Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 21
  1. #1
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Colatina-ES
    Posts
    90

    Apenas uma curiosidade: multa

    Galera gostaria de saber se alguém sabe se é possível tomar uma multa por estar com a lanterna traseira queimada durante o dia? Pelo que sei a Lei diz que motos devem andar com farol aceso durante o dia, mas se a lanterna estiver queimada?
    Um dos ditados mais sábios que existem:
    "É melhor prevenir do que remediar".

  2. #2
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Mauá - SP
    Idade
    48
    Posts
    2.330

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Acredito que não , pois pelo que eu saiba, algumas motos (TW e Comet se não me engano), já ao ligar a moto já acendem o farol, eliminando assim a necessidade de acender a lanterna traseira, e isso nunca deu problema, a não ser que o guarda te para e constate que ela está queimada, o que eu acho ridículo, e a luz de freio, está OK? :OK:

  3. #3
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Colatina-ES
    Posts
    90

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Citação Postado originalmente por moisespatriarca Ver Post
    Acredito que não , pois pelo que eu saiba, algumas motos (TW e Comet se não me engano), já ao ligar a moto já acendem o farol, eliminando assim a necessidade de acender a lanterna traseira, e isso nunca deu problema, a não ser que o guarda te para e constate que ela está queimada, o que eu acho ridículo, e a luz de freio, está OK? :OK:
    A luz de freio acende normalmente.
    Um dos ditados mais sábios que existem:
    "É melhor prevenir do que remediar".

  4. #4
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Mauá - SP
    Idade
    48
    Posts
    2.330

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Então, sem chance de multa, mas troca essa lampada logo, andar à noite sem lanterna traseira é muito perigoso!!! :OK:

  5. #5
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Acho que se o policial invocar de ver , da pra multa sim...
    Poém...é uma coisa tão barato, 50 centavos uma lampada nova, e 1 minuto pra trocar, num vale o risco!

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  6. #6
    Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Araputanga - MT
    Idade
    41
    Posts
    5.649

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Se for parado, e o policial quiser, pode multar sim......

    Pois é um ítem obrigatório na moto, e deve estar funcionando 100%, mesmo que não esteja utilizando no momento, deve estar funcionando...

    Igual um limpador de para-brisas do carro, mesmo no sol quente, se ele não tiver funcionando e o policial parar e pedir pra ligar... dá multa sim...
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    PR-Curitiba bairro alto
    Idade
    40
    Posts
    735

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    falta de iluminação

    de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, e
    Considerando que nenhum veículo poderá transitar nas vias terrestres abertas à circulação pública sem que ofereça as condições mínimas de segurança;

    Considerando que a normalização dos sistemas de iluminação e sinalização é de vital importância na manutenção da segurança do Trânsito;

    pode ser multado.

    várias motos varias alegrias... todas tem um lugar especial.

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Na verdade não precisa ser nem parado...

    Vou tentar achar a regulamentação, norma ou sei que ***** qualquer que diz isso, mas lembro que informa no CTB que as motocicletas devem estar sempre com farol e lanterna ligados, no caso da lanterna, acesa com a luz de advertencia, que fica acesa direto...

    Assim que achar, posto aqui...


    Citação Postado originalmente por moisespatriarca Ver Post
    Acredito que não , pois pelo que eu saiba, algumas motos (TW e Comet se não me engano), já ao ligar a moto já acendem o farol, eliminando assim a necessidade de acender a lanterna traseira, e isso nunca deu problema, a não ser que o guarda te para e constate que ela está queimada, o que eu acho ridículo
    Moisa... O farol da Comet, é do tipo SEMPRE aceso, ou seja, vc liga a chave e o farol já tá lá acesão e não tem como desligar ele, ele fica aceso sempre MESMO...

    Agora a lanterna traseira, tem um interruptor no punho direito, que deixa ela ser desligada ou não... Esse interruptor serve para apagar a lanterna e o painel, como numa moto comum, que ao desligar o botão no punho, ela apaga TODAS as luzes (farol, lanterna e painel), porem na Comet, ela apaga TODAS menos o farol...

    Agora sobre andar com a lanerna apagada, é passivel de multa SIM...

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  9. #9
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Joinville SC
    Idade
    45
    Posts
    92

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Citação Postado originalmente por Tqf2 Ver Post
    Se for parado, e o policial quiser, pode multar sim......

    Pois é um ítem obrigatório na moto, e deve estar funcionando 100%, mesmo que não esteja utilizando no momento, deve estar funcionando...

    Igual um limpador de para-brisas do carro, mesmo no sol quente, se ele não tiver funcionando e o policial parar e pedir pra ligar... dá multa sim...
    concordo contigo

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Moto tem que andar com a luz acesa o tempo todo, tanto a da frente como a de trás também. Luz queimada também toma multa, em carro, moto, caminhão etc...

    Por isso é sempre importante estar fazendo revisões na moto para conferir isso. Durante o dia tudo bem, mas e de noite?? O código prevê isso simplesmente por isso, senão o cidadão num troca a luz e pode causar um acidente de noite por causa de uma lâmpada que custa nem 1 "reá".
    Parem o mundo que eu quero descer...

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Moto tem que andar com a luz acesa o tempo todo, tanto a da frente como a de trás também. Luz queimada também toma multa, em carro, moto, caminhão etc...

    Por isso é sempre importante estar fazendo revisões na moto para conferir isso. Durante o dia tudo bem, mas e de noite?? O código prevê isso simplesmente por isso, senão o cidadão num troca a luz e pode causar um acidente de noite por causa de uma lâmpada que custa nem 1 "reá".
    Não não não.... De dia TAMBEM... moto tb é obrigada de dia a andar com a lanterna e farol acesos...


    Ps... Sei que do farol vc sabe, me refiro mais a lanterna, pois tem aguns que acham que não é obrigatorio a lanterna acesa...

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Citação Postado originalmente por Richard Ver Post
    Não não não.... De dia TAMBEM... moto tb é obrigada de dia a andar com a lanterna e farol acesos...


    Ps... Sei que do farol vc sabe, me refiro mais a lanterna, pois tem aguns que acham que não é obrigatorio a lanterna acesa...
    Sim, no início disse, o tempo todo... Aliás, a primeira coisa que faço quando ligo a bolota é ligar as luzes, e todo fim de semana confiro todas as luzes, inclusive a luz conta-giros tá queimada faz tempo... :G
    Parem o mundo que eu quero descer...

  13. #13
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Mauá - SP
    Idade
    48
    Posts
    2.330

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Pôxa vida, aqui em SP tem tanta moto que anda sem a lanterna traseira ligada, não sei se a titan ou a fan tem esse sistema também, ligou a moto o farola cende, mas já vi muitas delas assim. :#

  14. #14
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    Moises, os caras desligam de propósito na minha opinião, ou deixam uma queimada mesmo para falar pro guarda que queimou, porq eles andam na contramão, na calçada, furam sinal então assim ninguém vê a placa deles...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  15. #15
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Apenas uma curiosidade: multa

    DureX falou tudo... troca essa lâmpada em menos de 1 minuto e esquece o risco de multa!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •