vende a gasolina batizada e nem em outro posto, que também é dele.

    Reinaldo Bezerra, conhecido como Reinaldo Leiteiro, é mais um dono de posto invisível nesse mercado sem controle.

    A assessoria da Texaco não conseguiu localizar os diretores da empresa para comentar a denúncia de fraude no posto que tem a bandeira dela. A BR Distribuidora afirmou que vai apurar o caso e que tomará providências.



    Vídeo: http://jornalnacional.globo.com/Tele...BUSTIVEIS.html

  2. #2
    Super Piloto Avatar de Christian
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Videira - SC
    Idade
    36
    Posts
    5.776

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    ***** 56% é muito álcool.... só carro flex para aguentar isso mesmo. :0_0:
    Posto de combustivel é uma coisa que dá muito dinheiro, mas o pessoal não se contenta com pouca coisa. :NOOK:
    Casamento é o processo de descobrir que tipo de homem a sua mulher teria preferido!
    Fotos da XTZ

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    São José dos Pinhais - Paraná
    Idade
    35
    Posts
    1.606

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Apesar de odiar a globo, achei muito boa a matéria, o repórter ficava com o sorriso de orelha a orelha, quando os donos não queriam recebe-lo, praticamente os cara assumiram a culpa! auhAUHAU,

    56% de alcool é muita sacanagem, só carro flex consegue andar com isso.

  4. #4
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    A coisa tá feia ... mas melhor adulterar com alcool do que com rafinado... pelo menos os carros flex nem percebem (e ainda falam que só andam com gasolina, pq alcool dá muito problema !).

    Felizmente meu carro anda 90% do tempo com GNV (bem mais difícil de se adulterar), e o resto com alcool. Já foi a gasolina a uns anos atrás, e adulteração de gasolina fui um dos fatores para a conversão.

    Ainda bem que nossas motos são econômicas, e posso me dar ao luxo de só abastecer nos postos mais caros da região (o que não os impede de também adulterar a gasolina ...).
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Vcs nem imaginam a máfia que é isso aí, se o dono de posto num entra no esquema ele tá ralado, é um esquema tão grande que é difícil a cidade que num tenha uma máfia que manda nos postos. Eles falam isso agora, semana que vem tudo volta a ser como era antes.

    Parem o mundo que eu quero descer...

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Santa Cruz do Sul-RS
    Idade
    40
    Posts
    1.725

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Vcs nem imaginam a máfia que é isso aí, se o dono de posto num entra no esquema ele tá ralado, é um esquema tão grande que é difícil a cidade que num tenha uma máfia que manda nos postos. Eles falam isso agora, semana que vem tudo volta a ser como era antes.

    Epa epa epa hehehe eu trabalho nessa area ha mais de cinco anos... e te garanto q existe isso realmente em todo canto... mas essa mafia ta longe de dominar a todos donos de postos... eu sei e garanto pois sou eu q cuido de toda essa parte aki... sei bm a procedencia de nosso combustivel... nossa bandeira shell ta sempr acima de qqr expectativa... a toda hora os testes do nosso combustivel sao aprovados e nosso DNA sempr em maos... nossos clientes naum tm o q reclamar soh se orgulhar msmo em se tratando de qualidade de combustivel em outras coisas!!
    Isso vai mto da bandeira... a Shell ta sempre em cima naum dxa passa nenhuma falha... nossa rede trabalha com outras bandeiras e ai podemos comparar... algumas outras deixam a desejar na fiscalizaçao de seus proprios revendedores dando essa abertura total pra esse tipo de fraude!!
    A coisa ta feia sim... infelizmente em todos o tipo de mercado naum soh de combustivel... o negocio eh ta sempr alerta!!

  7. #7
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Pois é Mari, mas aki é complicado, agora deu uma sossegada, mas sempre tem notícias de tiros disparados contra casas de dono de posto de gasolina e tals, até o ano passado era complicado, dum dia pro outro baixava uns 40 centavos o litro da gasolina, aí no outro dia subia novamente. No carro to percebendo muito a diferença entre gasolina e cheguei a conclusão que os postos que posso abastecer são 3, isso contando Maringá e Arapongas. Se eu abastecer em um posto diferente, um carro 1.6 fica parecendo um 1.0.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  8. #8
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    13
    Posts
    5.044

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Em Porto Alegre todos os postos vendem combustível pelo mesmo preço, os que tentaram fazer diferente foram ameaçados de morte e logo o preço ficou igual, hoje a diferença no preço não passa de R$ 0,02 de um posto para o outro.
    Eduardo

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Citação Postado originalmente por jecastro Ver Post
    Em Porto Alegre todos os postos vendem combustível pelo mesmo preço, os que tentaram fazer diferente foram ameaçados de morte e logo o preço ficou igual, hoje a diferença no preço não passa de R$ 0,02 de um posto para o outro.
    É disso que to falando... E quando abaixa, todos abaixam, quando sobe, todos sobem sempre no mesmo preço.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Guaíba/RS
    Idade
    42
    Posts
    1.282

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    É a velha máfia do petróleo. Porque será que até hoje o carro elétrico não está nas ruas? Existir ele já existe faz tempo.
    "Ser livre não é ter asas; é ter duas rodas!"


    Honda CG Titan 150 KS

  11. #11
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    13
    Posts
    5.044

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Citação Postado originalmente por cleo.junior Ver Post
    É a velha máfia do petróleo. Porque será que até hoje o carro elétrico não está nas ruas? Existir ele já existe faz tempo.
    O carro elétrico é inviável hoje porque o peso das baterias é maior que o próprio carro, fora o fato que a eletricidade para carregar as baterias é mais cara que o combustível. O KW custa em torno de R$ 0,50, um motor tem que ter pelo menos 20Kw para empurrar um carro pequeno, em 4h de uso vão ser 80kw a um custo de R$ 40,00. Ainda tem outros problemas como preço e tempo para carregar as baterias, imagina você ter que parar um posto e ter que ficar 5h para carregar as baterias.
    Eduardo

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Santa Cruz do Sul-RS
    Idade
    40
    Posts
    1.725

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    É disso que to falando... E quando abaixa, todos abaixam, quando sobe, todos sobem sempre no mesmo preço.
    Hummm sei bm como isso funciona :G
    Saum tudo uns otario se um caga o outro caga tbm q raiva q da... a gnt inventa uma promoçao aki o Fia da p* vai ali no outro dia ta com uma igual |
    Sem falar qdo taum uma tropa atras da gnt... tm q ta ligado
    Mas eh soh naum da arrego qm anda na linha sempr ta com a faca na mao contra esses mala ]

    Citação Postado originalmente por cleo.junior Ver Post
    É a velha máfia do petróleo. Porque será que até hoje o carro elétrico não está nas ruas? Existir ele já existe faz tempo.
    Baaaaaaaaahhhhhhhh otima pergunta :s

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Guaíba/RS
    Idade
    42
    Posts
    1.282

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Citação Postado originalmente por jecastro Ver Post
    O carro elétrico é inviável hoje porque o peso das baterias é maior que o próprio carro, fora o fato que a eletricidade para carregar as baterias é mais cara que o combustível. O KW custa em torno de R$ 0,50, um motor tem que ter pelo menos 20Kw para empurrar um carro pequeno, em 4h de uso vão ser 80kw a um custo de R$ 40,00. Ainda tem outros problemas como preço e tempo para carregar as baterias, imagina você ter que parar um posto e ter que ficar 5h para carregar as baterias.
    Sim mas a questão é: tu acha que não existe uma forma alternativa para locomoção do veículo sem ser pelo combustível? Não faz muito tempo recebi um e-mail com um carro desenvolvido no Japão que se movimentava através do magnetismo. E o aeromóvel que tá exposto ali na Av. Mauá, perto da Usina do Gasômetro em Porto Alegre, não vingou porque?
    "Ser livre não é ter asas; é ter duas rodas!"


    Honda CG Titan 150 KS

  14. #14
    Viajante experiente Avatar de Joao XTZ
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    São Paulo-Itaquera/Teófilo Otoni-MG
    Idade
    36
    Posts
    8.174

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Citação Postado originalmente por jecastro Ver Post
    Em Porto Alegre todos os postos vendem combustível pelo mesmo preço, os que tentaram fazer diferente foram ameaçados de morte e logo o preço ficou igual, hoje a diferença no preço não passa de R$ 0,02 de um posto para o outro.
    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    É disso que to falando... E quando abaixa, todos abaixam, quando sobe, todos sobem sempre no mesmo preço.
    isso se chama cartel e se pode denunciar pela ANP...aki em SP a ANP fecha posto sim...mas falta fiscais em sp e grande SP so tem 6 fiscais...e isso pelo tanto de postos eh muito pouco...mas gasolina ruim a gente nao sofre tanto aki em Itaquera...valeu... :lol: :lol: :lol:





    Campanha Ando Devagar pra Não ver Chorando quem me espera Sorrindo!!! Curta vc também ...
    [email protected] ,o MSN do Pequenas Notáveis , addicione vc tbm!!!

  15. #15
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Reportagem JN - adulteração de combustível

    Citação Postado originalmente por cleo.junior Ver Post
    É a velha máfia do petróleo. Porque será que até hoje o carro elétrico não está nas ruas? Existir ele já existe faz tempo.
    É bem isso, só é inviável porq existe uma pressão muito grande contra isso. Sempre houve pesquisas na área, mas porq nenhum governo abraçou a idéia e ajudou alguém que fizesse algo assim. Um exemplo era a Gurgel, se tivesse uma ajuda maior do governo brasileiro seria uma empresa muito forte. Existem carros híbridos, a hidrogênio e tantos outros que inventores fizeram por conta, mas enquanto as empresas de petróleo mandarem no mundo, andaremos com carro a gasolina.
    Parem o mundo que eu quero descer...

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 84
    Último Post: 17-04-09, 10:08
  2. Reportagem g1.com.br
    Por loko por ybr no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 21-03-09, 12:04
  3. Reportagem muito bacana
    Por leonoronha no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 10-06-06, 15:41
  4. Reportagem sobre a yes.
    Por wqmartins no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 01-11-05, 15:08

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •