Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Kaveira
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    332

    Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    Boas gentes,

    Sempre tive curiosidade e interesse em um ciclocomputador, ainda mais se instalado na moto.

    Fiz uma pesquisa sobre modelos e preços. encontrei várias opções, e a que mais me interessou principalmente nos quesitos custo, benefício e qualidade foi o Cateye Velo 5, devido às funções e a qualidade do aparelho.

    É um ciclocomputador básico, tem as funções de velocidade instantânea, velocidade máxima, odômetro total, odômetro parcial, relógio e é à prova d'água. O que mais me interessou foi a apresentação da velocidade instantânea junto com o relógio, item muito útil em paineis de motocicletas.

    Aí a pergunta do mão de vaca: precisa do reloginho? o velocímetro da moto tá quebrado? Se pensarmos ao pé da letra não há necessidade de instalar um velocímetro adicional. Porém sempre quis instalar um relógio na moto. Tentei fazer uma adaptação com um relógio de pulso e uma abracadeira diferente, mas a moto ficou no sol e o display do relógio ficou todo preto. Ou seja, gambiarra para ter o relógio não funciona.

    Então juntei a fome com a vontade de comer. O velocímetro da minha moto só funcionava legal quando era novo. De uns tempos para cá, mesmo tendo lubrificado o cabo, o ponteiro sobe até os 90 e para, a moto continua acelerando mais e o ponteiro lá nos 90, e de repente pula pro 120. Ou seja, já não está lá essas coisas, e acrescentando o desejo de um relógio no painel, desembolsei R$55,00 pelo ciclocomputador.

    Antes de comprar o reloginho, conversei com o mecânico da bicicletaria sobre a instalação do imã e do sensor, conversei com o mecânico da oficina que eu frequento sobre balanceamento da roda com o imã instalado, e com tudo de acordo, comprei o velocímetro.



    Acima, as peças utilizadas. O kit do ciclocomputador, um cabo dessas fontes de telefone sem fio para aumentar o comprimento do cabo original, esta chapinha com dois furos que eu fiz para prender o sensor, dois parafusos do disco de freio e a trava dos mesmos. Para soltar os parafuso do disco, usei uma chave combinada fixa/estrela 12mm. Nenhuma outra chave deu certo.



    Tive que fazer uma alteração inicial - aumentar o comprimento do fio do sensor, que é curto para instalar o sensor na ponta da bengala. Acima, as soldas das emendas, que foram cobertas com espagueti termo-contrátil. Na falta desse, uma fita isolante boa e bem aplicada também resolve. Abaixo, o conjunto sensor e soquete pronto.



    O segredo da montagem está aqui, na tal chapinha, já preformada. O furo maior vai no parafuso do disco e o menor no parafuso do sensor magnético. Percebam que na foto abaixo, eu cortei e arrematei uma das aletas da trava do parafuso do disco de freio, para poder ajustar a posição da chapinha com o sensor depois de montado.



    Arranjei uma porca na medida da rosca do parafuso do sensor, uma arruela e esse "espaçador" de plástico, que na verdade é um isolador elétrico de transistor encapsulamento TO-220. Abaixo, já montado o magnético no disco de freio e preso o sensor na bengala.



    Subindo o cabo pela bengala e passando junto com o flexível do freio, preso por um espiral preto, desses para organizar cabos que vendem em supermercado, que será substituído por fita isolante em breve.





    Instalando o soquete do ciclocomputador,



    Arrematando uma pequena sobra do cabo. Olha uma das emendas aí! Eu soltei o farol pelos suportes laterais para facilitar o serviço.



    Agora um ponto importante na instalação - a calibração. Passei um pedaço de fita crepe na volta toda do pneu, estiquei no chão e medi exatamente 191 centímetros, valor que configurei no ciclocomputador.



    Testando o funcionamento, foi difícil pôr a roda pra girar e tirar foto quase que ao mesmo tempo...



    Este foi o resultado da brincadeira. Domingo saí com a moto e rodei uns 200 quilômetros. Funcionou muito bem, constatei que o velocímetro da moto funciona mal e "rouba" pelo menos 10Km/h :0_0: Registrei velocidade máxima de 108,2Km/h, quando o ponteiro deu aquele "pulo" na marca dos 120Km/h. O único detalhe que não agradou tanto assim foi a taxa de atualização, em torno de pouco menos de 1 segundo. Mas nada mal, nada ruim, só não é instantâneo como um analógico...

    De um modo geral, gostei do ciclocomputador na moto, que agora posso ter noção da velocidade real que eu ando, e do relógio que fica mostrando a hora e não dá problema! E também percebi que a Yes é fraquinha de final.. :s

    Estou pensando em um "esqueminha" para fazer no relogio, já que ele é removível, para ficar como uma espécie de chaveiro na chave da moto. Mas nõ sei se vai dar certo, pois não tem como prender uma argolinha, nada, por fora. Acho que o melhor vai ser ficar esperto com o novo acessório!

    Fica a dica para quem gosta deste acessório e tem intenção de instalar. Abraços,
    Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto da minha moto...

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2008
    Posts
    116

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    Você poderia detalhar melhor a fixação do imã na roda(disco) ?
    Como você fez essa chapinha ?
    Calhou exatamente cmg, q estou louco pra colocar um desses na Yes ! só que vc foi mais ligeiro ! rsrsrs

    Obrigado !
    Lir0W
    Suzuki EN125 Yes - "Tonka"
    Sundown Web 100 - "Tonkinha" [ex]
    São Paulo/SP - interlagos

  3. #3
    Motociclista Avatar de Tales Teixeira
    Data de Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Niterói / RJ
    Posts
    907

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    Legal o tutorial Kaveira. Parabéns pela iniciativa....

    Abs

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Kaveira
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    332

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    Boas,

    A chapinha eu fiz com um suporte de antena de carro.

    Certo dia, precisei de um cabo coaxial de antena para instalar a antena no meu carro, que veio sem o cabo ($#@%$# mesmo...) e então verifiquei que era mais barato comprar uma antena automotiva telescópica completa dessas mais simples do que comprar um cabo ou extensão de cabo coaxial de antena automotiva. Então, comprei a antena completa e cortei o cabo no "toco" da antena. Desta forma me sobraram todos os apetrechos da antena, a haste, porcas, travinhas etc... e uma chapinha mais ou menos de 15cmx12mm com furos de 4mm à cada 2cm mais ou menos, tipo aquelas cintas para prender auto-rádio, só que um pouco mais espessa.

    Peguei este pedaço de cinta, cortei um tanto com os dois furos, um lado eu limei a chapinha para ficar arredondado no tamanho do magnético, a outra ponta eu passei uma broca 8mm e aumentei um pouco o furo com uma lima redonda, e não mexi na extremidade, moldei o "L" e montei o sensor.

    Uma saída mais simples seria comprar uma trava dos parafusos do disco igual à original, cortar mais ou menos no meio, furar na medida do parafuso do magnético, moldar no formato parecido com o que eu fiz e fazer acabamento.

    Ferramentas recomendadas - um arco de serra, uma lima chata fina, uma lima redonda fina, furadeira, brocas de 3 e 8 milímetros e uma bancada com morça para executar o trabalho. Para a moto, uma chave estrela ou chave L 12mm e uma chave de fenda média para dobrar as aletas das travas. Chaves do tipo "soquete" do paraguay, como as que eu tenho, não dá certo, tive que emprestar uma chave combinada boca/estrela 12mm para mexer nos parafusos do disco de freio.

    Eu acabei não fazendo, mas acho interessante depois de pronto este suporte, pintar com esmalte sintético. Tinta em spray é acrílica, e sai fácil com qualquer solvente que a gente usa para lavar a moto. Agora pensando melhor, acho que usar uma trava original dos parafusos do disco de freio seria a melhor solução... Dá vontade até de tirar o que eu fiz e fazer desse jeito de novo!

    Abraços,
    Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto da minha moto...

  5. #5
    Super Moderador Avatar de casali
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Caxias do Sul - RS
    Idade
    48
    Posts
    4.202

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    Muito bom o Tutorial

    tenho um destes na DT, é muito bom
    só não gostei porque a bateria dura só 600km
    Nada é mais forte que o coração e companheirismo de um motociclista.
    Porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos.

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    Legal, é a prova de água?
    Parem o mundo que eu quero descer...

  7. #7
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    Legal mesmo , se tirar a bateria os dados gravados neles se apagam? Qual é o total do odômetro desse Cateye?

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Kaveira
    Data de Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    332

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    Dados retirados do manual:

    "After replacing the battery, perform the all-clear operation. Follow SETTING to select the measurement
    unit & tire size and set the clock display to the current time."

    O procedimento de All-Clear diz para pressionar os botões reset e mode por 2 segundos e todos dados são apagados. Ou seja, se tirar a bateria, talvez perca-se o odômetro total. Não fiz este teste ainda.

    O odômetro registra de 0.0 à 9999.9 km.

    "The Velo 5 is CatEye's entry-level computer. It features a new, larger screen and a large button for easy operation. Like all CatEye's computers, it is ultrasonically welded and highly water resistant. The universal bracket and sensor mounts allow the Velo 5 to mount nearly any handle bar and fork."

    Mais detalhes em http://www.cateye.com/en/product_detail/411

    Abraços,
    Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto da minha moto...

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Localização
    Brag.Pta
    Idade
    43
    Posts
    222

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    MUY CARO OMBRE? :OK:
    SUZUKI´S - BRA
    "FAÇA O QUE PUDER, COM O QUE TIVER, ONDE ESTIVER"

  10. #10
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Guarapuava - Paraná
    Idade
    36
    Posts
    4.253

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    legal o eskeminha ae amigo...
    Ex - Yes 125cc Preta, com Frisos Vermelhos nas Rodas
    Ex - XTZ 250X Preta, com Frisos Vermelhos nas Rodas
    Atual Biz 125 ES Preta com Frisos Vermelhos nas Rodas
    Isso me persegue...
    Atlético Paranaense - Furacão, Te amo em Qualquer Divisão!

  11. #11
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    A bateria durou só 600km??? qq isso tá errado...
    O meu cateye (da bike) eu perdi já tinha qse 20.000km.
    O novo já tá com quase 10.000km.

    Tem um modelo que aceita duas configurações de tamanho de roda. Tô pensando em comprar um desses e mais um suporte. Daí dá pra usar na bike e na moto...
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  12. #12
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    20000 e 10000 kct velho você pedala muito hein.

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Criciúma - SC
    Idade
    41
    Posts
    113

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    Citação Postado originalmente por Alan Ranieri Ver Post
    20000 e 10000 kct velho você pedala muito hein.
    Isso pq n conhece um brother meu da minha cidade. Ele cuida bike como a gente cuida da moto, as catracas e correntes sempre no praso certinho de kilimetragem e pedala paca também...
    Se sentir algum cheiro diferente, não esquenta, foi só o motor que foi pro saco...

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    438

    Re: Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    Dae Kaveira.

    Parabéns pelo tutorial. Só tem uma coisinha boba que precisa ser corrigido no seu tuto, que é o sistema de calibração.

    Do jeito que está aí com a fita crepe seria perfeito se o pneu não deformasse e o diametro efetivo de rodagem não diminuisse. Pra ficar correto o ideal é pingar com tinta o pneu e rodar com a moto sentado em cima. Pega 2 ou 3 medições, tira a média pra amenizar os erros e está feito.

    Na minha Biz deu diferença de 1 a 3cm.

    Abraço
    Florianopolis-SC
    VW - Gol 1.8 Mi / Honda - C100 Biz + / Specialized HardRock Pro Disk
    Cm Racing - NGK Plugs - Molykote Sponsored

  15. #15
    Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Posts
    13

    Re:Computador de bordo Cateye Velo 5 na Yes

    uma duvida, deu alguma diferença do cateye pro velocímetro da moto?

    quando fiz na moto da minha irmã deu 10km de diferença pra menos...

    também medi o pneu com fita calibri e deu isso

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •