Finalmente estou de volta, depois de 1300km rodados sobre a XLX, que agora completa 18 anos de vida. Irei postando as fotos aos poucos, pois é muita coisa ...

Iniciei em Angra, onde passei alguns dias, e pude passar pela trilha de ouro, que liga Paraty/RJ a São José do Barreiro/SP, e Campos novos de Cunha/SP. São 15km de moto, depois mais 7 horas a pé pela trilha enlameada. Voltei depois de 3 horas andando ... estava sozinho e a moto no meio do mato. Alguns trechos da trilha são calçados com pedras do rio Mambucaba, graças ao trabalho escravo a 200 anos atras.



Também encontrei outras trilhas centenárias, que sempre levavam a algum lugar interessante, como esta gruta com direito a cachoeira:



Depois passei uma semana em Cunha/SP. Com as chuvas torrenciais, a subida da serra que normalmente já é ruim, estava intransitável, e posso afirmar que nem carros 4x4 estavam passando ... mas a XLX foi o único veículo do dia que conseguiu subir, utilizando minha pequena experiência de trilheiro de fim de semana...

Lá perto, visitei a cervejaria Wolkenburg, "O menor cervejaria da mundo", de acordo com seu proprietário, o alemão-eremita Tomas.







Após voltar para Angra, fiquei mais alguns dias e viajei até Itaipava/RJ. Uma viagem de 240km que levou 6,5 horas, pois utilizei somente caminhos alternativos e estradas de terra, guiado pelo GPS. Não tenho fotos, pois as cameras estavam em uso a trabalho.

Alguns dias depois fui a Ibitipoca/MG, fazendo uma escala em Juiz de Fora/MG.

Pico do Cruzeiro e banheiro


"Ruínas da Capela", no Pico do Pião


Caminho para a "Janela do Céu"






Impressionante como a natureza foi generosa em Ibitipoca. Espero que o parque continue preservado, e os turistas farofeiros passem longe dali.


Voltei de Ibitipoca até Itaipava debaixo de chuva forte ... em Itaipava fiquei duas semanas, onde pude dar uma boa arrumada na Melequina (aquela NX150...), que agora é "andável": Troquei o reparo completo do pro-link e os rolamentos dianteiros, além de muitos outros consertos (como os faróis e a buzina, que agora funcionam !) que tornaram ela razoavelmente segura. Agora só faltam os rolamentos da mesa, que estão péssimos. Se ela tivesse algum documento, poderia trafegar normalmente pelas ruas.

Fiz a famosa revisão anual na XLX: (lá no "fotos das motocas" tem mais fotos atuais).



Ainda tive tempo para uma trilha em Friburgo/RJ. Como não buscamos nada de novo pelo Google Earth, repetimos a última trilha, carinhosamente chamada de trilha do urubú:







Alguém encara ?


Esperando a chuva ... reparem na minha camisa !




Pico da Catarina ... chovendo de novo !


Lembrando que a tampa da lente tem 58mm de diâmetro, dá pra ter uma idéia do tamanho do monstro:



Depois do natal, voltei de Itaipava até Angra, em 7 horas de viagem, muuuuuuuuuuita chuva e lama.

Na divisa de Petrópolis com Paty do Alferes, no meio do nada .... 3 horas de estrada de terra com muita lama, sem ver ninguém.


Resolvi voltar por um caminho diferente ... e segui a péssima idéia dada pelo meu GPS ...

Dizem que isso dá um chá que cura vários males ...


Começo a me preocupar com o isolamento...


Eu garanto que nessa estrada não passa nem Land Rover ...


Nem moto ...


Só eu e meu GPS com mapa desatualizado ...


Depois disso ainda virou mata fechada ... escorregava tanto que mal dava pra ficar em pé na moto... sendo que a moto tinha sido toda pintada a 2 dias e estava com pneus mistos... se eu estivesse de DT estaria mais feliz ... mas cheguei vivo e sem nenhum tombo !


De volta a Angra, fui de novo até Cunha, onde passei alguns dias, e dia 31/12 voltei para Angra, na rotina de...

Cachoeiras inacreditáveis...


Búfalos...


Borboletas exóticas...


Cobras d´agua...


Lagartos...


(mais) Cogumelos ...


Libélulas vermelhas ....


Aranhas devoradoras de cigarras ...


Pererecas da vizinha ...


E no dia 4/1 foi dia de percorrer as cachoeiras mais populares para recolher o lixo que os turistas farofeiros jogam pelo caminho. Itens como pontas de cigarro/maconha, camisinhas, vômito e cocô são comuns. Quando vem uma chuva forte, o nível do rio sobe e carrega toda a porcaria para a água, e parte dela fica dentro dos rios, e o resto vai para o mar. Infelizmente o ser humano ainda não aprendeu a se comportar como gente grande ...