Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 39

Tópico: Lenda da Vela

  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Posts
    116

    Lenda da Vela

    Pessoal, todos falam que a vela com as bordas da rosca carbonizada é indício de que a mistura está rica.
    No entanto, nunca consegui ver uma vela que não estivesse neste estado !
    Estou começando a achar q é lenda . . .

    A minha fica sempre carbonizada seca, sem estar húmida. . .
    Já experimentei com o parafuso da mistura com 1 volta de abertura, com 5, com 2,5 e com 2,75 e fica sempre do mesmo jeito !

    claro, quando deixei com 5 voltas, estava mais intensa a carbonização do que com 1, mas SEMPRE fica pretinho . . .

    Ah sim, deixei essas regulagens mais para teste mesmo . . .

    É isso, se alguém puder me mostrar como fica uma vela usada com a regulagem perfeita, por favor . . .

    Obrigado !
    Lir0W
    Suzuki EN125 Yes - "Tonka"
    Sundown Web 100 - "Tonkinha" [ex]
    São Paulo/SP - interlagos

  2. #2
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    São Paulo a capital do rock!
    Posts
    2.339

    Re: Lenda da Vela

    minha fica igual tbem

    [size=20pt]Fica na miuda ai q é nóis na fita[/size]

  3. #3
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Cassilândia-MS
    Posts
    797

    Re: Lenda da Vela

    marca de excesso não seria a vela azulada?????????????
    pois a pobre é a vela esbranquiçada.
    carbonisação em excesso seria sinal de combustível ruim ou queima de um pouco de óleo, normal é carbonização minima e vela sequinha.
    "Você acha que a solução dos seus problemas vai cair do céu???
    Vai trabalhar seu fresco e pare de sonhar c/ a vida, pois do céu só cai chuva, graniso, neve, meteorito, avião a jato... e cocô de pombo!!!"

  4. #4
    Motociclista Avatar de Saurus
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Nova Friburgo / Rio de Janeiro
    Idade
    59
    Posts
    789

    Re: Lenda da Vela

    Na pagina da Bosch e da NGK tem um demonstrativo sobre aspecto da vela e situação da queima de combustível.
    Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Curitiba-PR
    Idade
    41
    Posts
    167

    Re: Lenda da Vela

    http://www.ngkntk.com.br/direct/p6.html

    Você precisa se atentar ao aspecto do eletrodo (o lugar onde ocorre a ignição), um pouco de carbonização na rosca, não tem problema... não existe queima 100% perfeita em toda a câmara por isso a formação desse carvãozinho...

    A coloração da vela deve ser puxada pro marrom claro, quase bege. Sempre que retirar a vela, confere tambem a folga do eletrodo e aproveita pra passar uma escova

    Abraço.
    minha atual:
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,30893.0.html

    Yamaha YS 250 Fazer 2010

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Posts
    116

    Re: Lenda da Vela

    certo . . .
    mas o q mais se ouve é:
    borda da rosca dita a regulagem da mistura na lenta
    porcelana dita a regulagem da mistura em alta ...

    portanto, c a borda sempre vai ter carbonização, nao deveriam generalizar assim . . .

    simples opiniao !

    Obrigado !

    Lir0W
    Suzuki EN125 Yes - "Tonka"
    Sundown Web 100 - "Tonkinha" [ex]
    São Paulo/SP - interlagos

  7. #7
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Lenda da Vela

    amigo a vale so vai fica molhada se ela nao tiver queimando direito .. sobre a cor geralmente fica preta mesmo por causa do oleo que sempre passa.. ate o manual diz isso .. para vc sempre verifcar o oleo ..pois tem a tendencia de abaixar ... esse oleo que abaixa e que vai para o cilindro .. e como nao queima bem deixa a vela preta
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Posts
    13

    Re: Lenda da Vela

    Amigos,

    a situação da vela tem que ser avaliada após uma puxada... estica a moto, para e na hora saca a vela que vcs vão ver a diferença....

    abraços

  9. #9
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: Lenda da Vela

    Vamos da forma mais simples, ESQUEÇA a cor da borda, se for azul, vermelha, amarela, verde.... o que interessa é a COR dos ELETRODOS, além disso nada importa. Faça o que o Sauros sugeriu que vc irá aprender um pouco sobre mistura ar / combustível. Qualquer dúvida à mais é só perguntar. Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  10. #10
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Bonito MS
    Idade
    39
    Posts
    3.213

    Re: Lenda da Vela

    Agora, após esticar a moto e for tirar a vela, cuidado para não se queimar, hehe...

    Brincadeiras a parte, creio que como os amigos falaram, isto não é lenda, pois a vela sim, pode passar informações importantes de como estão as afinações da moto e alimentação de seu motor.
    [img width=312 height=130]https://lh4.googleusercontent.com/-fc4v3Wf6r4Q/TeuYRdSPZjI/AAAAAAAAAVE/ZBSjegwE93I/ass.jpg[/img]

    Já viu minha Banana hoje??rsrs
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...opic=26117.200

  11. #11
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Lenda da Vela

    Citação Postado originalmente por zaninii Ver Post
    Amigos,

    a situação da vela tem que ser avaliada após uma puxada... estica a moto, para e na hora saca a vela que vcs vão ver a diferença....

    abraços
    da onde vc tiru essa amigo ....

    aqui no PN .. tem uma coisa engraçada ... tem muita gente que axa que resolve o problema sempre dando uma esticada na moto ...
    esticar .. correr e etc .. nao resolve problema .. o que resolve e tira o dinheiro do bolso e troca as peças necesarias

    ja vi gente falando aqui no PN ate que carbura entupido e so correr que limpa .. e brincadeira

    nao me leve a mal amigo
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Curitiba-PR
    Idade
    41
    Posts
    167

    Re: Lenda da Vela

    Acho que a intenção dele era ver o comportamento da moto em alta...
    minha atual:
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,30893.0.html

    Yamaha YS 250 Fazer 2010

  13. #13
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Lenda da Vela

    Citação Postado originalmente por mndbm Ver Post
    Acho que a intenção dele era ver o comportamento da moto em alta...
    a vela quando esta ruim .. fica ruim tanto em alta como em media .. ou ate mesmo em baixa acelerações ... mas e notavel principalmente quando de arranca

    outro fator e que se vela estiver ruim ela fica um pouco molhada .. ou olhando para ela da para perceber a deteroração tando do eletrodo quanto da ponta
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Curitiba-PR
    Idade
    41
    Posts
    167

    Re: Lenda da Vela

    A vela não "fica ruim"... e pode sim haver haver diferença sim na regulagem de baixa e alta, isso vai depender de altura da agulha, abertura do gicle, altura da bóia, etc... Até porque você faz a regulagem em marcha lenta, mas em alta haverá sempre um enriquecimento da mistura, o que ajuda inclusive na refrigeração da câmara de combustão...

    No caso da moto dele, a vela é mero objeto de observação do comportamento da queima da mistura, não a causa de uma mistura "não-ideal"
    minha atual:
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,30893.0.html

    Yamaha YS 250 Fazer 2010

  15. #15
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Posts
    13

    Re: Lenda da Vela

    Citação Postado originalmente por ammanzoli Ver Post
    da onde vc tiru essa amigo ....

    aqui no PN .. tem uma coisa engraçada ... tem muita gente que axa que resolve o problema sempre dando uma esticada na moto ...
    esticar .. correr e etc .. nao resolve problema .. o que resolve e tira o dinheiro do bolso e troca as peças necesarias

    ja vi gente falando aqui no PN ate que carbura entupido e so correr que limpa .. e brincadeira

    nao me leve a mal amigo

    Palavra de quem a anos meche com preparação...e nunca disse que qualquer problema se resolve com uma puxada... porém a maneira mais correta de verificar a mistura é esta... qdo vc simplesmente retira a vela vc está verificando a mistura da marcha lenta... vc esticando e retirando a vela logo depois, ainda quente, tem a leitura da progressividade da mistura... outra coisa... pelo visto vc nunca meteu a mão em um carburador.. .acho que vc não sabe diferenciar a marcha lenta do gligleur que alimenta o motor assim que a borboleta é aberta, o gigleur que entra em ação devido ao vácuo... vc pode ter uma marcha lenta rica e a progressividade pobre... vc sabe qual é o conceito do afogador??? bom... não vou me prolongar muito não...

    é por essas e outras que não costumo postar nada... pessoal com conhecimento zero, que nunca meteu a mão em nada quer discutir...

    abraços

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •