Olá, tudo bem?

Galera, estou desenvolvendo um tacômetro digital para colocar na YBR. Servirá também à outras motos, pois a única ligação que terá que ser feita será de um fio para o positivo da bateria, um para o negativo e outro que capta os pulsos que chegam na bobina, como pode ser visto nas fotos.

Ele ainda está em fase de desenvolvimento, tanto que no vídeo está no protoboard ainda. Mas testei com a moto em movimento e a rotação foi compatível com o esperado para a velocidade e a marcha. Fiz um teste: estava a +- 100 km/h, então puxei a embreagem e observei a rotação, que foi de 8500 a 11000.

O próximo passo será testar com um osciloscópio, para verificar se a frequência medida está correta.

Colocarei um Shift-light programável para a rotação que o usuário desejar. Ao alcançar a rotação programada, um led acende indicando que deverá ser efetuada a troca de marcha.

Ao invés do display de LCD que aparece no vídeo, colocarei um ponteiro mesmo ou os led's formando um círculo, que irão acender sequencialmente de acordo com a rotação. Estou pensando também em digitalizar o marcador de combustível.

Aceito sugestões com relação ao projeto, e o disponibilizo para quem quiser montá-lo também. É simples, não tem muito segredo não. A parte mais complicada é a programação do microcontrolador (ATmega8), mas isso já tenho um bom conhecimento.

Além disto, é uma ótima ferramenta para mecânicos, e a um baixo custo. Acredito que o custo final seja menor que 30 reais com o LCD, e de led pode ficar mais barato ainda.

Para colocar na moto irei desenha no Corel draw o fundo do painel e depois mandarei imprimir um adesivo em uma gráfica, assim a qualidade fica melhor. Após isso é só recortar um disco de acrílico e colar o adesivo.




http://www.youtube.com/v/KA7gI5Bt-TU&hl=pt-br&fs=1




A garra preta é o negativo, e a vermelha os pulsos que vêm do CDI, que chegam a no máximo 12V (ainda não medi).