Eu sempre uso Yamalube API 20W50 SL, troco com 1.000,1.300KM!!!
O que eu fiz na minha STX que achei que melhorou um pouco em alta foi operar a caixa de ar(abrir mais a entrada de ar que tem embaixo do banco) e operei o escapamento original tb!!!
Tirei os rebites e saquei aquela ponteira cromada do escape( depois é só rebitar de novo e ninguém ve, passei na controlar assim) e fiz 8 furos( fiz 2 cruzes vamos dizer assim), furei com uma broca fininho e fui ligando a moto e alargando com uma broca mais grossa até o ronco desejado, mas tem que ter noção, senão vc vai se empolgando com o ronco e depois fica parecendo escape velho!!!
Minha moto ficou com um ronco como se fosse escape original e tivesse sem filtro, mas esta com o filtro, no retrocesso da umas emboladas gostosas no som do escape, gostei e ficou um pouco mais solta em alta, o giro sobe mais alto e nem mexi no carburador ainda, depois vou fazer uma regulagem fina nele!!!
O escape original restringi muito a moto, o escape restringindo a saída de gases e o câmbio curto dela da essa impressão que ela tem muita força, todos sabemos que ela tem pouca potência(16,7 cavalos) para uma 200cc, mas se colocar um escape esportivo e alongar a relação ja da pra ver que fica outra moto!!!