Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 16 a 28 de 28
  1. #16
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    É como disseram, pode funcionar beleza, eu sempre funciono a moto depois que lavo ela, enquanto seco deixo o motor funcionando com ele todo molhado, nem dá nada, foi feito para isso...

    Agora o contrário deve-se evitar, depois do motor estar bem quente, se vc jogar água pode trincar sim, ou pode afetar algo devido ao choque térmico, é por isso que se espera esfriar o motor para lavar...

    Em caso de chuva é diferente, vai molhando aos poucos, num é de uma vez só, é por isso também que se deve evitar passar em poças de água ou entrar em rios com o motor muito quente...

    É como disco de freio de carro, sempre tem aqueles que gostam de passar nas poças, pode empenar o disco...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  2. #17
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    É como disseram, pode funcionar beleza, eu sempre funciono a moto depois que lavo ela, enquanto seco deixo o motor funcionando com ele todo molhado, nem dá nada, foi feito para isso...
    Eu faço isso com a moto e com o carro quase todo fim de semana, já a uns 18 anos ... eu agarantio !
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  3. #18
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília
    Idade
    56
    Posts
    2.431

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    Não entendo muito bem isso de não poder jogar água fria num motor quente e desligado, mas se a moto esstiver funcionando tudo bem, pode molhar a vontade. Motor quente, se fosse pra trincar com um choque térmico, não iria acontecer de qualquer jeito, ligado ou não?
    Meu nome é Carlos e curto moto e fotografia.

  4. #19
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Porto Alegre/RS
    Idade
    40
    Posts
    1.033

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    se fosse assim, imagina como deveria ser as moto aonde neva... hehehe

    não da nada...


  5. #20
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    Citação Postado originalmente por Carlos Roberto Ver Post
    Não entendo muito bem isso de não poder jogar água fria num motor quente e desligado, mas se a moto esstiver funcionando tudo bem, pode molhar a vontade. Motor quente, se fosse pra trincar com um choque térmico, não iria acontecer de qualquer jeito, ligado ou não?
    É que quando o motor esta ligado vc tem uma fonte de calor, então vai ser dificil a água conseguir resfria-lo tanto a ponto de causar um choque térmico.

    Já com o motor desligado não há fonte de calor, então não há como manter a temperatura possibilitando assim o choque térmico.

    Ao menos é assim que EU ACHO que ocorre.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  6. #21
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Brasilia - DF
    Idade
    37
    Posts
    738

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    Citação Postado originalmente por Volverine MF Ver Post
    É que quando o motor esta ligado vc tem uma fonte de calor, então vai ser dificil a água conseguir resfria-lo tanto a ponto de causar um choque térmico.

    Já com o motor desligado não há fonte de calor, então não há como manter a temperatura possibilitando assim o choque térmico.

    Ao menos é assim que EU ACHO que ocorre.
    Isso mesmo!!!
    :OK: :OK: :OK:

    pq mesmo pegando agua com o motor ligado ele não esfria de uma vez pois a medida que a agua pega nele ela esqueta!!!

    agora se a moto estiver desligada, ai pode empenar algumas coisas com o choque termico que vai dar...

  7. #22
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    Independente de estar ligada ou não, não é bom dar um choque térmico em qualquer metal que seja... Sendo o motor ou não... Em relação a neve como citaram é a mesma coisa de água, se vc esquentar bem o motor e jogar ele na neve ele pode estragar sim, assim como eu disse que acontece de empenar discos de freio, por causa do calor e água...

    Acho que inclusive tem escrito algo sobre isso no manual...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  8. #23
    Motociclista Avatar de pulatampinha
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    RJ
    Posts
    1.403

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    Galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    Que não pode jogar água assim que desligar a moto, quando o motor ainda está quente eu sei, por causa desse choque térmico aí....mas...

    Eu só perguntei o contrário...obrigado pelas explicações mesmo assim!
    Diogo Pula Tampinha!Minha xing-ling tá com 68.000 km rodados...

  9. #24
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    O contrário nem da nada cara, se tivé bem molhadão ou bem gelado pode funcionar sim... Só num pode ficar colando a mão com o motor frio... Se tivé muito frio dê partida de boa e espere esquentar o motor, se tivé bem molhado mesma coisa... Como eu disse, quando termino de lavar, dou a partida e deixo funcionando até praticamente secar o motor todo, aí saio para dar um rolê para terminar de secar...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #25
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    quando termino de lavar, dou a partida e deixo funcionando até praticamente secar o motor todo, aí saio para dar um rolê para terminar de secar...
    Tbm faço isso, ainda mais que meu motor é polido, se deixar secar devagar vai manchando todo.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  11. #26
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    Creio que o grande problema que pode ocorrer, é a rápida contração de uma área do motor que estava bem quente (dilatada), que pode ocasionar trincas. Mas esse risco só existe se jogar água fria em apenas um ponto do motor, por exemplo. De qualquer forma, motores refrigerados a ar já possuem uma grande margem de segurança para estes casos, e no caso das motos pequenas, ainda possuem bem menos "massa", minimizando este efeito, Molhar o motor de forma uniforme e gradual (na chuva por exemplo) não deve trazer riscos. Já vi vários casos de motores de carro trincando o cabeçote ao passar em enchentes, mas de moto nunca ouvi falar, mesmo motos de trilha, que estão funcionando no limite de temperatura e são repentinamente mergulhados em água gelada pra atravessar um rio.

    ps: quando disse que sempre lavo o motor do carro e da moto, quis dizer que lavo eles FRIOS, e depois ligo pra eles esquentarem lentamente e evaporar a água.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  12. #27
    Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Araputanga - MT
    Idade
    41
    Posts
    5.649

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    Ligar a motor depois dela tomar uma noite de chuva, ou depois de lavar não há nenhum problema...

    Eu também, depois que lavo a moto, ligo ela e deixo na lenta até o motor esquentar um pouco.. depois dou uns rolés "meio" acelerado (rotação mais alta) pra sair o restante da água que ficou, principalmente pra secar o escapamento, pois é inevitável que entre um pouco de água no escapamento.... assim evito que ele estrague rapido.
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

  13. #28
    Motociclista Avatar de pulatampinha
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    RJ
    Posts
    1.403

    Re: Motoca dormiu na chuva...motor molhado de manhã...pode ligar a moto normalmente?

    Demorou então galera!Já tô "respondido"!!!!!rs!

    Obrigado pela ajuda sempre!Abraço!
    Diogo Pula Tampinha!Minha xing-ling tá com 68.000 km rodados...

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •