Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 57
  1. #16
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Segundo o jornal da bandeirantes ontem, 40% dos óleos de motores de carros no brasil é falsificado.
    Hum, sempre comprei o Yamalube na Yamaha, agora esse negocio de falsificação eu não sabia, já ouvi dizer que um percentual de óleo reciclado é adicionado aos óleos novos, agora se isso é verdade não sei.

  2. #17
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Copiado do forum Motonline: (vale a pena a leitura: http://www.motonline.com.br/forum/fo...055&PN=0&TPN=1)


    há muito venho pesquisando sobre óleos lubrificantes. Sem medo, fiz da minha "Mulata" um laboratório ambulante das minhas experiências. Primeiro, troquei o óleo original pelo Havoline Premium SL 20W - 50. Depois, troquei o óleo da Texaco pelo Valvoline Durablend Synthetic 10W - 40 SM (um óleo tipicamente automotivo...) .
    Tudo isto, antes mesmo que a moto completasse os 500 quilômetros rodados.
    Daí, depois de visitar trilhões de sites da internet, verifiquei que há uma tendência normal dos norte-americanos em utilizar óleo automotivo nas motocicletas. Em um dos sites, inclusive ("bobistheoilguy.com"), verifiquei que é comum os consumidores mandarem o óleo lubrificante automotivo usado nas motos para análise química após o uso por um determinado período de tempo ou após certa quilometragem, o que sequer passa pelas nossas mentes no lisarb.
    Lá, Mobil 1, Shell Rotella T (mineral ou sintético), Redoil e Valvoline Synpower automotivos são comumente adotados em substituição aos produtos originalmente recomendados pelos fabricantes de motos, com excelentes resultados (sem os temidos problemas com as embreagens banhadas a óleos, por exemplo).
    Bom, para resumir a estória, percebi que a tendência atual é a utilização de lubrificantes multiuso heavy duty, que atendem simultanemaente às classificações API "S" e "C", em função do custo mais baixo que apresentam e pela maior resistência à perda da viscosidade após o uso mais intenso. Neste contexto, li maravilhas sobre o óleo Shell Rotella T 15W - 40 CI - 4/SM, principalmente pelo baixo desgaste dos propulsores, caixas de marcha e embreagens mesmo após ultrapassadas as 3.000 milhas (4.800 kms) de utilização.
    O que os amigos acham disto?
    Particularmente, adotei o Lubrax Top Turbo 15W - 40 CI - 4/SL após os 3.000 kms rodados com a "Mulata" e, curiosamente, mesmo não sendo um óleo para motocicleta (sequer possui a especificação JASO MA), a moto está tendo um comportamento exemplar, onde destaco o câmbio macio e um ruído de motor muito baixo.
    Em suma, optei por um óleo mineral multiuso, do tipo "uso severo" para motores diesel e gasolina, em razão da extrema resistência da aditivação ao calor, ao cisalhamento e à perda da viscosidade. Paguei R$ 7,00 pelo litro e estou satisfeito.
    Mas acho que a discussão merece prosperar. Acho, sinceramente, que há um marketing danado nestes lubrificantes de moto, vendidos a preços altos e com API de um quarto de século atrás.
    Seguem, abaixo, alguns sites para consulta e reflexão sobre o tema. Sinceramente, acho que óleos automotivos 20W - 50, 15W - 40 e 10W - 40, desprovidos de aditivos modificadores de atrito, podem ser usados normalmente em motos.

    http://www.bobistheoilguy.com/forums...s.php?ubb=post list&Board=9&page=1

    http://www.nightrider.com/biketech/oiltest1.htm

    http://www.falcononline.com.br/forum...p?topic=3871.0

    http://www.calsci.com/motorcycleinfo/Consumables.html

    http://www.wootbike.com/articles.php...le_id=7&page=5



    ________________________


    Para quem achou absurdo visite o tópico e leia todas as 162 páginas. Vale a pena.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  3. #18
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Eu uso uma mistura de azeite de dendê com óleo de rícino, óleo de canola e 2 colheres de sopa de sabão em pó Ariel.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  4. #19
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Eu uso uma mistura de azeite de dendê com óleo de rícino, óleo de canola e 2 colheres de sopa de sabão em pó Ariel.
    ta ai . natural .. nao agride o meio ambiente .. e ainda tem detegentes de limpeza .. show
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  5. #20
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    huahahuhaua... essa mistura deve ficar da bôa....
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  6. #21
    Member
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Campinas
    Idade
    38
    Posts
    93

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Olha, vou ser sincera, não conheço quase nada de oleo.

    Vou falar do que eu senti usando oleos diferentes...

    Castrol semi sintetico - O cambio da minha web fica "macia", isso faz com que eu me sinta mais confortavel mudando de marcha sem fazer força, sem ficar enroscando, esse castro é o indicado pela sundown, e dura 3000 km, já deixei 3000 km e continuei sentindo o mesmo resultado, mas costumo trocar entre 1500 km e 2000 km. Quando coloque um oleo lubrax(BR) e um advaced(shell) o cambio parecia desajustado e eu precisava ficar "balançando" a motoquinha pra ela engatar, isso quando ela não "travava" quando estava desligada e eu não conseguia trocar de marcha... ou engatar o neutro.

    Havoline SL - Estou usando na Web agora e o resultado é parecido com o castrol. Na yes já foi colocado dele 2 vezes e o cambio dela também fica macio. Foi trocado com 1500 Km

    Bardhal SL - Na yes - No começo o oleo é bom e sinto a embragem macia também, mas depois de alguns (900 km + ou -) o cambio começa a ficar ruim.

    Top turbo(br) - Na yes - Idem ao bardhal

    Lubrax SL - não me lembro de ter usado, já usei o SF, isso tenho certeza, na web e o cambio parecia desajustado, conforme comentei acima.

    Advanced(shell) - idem ao lubrax SF (Esses dois não uso mais por que não gostei)

    Percebi também que a web é mais economica com o castrol que com os outros oleos.

    Aline





    Visitem meu blog: www.alineabreu.com


    "Ser Livre é coisa Muito séria..."

  7. #22
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Citação Postado originalmente por aline.abreu Ver Post
    Top turbo(br) - Na yes - Idem ao bardhal
    Esse é o melhor !
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  8. #23
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Putamerda... vou fazer as trocas de óleo na concessionária pra ter a garantia dos 105mil km... acho q é o suficiente! hehe
    Eu trabalhei em uma concessionária já.......vira e mexe mandavam eu limpar uns bicos injetores remanufaturados e embalar para vender como novo.......cansei de fazer isso........e olha que era marca para quem tem muita grana, hein..........

  9. #24
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    e motul .. algum comentario bom .. pois seu que em nautica .. que tem mottores de alta performace .. e pessoal gosta muito de usar ele .. dizem que muito bom ... mas tb e bem caro .. ex .. ontem comprei um oleo 90 para rabeta.. onde fica a caixa de marcha de motor de popa ... custa 43 reais o litro ....
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  10. #25
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Entre o Motul e o Havoline eu fico com o Havoline.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  11. #26
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Citação Postado originalmente por ammanzoli Ver Post
    e motul .. algum comentario bom .. pois seu que em nautica .. que tem mottores de alta performace .. e pessoal gosta muito de usar ele .. dizem que muito bom ... mas tb e bem caro .. ex .. ontem comprei um oleo 90 para rabeta.. onde fica a caixa de marcha de motor de popa ... custa 43 reais o litro ....
    Que eu saiba óleo de rabeta é o clássico SAE90 ...

    Motul é o "topo de linha" pras motos... mas acho que está mais pra topo de preço...
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  12. #27
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Citação Postado originalmente por agm2112 Ver Post
    Que eu saiba óleo de rabeta é o clássico SAE90 ...

    Motul é o "topo de linha" pras motos... mas acho que está mais pra topo de preço...
    e a gente me esse oleo la ... pois nao esquenta .. pois funciona dentro da agua .. e sao so 3 engrenagem 1 frente 1 re e o pião que pega no eixo que e engrena em uma ou outra .. no caso de nenhuma e neutral .. ja colocamos ate oleo 20w50 sintetico .. e nao da problemas .. desde que seja um dos melhores oleos .. e 20w50 mesmo pageui 35 reais o litro
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  13. #28
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Problemas realmente não dá... o problema é a durabilidade.
    Se duraria 300.000 horas de uso com oleo SAE90 com oleo 50 (20w50) duraria umas 100.000 horas a menos (valores hipoteticos).

    O real problema de usarmos oleo debaixa qualidade não é o funcionamento imediato da motoca é a durabilidade. Pelo menos EU penso na durabilidade.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  14. #29
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Problemas realmente não dá... o problema é a durabilidade.
    Se duraria 300.000 horas de uso com oleo SAE90 com oleo 50 (20w50) duraria umas 100.000 horas a menos (valores hipoteticos).

    O real problema de usarmos oleo debaixa qualidade não é o funcionamento imediato da motoca é a durabilidade. Pelo menos EU penso na durabilidade.
    entao ... por isso que a gente nao se preucupa .. pois a troca e recomendada com 40 horas de uso .. alem disso e problema do cara .. que se quebra e uns 4 mil so a frente e re e pião
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  15. #30
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    são paulo, zona lost
    Posts
    39

    Re: Qual o Oleo correto e quais as consequencias ?

    uso há muito tempo o top turbo, desde qdo custava 60,00 o balde. hoje está custando 144,00.sempre tive bom rtesultado, sem problemas. só não usei qdo as trocas foram feitas nas revisões gratuitas.
    a qualquer velocidade, pilote com responsabilidade !

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •