Seguinte pessoal, hoje é domingão, sem nada pra fazer, então me lembrei que tinha que trocar o óleo da motoca. Mais do que nunca pensei em fazer um tuto com fotos especial pra galera daqui.
Vale lembrar que o pequenasnotaveis não se responsabiliza por qualquer erro cometido pelo usuário na troca do óleo.

Vamos lá...


Materias necessários:

- Jornal velho.
- Pedaços de estopa.
- Uma chave de biela nro 12
- Um pote gradinho pra colocar o óleo.
- 1 litro de óleo.
- 1 funil.





Trocando o óleo:


O procendimento deve ser feito com o motor quente. Eu fui dar uma voltinha na rua do porto, e logo que cheguei em casa fui trocar o óleo.

- Coloque a moto no cavalete central, e coloque umas folhas de jornal por debaixo da moto. Com a chave de biela, retire o bujão do óleo que fica embaixo do motor.


ATENÇÃO: O motor e o óleo estarão quentes, tome cuidado para não se queimar.


- Deixe o óleo escorrer sobre o pote vazio. E enquanto fica lá escorrendo, vá limpar o bujão e a vareta do óleo. E se quiser tire um ronco de 10 minutos. Detalhe: Tua mão vai se sujar kkkk!!!






- Coloque a moto no pézinho e deixe o restinho de óleo escorrer.




- Limpe a saida do óleo, coloque o bujão de volta, rosqueie com a mão, depois utilizando um torquimetro, aperte com a pressão de 25 - 34 N.m (2,5 - 3,5 kgf.m). Detalhe: Nem todo mundo tem um torquimetro em casa, portanto depois de rosquear o bujão com a mão, aperte só até o parafuso ficar fixo, pois se apertar demais pode espanar ele!!!

- Com o funil coloque o óleo novo no motor.




Confira o nível do óleo, coloque a vareta de medição no motor, e seja feliz!! :OK: :OK:

ATENÇÃO: Coloque o óleo usado em um recipiente, e leve em qualquer posto de gasolina. O meio ambiente agradece!!