Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 26
  1. #1
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Posts
    2.689

    Como pilotar bem nas rodovias?

    galera nunca andei em viagem longa so viagens curtas, mais me digam tem algum segredo para ter um bom desempenho?
    hora certa de passa as marchas?
    como manter sempre um giro alto.
    hj vaijei com a twister e ela nao passou dos 8 mil giros ou 120 km/h, mais eu passava da 5 para 6 em 80 km/h, tem algum giro correto para trocar de marcha?

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Indaiatuba/SP
    Idade
    35
    Posts
    1.094

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    Citação Postado originalmente por fred_black Ver Post
    galera nunca andei em viagem longa so viagens curtas, mais me digam tem algum segredo para ter um bom desempenho?
    hora certa de passa as marchas?
    como manter sempre um giro alto.
    hj vaijei com a twister e ela nao passou dos 8 mil giros ou 120 km/h, mais eu passava da 5 para 6 em 80 km/h, tem algum giro correto para trocar de marcha?
    bom de twister não entendo muito, mas que posso te dizer é o seguinte, sempre que viajei, deixava um poko de acelerador sobrando, pra uma ultrapassagem, é uma maneira de ter um bom desempenho.

    logo aparece alguem que te explique mais!!
    [b]Orange Metallic!!!
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...?topic=22119.0

    [b]Visitem:
    http://www.hpdopassat.com.br

    [img width=380 height=130]http://img44.imageshack.us/img44/1276/motoecarro.jpg[/img]

  3. #3
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    Se teu motor tá bom... tu só vais demorar mais... ou menos pra alcançar a velocidade final... não tem giro certo pra ela acelerar. Claro q qto mais próximo da área de torque máximo, melhor aproveitada será a força do motor.
    2 motos em exatas iguais condições chegam à mesma velocidade final, mesmo se uma for trocando marchas no torque máximo e outra for trocando marchas com 2mil rpm...
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  4. #4
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Posts
    2.689

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    mais vamos levar em consideração que aqui tem muita subida e muita curva, as poucas retas que tinha não conseguia passar dos 120, no maximo estourando foi 130 em uma descida

  5. #5
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    Mas não depende somente do teu jeito de pilotagem.. depende tb das condições do vento e proncipalmente, da saúde do teu motor!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  6. #6
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Posts
    2.689

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    hum, eu pensava que tem um giro indicado para manter a performance da moto, ate em questao de economia

  7. #7
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    Citação Postado originalmente por fred_black Ver Post
    hum, eu pensava que tem um giro indicado para manter a performance da moto, ate em questao de economia
    Na real tem... só q são inversamente proporcionais!!
    Nas informações técnicas sempre diz "XX cvs à XXmil RPM"!! Agora a informação sobre giro ou velocidade econômica nao são informados.
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  8. #8
    Motociclista Avatar de stcowboy
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Localização
    São Paulo/ SP
    Idade
    38
    Posts
    1.492

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    120km/h a 8000rpm? Algum outro dono de Twister pode confirmar se é o giro normal dela para essa velocidade? Nunca andei de TW, mas como ela tem 6ª marcha, pensei que o giro era um pouco menor nessa velocidade, mas é exatamente igual ao da minha FZ...

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    Evitar andar com o giro muito alto, evite também andar muito próximo a carros e principalmente caminhões. Revise muito bem sua moto antes de viajar e use os equipamentos de proteção devidos.

    Faça uma parada a cada 150km para abastecer e faça alguns alongamentos e beba bastante água.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #10
    Senior Member
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Florianópolis, SC
    Idade
    41
    Posts
    104

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    Bom, pelo o que eu li a Twister tem 2,48 kgf.m a 6.000 rpm.
    Acredito que por volta dos 5 mil giros, a twister já disponha de quase 90% do seu torque maximo. Então realizando trocas de marcha entre 4800 e 5500 rpm, teria um aproveitamento melhor da gasolina.

    Então quando você achar que vai precisar que o motor esteja esperto, só escolher a marcha que vai te manter nessa faixa de rotação com certa folga pra quando precisar puxar mais.

    E o Diego.fcs também disse, evite andar com o giro muito alto. A potencia maxima da twister aparece aos 8 mil rpm. Como o R.L. disse, deixa sobrar um pouco pra caso você venha a precisar a moto te responder de prontidão.

    De resto acho que é como o Diego disse, evitar andar proximo de caminhoes e carros. Confira tudo na moto antes de viajar, use os equipamentos de segurança e bom proveito :OK:

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    2 motos em exatas iguais condições chegam à mesma velocidade final, mesmo se uma for trocando marchas no torque máximo e outra for trocando marchas com 2mil rpm...

    Porém não chegarão ao mesmo tempo a velocidade final, pois a que está tendo trocas de marcha aos 2mil rpm demorará mais para o motor encher, pois está trabalhando muito abaixo das faixas de torque e potencia...

    O ideal é a troca entre as rotações maxima de torque e rpm, que é a chamada faixa util do motor. No caso da Tw, se não me engano a faixa util é de 1500rpm, só não lembro em qual rotação ela começa...

    Sobre COMO pilotar na estrada, isso todos aqui já sabem, prudencia, segurança, equipamentos, bla bla bla...

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  12. #12
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    SP
    Posts
    410

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    Basicamente é o seguinte: pra economia e conforto, deixa o giro baixo. Pra potência, deixa o giro alto. Em viagens longas eu te diria que o segredo é não manter o giro alto mais por causa de vibração e vento que por qualquer outra coisa. Mas na verdade você tem que passar as marchas quando se sentir confortável. Se prender a uma faixa de giro, qualquer que seja, vai te trazer problemas a menos que você esteja preso também a necessidades específicas de terreno. É igual a frenagem: julga de acordo com a inclinação da pista, resultado desejado etc.

  13. #13
    Super Moderador Avatar de renanperim
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Americana/SP
    Idade
    37
    Posts
    3.630

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    A 6ª marcha não vai te dar força alguma para ultrapassagem.
    Eu fiz alguns testes em uma rodovia aqui, principalmente garupado, sempre tive que usar a 5ª, o trecho que eu mais usava era 90por hora o limite.'

    Eu até brinco a que 6ª é psicológica.
    Ela dá uma aliviada no motor qdo vc ta a 100 e poucos no plano, mas não a potencia para vc ir muito mais longe.
    Na subida ate da para manter, mas um pouco só.
    Ou seja, as 6 da tw e as 5 da fazer se equivalem.
    Mas é legal falar que a moto tem 6 marchas!
    aehyaehuaheuhae

  14. #14
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    41
    Posts
    15.620

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    Citação Postado originalmente por Richard Ver Post
    Porém não chegarão ao mesmo tempo a velocidade final, pois a que está tendo trocas de marcha aos 2mil rpm demorará mais para o motor encher, pois está trabalhando muito abaixo das faixas de torque e potencia...
    Eu sou o q demooooooooora pra chegar na velocidade de cruzeiro (sempre 80km/h)!!!
    Pareço um caminhão arrancando de tão calmo! heehe De olho no econômetro sempre!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  15. #15
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Joaçaba - SC
    Idade
    39
    Posts
    320

    Re: Como pilotar bem nas rodovias?

    Na estrada eu deito o cabelo mesmo...
    andar devagar soh na cidade.... viajo bastante de moto... todo final de semana a moto pega uma estrada..

    abraço
    GOL 1994 1.6 AP
    PARATI SURF 1995 1.8 AP

    MOTOS
    XTZ 125 K 03/03 38.000Km (VENDIDA)
    BIZ 125 ES 05/06 1.900Km (VENDIDA)
    XTZ 125 K 06/06 33.000Km(VENDIDA)
    XTZ 250 Lander 07 25.000Km(VENDIDA)

    ..:: DA MINHA ASSINATURA CUIDO EU ::.. Junte-se a nós na campanha pela moralização do PN.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •